Instituto
Lição 22: Material para preparação da aula — Participar com Jesus Cristo da Restauração contínua


“Lição 22 — Material para preparação da aula: Participar com Jesus Cristo da Restauração contínua”, Jesus Cristo e Seu Evangelho Eterno — Manual do Professor, 2023

“Lição 22: Material para preparação da aula”, Jesus Cristo e Seu Evangelho Eterno — Manual do Professor

Imagem
rapazes do lado de fora de um templo

Lição 22: Material para preparação da aula

Participar com Jesus Cristo da Restauração contínua

Você já refletiu sobre o motivo de o Pai Celestial o ter enviado à Terra neste tempo presente? O presidente Dieter F. Uchtdorf, na época, conselheiro na Primeira Presidência, ensinou que a Restauração continua em nossos dias e que vivemos em “um dos períodos mais extraordinários da história do mundo!” (“Vocês estão dormindo durante a Restauração?”, A Liahona, maio de 2014, p. 59). O Salvador continua a liderar ativamente Sua Igreja e a trabalhar para a salvação de todos na Terra. Ao estudar esta lição, pense em como você pode trabalhar com Ele em Sua grande obra.

Seção 1

Qual é a minha parte na Restauração contínua?

Por meio do profeta Joseph Smith, o Senhor restaurou Seu evangelho e restabeleceu Sua “igreja verdadeira e viva” na Terra (Doutrina e Convênios 1:30). O élder LeGrand R. Curtis Jr., dos setenta, disse:

Imagem
Élder LeGrand R. Curtis Jr.

Por mais maravilhosas que sejam as coisas que Deus revelou por meio dele, a Restauração não foi concluída durante a vida de Joseph Smith. Por meio dos profetas que o sucederam, recebemos coisas como: o desenvolvimento contínuo do trabalho do templo; novas escrituras; a tradução das escrituras em diversos idiomas; a pregação do evangelho pelo mundo; [e] a organização da Escola Dominical, das Moças, da Primária e dos quóruns do sacerdócio. (…)

“Somos testemunhas de um processo de restauração”, afirmou o presidente Russell M. Nelson. “Se você acha que a Igreja já foi completamente restaurada, saiba que você só viu o começo. Há muito mais ainda por vir.” (“A Restauração contínua”, Liahona, abril de 2020, p. 19)

Imagem
missionários orando com um homem e uma mulher

À medida que o Senhor continua a desenvolver Sua obra, é importante que cada um de nós pense em como podemos participar. O presidente Uchtdorf perguntou:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

Quando nosso tempo na mortalidade estiver terminado, que experiências poderemos compartilhar referentes à nossa própria contribuição para este período significativo de nossa vida e para o progresso do trabalho do Senhor? (…)

Há muito em jogo para nós, como pessoas, como famílias e como a Igreja de Cristo, para que ofereçamos apenas um esforço medíocre a este trabalho sagrado.

Ser um discípulo de Jesus Cristo não é um esforço realizado uma vez por semana ou uma vez por dia. (…)

Acordemos e não nos cansemos de fazer o bem, porque estamos “lançando o alicerce de uma grande obra” [Doutrina e Convênios 64:33], sim, estamos preparando a volta do Salvador. (“Você está dormindo durante a Restauração?, A Liahona, maio de 2014, pp. 59, 61, 62)

Imagem
ícone, ponderar

Pondere em preparação para a aula

Pense em ensinamentos recentes dos líderes da Igreja, ajustes nas normas ou nos anúncios gerais feitos pela Igreja que fazem parte da Restauração contínua. Pense nas coisas ensinadas na conferência geral, publicadas no site da Igreja (ChurchofJesusChrist.org) ou anunciadas na Sala de Imprensa da Igreja (newsroom.ChurchofJesusChrist.org). O que esses ensinamentos ou ajustes significam para você?

Seção 2

Como posso participar da Restauração contínua?

O presidente Nelson ensinou que uma forma de participar da Restauração contínua é ajudar a coligar Israel. Ele declarou:

Imagem
Presidente Russell M. Nelson

Essa coligação é a coisa mais importante que está acontecendo na Terra hoje em dia. Nada se compara em grandeza, em importância e em majestade. (…)

Vocês desejam fazer parte do maior desafio, da maior causa, e do maior trabalho que está sendo realizado na Terra hoje em dia?

Gostariam de ajudar na coligação de Israel nestes preciosos últimos dias? Vocês, que são os eleitos, estariam desejosos de ajudar a encontrar outros eleitos que ainda não ouviram a mensagem do evangelho restaurado? (Russell M. Nelson e Wendy W. Nelson, “Juventude da promessa”, devocional mundial para os jovens, 3 de junho de 2018, suplemento da revista Liahona, p. 8, ChurchofJesusChrist.org.)

A coligação de Israel é de grande importância, porque torna os convênios e as bênçãos prometidos à posteridade de Abraão, Isaque e Jacó disponíveis a todos os povos (ver Gênesis 26:3–4, 35:11–12 e Abraão 2:8–11).

Antigamente, a casa de Israel, o povo do convênio de Deus, violou seus convênios e rejeitou o Senhor. Eles foram dispersos “entre todas as nações” (1 Néfi 22:3; ver também os versículos 4 e 5). No entanto, os profetas predisseram que nos últimos dias o Senhor faria uma “obra maravilhosa” (1 Néfi 22:8) entre Israel e todas as famílias da Terra. Ele reunirá a Israel dispersa e dará a conhecer Seus convênios (ver 1 Néfi 15:12–16; 22:8–10).

Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia 1 Néfi 22:11–12 e identifique como a coligação de Israel pode abençoar todas as pessoas.

O presidente Nelson também afirmou o seguinte sobre a coligação de Israel:

Imagem
Presidente Russell M. Nelson

A coligação de Israel não é o destino final. É apenas o começo. O final pelo qual perseveramos inclui as ordenanças de investidura e selamento do templo. Inclui termos um relacionamento de convênio com Deus, seja por linhagem ou adoção, para então vivermos com Ele e com nossa família para sempre. Esta é a glória de Deus — a vida eterna para Seus filhos! (“O Livro de Mórmon, a coligação de Israel e a Segunda Vinda”, A Liahona, julho de 2014, p. 29)

Imagem
jovem adulta em frente ao templo

Ao refletir sobre a abrangência da coligação de Israel, talvez você se pergunte de que forma pode participar. O presidente Nelson explicou: “Sempre que fazemos algo para ajudar alguém — nos dois lados do véu — a fazer e a cumprir seus convênios com Deus, estamos ajudando a coligar Israel” (“Permita que Deus prevaleça”, Liahona, novembro de 2020, p. 93).

A presidente Bonnie H. Cordon, da presidência geral das Moças, ensinou como você pode descobrir sua parte na coligação:

Imagem
Presidente Bonnie H. Cordon

Em espírito de oração, pergunte ao Pai Celestial o que você pode fazer para tomar parte nessa coligação levando outras pessoas a Cristo. Anote suas impressões e tenha coragem de colocá-las em prática! As possibilidades são tão variadas quanto nós. Sou grata por um profeta que está desafiando cada um de nós a evoluir mais e mais. (Facebook, 3 de junho de 2018, facebook.com/YWPresident)

Imagem
ícone, anotar

Anote suas impressões

Em espírito de oração, pense em uma ou duas maneiras de ajudar a coligar Israel. Elabore e registre um plano de ação com base em suas impressões. Assista também ao vídeo “A Revelação Continua” (0:53).

Seção 3

Posso de fato fazer alguma diferença?

Às vezes, pode ser que você se sinta incapaz de realizar a obra do Senhor. Quando se sentir assim, é importante lembrar que você nunca realiza a obra Dele sozinho.

Na alegoria das oliveiras, o profeta Zenos comparou a vinha ao mundo. A casa de Israel é representada por uma oliveira brava, e os gentios são representados por oliveiras silvestres. Quando a história se aproxima do fim, o Senhor da vinha, Jesus Cristo, faz tudo a Seu alcance para ajudar todas as árvores a se tornarem frutíferas (ver Jacó 5:47).

Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia Jacó 5:70–72 com atenção e identifique a relação entre o Senhor e Seus servos enquanto trabalham na vinha.

Reflita sobre o que significa para você trabalhar com o Senhor. Aos santos dos últimos dias, o Salvador disse: “E quem vos receber, lá estarei também, pois irei adiante de vós. Estarei à vossa direita e à vossa esquerda e meu Espírito estará em vosso coração e meus anjos ao vosso redor para vos suster” (Doutrina e Convênios 84:88).

Imagem
as mãos do Salvador

O élder Kim B. Clark, quando servia como membro dos setenta, falou sobre o apoio do Salvador:

Imagem
Élder Kim B. Clark

Lembrem-se das palavras do Salvador: “Não estou só, porque o Pai está comigo” (João 16:32). O mesmo acontece conosco. Não estamos sozinhos. O Senhor Jesus Cristo e nosso Pai Celestial nos amam e estão conosco. Por Jesus ter buscado Seu Pai e realizado o grande sacrifício expiatório, podemos buscá-Lo com a certeza de que Ele vai nos ajudar. (“Buscar a Jesus Cristo”, Liahona, maio de 2019, p. 56)

Imagem
ícone, debater

Debata em preparação para a aula

Pense em uma ocasião em que você sentiu o Senhor ajudá-lo enquanto estava realizando Sua obra. Você poderia também pedir a um membro da família ou amigo que desse um exemplo da vida dele. Venha para a aula preparado para falar sobre isso.