Instituto
Lição 18: Receber o dom divino da graça do Salvador — Material para preparação da aula


“Lição 18: Receber o dom divino da graça do Salvador” — Material para preparação da aula, Jesus Cristo e Seu Evangelho Eterno — Manual do Professor, 2023

“Lição 18: Material para preparação da aula”, Jesus Cristo e Seu Evangelho Eterno — Manual do Professor

Imagem
Jesus Cristo estendendo a mão a um homem

Lição 18: Material para preparação da aula

Receber o dom divino da graça do Salvador

Houve ocasiões em que você se sentiu desanimado por causa de seus pecados, erros, fraquezas e falhas? Você já disse a si mesmo coisas como “Não sou bom o suficiente” ou “Nunca vou atender às expectativas”? Ao estudar, pense em como a graça do Senhor pode resgatá-lo da autocrítica, transformar suas fraquezas em virtudes (ver Éter 12:27) e capacitá-lo a ser melhor e a fazer bem mais do que faria por si só.

Seção 1

Por que preciso da graça do Salvador?

Conforme testificou o apóstolo Paulo: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13). Esse poder fortalecedor ou capacitador é chamado de graça e nos foi “concedida por meio da Expiação do Senhor Jesus Cristo” (Tópicos do Evangelho, “Graça”, topics.ChurchofJesusChrist.org).

O Salvador ilustrou nossa necessidade de Sua graça na parábola da videira verdadeira.

Imagem
Desenho de uma videira, ramo, fruto com nome de cada parte
Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia João 15:1–8 e pense no que os símbolos dessa parábola podem nos ensinar sobre nossa necessidade da ajuda do Senhor. (Observação: “Limpar”, no versículo 2, pode ser traduzido também como “podar” ou “purificar”. “Estar”, no versículo 4, pode ser traduzido como “permanecer”.)

O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, fez o seguinte comentário sobre a parábola:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

Cristo é tudo para nós e devemos “estar” Nele permanentemente, inexoravelmente, inabalavelmente, para sempre. Pois, para que o fruto do evangelho floresça e abençoe nossa vida, precisamos estar firmemente junto a Ele. (…) Ele é a videira, nossa verdadeira fonte de forças e única fonte de vida eterna. (“Estai em Mim”, A Liahona, maio de 2004, p. 32)

Estar ou permanecer em Jesus Cristo permite que recebamos Sua graça para podermos sobrepujar o pecado e alcançar nosso pleno potencial. Leí ensinou: “Nenhuma carne pode habitar na presença de Deus a menos que seja por meio dos méritos e misericórdia e graça do Santo Messias” (2 Néfi 2:8). Morôni testificou que, por meio da graça de Cristo, podemos nos tornar semelhantes a Ele: santificados, aperfeiçoados e santos (ver Morôni 10:32–33).

Imagem
sol brilhando sobre um jovem adulto

O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que a graça concedida por meio da Expiação do Salvador “ajuda-nos a ver e a fazer e a tornar-nos bons de maneiras que jamais teríamos reconhecido ou realizado com nossa limitada capacidade mortal” (“Na força do Senhor”, A Liahona, novembro de 2004, p. 77).

Imagem
ícone, debater

Debata em preparação para a aula

Pergunte a um amigo ou membro da família como ele explicaria a graça de Jesus Cristo e como ele já sentiu Sua graça.

Seção 2

Qual é o papel da minha fé e obediência ao receber a graça do Salvador?

Imagem
pessoa segurando um presente
Imagem
moedas caindo de uma bolsa

Observe estas duas imagens. Elas podem representar dois pontos de vista da graça divina. Alguns veem a graça como um dom concedido de maneira gratuita que independe do que fazemos na vida. Para outros, podemos, de alguma forma, conquistar a graça de Deus por meio de nossas boas obras. Sobre essas duas perspectivas incompletas, o élder Holland afirmou:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

Alguns dons provenientes da Expiação são universais, infinitos e incondicionais. Incluem Seu resgate pela transgressão original de Adão (…) [e] a Ressurreição. (…)

Outros aspectos do dom expiatório de Cristo são condicionais, pois dependem da diligência em guardar os mandamentos de Deus. Por exemplo: embora todos os membros da família humana tenham recebido gratuitamente o perdão pelo pecado de Adão, sem fazer nenhum esforço, não lhes é concedido o perdão dos próprios pecados, a menos que prometam ter fé em Cristo [e] arrependam-se desses pecados. (…)

Obviamente, as bênçãos incondicionais da Expiação são imerecidas, mas as condicionais também não são completamente merecidas. Ao viver fielmente e guardar os mandamentos de Deus, poderemos receber privilégios; mas eles ainda são dados gratuitamente, e não merecidos, na verdade. (“A Expiação de Jesus Cristo”, A Liahona, março de 2008, pp. 35–36)

Ao falar sobre os dons condicionais da graça concedidos por meio da Expiação do Salvador, Néfi afirmou: “Sabemos que é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer” (2 Néfi 25:23). Alguns se sentem incomodados com a frase “depois de tudo o que pudermos fazer”. Para ajudá-lo a entender melhor as palavras de Néfi, leia as seguintes declarações dos líderes da Igreja:

Imagem
Élder Dieter F. Uchtdorf

Pergunto-me às vezes se interpretamos mal a parte “depois de tudo o que pudermos fazer”. Precisamos compreender que “depois” não é o mesmo que “por causa de”.

Não somos salvos “por causa de” tudo o que podemos fazer. Algum de nós já fez tudo o que pode fazer? Deus espera até que tenhamos despendido todos os nossos esforços para depois intervir em nossa vida com Sua graça salvadora? (…)

Estou certo de que Néfi sabia que a graça do Salvador permite que vençamos o pecado e nos capacita a fazê-lo (ver 2 Néfi 4:19–35 e Alma 34:31). É por isso que Néfi trabalhou tão diligentemente a fim de persuadir seus filhos e seu povo “a acreditarem em Cristo e a reconciliarem-se com Deus” (2 Néfi 25:23). (Dieter F. Uchtdorf, “O dom da graça”, A Liahona, maio de 2015, p. 110)

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

Não precisamos alcançar um nível mínimo de capacidade ou bondade antes de receber a ajuda de Deus — podemos receber auxílio a cada hora todos os dias, não importa onde estejamos no caminho da obediência. (…) Minha súplica é que simplesmente assumamos a responsabilidade e trabalhemos para que Deus possa nos ajudar. (D. Todd Christofferson, “Livres para sempre, para agirem por si mesmos”, A Liahona, novembro de 2014, p. 19)

Imagem
Élder Bruce C. Hafen

O dom da graça que o Salvador nos concede não está necessariamente restrito ao tempo, “depois” de tudo o que pudermos fazer. Podemos receber Sua graça antes, durante e depois do momento em que despendemos nossos próprios esforços. (Bruce C. Hafen, The Broken Heart: Applying the Atonement to Life’s Experiences, 1989, pp. 155–156)

Imagem
ícone, ponderar

Pondere em preparação para a aula

Você poderia citar alguns conceitos errôneos que ouviu sobre a graça do Salvador? De que forma seu aprendizado atual sobre a graça pode abençoar você e as pessoas que conhece?

Seção 3

Como a graça do Senhor transforma minha vida?

Jesus Cristo sofreu todas as dores, tentações, enfermidades e fraquezas da vida mortal; por isso, Ele sabe como nos ajudar (ver Hebreus 2:18 e 4:15, Alma 7:11–12 e Doutrina e Convênios 62:1). Pelo fato de Jesus Cristo ser um Salvador disposto e capaz, podemos “[chegar], pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e encontrar graça, para sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:16).

Imagem
jovem adulta orando
Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Pense no que você pode aprender sobre buscar ou receber a graça do Senhor em um ou mais dos seguintes relatos das escrituras:

Ao ler essas passagens das escrituras, reflita nas seguintes perguntas:

  1. Como a graça se manifestou?

  2. O que a pessoa (ou as pessoas) fez (ou fizeram) para convidar ou confiar na graça do Senhor?

  3. Como posso aplicar esse relato em minha vida?

Imagem
ícone, anotar

Anote suas impressões

Pense e relate uma ocasião em que você sentiu que recebeu a graça do Senhor. Lembre-se de que, na maioria das vezes, a graça vem de maneiras pequenas e simples. Esteja preparado para compartilhar um exemplo durante a aula.