Instituto
Lição 14: Reconhecer os milagres do Salvador — Material para preparação da aula


“Lição 14: Reconhecer os milagres do Salvador— Material para preparação da aula”, Jesus Cristo e Seu Evangelho Eterno — Material do Professor, 2023

“Lição 14: Material para preparação da aula”, Jesus Cristo e Seu Evangelho Eterno — Material do Professor

Imagem
Jesus Levanta dos Mortos a Filha de Jairo, de Dan Burr

Lição 14: Material para preparação da aula

Reconhecer os milagres do Salvador

Quando falamos sobre os milagres de Jesus Cristo, tendemos a nos concentrar nas histórias inspiradoras que encontramos no Novo Testamento. Embora haja muito que possamos e devamos aprender com esses relatos das escrituras, vocês já pensaram nos milagres que o Senhor realiza em nossos dias — e em sua vida? Ao estudar, procure aprofundar sua fé no poder e no desejo que o Senhor tem de realizar milagres por você e por outras pessoas.

Seção 1

O que você pode aprender sobre o Salvador com esses milagres?

Durante Seu ministério mortal, Jesus Cristo “caminhou pelas estradas da Palestina, curando os enfermos, fazendo com que os cegos vissem e levantando os mortos” (“O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”, ChurchofJesusChrist.org). Esses milagres foram acontecimentos extraordinários produzidos pelo poder de Deus e “fazem parte do evangelho de Jesus Cristo” (Guia para Estudo das Escrituras “Milagre”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Eles foram uma evidência para os judeus de que Jesus era o Messias prometido (ver Mateus 11:4–5; João 20:30–31).

O élder Ronald A. Rasband, do Quórum dos Doze Apóstolos, observou: “[A Expiação de Jesus Cristo], que culminou com Sua Ressurreição após três dias em uma tumba emprestada, permanece como o maior milagre da história humana” (“Porque eis que (…) sou um Deus de milagres”, Liahona, maio de 2021, p. 109).

Imagem
o Cristo ressurreto

O élder Rasband também explicou que, embora os milagres de Jesus testifiquem de Sua divindade, eles também “nos [lembram] de Seu poder, de Seu amor por nós, de Sua abrangência desde os céus até nossa experiência mortal e de Seu desejo de ensinar o que é de maior valor” (“Porque eis que (…) sou um Deus de milagres,” p. 111).

Pense no que podemos aprender sobre o Salvador quando Ele curou um homem com paralisia. Quatro pessoas o carregaram até a casa em que Jesus estava ensinando. Quando eles descobriram que a casa estava tão cheia que não conseguiriam entrar, eles removeram parte do telhado da casa e baixaram o paralítico até o Salvador (ver Marcos 2:1–4).

Imagem
Jesus cura um homem
Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia Marcos 2:5–12 e pense no que você aprendeu sobre o Salvador e Seu poder de cura com essa experiência.

Observe que o milagre efetuado pelo Salvador abordou tanto as necessidades físicas quanto as espirituais. Com relação à capacidade do Salvador de curar tanto o corpo quanto o espírito, o presidente Dallin H. Oaks, da Primeira Presidência, ensinou:

Imagem
Presidente Dallin H. Oaks

O maior milagre não está em coisas como restaurar a visão aos cegos, curar uma doença ou até mesmo ressuscitar os mortos. (…)

Um milagre ainda maior é uma vigorosa mudança de coração de um filho ou filha de Deus (ver Mosias 5:2). Uma mudança de coração, que inclui novas atitudes, prioridades e desejos, é maior e mais importante do que qualquer milagre que envolva o corpo. (“Miracles”, Ensign, junho de 2001, p. 17).

Imagem
representação de uma mudança de coração
Imagem
ícone, anotar

Anote suas impressões

Leia ou assista alguns dos milagres a seguir, que o Salvador realizou durante Seu ministério mortal, ou escolha outro de sua preferência. Ao estudar, pondere e registre seus pensamentos em resposta às seguintes perguntas:

  1. O que você pode aprender sobre o Salvador com esse milagre?

  2. Que significado esse milagre pode ter em sua vida?

Os milagres de Jesus Cristo

Seção 2

Como minha fé e a vontade do Senhor influenciam os milagres?

No início do ministério mortal do Salvador, um homem que sofria de lepra se aproximou de Jesus para ser curado. Conforme usada na Bíblia, a palavra lepra pode se referir a uma ampla gama de doenças que podem atacar a pele, os nervos, os olhos e os ossos. Sem tratamento médico, pode causar danos aos nervos, cegueira, deformações e uma morte dolorosa. Na época do Salvador, o homem que se aproximou do Salvador seria considerado “imundo” e viveria separado de sua família e da sociedade (ver Levítico 13:45–46).

Imagem
Sê Limpo, de Kyle Vincent.
Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia Marcos 1:40–42 e identifique como esse homem demonstrou fé no Senhor ao buscar um milagre.

O élder Jorge F. Zeballos, dos setenta, observou:

Imagem
Élder Jorge F. Zeballos

O leproso não exigiu nada, mesmo que seu desejo tivesse sido justo. Estava simplesmente disposto a aceitar a vontade do Senhor. (“Se você for responsável”, A Liahona, maio de 2015, p. 123)

Quando realmente desejamos aceitar a vontade do Senhor, também precisamos ter fé para não sermos curados. O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

Imagem
Élder David A. Bednar

A retidão e a fé são, sem dúvida, fundamentais para que se curem os doentes, os surdos e coxos — desde que essas curas cumpram os propósitos de Deus e estejam de acordo com a vontade Dele. Assim, mesmo com uma forte fé (…) nem todos os doentes e enfermos serão curados. Se toda a oposição fosse eliminada, se todas as moléstias fossem removidas, então os principais objetivos do plano do Pai seriam frustrados. David A. Bednar, “Aceitar a vontade e o tempo do Senhor”, A Liahona, agosto de 2016, p. 22.

Ao refletir sobre os milagres que você pode desejar para sua vida, considere o seguinte conselho do élder Ronald A. Rasband, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Ronald A. Rasband

Os milagres podem vir como respostas a orações. Nem sempre são os milagres que pedimos ou que esperamos, mas, quando confiamos no Senhor, Ele estará disponível para nós e Ele estará certo. Ele adequará o milagre ao momento em que precisarmos dele. (…)

Há ocasiões em que esperamos um milagre de cura para um ente querido, o milagre de se reverter um ato injusto ou de se abrandar o coração de uma alma amargurada ou desiludida. Olhando as coisas com olhos mortais, queremos que o Senhor intervenha para consertar o que está quebrado. Por meio da fé, o milagre virá, embora não venha necessariamente no tempo que queremos ou com a solução que desejamos. Será que isso significa que somos menos fiéis ou que não merecemos Sua intervenção? Não. O Senhor nos ama. (“Porque eis que (…) sou um Deus de milagres, Liahona, maio de 2021, p. 111)

Imagem
uma mulher ora com outras pessoas
Imagem
ícone, ponderar

Pondere em preparação para a aula

Como posso desenvolver fé para confiar na vontade e no tempo do Senhor ao buscar um milagre?

Seção 3

Como posso reconhecer melhor os milagres do Senhor em minha vida?

O presidente Oaks observou: “Muitos milagres acontecem todos os dias no trabalho de nossa Igreja e na vida de nossos membros” (“Miracles”, Ensign, junho de 2001, p. 17). Às vezes podemos ver milagres na vida de outras pessoas, mas talvez não os vejamos em nossa própria vida.

De modo semelhante, o élder Rasband ensinou:

Imagem
Élder Ronald A. Rasband

Muitos de vocês já testemunharam milagres, mais do que imaginam. Eles podem parecer pequenos em comparação ao milagre que Jesus realizou de reviver os mortos. Mas a magnitude não caracteriza o milagre, apenas o fato de ele ter vindo de Deus. (“Porque eis que (…) sou um Deus de milagres, Liahona, maio de 2021, p. 110)

Imagem
ícone, anotar

Anote suas impressões

Reserve alguns minutos para registrar os milagres que você testemunhou ou está vivenciando agora. Você pode começar com uma oração e pedir ao Senhor olhos para ver esses milagres que ocorreram.