Instituto
Lição 10: Seguir o exemplo de submissão de Jesus Cristo — Material para preparação da aula


“Lição 10: Seguir o exemplo de submissão de Jesus Cristo — Material para preparação da aula”, Jesus Cristo e Seu Evangelho Eterno — Material do Professor, 2023

“Lição 10: Material para preparação da aula”, Jesus Cristo e Seu Evangelho Eterno — Material do Professor

Imagem
rapaz orando

Lição 10: Material para preparação da aula

Seguir o exemplo de submissão de Jesus Cristo

Você consegue pensar em alguém que seja “submisso, manso, humilde, paciente, cheio de amor, disposto a submeter-se a tudo quanto o Senhor achar que lhe deva infligir, assim como uma criança se submete a seu pai? (Mosias 3:19). Esses atributos cristãos estão ao alcance de qualquer um de nós que os busca. O Salvador é o exemplo perfeito de submissão à vontade do Pai Celestial. Ao estudar, pense na importância da seguinte declaração do presidente Ezra Taft Benson: “Os homens e as mulheres que dedicam a vida para Deus descobrem que Ele pode fazer muito mais por sua vida do que eles conseguiriam por si mesmos” (“Jesus Christ—Gifts and Expectations”, Ensign, dezembro de 1988, p. 4).

Seção 1

Como a humildade e a mansidão podem me empoderar?

Algumas pessoas pensam que a humildade é um sinal de fraqueza. Elas podem achar que as pessoas humildes são medrosas e tímidas. Ainda assim, essas palavras não descrevem Jesus Cristo, que é o exemplo perfeito de humildade e mansidão.

Pense em alguns exemplos da força, coragem e ousadia do Salvador: Ele declarou com confiança Sua verdadeira identidade, mesmo quando isso colocou Sua vida em perigo (ver João 8:54–59); Ele purificou corajosamente o templo quando estava sendo profanado (ver Mateus 21:12–13; João 2:14–17; Ele corajosamente defendeu os oprimidos (ver João 8:1–11; Marcos 2:14–17; e foi destemido diante de acusações e críticas (ver Mateus 16:1–12; Lucas 20:19–26).

Imagem
Jesus é interrogado por líderes religiosos

Como a humildade pode levar a maior poder e força pessoal? Aprendemos que “ser humilde é reconhecer com gratidão a nossa dependência do Senhor — compreender que temos constante necessidade de Seu apoio. (…)

Durante Seu ministério mortal, [Jesus Cristo] sempre reconheceu que Sua força era proveniente de Sua dependência do Pai. Ele disse: ‘Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. (…) Não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou’ (João 5:30)” (Tópicos do Evangelho, “Humildade”, topics.ChurchofJesusChrist.org).

A humilde submissão do Salvador à vontade de Seu Pai também está ligada à Sua mansidão (ver Mateus 11:29). O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

Imagem
Élder David A. Bednar

A mansidão é um atributo essencial do Redentor e é caracterizada pela prontidão em fazer o certo, pela submissão voluntária e por um sólido autodomínio. (…)

O Grande Redentor, que “desceu abaixo de todas as coisas” [Doutrina e Convênios 88:6] e que sofreu, sangrou e morreu para “purificar-nos de toda a injustiça”, [1 João 1:9], ternamente lavou os pés empoeirados de Seus discípulos [João 13:4–5]. Tal mansidão é uma característica essencial do Senhor como servo e líder.

Jesus deu o exemplo supremo de prontidão em fazer o certo e de submissão voluntária quando sofreu intensa agonia no Getsêmani.

“E quando chegou àquele lugar, disse [a Seus discípulos]: Orai, para que não entreis em tentação.

E pondo-se de joelhos, orava,

Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice, porém não se faça a minha vontade, senão a tua.” [Lucas 22:40–42].

A mansidão do Salvador durante essa experiência eternamente essencial e excruciante demonstra para cada um de nós a importância de colocar a sabedoria de Deus acima de nossa própria sabedoria. (“Ser manso e humilde de coração”, Liahona, maio de 2018, pp. 32–33)

Imagem
Oração no Getsêmani, de Del Parson
Imagem
ícone, ponderar

Pondere em preparação para a aula

Como sua vida foi abençoada porque Jesus Cristo, com mansidão, se submeteu “à vontade do Pai em todas as coisas desde o princípio”? (3 Néfi 11:11.) Como você pode ser mais submisso à vontade de Deus?

Seção 2

Como fazer e guardar convênios pode me ajudar a fazer a vontade de Deus?

Ao refletir sobre sua própria vida, você pode se perguntar como pode ser humilde e manso como o Salvador. Felizmente, Jesus Cristo nos mostrou como submeter nossa vontade a Deus.

No início de Seu ministério, Jesus foi a João Batista para receber a ordenança do batismo. A princípio, João hesitou e disse: “Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?” Jesus disse a João que convinha ser assim para que pudessem “cumprir toda a justiça” (ver Mateus 3:13–17). Você pode assistir ao vídeo “O Salvador Encontra João Batista e É Batizado” (2:54) para aprimorar seu estudo desse relato.

Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia 2 Néfi 31:6–7, 11–13 para saber o que Néfi disse sobre o exemplo de humildade do Salvador. Identifique medidas práticas que você pode tomar para se submeter humildemente à vontade de Deus.

Imagem
Batismo II, de J. Kirk Richards

Submeter-nos à ordenança do batismo nos coloca no caminho do convênio. Quando trilhamos esse caminho, nos esforçamos para guardar os mandamentos e, assim, nos submetemos à vontade de Deus. O presidente Russell M. Nelson disse o seguinte sobre o caminho do convênio:

Imagem
Presidente Russell M. Nelson

Seu compromisso de seguir o Salvador, fazendo convênios com Ele e depois guardando esses convênios, vai abrir a porta de todos os privilégios e bênçãos espirituais disponíveis a mulheres, homens e crianças de todo o mundo. (“Ao seguirmos adiante juntos”, Liahona, abril de 2018, pp. 6–7.

Imagem
ícone, ponderar

Pondere em preparação para a aula

Como sua vida foi abençoada, ou como ela poderia ser abençoada, por se submeter à vontade do Senhor ao fazer e guardar os convênios do evangelho?

Seção 3

O que posso fazer para permitir que Deus prevaleça em minha vida?

Nas escrituras, e hoje em dia, o povo do convênio do Senhor muitas vezes é chamado de a casa de Israel. O presidente Nelson ensinou:

Imagem
Presidente Russell M. Nelson

Um dos significados da palavra hebraica Israel é “permita que Deus prevaleça”. Portanto, o próprio nome Israel se refere a uma pessoa que está disposta a permitir que Deus prevaleça em sua vida. Esse conceito aviva minha alma!

A palavra disposto é fundamental para essa interpretação de Israel. Todos nós temos o arbítrio. (…) Podemos escolher permitir que Deus prevaleça em nossa vida ou não. Podemos escolher permitir que Deus seja a influência mais forte em nossa vida ou não. (…)

Vocês estão dispostos a permitir que Deus seja a maior influência em sua vida? Vão permitir que Suas palavras, Seus mandamentos e Seus convênios influenciem o que vocês fazem todos os dias? Vão permitir que Sua voz tenha prioridade acima de todas as outras? Estão dispostos a permitir que qualquer coisa que Ele precise que vocês façam tenha precedência sobre quaisquer outras ambições? Estão dispostos a ter sua vontade absorvida pela vontade Dele? (“Permita que Deus prevaleça”, Liahona, novembro de 2020, pp. 92, 94)

Imagem
jovem adulto orando

Por meio das escrituras e da vida dos discípulos atuais, podemos aprender sobre as oportunidades, os desafios e as bênçãos que recebemos quando decidimos permitir que Deus prevaleça em nossa vida.

Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Explore um ou mais dos seguintes exemplos de pessoas que permitiram que Deus prevalecesse e pondere as perguntas a seguir:

  • Naamã, o leproso, busca a ajuda do profeta Eliseu: 2 Reis 5:9–14.

  • Maria recebe um visitante angelical que declara que ela será a mãe de Jesus: Lucas 1:26–38.

  • Enoque é escolhido pelo Senhor para chamar o povo ao arrependimento: Moisés 6:31–34, 37–39.

  •  

  • O élder B. Hugh. Brown aprende a importância de se submeter à vontade de Deus: “A Vontade de Deus” (3:01).

    • Que desafios acompanharam o convite para que a pessoa se submetesse à vontade de Deus?

    • O que a pessoa fez para permitir que Deus prevalecesse?

    • Como a pessoa foi abençoada por se submeter à vontade de Deus?

Ao pensar em seus esforços para permitir que Deus prevaleça em sua vida, considere o seguinte testemunho da presidente Bonnie L. Oscarson, ex-presidente geral das Moças:

Imagem
Presidente Bonnie L. Oscarson

Testifico que há grandes bênçãos reservadas quando também estamos dispostos a dizer ao Pai: “Contudo, seja feita a tua vontade” [ver Doutrina e Convênios 109:44] e alinhar nossa vontade à vontade do Senhor. (…) Esse é o teste da vida. Ao nos tornarmos melhores nisso, encontraremos mais felicidade, aumentaremos a habilidade de receber revelação pessoal, mais capacidade de servir às pessoas ao nosso redor, mais ajuda para enfrentar as provações e um caráter mais semelhante ao de Cristo. (“Leaders Address Importance of Conversion at BYU Women’s Conference”, 9 de maio de 2017, ChurchofJesusChrist.org)

Imagem
ícone, anotar

Anote suas impressões

O que você acha que deve começar a fazer ou parar de fazer para permitir que Deus prevaleça mais plenamente em sua vida? Como você pode convidar a ajuda do Senhor ao se submeter mais plenamente à vontade Dele?