Instituto
Lição 1: Aceitar o convite do Salvador para aprender com Ele — Material de preparação para a aula


“Lição 1: Aceitar o convite do Salvador para aprender com Ele” — Material de preparação para a aula, Jesus Cristo e Seu Evangelho Eterno — Material do Professor, 2023

“Lição 1: Material de preparação para a aula”, Jesus Cristo e Seu Evangelho Eterno — Material do Professor

Imagem
o Salvador sorri para uma mulher na multidão

Lição 1: Material de preparação para a aula

Aceitar o convite do Salvador para aprender com Ele

Seja bem-vindo ao curso Jesus Cristo e Seu Evangelho Eterno (Religião 250). A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos disseram a respeito do Salvador: “Ninguém mais exerceu uma influência tão profunda sobre todos os que já viveram e ainda viverão sobre a face da Terra” (“O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”, ChurchofJesusChrist.org). Este curso vai oferecer a você a sagrada oportunidade de aprender mais sobre Jesus Cristo para que você possa aumentar a influência Dele em sua vida.

O material de preparação deste curso foi desenvolvido para ajudá-lo a se aproximar do Salvador, aprimorando seu estudo pessoal e preparando você para ter debates edificantes com outras pessoas. Ele inclui escrituras relevantes, declarações de apoio dos líderes da Igreja, vídeos relacionados e convites para ponderar e aplicar o que você aprendeu. Cada lição tem uma seção opcional “Quer saber mais?” que inclui recursos adicionais que podem ajudá-lo a aprender mais sobre Jesus Cristo e fortalecer sua fé Nele.

Seção 1

Como o aprendizado de Jesus Cristo e de Seu evangelho eterno pode mudar minha vida?

Imagine que você morava na Palestina durante a época do ministério do Senhor. Você ouviu muitas coisas incríveis sobre um professor chamado Jesus de Nazaré, e têm um grande desejo de ir e ouvi-Lo por si mesmo. No dia em que O encontrou, Jesus está ensinando um grande grupo de pessoas. Ele declara a grandeza de João Batista e repreende as pessoas por sua incredulidade (ver Mateus 11:7–24). Ele então faz um convite que pode possivelmente mudar vidas.

Imagem
Jesus ensinando Seus discípulos
Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia Mateus 11:28–30 e pondere sobre como aceitar esse convite mudou ou pode mudar sua vida.

Jesus Cristo fez um convite semelhante em nossos dias. Depois de testificar do preço incompreensível que Ele pagou para expiar nossos pecados para que pudéssemos nos arrepender, o Salvador disse: “Aprende de mim e ouve minhas palavras; anda na mansidão de meu Espírito e terás paz em mim” (Doutrina e Convênios 19:23).

Imagem
Come unto Me [Vinde a Mim], de Eva Timothy

Referindo-se a esse convite, o élder Kim B. Clark, dos setenta, ensinou:

Imagem
Élder Kim B. Clark

O convite do Salvador “aprende de mim” tem dois significados relacionados que estão brilhantemente ligados à maneira do Senhor de se aprender profundamente.

O primeiro significado de “aprende de mim” é: Aprende a me conhecer.

Conhecê-Lo é nascer espiritualmente Dele, vivenciando uma vigorosa mudança de coração, tornando-se Seus filhos e Suas filhas. (…) 

O segundo significado de “aprende de mim” é: Aprende comigo.

Ao imergirmos nas escrituras, aprendemos com Seu exemplo perfeito. (…) Precisamos agir com fé em Jesus Cristo para fazer nossa parte, mas, ao fazermos isso (…) Ele promete magnificar nossa capacidade de agir em retidão e nos ajudar a nos tornarmos mais semelhantes a Ele. (“Aprende de mim” [discurso proferido aos professores de religião do SEI, em 26 de janeiro de 2018], ChurchofJesusChrist.org, grifo do autor)

Uma maneira vital de aprender sobre o Salvador é estudar e viver Seu evangelho eterno. “A palavra evangelho significa ‘boas-novas’” (Guia para Estudo das Escrituras, “Evangelhos”). Então, quais são as boas-novas do evangelho?

Quase no fim de Seu ministério aos lamanitas e nefitas na terra de Abundância, o Salvador explicou em termos simples e claros o significado e o propósito de Seu evangelho.

Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia 3 Néfi 27:13–16, 20–21 e identifique os motivos pelos quais o evangelho é uma boa-nova.

O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

As “boas-novas” era que poderíamos escapar da morte e do inferno, que os erros e pecados poderiam ser sobrepujados, que havia esperança, que havia ajuda, que o insolúvel havia sido resolvido, que o inimigo havia sido conquistado. A boa notícia é que a sepultura de todos seriam esvaziadas um dia, que a alma de todos poderia novamente ser pura, que todos os filhos de Deus poderiam voltar novamente ao Pai que lhes deu a vida. (“A obra missionária e a Expiação”, A Liahona, outubro de 2001, p. 26)

Imagem
ícone, anotar

Anote suas impressões

Pense em sua compreensão atual e seu testemunho de Jesus Cristo e de Seu evangelho. Que metas você gostaria de estabelecer para aprender mais sobre Ele e Seu evangelho? O que você pode fazer para aumentar a influência Dele em sua vida? Você pode anotar suas metas e revisá-las regularmente nas próximas semanas.

Seção 2

Como posso aumentar minha capacidade de aprender sobre o Salvador e Seu evangelho eterno?

Vivemos em um mundo que é fortemente influenciado pelo conhecimento secular. O conhecimento secular se concentra em assuntos do mundo que não são considerados religiosos ou espirituais. Por exemplo, o aprendizado científico produz conhecimento secular. Esse conhecimento é importante e levou a avanços notáveis em tecnologia, medicina, agricultura, transporte e comunicação. Junto com esse aprendizado secular, há uma maneira ainda mais profunda e espiritual de aprender a verdade.

O élder Paul V. Johnson, dos setenta, distinguiu entre o aprendizado espiritual e o científico desta maneira:

Imagem
Élder Paul V. Johnson

O aprendizado de coisas espirituais (…) requer um método diferente do que o aprendizado de coisas científicas. O método científico e intelectual é muito útil, mas sozinho nunca levará ao conhecimento espiritual. O aprendizado de coisas espirituais envolve o intelecto, mas isso não basta. Só aprendemos coisas espirituais pelo Espírito. (“Um padrão para aprender as coisas espirituais”, [transmissão via satélite dos Seminários e Institutos de Religião, 7 de agosto de 2012, churchofjesuschrist.org)

Imagem
jovem adulta lendo

Ao abordar o aprendizado espiritual, o Senhor revelou ao profeta Joseph Smith que: “E como nem todos têm fé, buscai diligentemente e ensinai-vos uns aos outros palavras de sabedoria; sim, nos melhores livros buscai palavras de sabedoria; procurai conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé” (Doutrina e Convênios 88:118).

A maioria de nós sabe como aprender pelo estudo. Mas como aprendemos pela ? O presidente Russell M. Nelson explicou:

Imagem
Presidente Russell M. Nelson

Fortalecemos nossa fé em Jesus Cristo ao nos esforçarmos para guardar Seus mandamentos e “recordá-lo sempre” (Morôni 4:3). Além disso, nossa fé aumenta cada vez que exercemos nossa fé Nele. É isso o que significa aprender pela fé.

Por exemplo, cada vez que temos fé para obedecermos às leis de Deus — mesmo quando as opiniões populares nos menosprezam —, ou cada vez que resistimos a entretenimentos ou ideologias que celebram a quebra de convênios, estamos exercendo nossa fé, o que, por sua vez, aumenta nossa fé.

Além disso, poucas coisas edificam a fé mais do que a imersão regular no Livro de Mórmon. Nenhum outro livro testifica de Jesus Cristo com tanto poder e clareza. (…)

E, é claro, nossa maior segurança vem de nos ligarmos ao Pai Celestial e a Jesus Cristo! A vida sem Deus é uma vida cheia de temor. A vida com Deus é uma vida repleta de paz. E isso porque bênçãos espirituais advêm aos que são fiéis. Receber revelação pessoal é uma das maiores bênçãos. (“Abraçar o futuro com fé”, Liahona, novembro de 2020, p. 75)

Imagem
ícone, anotar

Anote suas impressões

Pense em pessoas nas escrituras ou pessoas que você conhece que exemplificam o princípio do aprendizado pela fé. Faça uma lista de alguns exemplos para que você esteja preparado para compartilhar na aula. Você também pode registrar o que aprendeu ao exercer fé em Cristo.