Biblioteca
O que posso aprender com o exemplo do Salvador sobre o aprendizado do evangelho?


O que posso aprender com o exemplo do Salvador sobre o aprendizado do evangelho?

No aprendizado do evangelho, como em todas as coisas, Jesus Cristo é nosso exemplo perfeito. Porque foi perfeitamente obediente e submisso a Seu Pai, Ele pôde “[crescer] em sabedoria, e em estatura e em graça para com Deus e os homens” (Lucas 2:52). Assim como o Salvador recebeu “graça por graça” (D&C 93:12), precisamos pacientemente buscar luz e conhecimento de Deus em nossos esforços para aprender o evangelho.

Preparar-se espiritualmente

Quais atributos de Cristo você acha que são importantes para o aprendizado do evangelho? Como desenvolver esses atributos ajudou você em seus esforços para estudar e ensinar o evangelho?

O que os jovens precisam entender sobre o Salvador que vai ajudá-los a se tornarem melhores estudiosos do evangelho?

Estude em espírito de oração estas escrituras e estes recursos. O que vai inspirar os jovens que você ensina?

Lucas 2:40–52 (Jesus Cristo cresceu em sabedoria e espírito enquanto era criança)

João 5:30 (Jesus Cristo sempre procurou fazer a vontade do Pai)

I Coríntios 2:14 (O homem natural não recebe as coisas do Espírito)

D&C 1:26–28; 112:10 (Se formos dispostos e humildes, o Senhor vai nos ensinar)

D&C 93:11–20 (Podemos receber graça por graça como fez o Salvador)

D&C 130:18–19 (Adquirimos conhecimento e inteligência por meio da diligência e obediência)

Richard G. Scott, “Como Obter Conhecimento Espiritual”, A Liahona, janeiro de 1994, p. 95)

Robert R. Steuer, “Dispostos a Aprender”, A Liahona, julho de 2002, p. 34

Ensinar à maneira do Salvador

O Salvador amava aqueles a quem ensinava. Ele orou por eles e os serviu continuamente. Como orar pelos jovens que você ensina e os serve os ajudará a sentir seu amor por eles? Como isso vai influenciar na qualidade de seu ensino?

Imagem

Vídeo: “Compartilhar Histórias e Exemplos”

Ver mais

Fazer associações

Nos primeiros minutos de cada aula, ajude os jovens a fazer associações entre as coisas que estão aprendendo em vários locais e em várias situações (estudo pessoal, seminário, outras aulas da Igreja ou experiências com os amigos). Como você pode ajudá-los a ver a importância do evangelho em seu cotidiano? As ideias a seguir podem ajudá-lo(a):

  • Peça aos jovens que compartilhem algo que estão aprendendo sobre o Salvador em seu estudo pessoal. O que estão fazendo para tentar ser mais semelhantes a Ele?

  • Peça aos jovens que façam uma lista no quadro dos atributos de Jesus Cristo (para algumas ideias, veja Pregar Meu Evangelho,p. 133). Quais desses atributos os jovens acham que podem nos ajudar a ser melhores aprendizes do evangelho? Peça-lhes que expliquem suas respostas e deem exemplos das maneiras pelas quais o Salvador demonstrou esses atributos.

Aprender juntos

Cada uma das atividades a seguir pode ajudar os jovens a compreender como desenvolver atributos como os de Cristo pode ajudá-los a tornarem-se melhores aprendizes do evangelho. Seguindo a orientação do Espírito, selecione uma ou mais atividades que melhor se adaptem a sua classe:

  • Em classe, leiam uma ou mais das seguintes escrituras: Lucas 2:40–52; João 5:30; Doutrina e Convênios 93:11–20. Peça aos jovens que procurem nesses versículos as qualidades de bons aprendizes que o Salvador exemplificou. Peça-lhes que compartilhem o que encontraram, e associem com outras qualidades de bons aprendizes que eles desejam desenvolver em sua própria vida.

  • Escreva as seguintes referências das escrituras no quadro: João 5:30; D&C 1:26–28; 112:10; 130:18–19. Peça a cada jovem que selecione uma das referências, leia-a e encontre nas escrituras um atributo de bons aprendizes. Por que esses atributos são importantes no aprendizado do evangelho? Peça aos jovens que planejem maneiras de aplicar esses atributos em seu estudo do evangelho.

  • Peça a cada membro da classe que leia sobre os quatro princípios para adquirir conhecimento espiritual mencionados no discurso do Élder Richard G. Scott, “Como Adquirir Conhecimento Espiritual”. Peça aos jovens que compartilhem o que aprenderam com a mensagem do Élder Scott. De que maneiras o Salvador exemplificava esses princípios? Peça-lhes que compartilhem maneiras pelas quais eles podem aplicar esses princípios em seu próprio aprendizado do evangelho.

  • Peça aos jovens que leiam o discurso do Élder Richard R. Steuer, “Dispotos a Aprender”. Peça-lhes que selecionem um exemplo das escrituras que o Élder Steuer usa e que os interessa. Peça aos jovens que procurem a história nas escrituras (usando as referências do discurso), leiam mais sobre o assunto e compartilhem o que leram com o restante da classe. O que eles aprenderam sobre ser ensinável com essas histórias? Quais exemplos semelhantes de sua própria vida podem compartilhar? Como eles podem seguir esses exemplos em seu próprio estudo do evangelho?

Peça aos jovens que digam o que aprenderam hoje. Eles entenderam como se tornar mais semelhantes a Cristo pode ajudá-los a serem melhores aprendizes do evangelho? Quais são os sentimentos ou as impressões que eles têm? Eles têm mais alguma pergunta? Seria útil passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Técnicas de estudo do evangelho

Buscar os atributos de Jesus Cristo. Na primeira atividade desta lição, os jovens são incentivados a buscar os atributos de Cristo nas escrituras. Encoraje os jovens a fazê-lo sempre que lerem as escrituras. Eles podem perguntar-se: “O que eu aprendi sobre Jesus Cristo? O que preciso mudar em minha vida para me tornar mais parecido com Ele?”

Convidar a agir

Pergunte aos jovens o que eles sentem inspirados a fazer depois do que aprenderam hoje. Incentive-os a agir de acordo com essa inspiração. Pense em maneiras de acompanhar os compromissos assumidos.