Biblioteca
De que modo a confiança na graça do Salvador pode tornar-me um professor melhor?


De que modo a confiança na graça do Salvador pode tornar-me um professor melhor?

Em nosso empenho de ensinar o evangelho, às vezes nos sentimos inadequados. Mas podemos adquirir coragem na promessa feita pelo Senhor de que Sua “graça basta [para] que as coisas fracas se tornem fortes” (Éter 12:27). Se nos humilharmos, reconhecermos nossas fraquezas e exercermos fé em Jesus Cristo, Ele nos fortalecerá para que ensinemos Seu evangelho de modo agradável a Ele.

Preparar-se espiritualmente

Como você encontrou respostas para suas dúvidas a respeito do evangelho? Que métodos de estudo o(a) ajudaram?

Que métodos de estudo os jovens conhecem? Há algum outro método de estudo que um dos jovens poderiam ensinar para a classe?

Jeremias 1:5–9; Moisés 6:31–34 (Profetas que se sentiram inadequados mas receberam forças do Senhor)

I Coríntios 1:27–31; D&C 1:19–23 (O evangelho é proclamado pelos fracos e simples)

Jacó 4:7; Éter 12:23–29 (A graça do Salvador basta para fortalecer o humilde)

Alma 17:9–11; 29:9 (Podemos tornar-nos instrumentos nas mãos do Senhor para levar outros a Cristo)

David A. Bednar, “Na Força do Senhor”, A Liahona, novembro de 2004, p. 76

David M. McConkie, “Aprender e Ensinar o Evangelho”, A Liahona, novembro de 2010, p. 13

Ensinar à Maneira do Salvador

O Salvador preparou-se para ensinar passando um tempo sozinho em oração, jejuando e buscando orientação do Pai. Como você pode seguir Seu exemplo ao preparar-se para ensinar os jovens?

Estabeleça relações

Durante os primeiros minutos de cada aula, ajude os jovens a estabelecer relações entre as coisas que estão aprendendo em várias outras situações (como no estudo pessoal, no seminário, em outras aulas da Igreja ou em experiências pessoais com seus amigos). Como você pode ajudá-los a ver a relevância do evangelho na vida diária? As ideias abaixo podem ajudá-lo.

  • Peça aos jovens que compartilhem o que aprenderam sobre a Expiação e que perguntas eles têm sobre o que aprenderam.

Aprender juntos

Cada uma das atividades abaixo pode ajudar os jovens a confiar na graça do Salvador para ajudá-los a tornar-se melhores professores. Seguindo a orientação do Espírito, selecione uma ou mais delas que serão mais adequadas em sua classe:

  • Peça aos jovens que compartilhem experiências pessoais em que receberam uma designação que parecia difícil ou demasiadamente pesada. Que designações futuras eles podem receber que os faria sentir-se sobrecarregados? Como classe, leia os primeiros 11 parágrafos do discurso do Élder David A. Bednar “Na Força do Senhor” e peça aos jovens que ergam a mão quando ouvirem ou lerem algo que poderia fortalecê-los ou incentivá-los quando recebessem essas designações e peça que compartilhem o que aprenderam com a classe. Como eles podem aplicar o que aprenderam às oportunidades que têm de ensinar o evangelho a outras pessoas? Você pode contar uma experiência pessoal em que recebeu forças do Senhor para cumprir uma designação que parecia difícil.

  • Antes da aula, convide um dos jovens que saiba tocar um instrumento musical para que traga seu instrumento para a aula (ou mostre uma gravura do instrumento). Peça aos jovens que discutam o que aquele jovem faz para certificar-se de que o instrumento musical funcione adequadamente. Peça à classe que leia Alma 17:9–11 e descreva como alguém que toca um instrumento musical se assemelha ao Senhor nos usando como instrumentos para ensinar Seu evangelho. O que os filhos de Mosias fizeram a fim de prepararem-se para ser instrumentos eficazes nas mãos do Senhor? Como os jovens podem seguir o exemplo deles ao ensinar?

  • Convide os jovens a ler o discurso de David M. McConkie “Aprender e Ensinar o Evangelho”. Incentive-os a fazer uma lista no quadro de coisas que o irmão McConkie disse serem importantes no ensino do evangelho e de coisas que ele disse não serem importantes. Incentive-os a contar como as histórias do irmão McConkie ilustram os pontos alistados no quadro. Convide os jovens a planejar maneiras pelas quais poderiam usar o que aprenderam no discurso para obter forças do Senhor ao ensinar outras pessoas.

  • Peça aos jovens que imaginem que um amigo seu recebeu uma designação do bispo de dar uma aula ou fazer um discurso, e esse amigo se sente inadequado e não quer aceitar a designação. Como os jovens incentivariam seu amigo? Que escrituras poderiam usar para ajudar o amigo? (Ver, por exemplo, as escrituras sugeridas neste esboço.) Peça que façam uma dramatização usando essas escrituras para ajudar alguém nessa situação.

Peça aos jovens que relatem o que aprenderam hoje. Eles compreendem como a graça do Salvador pode ajudá-los a tornarem-se professores melhores? Eles têm mais alguma pergunta? Valeria a pena despender mais tempo nesse assunto?

Dica de ensino

“Nunca ridicularize ou critique perguntas ou comentários, mas demonstre cortesia e amor ao acolhê-los da melhor forma possível. Quando as pessoas sentem que seus comentários são valorizados, as pessoas predispõem-se a contar experiências, sentimentos e testemunhos com mais liberdade” (Ensino, Não Há Maior Chamado, 1999, p. 64).

Convidar a agir

  • Pergunte aos jovens o que eles se sentem inspirados a fazer por causa do que aprenderam hoje. Incentive-os a colocar em prática esses sentimentos. Pondere maneiras de fazer um acompanhamento.

  • Preste testemunho da força e ajuda que o Senhor lhe deu em sua designação de ensinar.