Instituto
Lição 52: Doutrina e Convênios 132:34–66; Declaração Oficial 1


“Lição 52: Doutrina e Convênios 132:34–66; Declaração Oficial 1”, Doutrina e Convênios — Manual do Professor 2017

“Lição 52”, Doutrina e Convênios — Manual do Professor

Lição 52

Doutrina e Convênios 132:34–66; Declaração Oficial 1

Introdução e cronologia

Enquanto o profeta Joseph Smith estava trabalhando na tradução inspirada da Bíblia em 1831, ele perguntou ao Senhor por que alguns dos antigos patriarcas e reis israelitas tinham mais de uma esposa. Naquela época, o profeta começou a receber revelações a respeito do casamento plural. Nos anos seguintes, o Senhor ordenou ao profeta e a alguns outros membros da Igreja que vivessem o princípio do casamento plural. Em 12 de julho de 1843, em Nauvoo, Illinois, o profeta ditou a revelação agora registrada em Doutrina e Convênios132, em que o Senhor revelou verdades sobre “o novo e eterno convênio do casamento” (D&C 131:2). Esta lição aborda Doutrina e Convênios 132:34–66, que inclui os ensinamentos do Senhor sobre o casamento plural e Seu conselho a Joseph e Emma Smith.

Depois que os santos migraram para o Vale do Lago Salgado no oeste dos Estados Unidos, eles começaram a praticar o casamento plural abertamente. Entre as décadas de 1860 e 1880, o governo dos Estados Unidos aprovou leis contra o casamento plural. Depois de buscar orientação do Senhor, em espírito de oração, e receber revelação, o presidente Wilford Woodruff preparou o Manifesto em 23–24 de setembro de 1890, que levou ao fim da prática do casamento plural pelos membros da Igreja. O Manifesto, registrado em Doutrina e Convênios como Declaração Oficial 1, foi publicado em 25 de setembro de 1890.

Maio–julho de 1843Emma Smith permite vários dos casamentos plurais de Joseph Smith, mas tem dificuldades em aceitar a prática.

12 de julho de 1843A revelação registrada em Doutrina e Convênios 132 é recebida.

27 de junho de 1844O profeta Joseph Smith e seu irmão Hyrum são martirizados na Cadeia de Carthage, Carthage, Illinois.

24 de julho de 1847O presidente Brigham Young e outros santos chegam ao Vale do Lago Salgado.

29 de agosto de 1852Sob a direção do presidente Brigham Young, o élder Orson Pratt ensina publicamente o princípio do casamento plural.

1860s–1880sO governo dos Estados Unidos aprova leis que proíbem o casamento plural.

25 de setembro de 1890O presidente Wilford Woodruff publica o Manifesto, agora contido na Declaração Oficial 1.

6 de outubro de 1890Durante uma conferência geral da Igreja, o Manifesto é aceito pelos membros da Igreja como oficial e obrigatório.

Sugestões Didáticas

Doutrina e Convênios 132:34–50

O Senhor ensina sobre o poder selador dado ao profeta Joseph Smith

Peça aos alunos que façam uma lista no quadro de mandamentos e conselhos dados pelo Senhor que alguns jovens adultos podem achar difíceis de obedecer. Peça aos alunos que escolham um ou dois dos exemplos relacionados e expliquem brevemente por que os jovens adultos podem achar difícil obedecer a esse mandamento.

Peça aos alunos que reflitam sobre um mandamento que, para eles, pode ser pessoalmente difícil de seguir. Peça-lhes que identifiquem doutrinas e princípios ao estudarem Doutrina e Convênios 132:34–66 que podem ajudar a aumentar sua fé e compromisso para obedecer aos mandamentos do Senhor.

Para ajudar os alunos a entender o contexto da revelação registrada em Doutrina e Convênios 132, peça a um aluno que leia o seguinte parágrafo em voz alta:

O profeta Joseph Smith relatou que “um anjo apareceu a ele três vezes entre 1834 e 1842 e ordenou-lhe que desse continuidade ao casamento plural” (“O casamento plural em Kirtland e Nauvoo”, Tópicos do Evangelho, topics.LDS.org). O profeta estava relutante em obedecer ao princípio. Ele descreveu a um amigo “o calvário mental que ele sofreu para sobrepujar a repugnância de seus sentimentos” para com a prática (Eliza R. Snow, Biography and Family Record of Lorenzo Snow, 1884, p. 69). Evidências históricas sugerem que ele fez uma tentativa de obedecer ao mandamento em meados da década de 1830. No entanto, não foi até o início da década de 1840 que o profeta começou a obedecer ao mandamento de fato e introduziu o princípio do casamento plural para outros. Embora Joseph Smith tenha ditado Doutrina e Convênios 132, no verão de 1843, alguns princípios da revelação foram recebidos já em 1831, em relação à tradução inspirada do profeta do Velho Testamento. (Ver “O casamento plural em Kirtland e Nauvoo”, topics.LDS.org.)

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 132:1–2 em silêncio e identifiquem a pergunta que Joseph Smith fez ao Senhor. Peça-lhes que compartilhem o que encontraram.

Explique-lhes que a palavra concubina no Velho Testamento se refere a uma mulher que era legalmente casada com um homem, mas tinha uma posição social inferior à de uma esposa. As concubinas não faziam parte da prática do casamento plural em nossa dispensação.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 132:34–36 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique por que Abraão se casou com Agar.

Mencione aos alunos que “é lícito o homem ter só uma esposa, a menos que, por meio de revelação, o Senhor dê um mandamento em contrário (Jacó 2:27–30)” (Guia para Estudo das Escrituras, “Casamento, Casar”, scriptures.LDS.org).

  • De acordo com o versículo 36, o que o Senhor ensina a Joseph Smith sobre a obediência a Seus mandamentos? (Tudo o que o Senhor ordena está correto, e quando obedecemos a Ele, isso será “imputado [a nós] por retidão”.)

  • Sabendo o que fazer a respeito de Abraão, por que o mandamento de sacrificar Isaque foi particularmente difícil para Abraão?

  • Como o mandamento do Senhor a Abraão de sacrificar Isaque pode ser comparado ao Seu mandamento dado aos primeiros membros da Igreja de praticar o casamento plural?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 132:37 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Abraão, Isaque e Jacó receberam por causa de sua obediência aos mandamentos de Deus. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

  • Que princípio podemos identificar da disposição de Abraão em obedecer aos mandamentos de Deus, mesmo quando era difícil fazê-lo? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Se estivermos dispostos a obedecer aos mandamentos de Deus, mesmo quando for difícil fazê-lo, receberemos Suas bênçãos prometidas.)

Consulte a lista de mandamentos que os alunos escreveram no quadro e explique-lhes que a maior bênção que recebemos por obedecer aos mandamentos de Deus é a exaltação. Peça aos alunos que escolham um dos mandamentos do quadro e peça-lhes que descrevam outras bênçãos que podemos receber por obedecer a esse mandamento.

  • Além de saber que seremos abençoados ao obedecermos aos mandamentos, o que mais pode nos ajudar a obedecer a um mandamento, quando é difícil fazê-lo?

Mostre-lhes o seguinte relato de Lucy Walker. Explique-lhes que Lucy foi uma das esposas plurais de Joseph Smith. Peça a um dos alunos que leia o relato em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como Lucy Walker reagiu inicialmente ao princípio do casamento plural e o que ela fez para adquirir um testemunho desse princípio.

“Quando o profeta Joseph Smith mencionou pela primeira vez o princípio do casamento plural para mim senti-me indignada e falei para ele, porque meus sentimentos e educação se opunham a algo [daquela] natureza. Mas ele me assegurou que a doutrina havia sido revelada a ele pelo Senhor, e que eu tinha direito de receber um testemunho de sua origem divina por mim mesma. Ele me aconselhou a orar ao Senhor” (Lucy Walker, affidavit, 17 de dezembro de 1902, Biblioteca de História da Igreja, Salt Lake City).

“Oh, orei com muito fervor. (…) Estava quase amanhecendo após outra noite sem dormir. Enquanto estava de joelhos, em fervorosa súplica, meu quarto se encheu de influência divina. Para mim, foi como a luz do sol brilhante rompendo através da nuvem escura.

(…) Minha alma se encheu de uma paz calma e doce que jamais havia sentido. Uma extrema felicidade tomou conta de todo meu ser e recebi um testemunho vigoroso e devastador da veracidade do [casamento plural]. Que tem sido como uma âncora para a alma ao longo de todas as tentações e provações da vida” (Lucy Walker Kimball, “Brief Biographical Sketch”, Biblioteca de História da Igreja, Salt Lake City, p. 11).

  • O que Lucy Walker fez para adquirir um testemunho desse mandamento difícil?

  • Como você acha que o exemplo de Lucy Walker pode ajudar alguém que está tendo dificuldades para aceitar ou obedecer a um mandamento de Deus?

Peça aos alunos que pensem em alguém que conhecem pessoalmente ou das escrituras que obedeceu a um mandamento difícil e foi abençoado por sua obediência. Peça-lhes também que considerem o que essa pessoa fez que o ajudou a ser obediente. Convide alguns alunos para contar seus exemplos para a classe. Você pode contar um exemplo seu.

Preste testemunho de que receberemos as bênçãos de Deus quando obedecermos a Seus mandamentos, mesmo quando for difícil fazê-lo. Incentive os alunos a determinar o que farão para ajudá-los a obedecer melhor aos mandamentos de Deus.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 132:38–40 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique outras pessoas que praticaram o princípio do casamento plural.

  • De acordo com o versículo 39, por que era importante que os casamentos plurais fossem realizados por aqueles “que possuíam as chaves desse poder”, ou seja, as chaves seladoras do sacerdócio? (Isso indicava que o Senhor aprovava os casamentos.)

  • De acordo com o versículo 40, o que o Senhor disse que faria por meio de Joseph Smith? Saliente que a prática do casamento plural era parte da “[restauração de] todas as coisas” [D&C 27:6] de dispensações anteriores.)

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 132:41–48 explicando-lhes que o Senhor abordou o assunto do adultério em relação ao casamento plural. O Senhor ensinou que se alguém praticasse o casamento plural sob circunstâncias em que o Senhor não houvesse aprovado, a pessoa seria culpada de adultério. O Senhor assegurou ao profeta que todos os casamentos, inclusive os casamentos plurais, realizados “pela [Sua] palavra e de acordo com [Sua] lei” (versículo 48) e pelo poder selador do sacerdócio (versículo 46) seriam “[visitados] com bênçãos (…) e não [receberiam] condenação, quer na Terra, quer no céu” (versículo 48).

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 132:49–50 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique as bênçãos que o Senhor prometeu a Joseph Smith.

  • Quais bênçãos o Senhor prometeu a Joseph Smith?

  • De acordo com o versículo 50, por que o Senhor promete a Joseph Smith as mesmas bênçãos que Ele deu a Abraão?

Doutrina e Convênios 132:51–66

O Senhor aconselha Emma Smith e dá instruções quanto ao casamento plural.

Peça aos alunos que pensem por que o mandamento de praticar o casamento plural pode ter sido difícil, não só para o profeta Joseph Smith, mas principalmente para sua esposa, Emma. Peça a um aluno que leia em voz alta o seguinte parágrafo:

A obediência do profeta ao princípio do casamento plural foi uma terrível provação para ele e sua amada esposa, Emma. Apesar de dar seu consentimento, em maio de 1843, para Joseph se casar com mais esposas, Emma continuou a ter dificuldade para aceitar a prática do casamento plural. “Ela vacilou em sua visão do casamento plural, algumas vezes apoiando e outras vezes condenando” (“O casamento plural em Kirtland e Nauvoo”, Tópicos do Evangelho, topics.LDS.org). Como registrado em Doutrina e Convênios 132:51–57, o Senhor Se dirigiu especificamente à Sua “serva”, Emma, dando-lhe conselhos e instruções sobre o casamento plural.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Doutrina e Convênios 132:52–54, 56. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique os mandamentos e as promessas do Senhor para Emma Smith.

  • O que o Senhor ordenou que Emma fizesse?

Saliente que a palavra destruída como usada nesses versículos significa ser rejeitada ou separada de Deus (ver Atos 3:22–23; 1 Néfi 22:20; D&C 25:15). O profeta Joseph Smith recebeu a mesma advertência severa de que seria destruído, ou rejeitado, se ele não praticasse o casamento plural e o ensinasse a outras pessoas (ver Biography and Family Record of Lorenzo Snow, 1884, pp. 69–70).

  • O que o Senhor prometeu a Emma Smith caso ela obedecesse a Seus mandamentos?

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 132:57–62, explicando-lhes que o Senhor disse a Emma que Ele estava “com [seu marido, Joseph], como [esteve] com Abraão” (versículo 57). O Senhor repetiu que aquele que entra para o casamento plural de acordo com Sua lei e autoridade “estará justificado” ou aceito pelo Senhor (versículo 61).

Leia Doutrina e Convênios 132:63 em voz alta, começando com a expressão “porque elas lhes são dadas”. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique um motivo que o Senhor deu para instituir a prática do casamento plural.

  • O que significa a frase “multiplicar e encher a Terra”?

Peça a um aluno que leia Jacó 2:30 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como esse versículo nos ajuda a entender melhor os ensinamentos do Senhor registrados em Doutrina e Convênios 132:63.

  • O que significa “suscitar posteridade para [o Senhor]” (Jacó 2:30)?

  • Com base em Jacó 2:30 e Doutrina e Convênios 132:63, qual é o motivo pelo qual o Senhor, às vezes, instituiu o casamento plural? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro: O Senhor instituiu a prática do casamento plural em algumas épocas para dar mais oportunidades ao Seu povo de criar filhos justos para Ele.

Explique-lhes que os esforços dos primeiros membros da Igreja para obedecerem ao princípio do casamento plural “resultou em um grande número de filhos que nasceram dentro de lares de membros fiéis” (“O casamento plural e as famílias polígamas nos primórdios de Utah”, Tópicos do Evangelho, topics.LDS.org; ver também os comentários no manual do aluno de Doutrina e Convênios 132:63).

Observação: Se os alunos tiverem mais perguntas sobre a prática do casamento plural de Joseph Smith, consulte o artigo “O casamento plural em Kirtland e Nauvoo” no Tópico do Evangelho “O casamento plural e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias” (topics.LDS.org) para ajudar a responder às perguntas deles.

Declaração Oficial 1

O presidente Wilford Woodruff publica o Manifesto, que coloca um fim na prática do casamento plural na Igreja

Faça um resumo da Declaração Oficial 1 explicando aos alunos que, depois que os santos migraram para o Vale do Lago Salgado, o casamento plural começou a ser praticado abertamente. Embora o casamento plural tenha se tornado mais difundido entre os santos, provavelmente nunca foi praticado pela maioria dos membros adultos da Igreja. Entre as décadas de 1860 a 1880, o governo dos Estados Unidos aprovou leis destinadas a impedir essa prática. Em 25 de setembro de 1890, depois de buscar a orientação do Senhor em espírito de oração e receber uma revelação, o presidente Wilford Woodruff publicou o Manifesto, no qual aconselhava os membros a se “[absterem] de celebrar casamentos proibidos pelas leis do país” (Declaração Oficial 1). Embora um número relativamente pequeno de casamentos plurais tenha sido realizado após a sua publicação, o Manifesto acabaria resultando no fim da prática do casamento plural pelos membros da Igreja.

Encerre prestando testemunho de que o profeta Joseph Smith e os profetas subsequentes receberam e obedeceram fielmente aos mandamentos de Deus.