Instituto
Lição 21: Doutrina e Convênios 57–58


Lição 21

Doutrina e Convênios 57–58

Introdução e cronologia

Em obediência ao mandamento do Senhor de convocar uma conferência da Igreja no Missouri, o profeta Joseph Smith e outros viajaram cerca de 1.400 quilômetros de Ohio ao Missouri (ver D&C 52:2–5). Em 20 de julho de 1831, alguns dias após a chegada ao condado de Jackson, Missouri, Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 57. O Senhor declarou nessa revelação que Independence, Missouri devia ser o lugar central da cidade de Sião, com um templo, e vários indivíduos foram instruídos sobre seu papel na edificação de Sião.

Em 1º de agosto de 1831, menos de duas semanas após Joseph ter recebido essa revelação, determinando Independence, Missouri, como o lugar central de Sião, alguns membros abordaram o profeta, desejando saber a vontade do Senhor a respeito da participação deles na edificação de Sião. Em resposta, o Senhor concedeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 58. Nela, o Senhor instruiu os santos a respeito dos princípios sobre os quais a cidade de Sião deveria ser estabelecida, inclusive: a obediência aos mandamentos, a fidelidade em meio às tribulações, o uso do arbítrio para realizar muita retidão e o arrependimento e perdão.

14 de julho de 1831Joseph Smith e seus companheiros de viagem chegam no condado de Jackson, Missouri.

20 de julho de 1831A revelação em Doutrina e Convênios 57 é recebida.

Final de julho de 1831Os santos de Colesville e vários élderes chegam no condado de Jackson.

1º de agosto de 1831A revelação em Doutrina e Convênios 58 é recebida.

2–3 de agosto de 1831As terras do condado de Jackson, Missouri, são dedicadas para o estabelecimento de Sião e um terreno em Independence, Missouri, é dedicado para a construção do templo.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 57:1–16

O Senhor revela o local e instrui várias pessoas sobre o papel que desempenhariam no estabelecimento de Sião

Escreva no quadro as palavras Expectativas e Resultado real. Peça aos alunos que pensem em uma situação em que ficaram desapontados porque o resultado de um evento foi diferente do que esperavam ou desejavam. Convide alguns alunos para compartilhar suas experiências com a classe.

Peça-lhes que estudem Doutrina e Convênios 57–58 e identifiquem as verdades que os ajudarão a compreender melhor como manter-se fiel ao Senhor quando as coisas não acontecerem conforme o esperado.

Lembre aos alunos que o Senhor havia revelado anteriormente que a cidade de Sião seria estabelecida “na fronteira, próximo aos lamanitas” (D&C 28:9). Os santos entenderam que essa área ficava nos limites ocidentais do Missouri. Então, quando o Senhor mandou que o profeta Joseph Smith e vários élderes realizassem uma conferência da Igreja no Missouri (ver D&C 52:2), eles estavam ansiosos para saber a exata localização de Sião. Os santos estavam ansiosos porque sabiam que a participação no estabelecimento de Sião lhes permitiria receber a redenção, a proteção e a paz do Senhor (ver Isaías 51:11; 52:7–8; 3 Néfi 21:22–29; D&C 45:66–75; Moisés 7:61–64). Em junho de 1831, obedecendo às ordens do Senhor, Joseph Smith e vários élderes deixaram Kirtland, Ohio e viajaram cerca de 1.400 quilômetros até o Missouri, lá chegando um mês depois, no dia 14 de julho de 1831 (ver The Joseph Smith Papers, Documents [Documentos de Joseph Smith], Volume 2: julho de 1831–janeiro de 1833 ed. por Matthew C. Godfrey e outros, 2013, pp. 5–6).

Peça a um aluno que leia o cabeçalho de Doutrina e Convênios 57 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, identificando as perguntas que o profeta fez ao Senhor quando chegou ao condado de Jackson, Missouri.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 57:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o Salvador respondeu às perguntas do profeta.

  • Onde a cidade de Sião deveria ser construída?

  • De acordo com o versículo 3, onde deveria ser construído o templo em relação à terra de Sião?

  • O que vocês acham que há de significativo no fato de o Senhor localizar o templo no centro da cidade de Sião?

Resuma Doutrina e Convênios 57:4–16, explicando que o Senhor instruiu os santos a comprar propriedades em Independence, Missouri e em seus arredores. O Senhor também instruiu algumas pessoas a usar seus recursos pessoais para ajudar a estabelecer Sião.

Doutrina e Convênios 58:1–13

O Senhor exorta os élderes a permanecerem fiéis durante as tribulações

Diga aos alunos que os missionários e os membros do Ramo de Colesville, que receberam o mandamento de irem para o Missouri, chegaram alguns dias depois do profeta e sua comitiva. Alguns deles haviam imaginado que encontrariam uma comunidade florescente de novos membros, mas ficaram desapontados quando souberam que havia lá apenas alguns conversos. Outros ficaram desapontados porque a maior parte das terras do condado de Jackson não era cultivada. Além disso, o profeta Joseph Smith e o bispo Edward Partridge tiveram um desentendimento quanto às terras que deveriam ser compradas para os santos. Foi sob essas circunstâncias que o profeta Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 58, (ver The Joseph Smith Papers [Documentos de Joseph Smith], Volume 2, outubro de 1831–janeiro de 1833, pp. 12–13).

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 58:1 em silêncio, identificando o que o Senhor queria que os élderes entendessem quando chegassem ao Missouri.

  • Que princípio podemos aprender com as palavras do Senhor aos élderes no versículo 2? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Nossa recompensa eterna será maior se permanecermos fiéis em meio às tribulações.)

  • Como essa verdade pode ter ajudado os santos quando as circunstâncias em seu novo local de moradia não eram exatamente como esperavam?

Pergunte à classe se alguém poderia descrever brevemente algumas das perseguições e provações pelas quais os santos passariam durante os próximos meses no Missouri. (Se necessário, explique rapidamente que os santos foram perseguidos e atacados pelas pessoas da vizinhança no Missouri e que alguns membros da Igreja foram até assassinados. Essa perseguição acabou forçando os santos a deixar o condado de Jackson entre novembro e dezembro de 1833, e por fim, foram todos expulsos do Missouri durante o inverno de 1838–1839, quando o governador do Estado emitiu a ordem de extermínio contra eles.)

  • Como o princípio anotado no quadro e as promessas do Senhor, nos versículos 2–4 fortaleceram os santos durante as dificuldades que passaram no Missouri?

  • De acordo com o versículo 3, o que geralmente deixamos de perceber ou entender quando estamos passando por tribulações?

  • Como os ensinamentos desses versículos nos ajudam quando passamos por decepções e tribulações?

Resuma Doutrina e Convênios 58:6–13, explicando que uma das razões pelas quais o Senhor enviou os santos para aquele local era a de preparar os élderes para lançar os alicerces de Sião e começar a preparar a Terra para a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Nesses versículos, o Senhor mencionou uma parábola do Novo Testamento (ver Mateus 22:1–14; Lucas 14:12–24) que ensina que as pessoas de todas as nações serão convidadas a participar das bênçãos do evangelho.

Doutrina e Convênios 58:14–33

O Senhor descreve as responsabilidades de um bispo e ordena que os santos obedeçam às leis da terra, aconselhando-os a usar o arbítrio para fazer o bem

Lembre aos alunos que o bispo Edward Partridge, que fora chamado para permanecer no Missouri para administrar as propriedades da Igreja e comprar terras em Independence e em seus arredores, teve um desentendimento com o profeta sobre quais lotes comprar. Explique-lhes que em Doutrina e Convênios 58:15 encontra-se registrado que o Senhor advertiu o bispo Partridge que, se ele não se arrependesse de sua “incredulidade e cegueira de coração”, poderia cair. O bispo Partridge aceitou a advertência e a repreensão do Senhor com humildade (ver The Joseph Smith Papers [Documentos de Joseph Smith], volume 2, julho de 1831–janeiro de 1833, pp. 12–13). Resuma Doutrina e Convênios 58:16–20, explicando que o Senhor descreveu também alguns deveres e responsabilidades de Edward Partridge como bispo no Missouri. Em seguida, faça um resumo de Doutrina e Convênios 58:21–23, explicando que o Senhor instruiu os santos no Missouri a obedecer às leis da terra e às leis de Deus.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 58:24–28 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, identificando o que o Senhor disse que o bispo Partridge e seu conselheiros deveriam fazer.

  • De acordo com o versículo 25, o que o Senhor disse que o bispo Partridge e seus conselheiros deveriam fazer?

  • Como o fato de aconselharem-se mutuamente e com o Senhor os ajudaram a administrar os assuntos da Igreja no Missouri e edificar Sião?

  • Que doutrina e princípios aprendemos segundo os ensinamentos do Senhor a esses homens nos versículos 26–28, sobre o que o Senhor espera de nós? (Os alunos podem dar diferentes respostas, mas certifique-se de que eles identifiquem a seguinte verdade: Se esperarmos que o Senhor nos diga tudo o que devemos fazer, não receberemos recompensa, pois temos o poder de agir por nós mesmos. Se usarmos nosso arbítrio para realizar muita retidão, seremos recompensados. Incentive os alunos a marcarem essas verdades em suas escrituras.)

  • Por que era importante que as pessoas chamadas para edificar Sião entendessem esses princípios?

  • Por que é importante que entendamos essas verdades atualmente?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 58:29–33 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, identificando o que acontece àqueles que não usam seu arbítrio para fazer o bem ou que duvidam dos mandamentos do Senhor.

  • O que acontece com aqueles que não usam seu arbítrio para fazer o bem ou que duvidam dos mandamentos do Senhor?

  • De acordo com os versículos 32–33, como algumas pessoas reagem quando não recebem as bênçãos que elas acreditam merecer, mesmo tendo sido negligentes ou desobedientes?

  • Que advertência o Senhor dá a tais pessoas?

Testifique aos alunos que, embora o Senhor tenha revelado a localização da cidade de Sião, Ele ainda exigia que os santos usassem seu arbítrio para fazer o bem e ajudar a estabelecê-la. O mesmo se aplica a nós hoje em dia. Embora o Senhor nos oriente por meio de revelação, Ele espera que usemos nosso arbítrio para fazer o bem e “realizar muita retidão” (D&C 58:27) para levar a efeito Sua obra.

Peça aos alunos que ponderem sobre o que podem fazer para realizar muita retidão. Incentive-os a agir de acordo com quaisquer impressões que receberem.

Doutrina e Convênios 58:34–65

O Senhor dá orientações adicionais sobre Sião, ensina os princípios do arrependimento e do perdão e instrui os élderes a pregar o evangelho para o mundo todo

Explique-lhes que em Doutrina e Convênios 58:34–37, o Senhor dá instruções adicionais concernentes à terra de Sião. Ele orienta Martin Harris a consagrar seu dinheiro ao Senhor, para que os santos estabelecidos em Sião sigam seu exemplo e vivam a lei da consagração; que a terra seja comprada para construir um armazém e uma gráfica.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Doutrina e Convênios 58:38–43, 60. Peça à classe que acompanhe a leitura, identificando o conselho que o Senhor deu a Martin Harris, William W. Phelps e Ziba Peterson quando eles se preparavam para edificar Sião.

  • Como os pecados daqueles homens os impediram de ajudar na construção de Sião?

  • Como nossos pecados podem limitar nossa capacidade de servir ao Senhor?

  • Que verdade o Senhor ensinou àqueles homens sobre o arrependimento no versículo 42? (Os alunos devem identificar a seguinte verdade: Se nos arrependemos de nossos pecados, o Senhor nos perdoará e não Se lembrará mais deles.)

  • Como essa verdade nos traz esperança?

  • Que verdade o Senhor ensinou àqueles homens sobre o arrependimento nos versículos 43? (Ajude os alunos a identificar a seguinte verdade: Para nos arrepender, precisamos confessar e abandonar nossos pecados.)

Para ajudar os alunos a entender o que significa confessar e perdoar os pecados, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Neil L. Andersen

“O abandono do pecado implica nunca voltar a cometê-lo. O abandono exige tempo. Para ajudar-nos, o Senhor às vezes permite que resíduos de nossos erros permaneçam em nossa lembrança. Isso é parte vital do nosso aprendizado na mortalidade.

Se sinceramente confessarmos nossos pecados, repararmos como pudermos a nossa ofensa e abandonarmos nossos pecados por meio da obediência aos mandamentos, estaremos no processo de receber o perdão. Com o tempo, sentiremos a angústia de nosso sofrimento amenizar, ‘[aliviando] o coração da culpa’ (Alma 24:10) e proporcionando ‘paz de consciência’ (Mosias 4:3)”, (Neil L. Andersen, “Arrependendo-vos (…) para que Eu vos cure”, A Liahona, novembro de 2009, p. 42).

Preste testemunho de que, devido à Expiação de Jesus Cristo, podemos ser completamente perdoados de nossos pecados. Incentive os alunos a se arrependerem, confessando e abandonando seus pecados.

Resuma Doutrina e Convênios 58:44–65, explicando que o Senhor disse aos élderes que ficariam no Missouri que eles deveriam comprar terras e se preparar para a reunião dos santos em Sião, que incluía a pregação do evangelho a todo o mundo.