Instituto
Lição 3: Doutrina e Convênios 3; 10


Lição 3

Doutrina e Convênios 310

Introdução e cronologia

Em junho de 1828, Martin Harris saiu de Harmony, Pensilvânia, com as primeiras 116 páginas do manuscrito do Livro de Mórmon e levou-as a Palmyra, Nova York, para mostrá-las a alguns familiares. Quando Martin não retornou na data marcada, Joseph Smith viajou para a casa de seus pais em Manchester, Nova York, onde ficou sabendo que Martin havia perdido as páginas do manuscrito. Joseph ficou arrasado e partiu no dia seguinte para sua casa em Harmony. Depois de chegar lá em julho de 1828, ele recebeu a revelação que se encontra registrada em Doutrina e Convênios 3. Nessa revelação o Senhor repreendeu Joseph e disse que ele havia perdido o privilégio de traduzir por um tempo, mas o Senhor o tranquilizou dizendo: “És ainda escolhido; e és chamado à obra outra vez” (D&C 3:10). Mais adiante, o Senhor explicou Seu propósito em trazer à luz o Livro de Mórmon e declarou que Sua obra triunfaria apesar da maldade dos homens.

Depois que Joseph Smith passou por um período de arrependimento (D&C 3:14), as placas que Morôni havia tirado dele quando o manuscrito foi perdido foram devolvidas a Joseph, e ele recebeu novamente o dom de traduzir. Após retomar a tradução, Joseph recebeu a revelação em Doutrina e Convênios 10 (embora algumas partes possam ter sido recebidas já no verão de 1828). Nessa revelação, o Senhor ordenou a Joseph que não retraduzisse as partes do manuscrito perdido. O profeta soube, então, que haviam sido feitas preparações inspiradas para compensar o manuscrito perdido e para preservar a mensagem do Livro de Mórmon.

14 de junho de 1828Martin Harris leva as 116 páginas do manuscrito do Livro de Mórmon de Harmony, Pensilvânia, para Palmyra, Nova York.

Julho de 1828 Joseph Smith viaja para Manchester, Nova York, e fica sabendo que o manuscrito havia sido perdido.

Julho de 1828Joseph Smith retorna a Harmony, Pensilvânia, e recebe Doutrina e Convênios 3.

22 de setembro de 1828Depois de ficar sem as placas e o Urim e Tumim devido a sua transgressão envolvendo o manuscrito, Joseph Smith recebe-os novamente das mãos de Morôni.

5 de abril de 1829Oliver Cowdery chega a Harmony para ajudar na tradução do Livro de Mórmon.

Abril de 1829Doutrina e Convênios 10 é recebida (embora algumas partes possam ter sido recebidas já no verão de 1828).

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 3:1–20

O Senhor declara que Sua obra não pode ser frustrada e repreende Joseph Smith

Peça aos alunos que pensem em uma ocasião em que alguém tentou persuadi-los a agir de modo contrário aos mandamentos de Deus.

  • Por que, às vezes, é difícil resistir à pressão social para fazer algo errado?

Explique aos alunos que, enquanto traduzia o Livro de Mórmon, Joseph Smith se sentiu pressionado a ignorar o conselho de Deus. Peça aos alunos que, durante o estudo de Doutrina e Convênios 3 e 10, procurem princípios que possam ajudá-los a resistir à pressão de outras pessoas para agir de modo contrário ao conselho de Deus.

Peça aos alunos que digam o que sabem sobre a perda das 116 páginas do manuscrito do Livro de Mórmon. Conforme necessário, acrescente os detalhes a seguir às respostas dos alunos:

De abril a junho de 1828, o profeta traduziu as placas em sua casa em Harmony, Pensilvânia, com Martin Harris, um fazendeiro muito bem-sucedido, que estava ajudando Joseph como seu escrevente. Martin era 22 anos mais velho que Joseph e tinha dado dinheiro a Joseph e Emma para ajudar na mudança para Harmony, onde morava a família de Emma, além de ajudar no sustento de Joseph enquanto traduzia as placas. Lucy Harris, esposa de Martin, tinha ficado muito preocupada com o interesse e envolvimento financeiro de Martin na tradução das placas. Ela e outras pessoas começaram a pressionar Martin para que ele provasse que as placas existiam. Para pôr um fim à preocupação deles, Martin pediu a Joseph que pedisse permissão ao Senhor para que ele levasse as 116 páginas do manuscrito, que já estavam prontas, para mostrá-las como evidência.

  • Por que esse pedido pode ter colocado o profeta em uma situação difícil?

Peça a um aluno que leia o seguinte relato de Joseph Smith em voz alta:

“Perguntei, e a resposta foi que ele não poderia fazê-lo. Contudo, ele não ficou satisfeito com essa resposta e desejou que eu perguntasse novamente. Eu o fiz, e a resposta foi a mesma. Ainda assim, ele não se contentou, mas insistiu que eu perguntasse mais uma vez” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 66).

  • Por que vocês acham que Joseph Smith insistiu em fazer a mesma pergunta a Deus mesmo depois de receber uma resposta clara?

Peça a outro aluno que leia os seguintes detalhes históricos adicionais:

Depois de muita insistência por parte de Martin, Joseph perguntou uma terceira vez e o Senhor permitiu que Martin levasse o manuscrito sob determinadas condições (ver Ensinamentos: Joseph Smith, p. 67). Martin prometeu que mostraria o manuscrito somente à esposa dele e a alguns outros membros da família. Martin voltou para Nova York com o manuscrito, mas após várias semanas não retornou nem deu notícias, como ele e o profeta haviam combinado. Finalmente, Joseph viajou para a casa de seus pais e, chegando lá, pediu que chamassem Martin para saber a razão de sua ausência. Depois de esperarem a manhã inteira, Martin chegou e sentou-se para comer com a família Smith, mas acabou derrubando imediatamente seus talheres. Quando perguntaram a ele se estava bem, ele exclamou: “Minha alma está perdida!” e acabou admitindo que havia perdido as 116 páginas do manuscrito (ver Lucy Mack Smith, “Lucy Mack Smith, History, 1845”, pp. 130–131, josephsmithpapers.org).

  • Que pensamentos, sentimentos ou preocupações vocês teriam tido se estivessem no lugar de Joseph naquele momento?

Peça a um aluno que leia em voz alta as palavras de Joseph quando ficou sabendo que o manuscrito havia sido perdido:

“Tudo está perdido! Tudo está perdido! O que farei? Pequei. Fui eu que desafiei a ira de Deus. Devia ter ficado satisfeito com a primeira resposta que recebi do Senhor, porque Ele me disse que não era seguro deixar que o manuscrito saísse de minhas mãos” (Joseph Smith, em Lucy Mack Smith, “Lucy Mack Smith, History, 1845”, p. 131, josephsmithpapers.org).

Explique aos alunos que devido ao fato de Joseph ter “aborrecido o Senhor ao pedir permissão para que deixasse que Martin Harris levasse os escritos” (Manuscript History of the Church, vol. A-1, p. 10, josephsmithpapers.org), Morôni levou o Urim e Tumim, e Joseph perdeu o dom de traduzir. Porém, Morôni prometeu que Joseph poderia recebê-los novamente caso fosse humilde e penitente. Depois que Joseph retornou para Harmony e suplicou ao Senhor por perdão, Morôni devolveu temporariamente o Urim e Tumim, por meio dos quais Joseph recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 3.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 3:1–3 em voz alta. Peça aos alunos que identifiquem o que o Senhor queria que Joseph entendesse.

  • Que conceito o Senhor ensinou a Joseph sobre Sua obra? (Os alunos devem identificar algo como o seguinte: A obra de Deus não pode ser frustrada.)

  • Como o conhecimento desse princípio pode ter ajudado Joseph Smith durante essa época difícil?

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Doutrina e Convênios 3:4–11. Peça à classe que identifique o conselho e a correção que o Senhor deu a Joseph Smith em relação a seu papel na perda do manuscrito.

  • De que maneira Joseph “[seguiu] as persuasões dos homens” e “[temeu mais aos homens do que a Deus]” (D&C 3:6–7)?

  • O que esses acontecimentos nos ensinam que pode acontecer quando tememos mais aos homens do que a Deus?

  • De acordo com o versículo 8, que princípio podemos aprender com esse relato a respeito do que o Senhor fará por nós se formos fiéis a Ele? (Se formos fiéis ao Senhor, Ele vai nos proteger contra os dardos inflamados do adversário e permanecer conosco nos momentos difíceis.)

  • De que forma a pressão de outras pessoas para fazermos o que é errado se compara aos dardos inflamados do adversário?

Peça aos alunos que pensem em uma situação em que escolheram ser fiéis ao Senhor em vez de ceder à pressão do mundo. Peça a alguns alunos que contem de que maneira o Senhor os tem amparado em suas aflições por terem sido obedientes.

Incentive os alunos a decidir como vão permanecer fiéis ao Senhor e não ceder à pressão ao redor deles.

Resuma Doutrina e Convênios 3:12–20, explicando que o Senhor lembrou a Joseph que ele perdera o privilégio de traduzir por um tempo porque não confiou no conselho do Senhor. Entretanto, o Senhor assegurou a ele que Sua obra iria avante e que por meio do Livro de Mórmon o povo do Senhor conheceria o Salvador.

Doutrina e Convênios 10:1–29

O Senhor alerta sobre os planos de Satanás de destruir Joseph Smith e a obra de Deus

Explique aos alunos que depois de receber a revelação registrada em Doutrina e Convênios 3, Joseph Smith continuou a humilhar-se perante Deus e recebeu novamente o dom para traduzir o Livro de Mórmon em setembro de 1828. Em abril de 1829 ele já havia recebido a revelação em Doutrina e Convênios 10, embora algumas partes possam ter sido recebidas no verão de 1828. Escolha um aluno para ler em voz alta o cabeçalho da seção 10 de Doutrina e Convênios. Peça aos alunos que procurem o que o Senhor disse ao profeta a respeito das 116 páginas perdidas do manuscrito.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 10:1–7 em voz alta e peça à classe que identifique o conselho que o Senhor deu a Joseph quando ele começou a traduzir novamente. Peça a alguns alunos que relatem o que encontrarem.

  • O que podemos aprender com o conselho do Senhor a Joseph no versículo 5? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: Se orarmos sempre, poderemos vencer Satanás e aqueles que apoiam o trabalho dele.)

  • Como a oração pode nos ajudar a vencer Satanás e escapar daqueles que apoiam o trabalho dele?

Peça a alguns alunos que deem exemplos de como a oração os ajudou a resistir às tentações de Satanás. (Lembre aos alunos de que não precisam compartilhar experiências muito pessoais ou particulares.)

Resuma Doutrina e Convênios 10:8–19, explicando que o Senhor alertou Joseph sobre o plano astuto de Satanás para desacreditar seu trabalho se Joseph retraduzisse as 116 páginas do manuscrito perdido.

Explique-lhes que em Doutrina e Convênios 10:20–29 o Senhor fala a respeito da influência de Satanás sobre os que obtiveram as 116 páginas do manuscrito e como Satanás alcança seus propósitos iníquos. Desenhe duas colunas no quadro. Escreva O objetivo de Satanás em uma coluna e na outra escreva As estratégias de Satanás. Divida a classe em dois grupos. Peça a um grupo que leia Doutrina e Convênios 10:20–29 em silêncio e identifique o que esses versículos ensinam sobre os objetivos de Satanás. Peça ao outro grupo que leia os mesmos versículos e identifique as estratégias que Satanás usa para alcançar seus objetivos. Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça aos alunos que relatem o que encontraram e escrevam suas respostas na coluna adequada no quadro.

  • O que aprendemos com esses versículos sobre os propósitos de Satanás? (À medida que os alunos falarem sobre os princípios que identificaram, saliente o seguinte: Satanás deseja destruir nossa alma e a obra de Deus. Você pode anotar essa verdade no quadro. Sugira também aos alunos que marquem as palavras e frases que ensinam essa verdade nos versículos 22–23 e 27.)

  • Como o fato de sabermos os objetivos e as estratégias de Satanás nos ajuda a evitar e escapar de suas armadilhas?

Doutrina e Convênios 10:30–70

Joseph Smith toma conhecimento do plano de Deus para frustrar os esforços de Satanás a fim de destruir a obra do Senhor

Resuma Doutrina e Convênios 10:30–45, explicando que o Senhor ordenou a Joseph que não retraduzisse a parte das placas das quais as 116 páginas perdidas haviam sido traduzidas. Em vez disso, o Senhor ordenou ao profeta que traduzisse o registro contido nas placas menores de Néfi. Devido a Sua onisciência, o Senhor inspirou Mórmon a incluir em seu registro as placas menores de Néfi, que cobriam aproximadamente o mesmo período de tempo das placas perdidas. Peça a um aluno que leia os versículos 44–45 em voz alta e peça à classe que observe o que o Senhor diz sobre o registro que havia sido perdido em comparação com o registro contido nas placas menores de Néfi.

Resuma Doutrina e Convênios 10:46–70, explicando que o Senhor também instruiu Joseph sobre o papel do Livro de Mórmon ao estabelecer Sua doutrina.

Encerre prestando testemunho das doutrinas e dos princípios ensinados nessas revelações.