Instituto
Lição 25: Doutrina e Convênios 66–70


Lição 25

Doutrina e Convênios 66–70

Introdução e cronologia

Em 29 de outubro de 1831, William E. McLellin, um converso recente da Igreja, fez cinco perguntas ao Senhor e orou para receber as respostas por intermédio do profeta Joseph Smith. William pediu ao profeta que orasse ao Senhor em seu nome. Joseph nada sabia sobre a oração de William ou de suas cinco perguntas. Ele orou ao Senhor e recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 66. Na revelação, o Senhor prometeu bênçãos e ofereceu conselhos específicos sobre a situação espiritual de William e seu chamado para pregar o evangelho.

Em novembro de 1831, os portadores do sacerdócio da Igreja se reuniram para uma série de conferências em Hiram, Ohio, para debater sobre a publicação das revelações que o profeta Joseph Smith recebera do Senhor até aquele momento. Durante a conferência, o Senhor concedeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 1 e a designou como a introdução do livro de revelações que seria publicado. O Senhor também concedeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 67, dirigida aos que questionavam a linguagem das revelações recebidas pelo profeta.

Quatro dos élderes presentes na conferência pediram a Joseph Smith que perguntasse ao Senhor sobre Sua vontade a respeito deles. Em resposta, o Senhor concedeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 68. A revelação inclui conselhos àqueles chamados para pregar o evangelho, um entendimento ampliado sobre o que constitui as escrituras, instruções sobre o chamado dos bispos e um mandamento aos pais de ensinar aos filhos os princípios e as ordenanças do evangelho.

Durante os dias de conferência, Oliver Cowdery recebeu a designação de levar o manuscrito das revelações compiladas de Joseph Smith, de Ohio para o Missouri. No dia 11 de novembro de 1831, Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 69, instruindo John Whitmer a acompanhar Oliver ao Missouri e a continuar coletando material histórico, como parte do chamado como historiador e registrador da Igreja. No dia seguinte, na conferência em Hiram, Ohio, o profeta recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 70. Nela, o Senhor designou seis homens para supervisionar a publicação das revelações.

29 de outubro de 1831A revelação em Doutrina e Convênios 66 é recebida.

1–2 de novembro de 1831Os élderes debatem sobre a publicação das revelações do Senhor a Joseph Smith (o Livro de Mandamentos) em uma conferência da Igreja realizada em Hiram, Ohio. Durante a conferência, o profeta recebe a revelação registrada em Doutrina e Convênios 67–68.

11 de novembro de 1831A revelação em Doutrina e Convênios 69 é recebida.

12 de novembro de 1831A revelação em Doutrina e Convênios 70 é recebida.

20 de novembro de 1831Oliver Cowdery e John Whitmer partem de Ohio para o Missouri com as revelações que seriam impressas no Livro de Mandamentos.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 66

O Senhor aconselha William E. McLellin ordenando que pregue o evangelho e abandone a iniquidade.

Peça aos alunos que pensem em uma ocasião em que desejaram melhorar ou progredir espiritualmente.

  • Como vocês sabem se estão progredindo espiritualmente?

  • Como vocês sabem no que devem se concentrar para progredir espiritualmente?

Peça aos alunos que durante o estudo de Doutrina e Convênios 66 identifiquem verdades que possam orientá-los no esforço de progredir espiritualmente.

Para ajudá-los a compreender o contexto histórico de Doutrina e Convênios 66, explique-lhes que o destinatário da revelação registrada em Doutrina e Convênios 66 era William E. McLellin, que havia se batizado em agosto de 1831. Logo após seu batismo, ele foi ordenado élder e acompanhou Hyrum Smith durante algumas semanas como missionário. Em outubro, viajou para Ohio para uma conferência da Igreja, onde conheceu o profeta Joseph Smith. Em 29 de outubro, o irmão McLellin orou em segredo, pedindo ao Senhor que revelasse respostas para cinco perguntas específicas por meio de Joseph Smith. (Nenhum documento foi encontrado com o registro dessas perguntas.) Sem mencionar ao profeta sobre sua oração e suas perguntas, William pediu por uma revelação. Enquanto o profeta Joseph ditava a revelação registrada em Doutrina e Convênios 66, William percebeu que o Senhor de fato respondera cada uma das cinco perguntas. Como parte da revelação, o Senhor deu instruções e advertências específicas a William que o ajudaram a conhecer sua posição perante o Senhor e saber o que precisava fazer para progredir espiritualmente.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 66:1–2 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse sobre o progresso espiritual de William McLellin.

  • O que o Senhor disse sobre o progresso espiritual de William?

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 66:3 em silêncio, identificando o que o Senhor disse que William ainda precisava fazer. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • O que podemos aprender com esses versículos sobre como o Senhor nos ajuda a crescer espiritualmente? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte no quadro: O Senhor nos mostra as coisas das quais precisamos nos arrepender.)

  • De que maneiras o Senhor nos mostra as coisas das quais precisamos nos arrepender?

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência. Peça à classe que ouça atentamente uma maneira pela qual podemos pedir ao Senhor que nos mostre do que precisamos nos arrepender.

Imagem
Presidente Henry B. Eyring

“Uma das perguntas que precisamos fazer ao Pai Celestial em nossas orações pessoais é: ‘O que fiz hoje, ou deixei de fazer, que Te desagradou? Se eu souber de algo, vou sem demora arrepender-me de todo o coração’. Essa humilde oração será respondida” (Henry B. Eyring, “Não deixem para depois”, A Liahona, janeiro de 2000, p. 40).

Resuma Doutrina e Convênios 66:4–9 explicando que o Senhor disse a William McLellin que ele deveria acompanhar Samuel H. Smith em uma missão às terras do leste e proclamar o evangelho. O Senhor também disse que ele ainda não havia sido chamado para ir à terra de Sião, mas que se tivesse condições, deveria enviar dinheiro para ajudar os que estavam se estabelecendo em Sião.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 66:10 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o conselho do Senhor e a advertência a William. Você pode ter que explicar aos alunos que a palavra embaraçar significa ficar sobrecarregado.

  • Qual era a tentação que o Senhor disse que William tinha que sobrepujar?

  • Que doutrina esses versículos ensinam sobre o conhecimento do Senhor? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: O Senhor conhece nossas fraquezas e tentações específicas.)

  • Na opinião de vocês, por que é importante entender que o Senhor conhece nossas fraquezas e tentações específicas?

  • De que maneira essa verdade ilustra a doutrina que identificamos no versículo 3?

Ressalte que, além de conhecer nossas fraquezas e tentações, o Senhor conhece nossos pontos fortes e nossas habilidades. Ele pode nos orientar espiritualmente e nos advertir dos perigos que vão impedir nosso crescimento espiritual porque Ele conhece cada um de nós. O Senhor sabe como nos ajudar quando somos tentados e virá em nosso socorro se nos achegarmos a Ele (ver D&C 62:1).

Convide os alunos a ponderar em espírito de oração para saber do que eles precisam se arrepender e o que o Pai Celestial gostaria que fizessem para se aproximarem Dele. Preste testemunho de que eles receberão bênçãos se seguirem o conselho do Senhor e se arrependerem de seus pecados.

Resuma Doutrina e Convênios 66:11–13 explicando que o Senhor prometeu a William que se ele seguisse o conselho dado nessa revelação e magnificasse seu ofício, receberia a vida eterna.

Doutrina e Convênios 67

O Senhor Se dirige aos irmãos que questionam a linguagem usada nas revelações dadas a Joseph Smith

Escolha um aluno para ler em voz alta o cabeçalho de Doutrina e Convênios 67. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o contexto histórico dessa revelação.

  • O que muitos élderes testificaram durante a conferência?

Explique aos alunos que, embora durante a conferência muitos élderes tenham recebido uma confirmação espiritual da veracidade das revelações, outros élderes não a receberam.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 67:1–4 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, identificando o que o Senhor disse aos élderes na conferência.

  • De acordo com versículo 3, por que alguns élderes não receberam um testemunho espiritual da veracidade das revelações?

Saliente a frase que se encontra no cabeçalho da seção que diz: “haviam surgido alguns comentários sobre a linguagem usada nas revelações” e explique-lhes que durante a conferência, alguns élderes questionaram as imperfeições da linguagem nas revelações. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 67:5–9 em voz alta e peça à classe que acompanhe a leitura, identificando o que o Senhor disse aos que questionavam a linguagem das revelações.

Preste seu testemunho de que, embora a linguagem de Joseph Smith não fosse perfeita, o Senhor revelou verdades ao profeta e permitiu que ele as expressasse usando sua própria capacidade e seus melhores esforços inspirados.

  • Que desafio o Senhor lançou àqueles que pensavam que poderiam se expressar com uma linguagem melhor do que a usada nas revelações?

Explique-lhes que William McLellin, que havia sido professor, aceitou o desafio. Peça a um aluno que leia em voz alta o seguinte relato:

William McLellin se voluntariou para escrever uma revelação semelhante à que o Senhor tinha dado anteriormente ao profeta Joseph Smith, mas não foi bem-sucedido. Joseph Smith observou que todos os presentes que testemunharam essa vã tentativa de criar uma revelação, “renovaram a fé na plenitude do evangelho, na veracidade dos mandamentos e das revelações que o Senhor tinha dado à Igreja por meu intermédio; e os élderes concordaram em prestar testemunho de sua veracidade a todo o mundo” (Joseph Smith, em Manuscritpt History of the Church [História Manuscrita da Igreja], vol. A–1 p. 162, josephsmithpapers.org).

  • O que aprendemos com essa experiência e com as palavras do Senhor nos versículos 5–9 sobre o que Ele revela por intermédio de Seus profetas? (Embora os alunos possam usar palavras diferentes, eles devem identificar a seguinte verdade: Deus revela as verdades por meio de Seus profetas, a despeito de suas fraquezas e imperfeições.)

Você pode pedir a alguns alunos que prestem testemunho dessa doutrina. Testifique sobre a veracidade das revelações dadas pelo Senhor à Igreja por meio de Seus profetas vivos.

Resuma Doutrina e Convênios 67:10–14 explicando que o Senhor prometeu aos élderes que se eles se despissem da inveja e dos temores e fossem humildes, veriam o Salvador. O Senhor explicou que eles não podiam habitar em Sua presença agora, mas os incentivou a continuar em paciência até serem aperfeiçoados.

Doutrina e Convênios 68

O Senhor explica o significado das escrituras, aconselha os que são chamados para pregar o evangelho, revela verdades sobre o chamado de bispo e dá instruções aos santos em Sião

Escolha um aluno para ler em voz alta o cabeçalho da seção 68 de Doutrina e Convênios . Peça à classe que acompanhe a leitura, identificando o que deu origem a essa revelação.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 68:1 em voz alta. Peça à classe que identifique a designação que o Senhor deu a Orson Hyde.

  • Como Orson deveria ensinar o evangelho? (Pelo Espírito do Deus vivo.)

Explique-lhes que no versículo 2, o Senhor disse que o encargo que Ele deu a Orson Hyde é um padrão para todos os que são chamados para pregar o evangelho. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 68:3–5 em voz alta. Peça à classe que identifique por que é importante aos que são chamados para pregar o evangelho que o façam pelo Espírito.

  • Que verdade aprendemos no versículo 4 sobre o que acontece quando os servos do Senhor falam quando movidos pelo Espírito Santo? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Quando os servos do Senhor são movidos pelo Espírito Santo, suas palavras guiam as pessoas à salvação.)

Explique-lhes que aqueles que são ordenados a pregar o evangelho, quando movidos pelo Espírito, podem declarar a palavra do Senhor às pessoas que estão ensinando e ajudá-las a obter um testemunho da verdade. Além disso, as palavras dos profetas, videntes e reveladores, quando movidas pelo Espírito Santo são consideradas escrituras (ver D. Todd Christofferson, “A bênção das escrituras”, A Liahona, maio de 2010, p. 35). O presidente J. Reuben Clark Jr. (1871–1961), da Primeira Presidência afirmou que os profetas, videntes e reveladores “têm o direito, o poder e a autoridade para declarar a mente e a vontade de Deus a Seu povo, estando sujeitos ao poder e à autoridade supremos do presidente da Igreja (…), porque ele é o profeta, vidente e revelador para toda a Igreja” (“When are Church leaders’s words entitled to claim of scripture?” [Quando podemos chamar de escritura as palavras dos líderes da Igreja?]Church News, 31 de julho de 1954, pp. 9–10).

  • De que maneiras os servos do Senhor os ajudam a prosseguir rumo à salvação?

Explique-lhes que em Doutrina e Convênios 68:6–35, o Senhor chamou élderes fiéis para pregar o evangelho e batizar a todos os que cressem. Ele também revelou detalhes sobre o chamado de bispo e deu instruções aos habitantes de Sião.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 68:25–27 em voz alta. Peça à classe que identifique as instruções que o Senhor deu aos pais em Sião.

  • Que mandamentos o Senhor deu aos pais no versículo 25? (O Senhor ordenou aos pais que ensinem a seus filhos a doutrina do arrependimento, da fé em Cristo, do batismo e do dom do Espírito Santo.)

  • O que o Senhor disse que acontecerá aos pais que não ensinarem tais princípios e ordenanças aos filhos?

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 68:28–35, explicando que, além de aconselhar os pais a “[ensinar] seus filhos a orar e a andar em retidão perante o Senhor” (D&C 68:28), os santos foram instruídos a santificar o Dia do Senhor, lembrar-se de seus labores e eliminar a ociosidade. O Senhor também expressou Sua insatisfação com a iniquidade e a ganância de alguns habitantes de Sião.

Doutrina e Convênios 69–70

O Senhor ordena que John Whitmer continue seu trabalho como historiador da Igreja e designa seis mordomos para publicarem Suas revelações.

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 69, explicando que o Senhor designou John Whitmer para acompanhar Oliver Cowdery ao Missouri, levando as revelações para serem publicadas. O Senhor declarou a John Whitmer que seus deveres como historiador da Igreja eram “para o bem da igreja e para as gerações vindouras” (D&C 69:8).

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 70, explicando que o Senhor designou seis homens, incluindo o profeta Joseph Smith, como mordomos das revelações, tendo a responsabilidade de publicá-las para o mundo.

Termine convidando alguns alunos a compartilhar um princípio ou uma doutrina ensinada nessas revelações que seja significativa para eles e peça-lhes que expliquem por que ela é importante. Incentive-os a aplicar essas verdades agindo de acordo com quaisquer impressões que receberem.