Instituto
Lição 12: Doutrina e Convênios 29


Lição 12

Doutrina e Convênios 29

Introdução e cronologia

Em setembro de 1830, pouco antes da segunda conferência da Igreja ser realizada em Fayette, Nova York, alguns antigos membros da Igreja supuseram que as profecias do Livro de Mórmon sobre Sião e a reunião dos eleitos de Deus seriam cumpridas em breve. Um grupo de seis élderes e três outros membros da Igreja se reuniram e perguntaram ao Senhor a respeito dessas profecias. Em resposta à solicitação deles, Joseph Smith recebeu a revelação que hoje se encontra em Doutrina e Convênios 29. Nessa revelação, o Senhor lhes ensinou sobre a reunião dos eleitos do Salvador antes de Sua Segunda Vinda e sobre nossa redenção da Queda de Adão e Eva por meio da Expiação de Jesus Cristo.

Junho a outubro de 1830Joseph Smith dita Moisés 1–5 ao trabalhar na tradução inspirada dos primeiros capítulos de Gênesis.

Agosto a setembro de 1830Os membros da Igreja são confundidos pelas supostas revelações de Hiram Page.

Setembro de 1830Doutrina e Convênios 29 é recebida.

Setembro de 1830Doutrina e Convênios 28 é recebida (provavelmente depois de Doutrina e Convênios 29 ter sido recebida).

26 a 28 de setembro de 1830A segunda conferência da Igreja é realizada em Fayette, Nova York.

Outubro de 1830Oliver Cowdery e seus companheiros missionários partem para uma missão aos lamanitas.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 29:1–29

Jesus Cristo reúne Seus eleitos em preparação para Sua Segunda Vinda

Antes da aula, escreva no quadro as seguintes palavras: tribulação e desolação.

Quando a aula começar, peça aos alunos que expliquem como essas palavras poderiam ser usadas para descrever nossos dias e os que culminarão na Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Saliente que embora algumas pessoas se sintam preocupadas com as tribulações e a desolação que existem e virão a existir no mundo, o Senhor revelou verdades que vão guiar-nos e ajudar-nos nesses momentos difíceis. Peça aos alunos que procurem verdades ao estudarem Doutrina e Convênios 29 que ensinem o que devemos fazer para ser protegidos dos dias de tribulação e desolação e estar preparados para eles.

Explique aos alunos que, em setembro de 1830, pouco antes de uma conferência da Igreja ser realizada em Fayette, Nova York, seis élderes e três outros membros da Igreja se reuniram para discutir vários assuntos, inclusive a transgressão de Adão e Eva e a profecia referente ao surgimento de Sião (ver Isaías 52:8; 3 Néfi 16:18; 21:22–24.) Eles se uniram em oração concernente a esses assuntos e, em resposta, o Senhor deu a Joseph Smith a revelação que se encontra em Doutrina e Convênios 29.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 29:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse que faria por Seu povo.

  • O que o Senhor disse que faria por Seu povo?

Mostre aos alunos uma gravura de uma galinha reunindo seus pintinhos.

Imagem
Quantas vezes
  • Em que sentido o Senhor é como uma galinha que reúne seus pintinhos embaixo das asas? (O Senhor procura reunir-nos e proteger-nos por causa de Seu amor por nós.)

  • Que princípio podemos identificar no versículo 2 referente ao que precisamos fazer para sermos reunidos pelo Senhor? (Embora eles possam usar outras palavras, os alunos devem identificar que, se atendermos à voz do Salvador, nos humilharmos e invocarmos a Deus em oração, o Salvador vai nos reunir e proteger. Escreva esse princípio no quadro.)

  • O que significa “atender” à voz do Salvador?

  • Quais são algumas coisas contra as quais precisamos de proteção em nossos dias?

Peça a dois alunos que se revezem lendo em voz alta Doutrina e Convênios 29:3–8 e peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor conclamou os élderes a fazerem e por quê.

  • De acordo com os versículos 4, 7–8, o que o Senhor conclamou os élderes a fazerem? (Proclamar o evangelho para reunir os eleitos do Senhor.)

Explique aos alunos que, quando essa revelação foi dada, o número de membros da Igreja era pequeno e os santos foram ordenados a reunir-se em “um mesmo local” (D&C 29:8). Contudo, à medida que a Igreja cresceu, o Senhor ordenou que os santos permanecessem em suas próprias terras e se reunissem nos locais em que moravam. Hoje em dia, reunimo-nos nas estacas de Sião, nos lugares em que moramos.

  • De acordo com o versículo 7, como o Senhor descreve os eleitos?

Peça aos alunos que identifiquem a doutrina ensinada no versículo 8 referente ao motivo pelo qual o Senhor reúne Seus eleitos. (Os alunos devem identificar que o Senhor reúne os eleitos para que eles possam estar preparados em todas as coisas para os tempos de tribulação e desolação que advirão aos iníquos. Escreva essa doutrina no quadro.)

  • O que vocês acham que significa a frase “estejam prontos em todas as coisas” (versículo 8)?

  • Por que vocês acham que a reunião com outros santos pode ajudar a preparar-nos para os tempos de tribulação?

  • Em que lugares nós, santos, nos reunimos hoje que nos ajudam a preparar-nos para as tribulações?

Resuma Doutrina e Convênios 29:9–13 explicando que nesses versículos, o Salvador declarou que Ele virá novamente em “poder e grande glória” (versículo 11), que os iníquos serão queimados em Sua vinda e que os justos habitarão com Ele por mil anos na Terra.

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 29:14–21 em silêncio e identifiquem as tribulações que ocorrerão nos últimos dias. Antes que os alunos leiam, explique-lhes que grande parte do que está descrito nos versículos 18–21 acontecerá aos exércitos iníquos que se reunirão contra Israel na batalha final de Armagedom (ver D&C 29:21; ver também os cabeçalhos de capítulo de Ezequiel 36–39 e de Zacarias 12–14). Peça a alguns alunos que relatem o que descobriram.

  • Por que vocês gostariam de ser reunidos como um dos eleitos do Salvador quando essa tribulação acontecer?

Explique aos alunos que, embora os eleitos sejam reunidos e preparados para as tribulações dos últimos dias, isso não significa que eles vão escapar de todas as dificuldades. Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do profeta Joseph Smith (1805–1844), que explicou por que alguns justos serão afetados pelos acontecimentos dos últimos dias:

Imagem
profeta Joseph Smith

“É uma falsa ideia a de que os santos escaparão de todos os julgamentos, ao passo que os iníquos sofrerão; porque toda carne está sujeita a sofrimentos, e os justos ‘mal escaparão’ [ver D&C 63:34]; ainda assim muitos santos escaparão, porque o justo viverá pela fé [ver Habacuque 2:4]; mas muitos justos serão vítimas de doenças, pestes, etc., por causa da fraqueza da carne, mas ainda assim serão salvos no Reino de Deus” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 264).

Testifique aos alunos que se decidirmos ser reunidos no Senhor, estaremos preparados para a tribulação e a desolação que acontecerão nos últimos dias.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 29:17 em voz alta, e peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que acontecerá com os que se recusarem a se arrepender e a ouvir a voz do Senhor.

  • De acordo com o versículo 17, o que acontecerá com os que se recusarem a se arrepender e a ouvir a voz do Senhor? (Depois que os alunos responderem, anote o seguinte princípio no quadro: Se nos recusarmos a nos arrepender e a dar ouvidos à voz do Senhor, Seu sangue expiatório não nos purificará.)

  • Quais são alguns exemplos de como podemos ouvir a voz do Senhor? (Algumas respostas possíveis incluem seguir o profeta vivo, estudar as escrituras e seguir os sussurros do Espírito Santo.)

  • Quais são algumas das consequências de não sermos purificados pela Expiação de Jesus Cristo?

Para ajudar os alunos a responder a essa pergunta, resuma Doutrina e Convênios 29:22–29 explicando que o Senhor revelou o que acontecerá no final do Milênio, inclusive a ressurreição dos mortos e o Julgamento Final dos justos e dos iníquos. Peça a um aluno que leia em voz alta a descrição feita pelo Senhor do Julgamento Final, no versículo 27.

  • O que acontecerá com os que forem limpos de seus pecados? O que acontecerá com os que não forem limpos e permanecerem em seus pecados?

Testifique aos alunos que a preparação mais importante que uma pessoa pode fazer para a Segunda Vinda de Jesus Cristo e o Julgamento Final é dar ouvidos ao Salvador, arrepender-se e ser purificado do pecado.

Peça aos alunos que leiam novamente em silêncio Doutrina e Convênios 29:4, 7. Dirija a atenção dos alunos para os três princípios anotados no quadro e pergunte-lhes:

  • Por que a conclamação do Senhor para declararmos o evangelho e ajudarmos a reunir Seus eleitos é tão importante, tendo em vista essas verdades?

Peça aos alunos que ponderem o que eles podem fazer para se reunirem ao Salvador e ajudar outras pessoas a se reunirem ao Salvador e à Sua Igreja. Incentive-os a agir de acordo com quaisquer impressões que receberem.

Doutrina e Convênios 29:30–50

O Salvador declara que nos redimiu da Queda e que nos oferece salvação de nossos pecados

Lembre aos alunos que Doutrina e Convênios 29 veio em resposta a um pequeno grupo de élderes e outros membros da Igreja que se reuniram para trocar ideias sobre vários pontos de doutrina, inclusive a Queda de Adão e Eva. Alguns do grupo tinham uma visão diferente da transgressão de Adão e Eva no Jardim do Éden.

Escreva a palavra Criação no quadro. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 29:30–33 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor ensinou sobre a Criação.

Para ajudar os alunos a entender os ensinamentos contidos nesses versículos, informe-os de que após o término da Criação, Adão e Eva, a Terra e todas as coisas terrenas estavam em um estado espiritual. Isso significa que embora Adão e Eva tivessem um corpo físico, não eram sujeitos à morte e podiam habitar na presença de Deus para sempre. Contudo, como parte do plano do Pai Celestial, todas as Suas criações se tornaram temporais, ou mortais, devido à Queda. Depois da ressurreição, elas retornarão a um estado espiritual; físico, mas também imortal.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 29:34–35 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor ensinou sobre Seus mandamentos, inclusive o que foi dado a Adão e Eva no Jardim do Éden de que não comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

  • O que aprendemos nesses versículos sobre todos os mandamentos de Deus, inclusive Seu mandamento dado a Adão e Eva de não comerem do fruto?

Escreva A Queda no quadro, e peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Doutrina e Convênios 29:36–41. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor nos ensinou sobre a Queda de Adão e Eva.

  • Quais são algumas das consequências da Queda? (Entre outras coisas, devido à Queda somos todos sujeitos à morte espiritual e física.)

Explique aos alunos que no versículo 41 o Senhor ensinou que devido à transgressão de Adão e Eva, eles foram expulsos do Jardim do Éden e da presença do Senhor. A separação da presença de Deus é chamada de morte espiritual. Graças à Ressurreição de Jesus Cristo, todas as pessoas serão ressuscitadas e retornarão à presença de Deus para serem julgadas. Aqueles que se rebelaram conscientemente contra a verdade serão expulsos da presença de Deus e sofrerão uma segunda morte espiritual.

Escreva a palavra Expiação no quadro. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 29:42–45 em voz alta, e peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse que faria por Adão e Sua semente. Peça a alguns alunos que digam o que descobriram.

  • De acordo com os versículos 42–43 o que o Salvador oferece aos que têm fé Nele e se arrependem de seus pecados? (Depois que os alunos responderem, anote o seguinte princípio no quadro: Por meio de Sua Expiação, Jesus Cristo oferece perdão e vida eterna a todos os que tiverem fé Nele e se arrependerem de seus pecados.)

  • De acordo com os versículos 44–45, o que acontecerá com os que não se arrependerem de seus pecados?

Resuma Doutrina e Convênios 29:46–50 explicando que o Salvador declarou que como as criancinhas e as pessoas que não têm entendimento não são responsáveis, elas também serão redimidas por Sua Expiação.

Testifique aos alunos que graças à Expiação de Jesus Cristo, todos venceremos a morte física por meio da ressurreição. Por meio da Expiação de Jesus Cristo, podemos também vencer a morte espiritual, se nos arrependermos de nossos pecados e atendermos à voz do Salvador.

Peça aos alunos que apliquem o que aprenderam hoje decidindo atender à voz do Salvador, arrepender-se de seus pecados e ser reunidos a Ele.