Instituto
Lição 14: Doutrina e Convênios 35–36; 39–40


Lição 14

Doutrina e Convênios 35–36; 39–40

Introdução e cronologia

No inverno de 1830, Sidney Rigdon e Edward Partridge viajaram para Nova York para encontrar o profeta Joseph Smith. Os dois ouviram o evangelho restaurado pregado por Oliver Cowdery, Parley P. Pratt, Ziba Peterson e Peter Whitmer Jr. em Kirtland, Ohio. Pouco depois de Sidney e Edward chegarem a Fayette, Joseph Smith recebeu revelações para cada um deles. Numa revelação que se encontra em Doutrina e Convênios 35, o Senhor deu a Sidney Rigdon responsabilidades específicas na Igreja recém-restaurada. Numa revelação que se encontra em Doutrina e Convênios 36, o Senhor chamou Edward Partridge para pregar o evangelho.

Várias semanas depois, James Covel, que fora ministro metodista por aproximadamente quarenta anos, visitou o profeta Joseph Smith e fez convênio com o Senhor de que obedeceria a qualquer mandamento que o Senhor lhe desse por intermédio dele. Consequentemente, em 5 de janeiro de 1831, o profeta recebeu a revelação que se encontra em Doutrina e Convênios 39. Nessa revelação, o Senhor ordenou que James Covel fosse batizado e pregasse o evangelho restaurado. Contudo, no dia em que a revelação foi recebida, James partiu de Fayette, Nova York, sem ser batizado e “retornou a seus antigos princípios e povo” (Manuscript History of the Church [Manuscrito da História da Igreja], vol. A-1, p. 92, josephsmithpapers.org). O Senhor então deu a Joseph Smith a revelação que se encontra em Doutrina e Convênios 40, explicando que “o temor da perseguição e os cuidados do mundo fizeram [James Covel] rejeitar a palavra [de Deus]” (D&C 40:2).

29 de outubro de 1830Oliver Cowdery, Parley P. Pratt, Ziba Peterson e Peter Whitmer Jr. pregam o evangelho na região nordeste de Ohio por várias semanas.

Início de dezembro de 1830Sidney Rigdon e Edward Partridge viajam de Ohio para Nova York para encontrar o profeta Joseph Smith.

7 de dezembro de 1830Doutrina e Convênios 35 é recebida.

9 de dezembro de 1830Doutrina e Convênios 36 é recebida.

11 de dezembro de 1830Edward Partridge é batizado por Joseph Smith.

2 de janeiro de 1831A terceira conferência da Igreja é realizada, e Joseph Smith anuncia que os santos devem reunir-se em Ohio.

Janeiro de 1831James Covel, um ministro metodista, conhece Joseph Smith.

5 de janeiro de 1831Doutrina e Convênios 39 é recebida.

6 de janeiro de 1831Doutrina e Convênios 40 é recebida.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 35

O Senhor chama Sidney Rigdon para uma grande obra

Antes da aula, escreva a seguinte pergunta no quadro: O que vocês já vivenciaram que os ajuda a saber que o Senhor os conhece e está interessado no curso de sua vida?

No início da aula, convide alguns alunos a relatar suas experiências à classe.

À medida que os alunos estudarem Doutrina e Convênios 35 hoje, convide-os a procurar uma verdade que ilustre que o Senhor os conhece e que está interessado no curso da vida deles.

Explique aos alunos que, no outono de 1830, Oliver Cowdery, Parley P. Pratt, Ziba Peterson e Peter Whitmer Jr. partiram de Nova York para sua missão no oeste do Missouri (ver D&C 32). Parley P. Pratt convenceu o grupo a parar na região de Kirtland, Ohio, no caminho. Enquanto estavam ali, compartilharam o evangelho restaurado com Sidney Rigdon, um conhecido de Parley e ministro da Igreja Batista Reformada, e membros de sua congregação. Em pouco tempo, Sidney Rigdon e mais de 120 pessoas foram batizados na região de Kirtland, dobrando aproximadamente o total de membros da Igreja. Ansioso para conhecer o profeta Joseph Smith, Sidney Rigdon e seu amigo Edward Partridge viajaram para Fayette, Nova York, ali chegando no início de dezembro de 1830. Após sua chegada a Fayette, Sidney expressou seu desejo de conhecer a vontade do Senhor a seu respeito. Em resposta a essa solicitação, Joseph Smith recebeu a revelação que se encontra em Doutrina e Convênios 35.

Peça aos os alunos que leiam Doutrina e Convênios 35:1–3 em silêncio e identifiquem o que o Senhor disse a Sidney Rigdon.

  • Que palavras ou frases mostram que o Senhor conhecia Sidney Rigdon?

  • O que o versículo 3 nos ensina sobre o que o Senhor conhece e fará por nós? (Depois que os alunos responderem, anote a seguinte doutrina no quadro: O Senhor nos conhece e ajuda a nos prepararmos para o trabalho que Ele nos chama a fazer.)

Para ajudar os alunos a entender melhor e sentir a importância dessa doutrina, mostre esta declaração do presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência, e peça a um aluno que a leia em voz alta:

Imagem
Presidente Henry B. Eyring

“Alguém observa sua vida atentamente, como observava a minha. O Senhor sabe não só o que Ele precisa que vocês façam como também o que vocês precisam saber para fazê-lo. Ele é bondoso e onisciente. De modo que você pode confiar que Ele lhe dará oportunidades para que você aprenda a preparar-se para o serviço que Ele lhe dará. Não conseguirão reconhecê-las perfeitamente, como aconteceu comigo. Entretanto, ao colocar as coisas espirituais em primeiro lugar na vida, vocês serão abençoados, orientados a estudar certas coisas e sentirão o desejo de trabalhar com mais empenho. Vocês vão reconhecer mais tarde que seu poder para servir aumentou, e se sentirão gratos” (Henry B. Eyring, “Education for Real Life” [Educação para a vida real], Ensign, outubro de 2002, pp. 18–19).

  • De acordo com o presidente Eyring, quais são algumas das maneiras pelas quais o Senhor pode preparar-nos para o trabalho que Ele nos chama a realizar?

  • O que podemos fazer para receber mais orientação do Senhor e, assim, preparar-nos para realizar Sua obra?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 35:4–6 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique parte da “grande obra” (D&C 35:3) para a qual o Senhor havia preparado Sidney Rigdon a cumprir.

  • De acordo com o versículo 4, como Sidney era semelhante a João Batista? (Explique aos alunos que, tal como João, Sidney tinha, por meio de seu ministério, preparado pessoas para ouvirem e aceitarem a plenitude do evangelho de Jesus Cristo. A maioria, se não todos, das aproximadamente 120 pessoas batizadas inicialmente na região de Kirtland eram membros da congregação Batista Reformada de Sidney.)

  • De acordo com o versículo 6, que parte da “obra maior” o Senhor chamou Sidney a realizar?

Resuma Doutrina e Convênios 35:7–12 explicando que o Senhor contou a Sidney Rigdon a respeito da grande obra da restauração do evangelho. O Senhor ensinou que Ele opera “milagres, sinais e maravilhas” de acordo com a fé daqueles “que crerem em [Seu] nome” (versículo 8).

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 35:13–14 em silêncio e identifiquem as características daqueles a quem o Senhor chama para auxiliar em Sua obra e o que o Senhor fará para ajudá-los. Antes que os alunos leiam, explique-lhes que “debulhar” significa separar o grão do talo e da espiga. Essa analogia se refere aos esforços do Senhor em reunir aqueles que estão prontos para receber o evangelho e separá-los dos que não estão.

  • Que doutrina podemos identificar no versículo 13 sobre aqueles que o Senhor chama para realizar Sua obra? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas eles devem identificar a seguinte doutrina: Deus chama aqueles que são fracos para realizar Sua obra por meio do poder de Seu Espírito.)

  • Por que vocês acham que os servos de Deus poderiam ser considerados fracos?

  • De acordo com o versículo 14, o que o Senhor prometeu fazer por aqueles que O seguem?

  • Como vocês acham que as verdades ensinadas nos versículos 13–14 podem ter ajudado Sidney Rigdon naquele momento de sua vida? Convide os alunos a ponderarem o que essas verdades significam para eles em sua situação atual.

Resuma Doutrina e Convênios 35:17–27 explicando que o Senhor disse a Sidney Rigdon que Ele tinha abençoado Joseph Smith em sua fraqueza. O Senhor também chamou Sidney Rigdon para zelar pelo profeta, para ajudá-lo no trabalho de tradução da Bíblia, para pregar o evangelho e para guardar os convênios que ele tinha feito.

Doutrina e Convênios 36

O Senhor perdoa Edward Partridge de seus pecados e o chama para pregar o evangelho

Explique aos alunos que, quando os missionários chegaram a Ohio, no outono de 1830, a maioria dos membros da congregação de Sidney Rigdon, inclusive Lydia Partridge, acreditaram na mensagem deles e logo foram batizados. O marido de Lydia, Edward Partridge, permaneceu descrente e quis conhecer o profeta antes de consentir em ser batizado. Depois de viajar para Nova York e conhecer o profeta, Edward quis ser batizado. Dois dias antes de seu batismo, o Senhor lhe deu uma revelação por intermédio de Joseph Smith. Resuma Doutrina e Convênios 36 explicando que o Senhor perdoou os pecados de Edward e o chamou para pregar o evangelho. Ele disse a Edward que o Espírito Santo lhe ensinaria “as coisas pacíficas do reino” (D&C 36:2).

Doutrina e Convênios 39

Jesus Cristo ordena que James Covel seja batizado e trabalhe em Sua vinha

Mostre a seguinte declaração da irmã Linda K. Burton, presidente geral da Sociedade de Socorro:

Imagem
Linda K. Burton

“O cumprimento de convênios é essencial para a verdadeira felicidade” (Linda K. Burton, “O poder, a alegria e o amor de fazer convênios”, A Liahona, novembro de 2013, p. 113).

  • Se o cumprimento dos convênios nos traz felicidade, por que vocês acham que as pessoas às vezes os quebram ou pensam em quebrá-los?

À medida que os alunos estudarem Doutrina e Convênios 39–40, convide-os a procurar princípios que os ajudem a manter-se leais aos convênios feitos com o Senhor.

Peça a um aluno que leia em voz alta o cabeçalho da seção 39 de Doutrina e Convênios, e peça à classe que acompanhe a leitura e identifique para quem foi dada essa revelação e por quê.

Resuma Doutrina e Convênios 39:1–6 explicando que Jesus Cristo começa essa revelação ensinando que Ele dá poder aos que O recebem para que se tornem Seus filhos e filhas espirituais. Nós O recebemos quando recebemos Seu evangelho por meio do arrependimento, do batismo e do recebimento do Espírito Santo.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Doutrina e Convênios 39:7–12. Peça à metade da classe que procure o que o Senhor aconselhou James Covel a fazer. Peça à outra metade que procure o que o Senhor prometeu a ele, se obedecesse. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • O que vocês acham que significa dizer que o coração de James Covel era “agora reto diante” do Senhor? (Versículo 8.)

  • Por que deve ter sido exigida muita fé por parte de James Covel para obedecer ao mandamento do Salvador de receber o evangelho restaurado e ser batizado? (Como James Covel era um ministro metodista, se ele fosse batizado teria que abandonar o cargo, as amizades e a renda que havia conquistado ao longo de 40 anos.)

Explique aos alunos que em Doutrina e Convênios 39:13–24, o Senhor chamou James Covel para pregar o evangelho em Ohio. O Senhor deu instruções a ele sobre o que ensinar e como ensinar o evangelho.

Doutrina e Convênios 40

O Senhor revela porque James Covel rejeitou Suas palavras

Diga aos alunos que, um dia após Joseph Smith ter recebido a revelação que se encontra em Doutrina e Convênios 40, James Covel partiu de Fayette sem ser batizado. De acordo com Joseph Smith, James “rejeitou a palavra do Senhor e retornou a seus antigos princípios e povo” (Manuscript History of the Church [Manuscrito da História da Igreja], vol. A-1, p. 92, josephsmithpapers.org).

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 40:1–3 em silêncio e identifiquem por que James Covel não obedeceu à palavra do Senhor. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • Compare Doutrina e Convênios 40:1 com Doutrina e Convênios 39:8. O que havia mudado?

  • Com base no que aprenderam sobre James Covel, o que pode acontecer se cedermos ao temor e formos vencidos pelos cuidados do mundo? (Depois que os alunos responderem, anote o seguinte princípio no quadro: O temor da perseguição e os cuidados do mundo podem fazer com que rejeitemos a palavra de Deus e quebremos os convênios que fizemos com Ele.)

Peça aos alunos que troquem ideia com um colega sobre como responderiam à seguinte pergunta:

  • De que maneiras os cuidados do mundo e o temor da perseguição podem fazer com que alguém rejeite os ensinamentos de Deus e quebre os convênios que fez com Ele?

Dê-lhes tempo suficiente para terminar e, depois, peça a alguns alunos que contem para a classe o que responderam.

  • O que os ajudou a resistir ao temor da perseguição e aos cuidados do mundo a fim de permanecerem fiéis a Deus e a seus convênios?

Peça aos alunos que reflitam sobre o que eles podem fazer para não permitir que o temor da perseguição ou os cuidados do mundo os impeçam de viver fielmente o evangelho. Incentive-os a agir de acordo com quaisquer impressões que receberem.