Instituto
Lição 28: Doutrina e Convênios 76:50–119


Lição 28

Doutrina e Convênios 76:50–119

Introdução e cronologia

Em 16 de fevereiro de 1832, enquanto Joseph Smith e Sidney Rigdon trabalhavam na tradução inspirada da Bíblia e ponderavam o significado de João 5:29, eles receberam a visão que está registrada em Doutrina e Convênios 76. Na parte da visão registrada em Doutrina e Convênios 76:50–119, Joseph e Sidney veem os habitantes dos reinos celestial, terrestrial e telestial e aprendem sobre a importância de se receber e ser valente no testemunho de Jesus Cristo.

25 de janeiro de 1832Joseph Smith é ordenado presidente do Sumo Sacerdócio durante uma conferência da Igreja, em Amherst, Ohio.

Final de janeiro de 1832Joseph Smith e Sidney Rigdon retornam a Hiram, Ohio para trabalhar na tradução inspirada do Novo Testamento.

16 de fevereiro de 1832A revelação em Doutrina e Convênios 76 é recebida.

24–25 de março de 1832Em Hiram, Ohio, Joseph Smith e Sidney Rigdon são levados à noite por uma turba, são violentamente espancados e cobertos por piche e penas.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 76:50–70

Os que receberão a glória celestial são mostrados a Joseph Smith e Sidney Rigdon em uma visão

Leia, em voz alta, as seguintes situações e peça aos alunos que pensem em como responderiam a elas. Depois de ler cada situação, permita que os alunos tenham tempo suficiente para formular as respostas.

  1. Um rapaz acredita que por Deus amar todos os Seus filhos, Ele nos abençoará a despeito do que fizermos. Ele acredita também que, embora possamos ser punidos por nossos pecados, no final todos serão salvos no reino de Deus.

  2. Uma moça acredita que se ela cumprir perfeitamente cada mandamento, será salva no reino de Deus.

  3. Um homem afirma que por ter nascido novamente, ele será salvo no reino de Deus a despeito de qualquer coisa que fizer nesta vida.

  • Como esses diversos pontos de vista podem afetar as ações de uma pessoa na mortalidade?

Explique aos alunos que as religiões divergem nos ensinamentos sobre a vida após a morte, tanto hoje em dia quanto em 1832, quando a revelação registrada em Doutrina e Convênios 76 foi dada. Por exemplo, a maioria das religiões cristãs ensina que todas as pessoas irão para o céu ou para o inferno. Outras religiões, como os universalistas, ensinam que Jesus Cristo irá punir temporariamente os pecadores, mas no final, todos serão redimidos.

À medida que os alunos estudam Doutrina e Convênios 76:50–119, peça-lhes que identifiquem a doutrina e os princípios que os ajudam a compreender a vida após a morte e o que é requerido para se receber a salvação e a vida eterna.

Examine novamente Doutrina e Convênios 76:1–49 pedindo a alguns alunos que façam um resumo da parte da visão estudada na lição anterior.

Divida o quadro em três colunas e coloque os seguintes títulos em cada uma: Glória celestial: D&C 76:50–70, 92–96; Glória terrestrial: D&C 76:71–80, 87, 91, 97; e Glória telestial: D&C 76:81–86, 88–90, 98–112. Explique-lhes que no restante de Doutrina e Convênios 76, o Senhor revelou o que é requerido para se herdar cada um desses reinos de glória.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 76:50–53 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que qualifica uma pessoa para entrar na glória celestial. Depois de algum tempo, peça a alguns alunos que se dirijam até o quadro e escrevam essas qualificações na coluna “Glória celestial”.

  • Na opinião de vocês, o que significa receber o testemunho de Jesus Cristo e crer em Seu nome (versículo 51)? (As respostas podem incluir: receber o testemunho por revelação pessoal de que Jesus Cristo é o Salvador e agir de acordo com esse testemunho.)

Explique aos alunos que as frases “de acordo com o mandamento” (versículo 51) e “guardando os mandamentos” (versículo 52) se referem à obediência aos princípios e às ordenanças do evangelho descritos no versículo 51.

  • Como alguém “[vence] pela fé” (versículo 53)? (Vencer pela fé significa sobrepujar as tentações e os pecados, exercendo fé em Jesus Cristo e suportando todas as provações.)

  • Na opinião de vocês, o que significa ser “[selado] pelo Santo Espírito da promessa” (versículo 53)? (Ajude os alunos a entenderem que o Santo Espírito da Promessa é o Espírito Santo. Somos selados pelo Santo Espírito da Promessa quando o Espírito Santo confirma as ordenanças que recebemos ou presta testemunho ao Pai Celestial de que as ordenanças foram realizadas adequadamente e que temos sido fiéis aos nossos convênios.)

Aponte para a lista no quadro e peça aos alunos que façam um resumo do que temos que fazer para receber a glória celestial. (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Para recebermos a glória celestial precisamos receber um testemunho de Jesus Cristo, realizar as ordenanças do evangelho e vencer o pecado e as tentações por meio da fé em Jesus Cristo.)

Peça aos alunos que leiam rapidamente Doutrina e Convênios 76:54–68 em silêncio e identifiquem as bênçãos que o Senhor concederá aos que receberem a glória celestial. Dê tempo suficiente aos alunos para terminarem e, então, peça-lhes que digam o que aprenderam. Explique-lhes que a frase “igreja do Primogênito”, no versículo 54 refere-se aos membros da Igreja que se qualificarem para receber a vida eterna, ou exaltação (ver Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 1955, vol. 2, pp. 41–42).

  • Que bênçãos são mais significativas para vocês e por quê?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 76:69–70 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como as pessoas que recebem a glória celestial são descritas.

Explique-lhes que a expressão “homens justos” no versículo 69 se refere aos homens e às mulheres que se esforçam por viver dignamente, mas não são perfeitos durante a vida mortal.

  • O que esses versículos ensinam sobre como nos tornamos dignos para receber a glória celestial? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte doutrina no quadro: Nós só podemos nos aperfeiçoar por intermédio de Jesus Cristo.)

Preste testemunho de que, embora nossos maiores esforços para guardar os mandamentos não nos tornem perfeitos, eles nos ajudam a receber a graça do Salvador e sermos limpos por meio de Sua “expiação perfeita” (D&C 76:69).

  • Como o entendimento desta doutrina nos dá ânimo para continuar nos esforçando para obter a exaltação no reino celestial?

Doutrina e Convênios 76:71–80

Os que receberão a glória terrestrial são mostrados a Joseph Smith e Sidney Rigdon em uma visão

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 76:71 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, identificando o que Joseph Smith e Sidney Rigdon viram a seguir.

  • Como os habitantes da glória do reino terrestrial diferem da glória dos habitantes do reino celestial?

Explique aos alunos que, da mesma maneira como o sol é mais brilhante do que a lua, os que receberem um corpo celestial ressuscitarão com mais glória e bênçãos do que os que obterem um corpo terrestrial.

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 76:72–80 em duplas e conversem sobre como os habitantes que recebem a glória terrestrial diferem dos habitantes que recebem a glória celestial. Depois de dar a eles tempo suficiente, peça-lhes que descrevam as diferenças que encontraram. Anote no quadro as respostas dos alunos, na coluna “Glória terrestrial”.

Saliente as expressões “estes são os que morreram sem lei”, no versículo 72 e “os que não receberam o testemunho de Jesus na carne, mas receberam-no depois”, no versículo 74, e explique-lhes que esses podem ser os que não aceitaram o evangelho na Terra, mas viveram dignamente, e os que nunca ouviram o evangelho. Para ajudar os alunos a entender o significado dessas passagens, peça-lhes que abram Doutrina e Convênios 137:7–8 e escolha um deles para ler em voz alta esses versículos.

  • O que o Senhor esclarece nesses versículos sobre aqueles que faleceram sem conhecer o evangelho? (Aqueles que “teriam recebido de todo o coração” [D&C 137:8] se tivessem tido a oportunidade, herdarão o reino celestial.)

  • Na opinião de vocês, qual o significado da frase: “cegados pela astúcia dos homens”, registrada em Doutrina e Convênios 76:75? Como algumas pessoas são cegadas pela astúcia dos homens?

  • Qual o significado da frase “estes são os que não são valentes no testemunho de Jesus”, no versículo 79?

  • Se uma pessoa que não é valente no testemunho de Jesus Cristo receberá a glória terrestrial, que verdade fica implícita a respeito dos que são valentes no testemunho de Jesus Cristo? (Os alunos devem identificar um princípio semelhante a este: Se formos valentes no testemunho de Jesus Cristo, receberemos a glória celestial.)

Para ajudar os alunos a entender o que significa ser valente no testemunho de Jesus, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do élder Bruce R. McConkie (1915–1985), do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“Ser valente no testemunho de Jesus significa crer em Cristo e em Seu evangelho, com convicção inabalável. (…)

Mas isso não é tudo. É mais do que crer e conhecer. Precisamos ser praticantes da palavra e não somente ouvintes. Significa mais do que dizer palavras: não é simplesmente confessar com os lábios que o Salvador é o Filho de Deus. É, sim, a obediência, submissão e retidão pessoal. (…)

Ser valente no testemunho de Jesus é (…) ‘[perseverar] até o fim’ (2 Néfi 31:20.) É viver nossa religião, praticar o que pregamos, guardar os mandamentos. (…)

Ser valente no testemunho de Jesus é estar do lado do Senhor em todas as questões. (…) É pensar o que Ele pensa, acreditar no que Ele acredita, dizer o que Ele diria e fazer o que Ele faria se estivesse na mesma situação. É ter a mente de Cristo e ser um com Ele, como Ele é um com o Pai” (Bruce R. McConkie, “Sejam valentes na luta pela fé”, A Liahona, abril de 1975, pp. 40–41).

  • Pensem em alguém que vocês consideram ser uma pessoa valente no testemunho de Jesus Cristo. Que características e ações demonstram que essa pessoa é valente?

Peça aos alunos que pensem em como eles têm sido valentes no testemunho de Jesus Cristo. Peça-lhes que escolham uma coisa que farão para ser mais valentes em seu testemunho de Jesus Cristo.

Doutrina e Convênios 76:81–112

Os que receberão a glória telestial são mostrados a Joseph Smith e Sidney Rigdon em uma visão

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 76:81–83, 101, 103 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, identificando o que Joseph Smith e Sidney Rigdon viram a respeito dos que receberão a glória telestial.

  • Quem receberá a glória telestial? (Anote as respostas dos alunos embaixo de “Glória telestial”.)

Peça aos alunos que leiam em silêncio Doutrina e Convênios 76:84–85, 104–106 e identifiquem o que vai acontecer aos iníquos antes de receberem a glória telestial.

  • O que vai acontecer aos iníquos antes de receberem a glória telestial?

Explique-lhes que os que receberão a glória telestial terão que sofrer por seus pecados no “inferno” por não terem se arrependido na mortalidade (D&C 76:84, 106; ver também D&C 19:4–12). Nesses versículos, o inferno se refere à prisão espiritual e não ao estado final dos iníquos. No final do Milênio, essas pessoas se levantarão na ressurreição dos injustos e herdarão o reino telestial.

Peça a um aluno que leia em voz alta Doutrina e Convênios 76:109–111. Peça a todos que acompanhem a leitura, identificando o que acontecerá quando aqueles que receberão a glória telestial estiverem diante de Deus para serem julgados. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

Peça a outro aluno que leia Doutrina e Convênios 137:9 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, identificando o que mais podemos aprender sobre como seremos julgados.

  • Que doutrina aprendemos com esses versículos sobre o que vai determinar qual reino de glória vamos herdar? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte doutrina no quadro: Nossas ações e os desejos de nosso coração determinarão o reino de glória que herdaremos.)

  • Como o entendimento desta doutrina nos ajuda ao nos esforçarmos para nos tornar pessoas celestiais?

Doutrina e Convênios 76:113–119

Joseph Smith e Sidney Rigdon explicam como outras pessoas podem receber o conhecimento que eles receberam por revelação

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 76:113–119, explicando que depois de descrever essa visão, Joseph Smith e Sidney Rigdon declararam que o Senhor lhes ordenou que não escrevessem tudo o que lhes fora mostrado. Eles também explicaram que pelo poder do Espírito Santo, outras pessoas podem receber o conhecimento que eles receberam.

Preste seu testemunho das verdades ensinadas na lição de hoje. Termine escrevendo as palavras no quadro: Começar, Parar e Continuar e peça aos alunos que decidam o que vão começar, o que vão parar ou o que vão continuar fazendo como resultado do que aprenderam na lição de hoje.