Instituto
Lição 45: Doutrina e Convênios 115–120


“Lição 45: Doutrina e Convênios 115–120”, Doutrina e Convênios — Manual do Professor, 2017

“Lição 45”, Doutrina e Convênios — Manual do Professor

Lição 45

Doutrina e Convênios 115–120

Introdução e cronologia

Em 26 de abril de 1838, pouco depois de se mudar para Far West, Missouri, o profeta Joseph Smith recebe a revelação registrada em Doutrina e Convênios 115. Nela, o Senhor revela o nome da Igreja, aconselha os membros a “erguer-[se] e brilhar” (ver D&C 115:5), e instrui os santos a construir um templo em Far West.

Em 19 de maio de 1838, enquanto averigua terras ao norte de Far West, o profeta Joseph Smith recebe a revelação registrada em Doutrina e Convênios 116. Nela, o Senhor identifica Spring Hill, Missouri, como Adão-ondi-Amã.

Em 8 de julho de 1838, o profeta recebe em Far West a revelação registrada em Doutrina e Convênios 117–120. Na revelação registrada em Doutrina e Convênios 117 o Senhor ordena que Newel K. Whitney e William Marks “resolvam seus negócios rapidamente” em Kirtland, Ohio e se mudem para Far West (D&C 117:1). Oliver Granger é chamado para cuidar dos assuntos financeiros da Primeira Presidência em Kirtland. Na revelação registrada em Doutrina e Convênios 118, o Senhor instrui o profeta Joseph Smith a chamar novos apóstolos para preencher as posições daqueles que haviam caído e chama todos os membros do Quórum dos Doze para servir missões em outras nações. Na revelação registrada em Doutrina e Convênios119–120, o Senhor trata das sérias dificuldades financeiras da Igreja, instruindo a respeito da lei do dízimo e da distribuição dos fundos do dízimo.

Verão de 1836Os membros da Igreja compram terras e começam a se estabelecer na parte norte do Missouri e dão o nome ao local de Far West.

Dezembro de 1836A Assembleia Legislativa do Missouri aprova a criação do condado de Caldwell, exclusivamente para os assentamentos dos membros da Igreja.

14 de março de 1838Joseph Smith chega com a família em Far West, Missouri.

26 de abril de 1838Doutrina e Convênios 115 é recebida.

Meados de maio de 1838Joseph Smith lidera uma expedição para áreas ao norte de Far West, Missouri, para encontrar outros locais de assentamento para os santos.

19 de maio de 1838Doutrina e Convênios 116 é recebida.

8 de julho de 1838Doutrina e Convênios 117–120 é recebida.

26 de abril de 1839Sete membros do Quórum dos Doze Apóstolos cumprem a profecia, assentando as pedras de esquina do Templo de Far West.

Outono de 1839Membros do Quórum dos Doze Apóstolos saem para servir missão na Grã-Bretanha.

Sugestões Didáticas

Doutrina e Convênios 115–116

O Senhor ordena que os membros da Igreja construam um templo em Far West, Missouri e revela o local de Adão-ondi-Amã

Peça aos alunos que pensem em uma circunstância em que foram pegos por uma tempestade. Peça a alguns alunos que contem em poucas palavras o que lhes aconteceu.

  • Como as provações e as tentações podem ser comparadas a uma tempestade?

Incentive os alunos a identificar, enquanto estudam Doutrina e Convênios 115, a doutrina e os princípios que podem ajudá-los a encontrar um abrigo que os protejam das muitas tempestades da mortalidade.

Imagem
mapa, oeste do Missouri

Para ajudar os alunos a entender o contexto de Doutrina e Convênios 115, peça a um deles que leia o seguinte parágrafo em voz alta: (Se quiser, mostre-lhes o mapa do manual que indica a localização dos condados de Jackson, Clay e Caldwell.)

Depois que os membros foram expulsos do condado de Jackson, Missouri, em 1833, muitos se estabeleceram no condado de Clay, Missouri enquanto procuravam resgatar suas terras. Quando essas tentativas falharam e os residentes do condado de Clay pediram aos santos que saíssem do seu condado, em 1836, os líderes da Igreja começaram a reassentá-los em regiões inabitadas no norte do Missouri e lá estabeleceram Far West. Quando o profeta Joseph Smith visitou Far West, em novembro de 1837, os líderes da Igreja decidiram expandir o assentamento e construir um templo, aguardando receber mais instruções do Senhor. O profeta mudou para Far West em março de 1838, em 26 de abril de 1838, recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 115. (Ver Alexander L. Baugh, “From High Hopes to Despair: The Missouri Period, 1831–1839” [De grandes esperanças ao desespero: O período no Missouri, 1831–1839], Ensign, julho de 2001,p. 48; The Joseph Smith Papers, Documents [Documentos de Joseph Smith], vol. 6, fevereiro de 1838–agosto de 1839, ed. Mark Ashurst-McGee e outros, 2017, pp. 112–113.)

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 115:1–3, explicando aos alunos que o Senhor dirigiu essa revelação aos líderes presidentes e aos membros da Igreja.

Saliente que antes dessa revelação, a Igreja recebera vários nomes, como Igreja de Cristo ou Igreja dos Santos dos Últimos Dias. Peça a um aluno que leia em voz alta Doutrina e Convênios 115:4. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o nome que o Senhor designou para Sua Igreja.

  • Que nome o Senhor designou à Sua Igreja?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 115:5 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor ordenou que os membros fizessem.

  • O que o Senhor espera dos membros da Igreja?

  • O que acha que significa “erguei-vos e brilhai”?

  • Que princípio podemos identificar no versículo 5 sobre o que pode acontecer se nos erguermos e brilharmos? (Os alunos devem identificar o seguinte princípio: Se nos erguermos e brilharmos, nossa luz será um estandarte para as nações.)

  • Na opinião de vocês, o que significa ser “um estandarte para as nações” (versículo 5)? (Ajude os alunos a entender que nosso exemplo como membros da Igreja, que faz e guarda convênios, pode inspirar outras pessoas e atraí-las para o Senhor.)

Peça aos alunos que pensem em alguém que conhecem cujo exemplo inspira outras pessoas e as ajuda a se achegarem ao Senhor. Peça a um ou dois alunos que expliquem brevemente como a pessoa que conhecem é uma luz para outros.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 115:6 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique as bênçãos prometidas àqueles que se reúnem nas estacas de Sião.

  • Que bênçãos são prometidas àqueles que se reúnem nas estacas de Sião? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Quando nos reunimos nas estacas de Sião, recebemos proteção e refúgio contra as tempestades.)

  • Quais são algumas “tempestades” que os jovens adultos enfrentam hoje em dia?

  • De que maneira reunir-se com os santos os tem ajudado a encontrar refúgio contra essas tempestades?

Peça a um aluno que leia em voz alta o seguinte parágrafo:

Como registrado em Doutrina e Convênios 115:7–19, o Senhor ordenou que os santos construíssem um templo em Far West “conforme o modelo” que Ele daria à Primeira Presidência (versículos 14–16). O Senhor ordenou também que edificassem a cidade de Far West “depressa” e que “outros lugares [fossem] designados (…) nas regiões circunvizinhas”, onde os santos pudessem estabelecer estacas de Sião (versículos 17–18). Em obediência a essa instrução, o profeta Joseph Smith e outros líderes da Igreja examinaram as áreas ao redor de Far West e, durante uma dessas expedições, o profeta recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 116.

Peça a um aluno que leia em voz alta o cabeçalho da seção de Doutrina e Convênios 116 e Doutrina e Convênios 116:1. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o nome do lugar que o profeta Joseph Smith encontrou.

  • O que o Senhor revelou sobre Spring Hill, Missouri?

Explique aos alunos que três anos antes de morrer, Adão reuniu sua posteridade que era justa em Adão-ondi-Amã e lá os abençoou, e “o Senhor apareceu a eles” (ver D&C 107:53–56). Antes do Milênio, outra reunião importante será realizada em Adão-ondi-Amã, na qual o Salvador, Adão e outros profetas reunirão os membros dignos da Igreja (ver D&C 27:5–14; Daniel 7:13–14, 22).

Doutrina e Convênios 117

O Senhor ordena que William Marks e Newel K. Whitney deixem Kirtland, Ohio, e orienta Oliver Granger a cuidar dos assuntos financeiros da Primeira Presidência.

Explique aos alunos que depois que o profeta Joseph Smith se mudou de Kirtland, Ohio, em janeiro de 1838, William Marks foi chamado para cuidar da Igreja em Kirtland e pagar as dívidas de Joseph Smith e Sidney Rigdon lá. O bispo Newel K. Whitney era o responsável pelos negócios e propriedades da Igreja em Kirtland. Esses dois homens deveriam colocar em ordem os assuntos da Igreja em Kirtland e, prontamente, levarem o restante dos santos para o Missouri. No entanto, em julho de 1838 os dois ainda permaneciam em Kirtland. (Ver The Joseph Smith Papers, Documents [Documentos de Joseph Smith], vol. 6, fevereiro de 1838–agosto de 1839 , p. 191.)

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 117:1–3 em silêncio, identificando o que o Senhor disse a William Marks e Newel K. Whitney.

  • O que o Senhor disse para esses dois homens?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 117:4–9 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o motivo desses homens permanecerem em Kirtland.

  • De acordo com os versículos 4–5, por que esses homens permaneceram em Kirtland? (Se necessário, explique aos alunos que eles estavam excessivamente preocupados com as propriedades que possuíam em Kirtland.)

  • O que o Senhor disse a eles sobre “propriedade” nos versículos 5–8? (Explique aos alunos que as palavras “planícies de Olaa Sineá” se referem à área em torno de Adão-ondi-Amã.)

  • O que você acha que significa “[cobiçar] (…) uma gota e [negligenciar] assuntos de maior importância” no versículo 8?

  • Com base no que o Senhor disse a esses homens, de que maneira nossas “cobiças” (versículo 4) podem afetar nossas ações? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Cobiçar coisas temporais pode nos levar a negligenciar assuntos mais importantes.)

  • Quais são alguns exemplos de “cobiças” (versículo 4) que podem nos levar a “[negligenciar] assuntos de maior importância” (versículo 8)?

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 117:10–11, explicando-lhes que o Senhor admoestou William Marks para “[ser] fiel sobre poucas coisas” para que pudesse ser “governante de muitas” (versículo 10). O Senhor disse também ao irmão Marks que ele continuaria a servir como líder da Igreja quando chegasse em Far West. O Senhor, então, repreendeu Newel K. Whitney por “sua pequenez de alma” e instruiu-o a ser “um bispo (…) não no nome, mas em ações” em Adão-ondi-Amã (versículo 11).

Diga aos alunos que Oliver Granger foi chamado para voltar para Kirtland como o agente financeiro da Primeira Presidência (versículos 12–14) para que o irmão Marks e o bispo Whitney pudessem “resolver seus negócios rapidamente” (versículo 1).

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 117:12–15 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, identificando o que o Senhor disse sobre Oliver Granger. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

  • Na opinião de vocês, qual o significado da frase “pois seu sacrifício ser-me-á mais sagrado do que seu crescimento”, no versículo 13?

Doutrina e Convênios 118

O Senhor chama quatro novos apóstolos e todos os membros do Quórum dos Doze Apóstolos a servirem missão em outras nações

Explique aos alunos que durante o verão de 1838, enquanto o profeta Joseph Smith preparava os membros do Quórum dos Doze Apóstolos a servir missão em outras nações e trabalhava para preencher as vagas no quórum, ele orou para que o Senhor revelasse Sua vontade concernente aos Doze Apóstolos. Como resposta à oração, Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 118, na qual o Senhor chamou quatro novos apóstolos e instruiu os membros do quórum sobre a missão que serviriam em outras nações.

Doutrina e Convênios 119–120

O Senhor revela a lei do dizimo e organiza um conselho para administrar os fundos do dízimo

Explique aos alunos que em julho de 1838, a Igreja ainda estava muito endividada, mas ainda assim, os membros da Igreja receberam o mandamento de construir Far West e outro templo sem fazer novas dívidas (ver D&C 115:8–13). O profeta se reuniu com os líderes da Igreja em 8 de julho de 1838 para discutir sobre o que deveriam fazer.

Peça aos alunos que leiam o cabeçalho de Doutrina e Convênios 119 em silêncio e identifiquem o que o profeta fez que motivou essa revelação. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 119:1–4 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o Senhor respondeu à oração de Joseph Smith.

  • O que o Senhor ordenou que os santos fizessem de acordo com o que está registrado nos versículos 1–2?

  • O que o Senhor ordenou que os santos fizessem após entregarem seus “bens excedentes” (versículo 1) ao bispo?

  • Mostre a frase “isso será uma lei permanente para eles” no versículo 4.

  • O que significa “uma lei permanente”?

  • Que “lei permanente” o Senhor nos deu? (Os alunos devem identificar a seguinte doutrina: O Senhor nos ordena a pagar um décimo de nossa renda anual como dízimo.)

Explique aos alunos que o Senhor esclareceu o entendimento da “lei permanente” do dizimo em nossos dias. Em 1970, a Primeira Presidência explicou que “a décima parte de toda a sua renda anual” (versículo 4) se refere à nossa renda (ver carta da Primeira Presidência, 19  de março de 1970). Não é mais requerido que os membros entreguem “todos os seus bens excedentes” como dízimo, mas um décimo da renda anual.

Peça aos os alunos que leiam Doutrina e Convênios 119:5–6 em silêncio e identifiquem o que o Senhor disse que aconteceria aos santos que não vivessem essa lei. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

  • Como pagar o dízimo nos santifica?

  • De que maneira o Senhor os abençoou por pagar fielmente o dízimo?

Convide os alunos a se comprometerem a pagar fielmente seus dízimos para que possam receber as bênçãos do Senhor.

Explique-lhes que em Doutrina e Convênios 120, o Senhor estabeleceu um conselho para administrar os fundos do dízimo.

Você pode encerrar a aula fazendo um resumo e testificando da doutrina e dos princípios ensinados na lição de hoje. Incentive os alunos a aplicar as verdades do evangelho à sua própria vida.