2018
Conheça o Salvador
April 2018


Conheça o Salvador

A autora mora em Utah, EUA.

Ao aprender a respeito de Jesus Cristo, você convida Sua paz e Sua presença para sua vida.

Imagem
Christ praying

Detalhe de Where Are the Nine [Onde Estão os Nove?], de Liz Lemon Swindle

Imagine ler tudo a respeito do Salvador que se encontra nas escrituras — a Bíblia Sagrada, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor. Precisaria de muito tempo e trabalho! Mas, em janeiro de 2017, o presidente Russell M. Nelson lançou um desafio para que fizéssemos justamente isso — estudar tudo o que Jesus disse e fez nas obras-padrão. O presidente Nelson disse que o fato de ter concluído o projeto o tornou “um homem diferente”. Ele não apenas aprendeu mais sobre Jesus Cristo, mas também sentiu renovada devoção por Ele.1

Você também pode se aproximar mais de Cristo ao aprender a respeito Dele. O estudo da vida e do propósito Dele convida Sua paz para sua vida e o ajuda a conhecer a Ele e ao Pai Celestial. Veja como estes jovens responderam a estas duas perguntas: (1) Qual é sua história favorita das escrituras sobre o Salvador e por quê? (2) Como seu estudo do evangelho lhe proporcionou paz?

Gosto da história dos dez leprosos porque Cristo expressou imenso amor para o leproso que voltou para agradecer a Ele. Cristo disse: “Tua fé te salvou” (Lucas 17:19; ver versículos 11–19). Aprecio muito a genuína bondade que Ele demonstra para com todos.

Devido a algumas tragédias recentes ocorridas em minha escola, todos ali estão precisando de muita paz e consolo. Encontrei forças e paz em meus estudos no seminário. Os professores do seminário fazem com que as escrituras e o evangelho se tornem bem personalizados para todos. É muito agradável ver o contraste entre uma sala de aula do seminário e uma sala de aula normal. Ali há realmente um sentimento diferente que nos proporciona paz.

Gabriel S., 16 anos, Colorado, EUA

A história de Alma sobre a fé e a palavra de Deus (ver Alma 32:18–43) me ensinou que, quando semeamos amor, recebemos amor. Como Alma explicou aos zoramitas, a fé é como uma semente. É crer que algo é verdadeiro sem realmente estar lá para vê-lo. A fé cresce quando a pessoa tem o desejo de acreditar e de ouvir a palavra de Deus. Tudo isso me ajudou a me manter calma, a fortalecer meu coração e a alcançar um testemunho de que o Pai Celestial me vê com olhos de amor e misericórdia.

Ao estudar as escrituras todos os dias, entendo melhor o amor que nosso Salvador tem por todos nós. Esse conhecimento me ajuda a explicar a meus amigos da escola que eles não estão sozinhos quando têm problemas, porque há um Deus que nos ama.

Maria D., 17 anos, Guadalajara, Espanha

Imagem
Christ with children

Detalhe de Christ and the Book of Mormon Children [Cristo e as Crianças do Livro de Mórmon], de Del Parson

Gosto de 3 Néfi 17, quando o Salvador visita as Américas e convida as crianças a se achegarem a Ele. Ele Se senta com elas e passa um tempo com elas, uma por uma. É uma história maravilhosa para mim, mostrando quem é Jesus e quanto amor Ele tem por todos nós. Creio que Ele vai Se sentar com cada um de nós também quando precisarmos de Sua ajuda.

Este ano, eu me desafiei a ler uma página das escrituras todos os dias. Ao fazer isso, passei a ansiar por essa leitura a cada dia. Aprendi muito com as palavras e as histórias que se encontram nas escrituras ao tentar reservar um tempo para entendê-las e me aproximei mais de meu Pai Celestial e do Salvador ao aprender sobre Eles também. Isso me proporcionou muita paz em minha vida.

Anna C., 17 anos, Montana, EUA

Gosto muito de quando Cristo vem para as Américas, pergunta se há doentes e aflitos entre eles e depois os cura. Em seguida, Ele abençoa as criancinhas (ver 3 Néfi 17). Acho uma história realmente muito bonita e marcante. Gosto de criancinhas e gosto quando as pessoas lhes dão mais amor, porque elas são muito puras. A história me mostra a profundidade do amor que o Salvador tem por nós. Como Ele amava as pessoas naquela época a ponto de fazer tudo o que fez, pode nos amar hoje também.

Isaías 53:3 diz que o Salvador é “homem de dores, e experimentado em padecimentos”. Quando penso na Expiação de Cristo, no que Ele passou por nós e em como posso ser perdoada quando me arrependo de meus pecados, sinto-me realmente em paz. Muitas pessoas do Livro de Mórmon — os filhos de Mosias, Amon e Alma, o Filho — cometeram erros no passado, mas puderam ser perdoadas. Voltaram-se para Cristo, arrependeram-se e se tornaram exemplos maravilhosos com os quais podemos aprender hoje. Para mim é consolador saber que também posso ser perdoada.

Alina T., 18 anos, Oregon, EUA

Minha história favorita das escrituras sobre Jesus é quando Ele transformou a água em vinho em um casamento, a pedido de Sua mãe (ver João 2:1–11). Essa é minha história favorita porque mostra o respeito que Jesus tinha pelas mulheres e por Sua mãe, em especial. Essa história incentiva os filhos a obedecerem aos pais, não por medo, mas por imenso amor. O exemplo de Jesus Cristo é aquilo pelo qual todos devem se esforçar. Seu amor por Sua mãe nunca cessou, tampouco deve o nosso por nossos pais. Também é minha passagem favorita porque Seu milagre é um ato de serviço, e também podemos criar milagres ajudando as pessoas.

Essa história e outras que estão nas escrituras me proporcionaram paz. É muito consolador saber que, se eu sempre tentar aprender com Cristo e seguir Seus ensinamentos, vou poder voltar à presença de nosso amoroso Pai Celestial um dia.

Anne R., 17 anos, Victoria, Austrália

Gosto da história de quando Cristo andou sobre as águas. Ele foi até o barco em que estavam todos os apóstolos e convidou Pedro a sair para a água. Pedro teve fé a princípio e conseguiu andar sobre as águas, mas depois perdeu a fé e começou a afundar. Cristo, então, estendeu a mão e o segurou (ver Mateus 14:25–33). A história se destaca para mim porque Cristo sempre tem Suas mãos em nossa vida — Ele nos protege.

Meus estudos me ajudam porque estudo as escrituras pela manhã e isso faz com que meu dia seja melhor. Quando não estudo, meu dia não é tão feliz nem agradável — simplesmente não parece bom. Quando leio as escrituras regularmente pela manhã, meu dia parece bem melhor porque convido o Espírito Santo a estar comigo durante todo o dia.

James K., 17 anos, Alasca, EUA

Imagem
Christ and the rich young man

Detalhe de Cristo e o jovem rico, de Heinrich hofmann

Aprecio muito a história de Cristo e o jovem rico (ver Marcos 10:17–22). Ela me dá muito entendimento e perspectiva a respeito de priorizar Deus acima de todas as coisas. É muito difícil para qualquer pessoa receber o pedido de vender todas as posses terrenas. Mas acho que a disposição de colocar Deus acima das posses é uma das coisas que cada um de nós tem que aprender. O amor infinito de Jesus Cristo por nós é verdadeiramente espetacular. É definitivamente melhor do que qualquer valor em dinheiro ou pertences que adquirimos nesta vida.

A leitura das escrituras me proporciona paz e consolo e também maior sabedoria e entendimento. Embora eu nem sempre sinta o poder do estudo das escrituras de imediato, sei que a leitura das escrituras influencia positivamente minha vida e me ajuda a sentir o Espírito e reconhecer Seus sussurros.

Yuzhen C., 19 anos, Taichung, Taiwan

Imagem
woman touching the hem

Detalhe de Woman Touches Hem of Christ’s Garment [Mulher Tocando a Orla do Manto de Cristo], de Heidi Daynes Darley

Quando Cristo está indo ver a menina que está morrendo, uma mulher com fluxo de sangue simplesmente toca em Suas roupas e é curada. Cristo Se vira e conversa com ela ao perceber que ela O tocou (ver Lucas 8:43–48). Apesar de estar indo ajudar outra pessoa, Cristo dedicou um tempo a ela também. Cristo tem tempo para todos nós igualmente.

Tenho uma vida atarefadíssima, correndo da escola para o curso de balé ou outras atividades. Durante tudo isso, não tenho tempo para ficar sozinha ou para me sentir em paz. Quando leio as escrituras ou faço uma oração, realmente sinto paz. É muito bom me sentir assim e ter uma pausa de toda a loucura. Nesses momentos de paz, sinto-me mais próxima do Salvador e me desenvolvo no evangelho.

Zoe B., 17 anos, Utah, EUA

Nota

  1. Ver Russell M. Nelson, “Profetas, liderança e lei divina”, devocional mundial para jovens adultos, 8 de janeiro de 2017, broadcasts.LDS.org; “Invocando o poder de Jesus Cristo em nossa vida”, Conferência Geral de Abril de 2017; “Estudar as palavras do Salvador”, Liahona, janeiro de 2018, p. 56.