2018
O que, por que e como: Uma análise da Restauração
April 2018


O que, por que e como: Uma análise da Restauração

Para ensinar o evangelho, você terá que explicar o que são a apostasia, as dispensações e a Restauração. Este gráfico pode ajudar.

Imagem
a breakdown of the restoration 1
Imagem
a breakdown of the restoration 2

Digamos que você esteja em uma viagem de uma semana na praia com a família de seus amigos. Divertiram-se muito, mas você está começando a ter saudades de sua própria família. Então, seu pai lhe envia uma mensagem de texto para ver como estão as coisas — exatamente aquilo de que você precisava para se sentir amado e lembrado.

A vida na Terra se assemelha um pouco com isso. Deus não nos envia mensagens de texto, mas estamos longe de nosso lar celeste, por isso um dos meios pelos quais o Pai Celestial comunica Seu amor por nós é enviando profetas.

Dispensação

Imagem
prophets called of God

Ilustrações: Ben Simonsen

Os profetas lideram o que são chamadas de dispensações, que são períodos em que (1) Deus tem um líder autorizado do sacerdócio na Terra e (2) esse líder, um profeta, toma conhecimento do plano de salvação diretamente de Deus. O profeta então ensina, ou dispensa, o evangelho ao povo.

Graças às escrituras, sabemos algo a respeito de muitas das dispensações. Algumas importantes foram as de Adão, Enoque, Noé, Abraão, Moisés, Jesus Cristo e Joseph Smith. O Senhor deu início a uma dispensação por intermédio de cada um desses profetas.

Apostasia

Imagem
apostasy cycle

Apostasia = iniquidade. Quando uma pessoa ou um grupo de pessoas se afasta das verdades do evangelho de Jesus Cristo, rejeita os profetas e cai em pecado, essas pessoas estão em apostasia.

Como acontece a apostasia

Deus chama um profeta, que ensina o evangelho verdadeiro de Jesus Cristo.

As pessoas que seguem os ensinamentos do profeta são abençoadas.

Algumas pessoas se tornam orgulhosas e rejeitam o profeta.

O Senhor tende a remover Seu profeta do meio do povo que rejeita os princípios do evangelho.

Quando chega o momento certo, Deus chama um novo profeta para restaurar a verdade, o sacerdócio e a Igreja.

Restauração

Imagem
restoration

Restauração é o ato de devolver algo a sua condição original. Não se trata de uma reforma, que altera alguma coisa existente para criar algo novo. Se você quiser, por exemplo, restaurar uma casa antiga, vai reconstruí-la com a mesma planta e projeto que ela tinha antigamente. Pode ser que deseje acrescentar uma nova lareira, mas então estaria reformando a casa, e não restaurando.

O evangelho de Jesus Cristo precisava ser restaurado porque havia sido perdido durante a Grande Apostasia. As pessoas tinham vivido por séculos sem a Igreja verdadeira. Por isso o Senhor restaurou Sua Igreja e Seu evangelho por intermédio de Joseph Smith, assim como os antigos profetas haviam profetizado (ver Isaías 2:1–3; 29:13–14; Atos 3:19–21; Apocalipse 14:6–7; 2 Néfi 3:3–15).

O verdadeiro evangelho de Jesus Cristo está aqui para permanecer — e você, vai permanecer nele? Mesmo que o mundo fique cada vez mais iníquo, a Igreja de Jesus Cristo vai continuar até o fim.

Você tem que fazer uma escolha — a mesma que os mortais tiveram que fazer desde o princípio dos tempos: Você vai seguir o profeta? Se fizer isso, será abençoado e terá o Espírito para guiá-lo.

Adão

Adão foi um verdadeiro pioneiro: foi o primeiro homem na Terra e o primeiro profeta! Ele ensinou o evangelho a sua família, porém mesmo no princípio muitos “[buscaram] seus próprios conselhos nas trevas” e rejeitaram a verdade (Moisés 6:28).

Enoque

Imagem
city taken up to heaven

Já ouviu falar que toda uma cidade foi levada para o céu? Ora, a cidade de Sião — estabelecida por Enoque — era tão justa que as pessoas foram morar com Deus (ver Moisés 7:23).

Noé

Imagem
noahs ark

Você conhece a história da arca de Noé. Só oito pessoas — a família de Noé — sobreviveram ao Dilúvio por darem ouvidos às advertências de Noé (ver Gênesis 7; Moisés 8). Mas você sabia que ele recebeu o sacerdócio quando tinha 10 anos de idade (ver D&C 107:52) e que “gigantes (…) procuraram Noé para tirar-lhe a vida”? (Moisés 8:18.)

Abraão

Imagem
abraham

Abraão quase foi sacrificado por sacerdotes iníquos, mas um anjo o salvou (ver Abraão 1). Ele teve algumas revelações incríveis, inclusive uma visão da vida pré-mortal. Os membros da Igreja são seus descendentes, e o convênio abraâmico tem esse nome por causa dele (ver Abraão 2–5).

Moisés

Imagem
moses

Moisés conduziu os israelitas para fora do Egito e os ajudou a conquistar a liberdade. Ele “procurou diligentemente santificar seu povo para que contemplassem a face de Deus; eles, porém, endureceram o coração e não puderam suportar sua presença” (D&C 84:23–24). De fato, por causa da apostasia deles, tiveram que vagar pelo deserto por 40 anos!

Jesus Cristo

Imagem
Jesus Christ

Jesus Cristo não apenas ensinou o evangelho e realizou muitos milagres, mas também estabeleceu Sua Igreja na Terra. Expiou nossos pecados, foi crucificado e ressuscitou para permitir que vencêssemos a morte espiritual e a morte física. Ele é o Cabeça de Sua Igreja hoje em dia, e Ele e o Pai Celestial são a fonte da autoridade do sacerdócio.

A Grande Apostasia

Imagem
the great apostasy

Depois da Ressurreição do Salvador, Seus apóstolos e outros líderes da Igreja tentaram divulgar o evangelho, mas as pessoas rejeitaram seus ensinamentos e até mataram a maioria dos apóstolos. Devido à iniquidade das pessoas, a plenitude do evangelho foi perdida na Terra. O mundo caiu em trevas espirituais (ver Isaías 60:2).

  • Por mais de mil anos, as pessoas não tiveram acesso às ordenanças de salvação, às bênçãos do templo ou à orientação de um profeta.

  • Verdades preciosas foram perdidas da Bíblia.

  • Ideias falsas foram ensinadas sobre a verdadeira natureza de Deus.

  • Algumas ordenanças de salvação foram alteradas ou ensinadas incorretamente (ver Isaías 24:5).

  • Essa apostasia acabou levando ao surgimento de muitas igrejas.

A Reforma

Imagem
reformation

Durante a Grande Apostasia, algumas pessoas religiosas da Europa perceberam que o evangelho de Jesus Cristo não estava sendo ensinado corretamente. Esses reformadores não eram profetas, mas fizeram o melhor que puderam para ensinar a verdade conforme a entendiam. Ajudaram a tornar a Bíblia acessível a mais pessoas. Muitos lutaram pela liberdade religiosa e abriram caminho para a Restauração do evangelho.

Joseph Smith

Imagem
joseph smith

Então a plenitude do evangelho se perdeu para sempre? Não! Deus revelou importantes verdades a Joseph Smith novamente. Mensageiros celestes restauraram a ele todas as chaves do sacerdócio necessárias (ver D&C 27:8–13; 110; 128:18–21), tornando esta a “dispensação da plenitude dos tempos” (D&C 138:48). Esta época também é conhecida como os últimos dias porque é a última dispensação antes da Segunda Vinda de Jesus Cristo.

A Restauração

Adivinhe! VOCÊ tem as bênçãos da Restauração. Sim, você!

  • A Igreja de Jesus Cristo foi restaurada com um profeta e apóstolos para liderá-la.

  • O Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor e outras revelações modernas restauraram verdades preciosas que haviam sido perdidas (ver 2 Néfi 27).

  • Joseph Smith recebeu o Sacerdócio Aarônico de João Batista (ver D&C 13) e o Sacerdócio de Melquisedeque dos apóstolos Pedro, Tiago e João (ver D&C 128:20).

  • Os portadores do sacerdócio autorizados realizam devidamente as ordenanças de salvação.

  • E sabemos que a verdade jamais será perdida novamente por meio de uma apostasia (ver Daniel 2:44).