2021
Tive fé que Deus guiaria Seu profeta
Outubro de 2021


Apenas em formato digital: Retratos de fé

Tive fé que Deus guiaria Seu profeta

Dei-me conta de que, como estávamos dizendo as palavras “mórmons” e “SUD”, as pessoas não reconheciam o nome correto da Igreja.

Imagem
jovem missionária em pé ao ar livre

Fotografia gentilmente cedida pela autora

Enquanto minha companheira e eu visitávamos um membro recém-batizado, um pastor amigo dela apareceu. “Ah, missionários SUD!”, ele exclamou. Ficamos felizes por ele nos conhecer e percebemos que ele estava interessado. Ao recebê-lo, senti a necessidade de nos apresentarmos adequadamente.

“Somos missionárias de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, dissemos a ele.

“Sim”, ele respondeu. “Mórmons, ou SUD.”

Isso não soou bem para mim. Falei para ele que as pessoas nos chamam de mórmons por causa do Livro de Mórmon.

Ele disse: “Não, até mesmo os membros se chamam por esse nome”.

Fizemos o melhor que pudemos para ajudá-lo a compreender o nome real da Igreja e prestamos testemunho da veracidade da Igreja. Também convidamos nossa recém-conversa a prestar seu testemunho.

Essa experiência me lembrou da importância de usar o nome verdadeiro da Igreja. Eu havia omitido o nome do Salvador por ignorância quando encurtava o nome de Sua Igreja. Agora estava começando a compreender melhor algumas escrituras que havia lido várias vezes. Os versículos de 3 Néfi me ajudaram a compreender a forte necessidade de não mudar o nome da Igreja do Senhor se eu realmente quiser tomar sobre mim o nome Dele:

“Não leram as escrituras, que dizem que deveis tomar sobre vós o nome de Cristo, que é o meu nome? Porque por esse nome sereis chamados no último dia. (…)

Portanto, tudo quanto fizerdes, vós o fareis em meu nome; por conseguinte chamareis a igreja pelo meu nome; e invocareis o Pai em meu nome, a fim de que ele abençoe a igreja por minha causa” (3 Néfi 27:5, 7).

Mais tarde, enquanto tentávamos pegar um transporte para a capela, usei o nome completo da Igreja para guiar o motorista para onde estávamos indo. Tive o cuidado de não omitir o nome “Jesus Cristo”.

Eu me surpreendi quando o motorista nos disse que não conhecia o local. Quando minha companheira perguntou ao homem se ele havia ouvido falar da Igreja SUD, ele disse: “Sim”.

Devido ao fato de que estávamos dizendo “mórmons” e “SUD” o tempo todo, as pessoas não reconheciam o nome completo da Igreja. Decidi orar para que nós, membros da Igreja, percebêssemos nosso erro. Enquanto pensava nisso, eu me lembrei do profeta. Compreendi que somente o profeta pode falar ao mundo inteiro em nome do Senhor, então, se uma mudança estivesse a caminho, ela precisaria vir dele.

No entanto, eu me perguntei: “Como isso seria possível? Até o site da Igreja foi abreviado para ‘LDS.org’. Como isso pode mudar?”

Em nossas orações, rogamos fervorosamente ao Pai Celestial que inspirasse Seu servo, o profeta, a fim de nos conduzir nesse assunto importante. Tive fé que Deus verdadeiramente revela Sua vontade a Seus profetas.

Eu deveria ser desobrigada da Missão Nigéria Cidade do Benim em setembro de 2018. Mas a data da minha desobrigação mudou para outubro — o mesmo mês que o presidente Russell M. Nelson deu uma mensagem importante para a Igreja em todo o mundo:

“Para grande parte do mundo, a Igreja do Senhor está atualmente disfarçada como a ‘Igreja Mórmon’. Mas nós, como membros da Igreja do Senhor, sabemos quem é o Cabeça da Igreja: o próprio Jesus Cristo. (…)

O restante do mundo pode ou não seguir nossa orientação de nos chamar pelo nome correto. Mas não estaremos sendo honestos ao nos frustrarmos com o fato de a maioria do mundo chamar a Igreja e seus membros pelo nome errado se fazemos o mesmo”.1

Nem dá para imaginar a surpresa e a felicidade que senti! A mensagem do presidente Nelson foi muito clara e senti que nossas orações tinham sido respondidas. Não tive palavras para expressar a minha gratidão.

Essa experiência fortaleceu meu testemunho de que as orações são respondidas e de que o Pai Celestial inspira Seus profetas. Que esta é a Igreja do Senhor e que Ele sabe o que fazer em Sua Igreja. Até o site da Igreja, que eu achava não ser possível ser mudado, foi atualizado para ChurchofJesusChrist.org.

Sei que o presidente Nelson foi chamado por Deus. Sei também que o profeta Joseph Smith não nomeou a Igreja que foi restaurada por meio dele. Nem foi Mórmon quem fez isso. Foi o próprio Salvador que disse: “Pois assim será a minha igreja chamada nos últimos dias, sim, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias” (Doutrina e Convênios 115:4).

Nota

  1. Russell M. Nelson, “O nome correto da Igreja”, Liahona, novembro de 2018, pp. 88–89.