2021
Conectados com Deus
Janeiro de 2021


Mensagem da Área

Conectados com Deus

Somos fi lhos e fi lhas de pais celestiais que nos amam profundamente. Eles nos enviaram à Terra hoje para preparar o mundo para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Mas o que signifi ca preparar o mundo para a Segunda Vinda? Entendemos que nada impuro pode habitar na presença de Deus, então preparar a Terra para a Segunda Vinda signifi ca ajudar as pessoas a alcançar a pureza e retidão necessárias para encontrar com Deus e Jesus Cristo novamente.

Sei que o Salvador deseja reencontrar todos nós. Ele nos chama hoje, com braços abertos para que nós possamos nos conectar com Ele e ouvir Sua voz. Ele diz: “Se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes o meu convênio, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos (...) e vós me sereis (...) um povo santo” (Êxodo 19:5–6).

Essa escritura é um convite para que nos conectemos com o Salvador e andemos perto Dele. Hoje vamos falar mais sobre andar com o Salvador, conhecer o amor de Deus e fazer parte de Sião. Mas, o que é Sião? Se você nunca ouviu falar sobre isso, vamos contar bem rapidinho para você.

Há milhares de anos, existia um jovem chamado Enoque. Ele era assim como nós, só que era tatatataraneto de Adão e de uma legião de profetas. Ele vivia em um mundo cheio de guerra, discórdia, orgulho e preconceito (qualquer similaridade com hoje é mera coincidência). Um dia, o Espírito Santo veio sobre ele e Enoque escutou a voz do Senhor dizendo que Ele deveria convidar as pessoas a se achegarem a Cristo por meio do arrependimento e do batismo.

Sabe qual foi a resposta de Enoque? Ele se jogou no chão, literalmente, e disse ao Senhor: “Por que é que encontrei graça aos teus olhos? Sou apenas um menino e todo o povo odeia-me, pois sou lento no falar; por que razão sou teu servo?” (Moisés 6:31.)

Você já se sentiu assim? Despreparado? Fraco? Já sentiu que não conseguia fazer o que o Senhor pede? Este sentimento vem do inimigo. Este ano, estamos falando bastante sobre como o Senhor vai preparar um caminho para tudo. Deus confi a em nosso potencial e nossa capacidade. Ele está do nosso lado nos ajudando a seguir em frente e cumprir Sua obra. Ele mesmo ensinou isso a Enoque quando respondeu:

“Vai e faze o que te ordenei e homem algum te ferirá. Abre tua boca e ela encher-se-á e dar-te-ei palavras (...). Eis que meu Espírito está sobre ti; portanto, todas as tuas palavras justifi carei; e as montanhas fugirão de ti e os rios desviar-se-ão de seu curso; e tu permanecerás em mim e eu, em ti; portanto, anda comigo” (Moisés 6:32, 34).

Essa é uma das melhores promessas, porque, quando buscamos ser puros, o Pai Celestial nos abençoa com um poder capacitador que não compreendemos. E, além desse poder, recebemos a companhia do Espírito Santo. Foi o que aconteceu com Enoque. Ele foi abençoado para cumprir com sua missão e continuou pregando o evangelho. Ele continuou se esforçando para guardar os mandamentos e amar a Deus. Por causa disso, ele teve visões e revelações que o fortaleceram. Ainda assim, não foi fácil, é claro.

Várias vezes ele foi atacado física e verbalmente, porque as pessoas tentavam desacreditar sua fé. Mas, como ele estava conectado com Deus, tinha poder e se tornou uma luz para o mundo.

Muitas pessoas foram convertidas por causa da pregação de Enoque. Essas pessoas começaram a se unir, assim como estamos fazendo hoje. Eles formaram um povo e uma cidade chamada Sião. Sião significa literalmente “os puros de coração”. As escrituras dizem: “O Senhor chamou seu povo Sião, porque eram unos de coração e vontade e viviam em retidão; e não havia pobres entre eles” (Moisés 7:18).

O povo de Sião era um povo tão harmônico que começou a se amar mutuamente e se tornar perfeito. Depois disso eles foram tirados desta Terra para habitar com Deus. Lá eles estão até hoje. A cidade de Sião vai retornar com Cristo, em Sua Segunda Vinda, para trazer paz e alegria. (Depois de tantos dias de lutas que estamos tendo, não é?)

Mas, e nós? Já que Sião já está salva, o que podemos fazer? Sabemos que estamos longe de ser perfeitos, mas hoje, neste evento, estamos aqui para criar a mesma conexão do povo de Enoque e abençoar a vida uns dos outros servindo, amando e cuidando. Sempre haverá alguém a ser consolado. Nossa responsabilidade como fi lhos e fi lhas de Deus e irmãos é ajudar uns aos outros e organizar Sião entre nós. Hoje somos Sião na Terra. Quando buscamos seguir a obra do Salvador e edifi car Sião, encontramos poder verdadeiro. Ele transforma nossas falhas em força e purifi ca nossos esforços. Por mais que às vezes nos sintamos como Enoque e achemos que nossa oferta não seja assim tão boa, Ele sabe quando estamos oferecendo nosso máximo. Ele conhece nossa intenção e está disposto a magnifi car nossos esforços para o bem e ajudar Seus fi lhos e Suas fi lhas. Nossa mensagem para você hoje é que Deus está lhe chamando. Não importa onde você está, Ele o conhece. Você é um fi lho ou uma fi lha especial Dele e o Pai Celestial não repudia quem quer que seja: negro ou branco, rico ou pobre. Ele ama todos os Seus fi lhos e está sempre disposto a nos ajudar em todas as nossas difi culdades. Deus nos convida hoje a nos tornar a Sião moderna, a ser as pessoas que Ele deseja que sejamos, a cumprir Sua obra. Ele deseja que convidemos Seus fi lhos e Suas fi lhas a se arrependerem e encontrarem poder na pureza e na obediência aos Seus mandamentos. Por isso convidamos vocês, onde estiverem, a ajudarem uns aos outros, a assumirem o compromisso de se amarem mutuamente, assim como o presidente Nelson nos convidou recentemente. Precisamos estar dispostos a defender a verdade e qualquer pessoa que sofra algum tipo de preconceito ou discriminação. Nossa responsabilidade como pessoas que estão construindo Sião, como membros e jovens da Igreja de Jesus Cristo, é fazer com que o mundo reconheça como devemos viver e o motivo de estarmos aqui na Terra. Deus nos convida a construir pontes de cooperação em vez de muros de isolamento, a estender uma mão de amor aos nossos irmãos e nossas irmãs. Ele deseja que nos tornemos esse movimento de jovens que se unem, que celebram as diferenças, que são puros e que desejam estabelecer Sião, que é literalmente o povo conectado com Deus, nestes últimos dias. Sião era tão conectada com Deus que Ele a tirou da Terra. Imagine se isso acontece hoje? Olhe, não sei se vai acontecer isso conosco, para ser bem sincero. Mas sei que Deus promete a salvação a todas as pessoas que buscam diligentemente ser puras nestes dias tão difíceis em que estamos vivendo. Sabemos que às vezes não é fácil fazer o que Deus pede, mas nunca estaremos sozinhos em nossos esforços para criar essa conexão com Ele.

Em Jacó 5:72, lemos: “Os servos foram e trabalharam com todo o afi nco; e o Senhor da vinha também trabalhou com eles”. Cada um de nós vai passar por experiências que ferem profundamente; coisas que nunca deveriam ocorrer. Cada um de nós, em ocasiões diversas, permitirá que o orgulho e a soberba corrompam o fruto que produzimos. Mas Jesus Cristo é nosso Salvador em todas as coisas. Seu poder pode nos alcançar em qualquer profundeza e podemos confi ar que esse poder estará disponível quando O invocarmos. Quando pedimos por misericórdia por nossos pecados e fracassos, o Salvador nos atende generosamente. Ele sempre tem paciência e compaixão, e nos pede que ofereçamos o mesmo uns aos outros. O Salvador declarou: “Sede um; e se não sois um, não sois meus” (Doutrina e Convênios 38:27). Se formos humildes, oferecermos nossos talentos, ajudarmos a coligar Israel nos dois lados do véu e formos as pessoas que Deus deseja que sejamos, então vamos pertencer ao Senhor e fazer parte dessa geração eleita. Talvez agora não estejamos no lugar onde desejamos. Sei que às vezes pode ser desconcertante, difícil, mas nossos esforços por união são sempre encontrados pelos esforços do Salvador de nos ajudar no caminho. E hoje queremos fazer um convite para que todos sejamos uma força coletiva ao criarmos um mundo melhor. Essa é nossa designação. É um convênio que fi zemos de ministrar e ajudar as pessoas que fraquejam. Em nosso dia a dia, sempre haverá oportunidades de fazer isso. Sabemos que nem sempre é simples, mas precisamos nos esforçar. Nós, como membros da Igreja, temos o potencial de mudar a sociedade. Podemos achar às vezes que nossa infl uência não é tão vista, mas isso não é verdade. O Pai Celestial confi a em nós. É por isso que o MeetUp é um movimento que pode mudar a história da humanidade. Então perguntem a Deus hoje o que Ele espera de vocês e busquem se conectar com Ele.

“Ao pensar no futuro, vocês devem se encher de fé e esperança. Lembrem-se sempre de que Jesus Cristo, o criador do universo, o arquiteto de nossa salvação e o Cabeça desta Igreja, está no controle.”
— M. Russell Ballard