2021
Esperar respostas sem duvidar
Janeiro de 2021


Jovens adultos

Esperar respostas sem duvidar

Colher as bênçãos do Senhor exige paciência, mas, como todos sabemos, esperar não é muito agradável.

Imagem
photo of a woman holding her phone

Quando eu era criança, detestava esperar a manhã seguinte. Eu ficava tão agitada e impaciente com o que me aguardava no dia seguinte que passava muitas noites me revirando de um lado para outro na cama, caindo no sono e acordando toda hora e indo até a janela, para depois dar um suspiro de decepção quando percebia que ainda estava escuro. Para mim, o dia seguinte sempre levava uma eternidade para chegar.

Às vezes, no meio da noite, eu ia até o quarto dos meus pais para perguntar as horas. Eles me garantiam que o dia seguinte ia chegar. Eu sempre dormia melhor depois de ouvir isso.

Às vezes, a espera por bênçãos prometidas não é muito diferente disso. Fazemos orações sinceras, lemos as escrituras e sentimos aquele calor no peito que nos tranquiliza. Mas, se a situação não muda imediatamente, se as respostas ou as bênçãos não vêm logo, podemos começar a duvidar se algum dia virão.

Duvidar que as respostas virão

Por experiência própria, aprendi que as dúvidas muitas vezes surgem porque nos concentramos nas circunstâncias, em vez de no Salvador ou em Seu amor por nós.

Quanto mais nos fixamos nas circunstâncias e na falta de esperança com respeito ao que parece não estar acontecendo ainda, menos percebemos que o Salvador nos ama e está conosco a cada passo. Satanás sabe disso e assim planta pequenas dúvidas em nossa mente para nos fazer questionar o amor do Salvador por nós, nosso valor eterno e o quanto somos importantes para o Pai Celestial.

Esperar sem duvidar

A espera faz parte da vida. Aguardar as respostas, as bênçãos e as promessas do Senhor às vezes pode parecer insuportável. Mas existem algumas coisas que podemos fazer para esperar as bênçãos sem duvidar:

Primeiro, podemos fazer um retrospecto e recordar ocasiões em que recebemos respostas ou inspiração. Lembre-se do consolo ou da alegria que lhe trouxeram paz ao coração e à mente. Esses sentimentos e essas respostas vêm de Deus. O passar do tempo não muda essas verdades e promessas. Podemos seguir este conselho apostólico: “Compreendam suas lembranças sagradas. Acreditem nelas. Escrevam-nas. (…) Confiem que vocês as recebem de seu Pai Celestial e de Seu Filho Amado. Deixem que elas tragam paciência para suas dúvidas e entendimento para suas dificuldades”.1 Se nos concentrarmos no Espírito e nas coisas que sabemos ser verdadeiras, nossas dúvidas perderão a relevância. Vamos ter a confiança de que precisamos seguir em frente com esperança.

Segundo, precisamos lembrar que, para receber revelação pessoal, temos de estar dispostos a agir com os olhos da fé apesar de não termos um conhecimento perfeito. Assim como eu sempre tive que esperar o dia seguinte, podemos perceber que, até quando esperamos pelas bênçãos prometidas, precisamos nos preparar para algumas coisas, dar alguns passos e obter conhecimento enquanto aguardamos. Durante essa espera, podemos continuar a aprender e nos esforçar para ser dignos das bênçãos reservadas para nós.

Por fim, podemos manter uma perspectiva eterna de que “algumas bênçãos vêm logo, outras demoram e outras nem sequer chegarão nesta vida, mas, para os que aceitam o evangelho de Jesus Cristo, elas virão”, como ensinou o élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos.2 “Deus espera que você tenha fé, determinação e confiança suficiente Nele para seguir em frente, tocar a vida e alegrar-se.”3 As bênçãos do Senhor sempre vêm, assim como o nascer do sol todas as manhãs. Em vez de olhar para o dia de amanhã, olhe para a eternidade.

Aprender com a espera

Em momentos de dúvida, quando sentimos que estamos num quarto escuro esperando a luz do céu, lembremos que os braços do Salvador estão sempre estendidos para nós, esperando ansiosamente que nos aproximemos Dele. O Salvador vai nos dar a certeza de Seu amor por nós, da mesma forma como fizeram meus pais quando eu estava preocupada com o dia seguinte que parecia nunca chegar.

Quando mantemos os olhos fitos no Senhor, aguardar respostas e bênçãos prometidas se torna menos tedioso. A espera se torna um tempo proveitoso de aprendizado e preparação. Podemos aprender a nos concentrar na vontade do Pai Celestial e não na nossa. Podemos também saber com certeza que Ele nos ama e que sempre cumprirá o que nos prometeu. E isso certamente dissipará todas as dúvidas e escuridão. O dia seguinte sempre vem, assim como sempre se cumprem as Suas promessas.

Notas

  1. Neil L. Andersen, “Lembranças espirituais determinantes”, Liahona, maio de 2020, p. 22.

  2. Jeffrey R. Holland, “O sumo sacerdote dos bens futuros”, A Liahona, janeiro de 2000, p. 45.

  3. Jeffrey R. Holland, “Terror, Triumph, and a Wedding Feast”, discurso no devocional da Universidade Brigham Young, em 12 de setembro de 2004, p. 3, speeches.byu.edu.