2012
Há limites para o arrependimento? Se eu tiver de pedir perdão pelo mesmo pecado repetidamente, será que em algum momento vou atingir um limite?
Março de 2012


limites para o arrependimento?Se eu tiver de pedir perdão pelo mesmo pecado repetidamente, será que em algum momento vou atingir um limite?

Há duas coisas a recordar aqui: (1) a misericórdia de Deus é de fato infinita e (2) o verdadeiro arrependimento significa abandono dos pecados.

Por um lado, devido à Expiação infinita de Jesus Cristo, o arrependimento está ao alcance de todos, mesmo de quem cometeu os mesmos erros várias vezes. Como disse o profeta Alma, “Eis que [o Senhor Deus] envia um convite a todos os homens, pois os braços de misericórdia lhes estão estendidos e ele diz: Arrependei-vos e receber-vos-ei” (Alma 5:33).

Por outro lado, o Profeta Joseph Smith ensinou: “O arrependimento é uma coisa que não pode ser tratada com leviandade todos os dias. A transgressão diária e o arrependimento diário não são coisas agradáveis à vista de Deus” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 79).

Então qual é a chave para o arrependimento? Como o Senhor revelou a Joseph Smith, “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43). E como Alma ensinou, “Quem se arrepender encontrará misericórdia; e quem encontrar misericórdia e perseverar até o fim, será salvo” (Alma 32:13; grifo do autor).

Em outras palavras, é preciso confessar e abandonar seus pecados e tentar ser fiel até o fim da vida. Caso tenha problemas para superar determinado pecado, não perca as esperanças crendo erroneamente que há limites para o arrependimento sincero. Procure a ajuda de seus pais e do bispo ou presidente de ramo. O amor, apoio e aconselhamento deles pode ajudá-lo em seu empenho para extirpar o pecado de sua vida e aproximar-se do Pai Celestial e de Jesus Cristo.