Biblioteca
Lição 160: Morôni 10:8–26, 30–34


Lição 160

Morôni 10:8–26, 30–34

Introdução

Depois de ensinar a obter um testemunho da verdade de todas as coisas por meio do Espírito Santo, Morôni exortou aqueles que leriam suas palavras a receber e reconhecer os dons espirituais. Morôni concluiu o registro do Livro de Mórmon exortando todas as pessoas a vir a Jesus Cristo, apegar-se a toda boa dádiva que Ele oferecer e ser aperfeiçoados Nele.

Sugestões Didáticas

Morôni 10:8–26

Morôni ensina sobre os dons do Espírito e seu propósito na obra do Senhor

Peça aos alunos que pensem em uma época quando o Pai Celestial os ajudou a fazer algo que não poderiam fazer sozinhos. Peça que os alunos leiam Morôni 10:8 em silêncio, procurando a frase que descreve as habilidades ou bênçãos espirituais que Deus dá aos fiéis (“dons de Deus”). Explique-lhes que com frequência nos referimos a esse dons como dons do Espírito ou dons espirituais.

  • De acordo com Morôni 10:8, por que Deus dá dons do Espírito a Seus filhos? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro: Deus dá dons do Espírito a Seus filhos para beneficiá-los. Você pode precisar explicar que neste contexto, beneficiar significa abençoar ou ajudar.)

Peça que os alunos leiam Morôni 10:9–16 em silêncio, procurando pelos dons de Deus que Morôni descreveu nesses versículos. Você pode sugerir que os alunos marquem o que encontraram.

  • Que dons do Espírito você identificou nesses versículos? (Enquanto os alunos respondem, você pode escrever as respostas deles no quadro.)

  • Que exemplos desses dons você já viu na Igreja?

  • Quando você presenciou pessoas recebendo bênçãos porque outras exerceram seus dons espirituais? (Você pode estar preparado para compartilhar um exemplo que presenciou.)

  • Como os dons do Espírito podem beneficiar a pessoa que os recebe?

Peça a um aluno que leia Morôni 10:19, 24 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, procurando uma barreira que nos impede de receber e reconhecer os dons espirituais.

  • Que barreira nos impede de receber e reconhecer os dons espirituais?

  • Em sua opinião, por que as pessoas incrédulas não conseguem reconhecer ou receber o poder e os dons de Deus?

Peça que os alunos leiam Morôni 10:25–26 em silêncio, procurando o que acontecerá àqueles que rejeitarem os dons e o poder de Deus. Peça que eles compartilhem o que encontraram.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Morôni 10:20–23. Peça que a classe acompanhe a leitura procurando pelas bênçãos advindas da fé, esperança e caridade. (Antes que leiam Morôni 10:23, você pode explicar que a frase “me são convenientes” se refere a coisas que estão em harmonia com a vontade do Senhor.)

  • Conforme o ensinamento de Morôni, que bênçãos receberiam aqueles que tivessem fé, esperança e caridade?

(Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Se tivermos fé, poderemos fazer o que o Salvador quer que façamos. Você pode sugerir que eles marquem esse princípio em Morôni 10:23.

  • Em sua opinião, como os dois princípios no quadro se relacionam? (Se tivermos fé, Deus nos dará os dons de que precisamos para realizar a obra que Ele tem reservada para nós.)

  • Como o conhecimento desses dois princípios pode nos ajudar agora e no futuro?

Escreva as seguintes declarações incompletas no quadro: Para ajudar os alunos ver como a promessa em Morôni 10:23 foi cumprida ou poderia ser cumprida em sua vida, dê a eles alguns minutos para completar uma das declarações no diário de estudo das escrituras:

Eu senti os efeitos da promessa em Morôni 10:23 quando …

A promessa encontrada em Morôni 10:23 pode me ajudar quando …

Depois que tiverem tempo suficiente, peça-lhes que compartilhem com um colega o que escreveram.

Morôni 10:30–34

Morôni convida todos a vir a Jesus Cristo e ser aperfeiçoados Nele

Escreva a palavra Perfeição no quadro. Abaixo dela, escreva Possível ou Impossível?

Peça aos alunos que compartilhem seus pensamentos com relação à pergunta no quadro. Depois de uma breve conversa, peça a um aluno que leia 3 Néfi 12:48 em voz alta.

  • De acordo com o Salvador, qual é o objetivo de cada um de nós? (Tornar-se perfeito.) Como isso é possível?

Depois que os alunos compartilharem suas opiniões, peça a um aluno que leia a seguinte explicação do Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência:

Imagem
Presidente James E. Faust

“A perfeição é uma meta eterna. Embora não possamos ser perfeitos na mortalidade, recebemos o mandamento de esforçar-nos para alcançá-la, algo que conseguiremos fazer por meio da Expiação” (“Este É o Nosso Dia”, A Liahona, julho de 1999, p. 19).

Explique-lhes que apesar da perfeição não ser possível nesta vida, podemos no final, tornar-nos perfeitos. Morôni ensinou que podemos alcançar a perfeição por meio da Expiação de Jesus Cristo. Copie a seguinte tabela no quadro, deixando as respostas em parênteses.

O que eu preciso fazer …

Quais as promessas de Deus …

(As respostas podem incluir que precisamos vir a Jesus Cristo; buscar e receber as boas dádivas; evitar as coisas do mal e impuras; negar-nos a toda iniquidade; e amar a Deus com todo poder, mente e força.)

(As respostas podem incluir que Ele cumprirá Seus convênios; Sua graça nos será suficiente; seremos aperfeiçoados em Jesus Cristo; receberemos a graça de Deus; seremos santificados e receberemos a remissão de nossos pecados; e nos tornaremos santos, sem mácula.)

Peça aos alunos que pesquisem Morôni 10:30–33 para as frases que descrevam o que precisamos fazer e as promessas que Deus faz para nos ajudar a tornar-nos puros e perfeitos. Peça a um aluno que registre as respostas dos alunos na coluna apropriada da tabela. Saliente que a palavra graça se refere à ajuda e força divina que recebemos devido à Expiação de Jesus Cristo.

  • Que declaração você escreveria abaixo da tabela para resumir o que Morôni ensina sobre tornar-se puro e perfeito? (Mesmo que os alunos usem palavras diferentes, as respostas devem refletir a seguinte verdade: Ao vir a Jesus Cristo, podemos ser purificados e aperfeiçoados por meio de Sua Expiação.)

Se possível, dê aos alunos uma cópia da seguinte declaração do Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos: Peça a um aluno que leia a declaração em voz alta enquanto o restante acompanha a leitura. Antes que o aluno leia, incentive a classe a ouvir com atenção, pensando no que podem fazer para vir a Jesus Cristo como resultado do estudo do Livro de Mórmon neste ano.

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“O apelo final, último, único da pedra angular de nossa religião e do livro mais correto já escrito é o toque de pureza; é ser sagrado e sem mancha; é ser puro. E que a pureza pode vir somente por meio do sangue do Cordeiro que tomou nossas dores, carregou nossos pesares, o Cordeiro que foi ferido pelas nossas transgressões e moído por nossas iniquidades, o Cordeiro que foi oprimido e afligido, mas não fizemos caso dele (ver Mosias 14). (…)

Pureza — por meio do sangue do Cordeiro. É sobre isso que o livro clama” (“A Standard unto My People” [Um Padrão para o Meu Povo] [discurso para os educadores religiosos do SEI, 9 de agosto de 1994], pp. 13–14, si.LDS.org).

Peça aos alunos que identifiquem frases em Morôni 10:32–33 que salientem que podemos ser aperfeiçoados somente “em Cristo” ou por meio do poder purificador de Sua Expiação.

  • Por que precisamos da Expiação de Jesus Cristo para nos tornar puros e perfeitos?

  • Que frases em Morôni 10:32–33 você considera incentivadoras ao lutar pela pureza e pela meta eterna de perfeição?

Peça aos alunos que escolham uma ou duas frases da primeira coluna da tabela no quadro. Dê a eles alguns minutos para escrever no diário de estudo das escrituras qualquer pensamento ou ideia que tiverem sobre como podem melhorar nessas áreas.

Conclua essa lição lendo Morôni 10:34 para a classe. Peça aos alunos que acompanhem a leitura, procurando por evidências de que Morôni tinha fé e esperança em Jesus Cristo. Depois que relatarem o que encontraram, peça aos alunos que escrevam qualquer pensamento ou ideia que tiveram ao concluir o curso deste ano sobre o Livro de Mórmon. Você pode convidar os alunos a compartilhar com a classe o que escreveram. Testifique das bênçãos que o Pai Celestial prometeu a eles se vierem a Jesus Cristo seguirem Seus ensinamentos e exercerem fé em Sua Expiação. Incentive os alunos a fazer do estudo do Livro de Mórmon um projeto para a vida inteira.

Recapitulação de Morôni

Reserve um tempo para ajudar os alunos a recapitular o livro de Morôni. Peça que pensem no que aprenderam nesse livro, tanto no seminário quanto em seu estudo pessoal das escrituras. Se necessário, peça-lhes que recapitulem rapidamente alguns dos resumos dos capítulos em Morôni para ajudá-los a lembrar. Após dar tempo suficiente aos alunos, peça que alguns compartilhem algo de Morôni que foi inspirador para eles ou que os ajudou a ter mais fé em Jesus Cristo.

Comentários e Informações Históricas

Morôni 10:8–19. Dons do Espírito

O Élder Bruce R. McConkie descreveu os propósitos e motivos que temos para obter dons espirituais:

“[Os dons espirituais têm o propósito] de iluminar, incentivar e edificar os fiéis, de modo que herdem a paz nesta vida e sejam guiados até a vida eterna no mundo futuro. A presença dos dons espirituais é prova da divindade da obra do Senhor; onde quer que eles não sejam encontrados, lá a Igreja e reino de Deus não estarão. Temos a promessa de que os dons espirituais nunca nos serão retirados, enquanto a Terra continuar em seu presente estado, exceto devido à incredulidade (Morôni 10:19), mas quando o dia da perfeição chegar e os santos alcançarem a exaltação eles não mais serão necessários. Como disse Paulo: ‘Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte desaparecerá’ (I Coríntios 13:10).

Espera-se que as pessoas fiéis busquem os dons do Espírito de todo o coração. Devem procurar ‘com zelo os melhores dons’ (I Coríntios 12:31; D&C 46:8; e ‘desejar os dons espirituais’ I Coríntios 14:1) e ‘pedir a Deus, que dá liberalmente’ (D&C 46:7; Mateus 7:7–8). Para que a alguns seja dado possuir todos esses dons, para que haja uma cabeça, a fim de que todo membro se beneficie com isso. (D&C 46:29.)” (Mormon Doctrine, 2ª ed., 1966, p. 314.)

O Élder Marvin J. Ashton, do Quórum dos Doze Apóstolos ensinou:

“Uma das maiores tragédias da vida, a meu ver, ocorre quando uma pessoa classifica a si mesma como alguém que não tem dons ou talentos.

Em Doutrina e Convênios 46:11–12, temos esta verdade: ‘Pois a todos não são dados todos os dons; pois há muitos dons e a cada homem é dado um dom pelo Espírito de Deus.

A alguns é dado um, a outros é dado outro, para que desse modo todos sejam beneficiados’.

Deus deu a cada um de nós um ou mais talentos especiais. (…) Depende de cada um de nós procurar e desenvolver os dons que Deus nos deu.

Deus vive. Ele nos abençoa com dons. Ao desenvolver e compartilhar nossos dons dados por Deus e beneficiar com nossos dons as pessoas a nossa volta, o mundo pode tornar-se um lugar melhor e a obra de Deus irá avante de maneira mais rápida ” (“Pois Há Muitos Dons”, A Liahona, janeiro de 1988, p. 18).

Morôni 10:22. “O desespero vem por causa da iniquidade”

O Presidente Ezra Taft Benson compartilhou seu pensamento com relação à necessidade de fazer o bem e evitar o desespero:

“No Livro de Mórmon lemos que ‘o desespero vem por causa da iniquidade’. (Morôni 10:22.) ‘Quando faço o bem, sinto-me bem’, disse Abraham Lincoln, ‘quando faço o mal, sinto-me mal’. O pecado empurra o homem para o desalento e desespero. Conquanto o homem possa tirar algum prazer temporário do pecado, o resultado final é a infelicidade. ‘Iniquidade nunca foi felicidade’. (Alma 41:10.) O pecado cria desarmonia com Deus e deprime o espírito. Portanto, bom seria que cada qual se examinasse a si mesmo, para que permanecesse em harmonia com todas as leis de Deus. Cada lei que guardamos nos traz uma bênção particular. Cada lei quebrada produz uma desgraça. Aqueles que estão com uma carga pesada de desespero, deveriam vir ao Senhor, pois o seu jugo é suave e sua carga é leve ( ver Mateus 11:28–30).” (“Não Se Desespere”, A Liahona, março de 1987, p. 2).

Morôni 10:34. A Despedida de Morôni

O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, compartilhou os seguintes pensamentos sobre as palavras finais de Morôni no Livro de Mórmon:

“Pureza. Santidade. Caráter e consciência sem mácula. Tudo isso por intermédio da graça de Cristo, que limpa nossas vestimentas, santifica nossa alma, salva-nos da morte e restaura-nos a nossas origens divinas.

Em seu último registro Morôni prestou testemunho de sua poderosa fé na divina redenção.

Assim, o Livro de Mórmon termina, voando como se estivesse com Morôni, com base na promessa da Sagrada Ressurreição [ver Apocalipse 14:6.] Isto é muito adequado, porque este testamento sagrado — escrito por profetas, entregue por anjos e protegido por Deus — fala como alguém que ‘clamasse dentre os mortos’, exortando todos a vir a Cristo e ser aperfeiçoados Nele, um processo que culmina com a perfeição da glória celestial” (Christ and the New Covenant: The Messianic Message of the Book of Mormon, 1997, p. 339).