Biblioteca
Lição 125: 3 Néfi 15–16


Lição 125

3 Néfi 15–16

Introdução

Ao continuar ensinando o povo no templo, na terra de Abundância, Jesus Cristo declarou que a lei de Moisés fora cumprida e que Ele era a luz e a lei para as quais as pessoas deveriam olhar. Ele então explicou aos doze discípulos que os povos das Américas eram as “outras ovelhas” das quais ele tinha falado em Jerusalém (ver João 10:14–16). Também prometeu que aqueles que se arrependerem e voltarem para Ele serão contados entre o povo do convênio.

Sugestões Didáticas

3 Néfi 15:1–10

O Salvador declara que Ele cumpriu a lei de Moisés

Antes do início da aula, escreva as seguintes perguntas no quadro:

Por que pagar o dízimo? Por que santificar o dia do Senhor? Por que honrar os pais?

Para iniciar a aula, aponte para as perguntas do quadro e pergunte:

  • Algumas pessoas podem se perguntar por que o Senhor dá mandamentos. Como vocês explicariam o propósito dos mandamentos?

Diga aos alunos que, ao instruir os nefitas, Jesus Cristo lhes ensinou que um dos objetivos de Seus mandamentos era trazer as pessoas a Ele. Peça aos alunos que procurem esse propósito ao estudar 3 Néfi 15.

Explique-lhes que ao falar à multidão, o Salvador percebeu que alguns deles tinham uma dúvida. Peça aos alunos que examinem 3 Néfi 15:1–2 para encontrar o que essas pessoas queriam saber. (Eles se perguntavam o que o Salvador queria que eles fizessem “com respeito à lei de Moisés”. A organização da adoração, dos ritos e da Igreja dos nefitas alicerçava-se na lei de Moisés a fim de preparar o povo para a vinda de Jesus Cristo e ajudá-los a aguardar Seu sacrifício expiatório. Aparentemente, alguns estavam confusos sobre o que deveriam fazer em lugar do cumprimento da lei de Moisés.)

Peça a um aluno que leia 3 Néfi 15:3–5, 9 em voz alta. Peça à classe que acompanhe, procurando frases na explicação do Salvador que podem ter assegurado aos nefitas que sua fé não precisava mudar. Peça a alguns alunos que mostrem as frases que identificaram. Peça que expliquem por que acham que essas frases podem ter sido úteis para os nefitas.

  • O que vocês acham que Jesus estava ensinando quando proclamou que Ele era “a lei”? (3 Néfi 15:9).

Os alunos podem dar várias respostas. Ao responderem, ajude-os a identificar as seguintes verdades (escreva essas verdades no quadro): Jesus Cristo é a fonte da lei. Todas as leis do evangelho apontam para Jesus Cristo e Sua Expiação. Se seguirmos os Seus mandamentos, receberemos a vida eterna.

  • Por que era importante que os nefitas entendessem essas mensagens naquele momento? (Você pode mostrar que, tal como a lei de Moisés, a nova lei apontava para o Salvador e Sua Expiação. Embora alguns dos métodos de adoração do povo fossem mudar, eles iriam continuar a exercer fé em Jesus Cristo e a adorar o Pai em Seu nome.)

Resuma 3 Néfi 15:6–8 explicando que o Salvador tranquilizou as pessoas, declarando que assim como as palavras dos profetas a respeito do Redentor haviam sido cumpridas Nele, as profecias deles a respeito de acontecimentos futuros também seriam cumpridas. Ele também explicou que o convênio que tinha feito com o Seu povo ainda estava em vigor e seria cumprido.

Peça a um aluno que leia 3 Néfi 15:9–10 em voz alta. Peça à classe que acompanhe, procurando o que o Salvador queria que Seu povo fizesse com seu conhecimento das verdades que estão escritas no quadro.

  • O que significa para vocês “confiar em” Cristo?

Peça aos alunos que recapitulem 3 Néfi 15:9–10 e resumam como o Senhor quer que abordemos a maneira como vivemos o evangelho e a bênção que receberemos por isso. (Os alunos podem resumir essa passagem de modo diferente, mas suas respostas devem refletir o seguinte princípio: Se confiarmos em Jesus Cristo, guardando Seus mandamentos e perseverando até o fim, Ele nos dará a vida eterna.)

  • É possível seguir a Jesus Cristo sem guardar os mandamentos? Por que não?

Peça aos alunos que ponderem sobre as perguntas que você escreveu no quadro antes da aula.

  • É possível uma pessoa guardar os mandamentos na aparência, sem confiar em Jesus Cristo?

  • Quais são algumas das razões pelas quais uma pessoa poderia guardar os mandamentos exteriormente sem confiar em Jesus Cristo? (As respostas podem incluir senso de dever, medo de punição, desejo de se adequar ou de manter as aparências, ou apego às regras.)

  • Quais deveriam ser as razões pelas quais obedecemos aos mandamentos? (Devemos guardar os mandamentos por termos amor pelo Senhor, por querermos agradar a Deus e por querermos nos achegar a Ele).

  • Como vocês já foram abençoados ao guardar os mandamentos com real intenção?

Peça aos alunos que pensem em um mandamento ou padrão do evangelho que lhes tenha sido difícil entender e seguir. Peça aos alunos que ponderem sobre como seus sentimentos sobre esse mandamento ou esse padrão podem mudar se o seu amor ao Senhor tornar-se sua razão para obedecer. Incentive-os a obedecer aos mandamentos por amor ao Senhor. Compartilhe como os mandamentos o ajudaram a aproximar-se do Pai Celestial e do Salvador.

3 Néfi 15:11–16:5

Jesus Cristo fala a Seus discípulos a respeito de Suas outras ovelhas

Peça aos alunos que levantem a mão se eles já se sentiram menos importantes do que outra pessoa. Peça que pensem se já se sentiram esquecidos ou sozinhos, ou se já se perguntaram se o Pai Celestial sabe quem eles são.

Escreva a seguinte declaração no quadro: Deus Se importa com todos os Seus filhos e Se manifesta a eles. Assegure aos alunos a veracidade dessa afirmação e peça-lhes que procurem evidências de sua veracidade ao estudar o restante de 3 Néfi 15 e o início de 3 Néfi 16.

Peça a um aluno que leia 3 Néfi 15:11–17 e peça aos alunos que identifiquem o que o Senhor disse ao povo de Jerusalém sobre Seu povo das Américas. Você pode também pedir aos alunos que leiam João 10:14–16. (Ajude os alunos a compreender que “outras ovelhas” é uma referência aos outros seguidores do Pastor, Jesus Cristo. A palavra aprisco pode referir-se a um rebanho de ovelhas, mas também denota um grupo de pessoas com uma crença comum.)

  • De acordo com 3 Néfi 15:17, como o Senhor prometeu Se manifestar a Suas outras ovelhas ou seguidores? (Eles ouviriam a Sua voz.)

Peça a um aluno que leia 3 Néfi 15:18–19 em voz alta. Peça à classe que acompanhe, procurando a razão pela qual o Pai Celestial mandou Jesus Cristo não divulgar o conhecimento de Suas outras ovelhas ao povo de Jerusalém. Depois que os alunos relatarem o que encontraram, pergunte:

  • Que princípio podemos aprender com isso? (As respostas dos alunos devem refletir o seguinte princípio: Deus nos dá conhecimento e verdade de acordo com nossa fé e obediência.)

Resuma 3 Néfi 15:21–23 explicando que o Senhor disse aos nefitas que eles eram as outras ovelhas de quem havia falado, no entanto, os judeus de Jerusalém tinham pensado que ele estava falando dos gentios ou não-israelitas. Eles não tinham entendido que os gentios não ouviram pessoalmente a Sua voz.

Peça a um aluno que leia 3 Néfi 15:24 em voz alta, e peça à classe que preste atenção em como o Senhor assegurou aos nefitas que Se importava com eles. Você pode perguntar aos alunos como eles se sentiriam ao ouvir o Senhor dizer essas palavras a eles.

Peça aos alunos que leiam 3 Néfi 16:1–3 em silêncio e identificar quem mais iria ouvir a voz do Salvador. Explique-lhes que não temos um registro dos outros lugares e pessoas visitados pelo Salvador, mas fica claro que Ele visitou outros grupos ou “apriscos”.

Para apresentar a ideia de que o Salvador também Se manifesta a quem não ouve a Sua voz, faça antes as seguintes perguntas, convidando os alunos a examinar as escrituras procurando as respostas:

  • E aqueles que não conseguem ouvir a voz do Salvador? Como é que Ele mostra a eles que Se importa com eles?

Peça aos alunos que examinem 3 Néfi 15:22–23 e 3 Néfi 16:4, procurando como o Senhor declarou que iria manifestar-Se aos gentios (pela pregação de outros, pelo testemunho do Espírito Santo e pelos escritos dos profetas).

  • Como essas manifestações mostram que Deus Se importa com todos os Seus filhos?

  • De que maneiras o Senhor Se manifestou a vocês e a sua família?

  • Como podemos ajudar o Senhor em Seu empenho de Se manifestar a todo o Seu povo?

3 Néfi 16:6–20

Jesus Cristo profere bênçãos e advertências para os gentios que receberão o evangelho nos últimos dias

Pergunte aos alunos se eles já quiseram fazer parte de um grupo, clube ou uma equipe. Pergunte quais qualificações foram necessárias para se tornarem membro do grupo ao qual queriam se filiar. Sugira que o maior grupo do qual eles podem se tornar membros é o povo do convênio do Senhor.

Peça a um aluno que leia 3 Néfi 16:6–7 em voz alta. Peça à classe que acompanhe, procurando o que o Senhor disse que aconteceria nos últimos dias porque os gentios creriam Nele e a casa de Israel não. (Você pode explicar que os profetas do Livro de Mórmon usaram o termo gentios para se referir a pessoas que não eram da Terra Santa. Portanto, a palavra pode se referir aos membros da Igreja, bem como aos que não acreditam e aos membros de outras religiões.) Após os alunos responderem, resuma 3 Néfi 16:8–9 explicando que Jesus Cristo profetizou que também haveria gentios incrédulos nos últimos dias que iriam dispersar e maltratar os membros da casa de Israel. Peça a um aluno que leia 3 Néfi 16:10 em voz alta. Peça à classe que acompanhe, procurando o que vai acontecer com esses gentios incrédulos.

  • O que o Senhor declara que os gentios incrédulos perderiam?

  • Como isso se aplica àqueles que conhecem a verdade, mas se tornam orgulhosos?

Explique-lhes que o Senhor prometeu manter Seu convênio com a casa de Israel, levando-lhes o evangelho (ver 3 Néfi 16:11–12). Peça a um aluno que leia 3 Néfi 16:13 em voz alta. Peça à classe que acompanhe, procurando o que é necessário para uma pessoa se tornar um membro do povo do convênio do Senhor. Escreva o seguinte no quadro: “Se nós … , então nós …” Peça aos alunos que usem 3 Néfi 16:13 para completar a declaração. Os alunos deverão ser capazes de identificar a seguinte verdade: Se nos arrependermos e nos voltarmos para Jesus Cristo, seremos contados entre Seu povo.

  • Por que é uma bênção sermos contados entre o povo do Senhor?

Encerre prestando seu testemunho das verdades ensinadas nesta lição.

Comentários e Informações Históricas

3 Néfi 15:1–2. “As coisas antigas haviam passado e todas as coisas haviam-se tornado novas”

Na época do ministério mortal do Salvador, a lei de Moisés tinha sido a base da vida religiosa e social israelita por mais de mil anos. Os nefitas possuíam os registros escritos da lei nas placas de latão, e os profetas nefitas ensinavam e observavam a lei. Quando o Salvador visitou os nefitas, Ele lhes ensinou que a lei tinha sido completamente cumprida Nele. No entanto, eles não deviam pensar que a lei de Moisés tinha sido destruída ou “omitida” (ver 3 Néfi 12:17–18). Como foi que o Salvador “cumpriu”, mas não “destruiu” a lei de Moisés? A lei de Moisés incluía tanto aspectos morais quanto rituais.

Os aspectos morais incluíam mandamentos como “Não matarás” e “Não cometerás adultério”. Jesus Cristo ensinou aos nefitas que eles deviam evitar não apenas o assassinato e o adultério, mas também a raiva e a luxúria, que são predisposições do coração que levam ao assassinato e ao adultério 3 Néfi 12:21–30). Assim, o evangelho de Jesus Cristo cumpriu a lei no sentido de que ele expandiu os aspectos morais da lei de Moisés, por ser uma lei maior, que incluía os requisitos morais da lei de Moisés e os colocava no contexto dos grandes princípios do evangelho que exigiam uma mudança de coração.

Os aspectos rituais da lei de Moisés incluíam mandamentos referentes a sacrifício de animais e holocaustos, que Abinádi chamou de “ritos” e “ordenanças” (Mosias 13:30). Os profetas nefitas compreendiam que essas partes da lei de Moisés foram criadas para ajudar as pessoas a aguardar o sacrifício expiatório de Jesus Cristo (ver 2 Néfi 25:24; Jacó 4:5; Mosias 16:14–15). Portanto, quando a missão mortal do Salvador fosse concluída, essas ordenanças não mais aguardavam um evento futuro que já havia acontecido. Assim, o Salvador ensinou aos nefitas que os sacrifícios de animais e os holocaustos eram para ser “cessados” e que seus seguidores deviam em vez disso oferecer o “sacrifício” de “um coração quebrantado e um espírito contrito” (3 Néfi 9:19–20). Em lugar de ordenanças que aguardavam a Expiação, o Salvador instituiu o sacramento, uma ordenança de recordação do sacrifício expiatório do Salvador (ver 3 Néfi 18:1–11).

O Élder Bruce R. McConkie declarou: “Jesus veio para restaurar a plenitude do evangelho que os homens haviam desfrutado antes da época de Moisés, antes do tempo da ordem menor. Obviamente, Ele não veio para destruir o que Ele próprio havia revelado a Moisés, assim como um professor universitário não destrói a aritmética ao revelar os princípios do cálculo integral a seus alunos. Jesus veio para construir sobre o fundamento estabelecido por Moisés. Ao restabelecer a plenitude do evangelho, Ele cumpriu a necessidade de seguir os termos e as condições do evangelho preparatório. Ninguém precisava mais caminhar sob a luz da lua, porque o sol havia se levantado em todo o seu esplendor” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vol. 1965–1973, vol. 1, pp. 219–220; ver também Stephen E. Robinson, “The Law after Christ” [“A Lei Segundo Cristo”], Ensign, setembro de 1983, pp. 69–73).

3 Néfi 15:1–10. Jesus Cristo deu e cumpriu a lei de Moisés

Os primeiros profetas do Livro de Mórmon ensinaram que a lei de Moisés um dia teria fim. Néfi, Jacó e Abinádi prepararam o povo para um dia aceitarem o término da lei de Moisés. O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, identificou as razões pelas quais os nefitas conseguiram abrir mão da lei antiga e abraçar a nova:

“Claramente, a congregação nefita entendeu isso mais facilmente do que o mundo judaico, em parte porque os profetas nefitas tinham sido tão cuidadosos ao ensinar a natureza transitória da lei. Abinádi dissera: ‘Ainda é preciso que guardeis a lei de Moisés; mas digo-vos que chegará o tempo em que não mais será necessário guardar a lei de Moisés’. [Mosias 13:27; grifo do autor.] Nesse mesmo espírito, Néfi salientou: ‘Portanto falamos sobre a lei, para que nossos filhos saibam que a lei é morta; e, sabendo que ela é morta, esperem por aquela vida que está em Cristo e saibam para que fim foi dada a lei. E para que, depois de ser cumprida a lei em Cristo, não endureçam o coração contra ele quando a lei tiver de ser abolida.’ [2 Néfi 25:27; grifo do autor.]

Esse tipo de ensinamento — que é um aviso para que as pessoas não endureçam o coração contra Cristo por ignorância, na tentativa de defender a lei de Moisés — poderia ter ajudado (e salvo) muitos dos habitantes do Velho Mundo daquela época e muitas pessoas em todo o mundo agora” (Christ and the New Covenant: The Messianic Message of the Book of Mormon [Cristo e o Novo Convênio: A Mensagem Messiânica do Livro de Mórmon], 1997, pp. 156–157).

3 Néfi 15:5–8. O convênio não foi totalmente cumprido

O que Jesus quis dizer ao declarar: “O convênio que fiz com meu povo ainda não se cumpriu completamente”? (3 Néfi 15:8). Jeová fez um convênio com Abraão no passado. Foram prometidos a Abraão (1) uma posteridade eterna, (2) uma terra de herança e (3) o poder do sacerdócio de Deus. Essas promessas também foram feitas aos descendentes de Abraão (ver D&C 132:30–31) e seriam cumpridas no futuro.