Biblioteca
Lição 34: 2 Néfi 21–24


Lição 34

2 Néfi 21–24

Introdução

Muitas das profecias de Isaías no Livro de Mórmon são a respeito dos últimos dias. Ele profetizou sobre a Restauração do evangelho, o Profeta Joseph Smith, a Segunda Vinda e a destruição dos iníquos. Ele previu que o Senhor “levantaria um estandarte ante as nações” para coligar Seu povo nos últimos dias (ver 2 Néfi 21:11–12). Isaías também testificou que o Senhor triunfaria sobre Satanás e anunciaria o Milênio, uma era de paz e alegria.

Sugestões Didáticas

2 Néfi 21:1–5, 10–12

Isaías prevê a Restauração do evangelho de Jesus Cristo nos últimos dias

Mostre a gravura Morôni Aparece a Joseph Smith em Seu Quarto (62492; Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 91). Explique que, quando Morôni apareceu pela primeira vez a Joseph Smith, “[ele] citou o capítulo onze de Isaías, dizendo que estava prestes a ser cumprido” (Joseph Smith—História 1:40). A profecia que está em Isaías 11 pode também ser encontrada em 2 Néfi 21.

Imagem
Morôni Aparece a Joseph Smith

Peça aos alunos que leiam 2 Néfi 21:1 em silêncio. Direcione a atenção deles para a expressão “uma vara do tronco de Jessé”. Em seguida, peça a eles que leiam 2 Néfi 21:10 em silêncio. Direcione a atenção deles para a expressão “raiz de Jessé.” Você pode sugerir que os alunos marquem essas expressões. Explique que o Profeta Joseph Smith recebeu uma revelação sobre essas expressões. Peça aos alunos que abram em Doutrina e Convênios 113:1–6. Leia essa passagem em voz alta. Antes de ler, peça aos alunos que acompanhem e procurem o significado dessas expressões. Você pode escrever esses significados no quadro, como mostrado abaixo. Você pode incentivar os alunos a escrever esses significados em suas escrituras.

Tronco de Jessé — Jesus Cristo

Vara — um servo de Cristo, “a quem foi dado muito poder”

Raiz de Jessé — uma pessoa dos últimos dias que portará o sacerdócio e “as chaves do reino”

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça à classe que ouça a identificação da “vara” e da “raiz de Jessé”.

“Estaríamos equivocados ao dizer que o profeta aqui mencionado é Joseph Smith, a quem foi conferido o sacerdócio, que recebeu as chaves do reino e que levantou o estandarte para a coligação do povo do Senhor em nossa dispensação? E não seria ele também o ‘servo nas mãos de Cristo, que em parte é descendente de Jessé assim como de Efraim, ou seja, da casa de José, a quem foi dado muito poder’?” (The Millenial Messiah: The Second Coming of the Son of Man [O Messias Milenar: A Segunda Vinda do Filho do Homem], 1982, pp. 339–340).

Peça a um aluno que leia 2 Néfi 21:10, 12 em voz alta. Peça à classe que procure palavras e frases que se relacionem a Joseph Smith e à Restauração do evangelho e à Igreja do Senhor. Antes de os alunos lerem, você pode relembrá-los de que a palavra estandarte refere-se a uma bandeira, flâmula ou emblema que é usado como marco ou sinal de convocação de uma reunião (ver lição 32).

  • Como o trabalho de Joseph Smith cumpriu a profecia relacionada à raiz de Jessé?

  • De que maneiras nos reunimos hoje como membros da Igreja? De que maneiras levantamos um estandarte para ajudar outros a saber onde se reunir?

Testifique que o Senhor restaurou Seu evangelho e Sua Igreja por meio do Profeta Joseph Smith, e que agora Ele está coligando Seu povo nos últimos dias.

2 Néfi 21:6–9; 22

Isaías descreve o Milênio

Peça aos alunos que imaginem que um amigo ou um membro de outra igreja lhes tenha perguntado no que eles acreditam sobre o Milênio. Peça que estudem 2 Néfi 21:6–9 e 22:1–6 em silêncio, procurando verdades que eles possam compartilhar numa situação como essa. Peça a eles que escrevam suas ideias no diário de estudo das escrituras ou no caderno de classe. Para ajudá-los a discutir o que encontraram, faça algumas ou todas as perguntas a seguir:

  • O que a descrição em 2 Néfi 21:6–8 sugere sobre as condições encontradas na Terra durante o Milênio?

  • De acordo com 2 Néfi 21:9, por que a Terra será um lugar de paz durante o Milênio? (Ajude os alunos a entender que durante o Milênio, a Terra será um lugar de paz porque estará repleta do conhecimento do Senhor.)

  • Como o conhecimento do Senhor pode nos ajudar a viver mais pacificamente agora?

  • Em 2 Néfi 22:1–6, Isaías descreve o espírito de adoração que as pessoas terão no Milênio. Como podemos desenvolver a mesma atitude hoje?

  • Quais são alguns dos aspectos do Milênio que você gostaria de ter em sua vida agora? (Incentive os alunos a ponderar o que eles podem fazer para receber algumas dessas bênçãos na vida deles.)

2 Néfi 23–24

Isaías ensina que os iníquos perecerão e que o Senhor terá misericórdia de Seu povo

Explique que em 2 Néfi 23, Isaías profetiza a destruição da Babilônia e a compara à destruição dos iníquos na Segunda Vinda do Salvador. Peça aos alunos que leiam o verbete “Babilônia” no Guia para Estudo das Escrituras. Explique que, em algumas passagens de escrituras, a palavra Babilônia se refere à iniquidade do mundo em geral. Isaías profetizou que grande destruição sobreviria aos iníquos da Babilônia nos últimos dias.

Para ajudar os alunos a identificar as consequências que sobreviriam aos iníquos nos últimos dias, peça que leiam 2 Néfi 23:1, 5–9, 11, 15, 19 e 22 em silêncio.

Explique que Isaías se referiu à queda de Lúcifer, ou Satanás, como outra demonstração de como os iníquos perecerão. Peça a um aluno que leia 2 Néfi 24:12–16 em voz alta.

  • Quais frases nesses versículos demonstram a arrogância de Satanás?

  • De que modo 2 Néfi 24:16 descreve como nos sentiríamos a respeito de Satanás se pudéssemos vê-lo como realmente é?

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Presidente Ezra Taft Benson:

“No conselho pré-mortal, foi o orgulho que derrubou Lúcifer, o ‘filho da manhã’. (2 Néfi 24:12–15; ver também D&C 76:25–27; Moisés 4:3.) (…) No conselho pré-terreno, Lúcifer apresentou sua proposta contra o plano do pai, defendido por Jesus Cristo (ver Moisés 4:1–3). Queria ser honrado mais que todos os outros. (Ver 2 Néfi 24:13.) Em suma, desejava em sua soberba destronar Deus. (Ver D&C 29:36; 76:28.)” (“Acautelai-vos do Orgulho”, A Liahona, julho de 1989, p. 3).

Direcione a atenção dos alunos para a palavra do Senhor na conclusão de 2 Néfi 23:22: “Serei misericordioso com meu povo, mas os iníquos perecerão”. Você pode incentivar os alunos a marcar essa declaração em suas escrituras. (Observe que a sentença final desse versículo não aparece no versículo correspondente no livro de Isaías na Versão do Rei Jaime da Bíblia. Isso sugere que as placas de latão continham algumas informações que não estão na Bíblia.)

  • O que você acha que significa estar entre o povo do Senhor?

Peça a diversos alunos que leiam 2 Néfi 24:1–7, 24–27 em voz alta, revezando-se ao ler um ou dois versículos. Peça à classe que procure a promessa do Senhor para Seu povo. Incentive os alunos a compartilharem uns com os outros as observações que fizerem. Você pode pedir a um aluno que escreva essas observações no quadro.

  • Que mensagens esses versículos compartilham com aqueles que sofrem por causa da iniquidade de outras pessoas?

  • Que provas de felicidade e esperança você pode ver nesses versículos?

Certifique-se de que os alunos entendam que o Senhor será misericordioso com Seu povo, mas os iníquos perecerão. Ajude os alunos a compreender que as profecias de Isaías encontradas em 2 Néfi 21–24 ilustram uma das principais mensagens do Livro de Mórmon — os obedientes vão prosperar e os desobedientes vão perecer. Testifique que podemos viver em retidão e prosperar hoje ao esperarmos o Milênio.

Comentários e Informações Históricas

2 Néfi 21:1. “E das suas raízes um ramo crescerá”

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o ramo mencionado em 2 Néfi 21:1:

“‘Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente (…)’ (Jeremias 23:3–6). Ou seja, o Rei que reinará pessoalmente na Terra durante o Milênio será o Renovo que saiu da casa de Davi. Ele executará julgamento e juízo em toda a Terra porque ele é o Senhor Jeová, sim, aquele a quem chamamos de Cristo. Está perfeitamente claro que o Renovo de Davi é Cristo. Veremos então que ele também se chamará Davi, porque será um novo Davi, um Davi Eterno, que reinará para sempre no trono de seu antigo antepassado [ver Jeremias 30:8–9]” (The Promised Messiah: The First Coming of Christ [O Messias Prometido: A Primeira Vinda de Cristo], 1978, p. 193).