Biblioteca
Lição 142: Mórmon 9


Lição 142

Mórmon 9

Introdução

Morôni terminou o registro de seu pai exortando aqueles que não creem em Jesus Cristo a voltar-se para o Senhor por meio do arrependimento. Ensinou que Deus é um Deus de milagres, que não muda e que os milagres só cessam por causa da incredulidade. Incentivou as pessoas a acreditar em Jesus Cristo e orar ao Pai de todo o coração em nome de Jesus Cristo a fim de receber as coisas de que necessitam.

Sugestões Didáticas

Mórmon 9:1–6

Morôni convida aqueles que não creem em Jesus Cristo a se arrepender

Peça aos alunos que pensem numa situação em que não tenham se sentido à vontade. Peça que alguns deles contem sobre suas experiências e expliquem por que se sentiram incomodados. Você também pode perguntar-lhes o que poderia tê-los feito sentir-se mais à vontade nessas situações.

Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa de Mórmon 9:1–5 à procura da situação incômoda descrita por Morôni. (Você também pode pedir aos alunos que leiam Alma 12:12–15 e anotem essa referência ao lado de Mórmon 9:1–5.)

  • No Juízo Final, como os iníquos se sentirão na presença de Deus, o Pai, e de Jesus Cristo? Por que se sentirão assim?

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Presidente Joseph Fielding Smith:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

“Não pode haver salvação sem arrependimento. O homem não pode entrar no reino de Deus com seus pecados. Seria muito incoerente um homem ir à presença do Pai e habitar na presença de Deus com seus pecados. (…)

Penso que há um grande número de pessoas na Terra, muitas delas talvez na Igreja — pelo menos algumas — que têm a ideia de que podem passar esta vida como bem lhes aprouver, violando os mandamentos do Senhor e que, mesmo assim, um dia, chegarão a Sua presença. Pensam que vão arrepender-se, talvez no mundo espiritual.

Elas deveriam ler estas palavras de Morôni [citando Mórmon 9:3–5].

Acham que um homem cuja vida foi marcada pela corrupção, que foi rebelde contra Deus e que não teve o espírito de arrependimento se sentiria feliz ou à vontade se fosse autorizado a entrar na presença de Deus?”(Doctrines of Salvation [Doutrinas de Salvação], ed. Bruce R. McConkie, 3 volumes, 1954–1956, vol. 2, pp. 195–196; itálico do original removido).

  • Por que precisamos nos arrepender de nossos pecados hoje e não esperar o dia do Juízo Final? (Para ajudar os alunos a responder a essa pergunta, você pode pedir que leiam Alma 34:33–38.)

Peça a um aluno que leia Mórmon 9:6 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura à procura do que os descrentes devem fazer para sentir-se à vontade na presença de Deus. Depois que os alunos relatarem o que encontraram, peça-lhes que identifiquem as palavras e frases de Mórmon 9:6 que descrevam as pessoas que se voltaram para o Senhor e oraram para ser perdoadas. Você pode sugerir que os alunos sublinhem as palavras e frases que encontrarem.

Convide os alunos a escrever num caderno ou diário de estudo das escrituras um princípio que resuma Mórmon 9:6. Convide dois ou três alunos a ler o que escreveram. Embora os alunos possam usar palavras diferentes, suas respostas devem expressar a seguinte verdade: Se nos arrependermos, vamos nos encontrar sem culpa ao entrarmos na presença de Deus.

Preste testemunho de que, por meio do arrependimento e da retidão, podemos nos preparar para sentir-nos à vontade na presença do Senhor. Peça aos alunos que reflitam sobre o que devem fazer agora para estar preparados para encontrar o Senhor.

Mórmon 9:7–20

Morôni declara que Deus realiza milagres e responde às orações dos fiéis

Escreva a palavra milagres no quadro. Pergunte aos alunos como definiriam essa palavra. Depois que alguns alunos responderem, peça à classe que consulte o verbete milagre no Guia para Estudo das Escrituras. Peça-lhes para leiam o verbete à procura de informações que possam esclarecer ou complementar as definições que eles sugeriram.

  • Em sua opinião, por que algumas pessoas não creem em milagres?

Resuma Mórmon 9:7–8 explicando que Moroni se dirigiu às pessoas dos últimos dias que afirmariam que a revelação, a profecia, os dons espirituais e os milagres cessaram.

Divida os alunos em duplas. Peça a um aluno da dupla que leia em silêncio Mórmon 9:9–11 enquanto o outro faz uma leitura silenciosa de Mórmon 9:15–19. Peça a cada aluno que escreva os principais aspectos abordados por Morôni para convencer as pessoas a crer em milagres. Depois de dar-lhes tempo suficiente para terminar a atividade, peça-lhes que informem ao colega da dupla o que redigiram.

No lado esquerdo do quadro, escreva Os milagres cessam quando nós …

No lado direito, escreva Milagres podem acontecer quando nós …

Peça a um aluno que leia Mórmon 9:20 em voz alta e peça à classe que procure três motivos pelos quais Deus pode deixar de fazer milagres entre Seus filhos. Peça a um aluno que anote esses motivos no quadro para completar a frase do lado esquerdo do quadro, conforme mostrado na tabela a seguir.

Peça aos alunos que reformulem cada frase sobre o motivo de cessação dos milagres de modo a expressar um requisito para os milagres. As respostas deles devem ser semelhantes aos exemplos do lado direito da tabela.

Os milagres cessam quando nós …

Milagres podem acontecer quando nós …

Degeneramos em incredulidade

Aumentamos nossa fé

Abandonamos o caminho certo

Vivemos da maneira correta ou guardamos os mandamentos de Deus

Não conhecemos o Deus em Quem devemos confiar

Passamos a conhecer a Deus e a confiar Nele

Peça aos alunos que examinem rapidamente Mórmon 9:9, 19 à procura dos ensinamentos de Morôni sobre a natureza de Deus. Depois que os alunos relatarem o que encontraram, pergunte:

  • Como sabemos que Deus é imutável e que realizou milagres entre Seus filhos em tempos antigos, o que podemos concluir sobre Sua vontade de fazer milagres em nossa vida hoje? (Embora os alunos possam empregar palavras diferentes, devem expressar o seguinte princípio: Deus sempre realizou milagres e, como é imutável, ainda opera milagres de acordo com nossa fé. Você pode escrever esse princípio no quadro e sugerir que os alunos o anotem em suas escrituras ao lado de Mórmon 9:19–20.)

Explique-lhes que podemos vivenciar o poder milagroso de Deus em nossa vida de muitas maneiras. Para ajudá-los a pensar em maneiras pelas quais Deus ainda é um Deus de milagres, convide um aluno para ler a seguinte declaração da irmã Sydney S. Reynolds, da presidência geral da Primária:

“Aprendi (…) que o Senhor nos ajuda em todos os aspectos de nossa vida, se estivermos procurando servi-Lo e fazer Sua vontade.

Creio que todos nós podemos prestar testemunho desses pequenos milagres. Conheço crianças que oram pedindo ajuda para encontrar uma coisa perdida, e encontram-na. Conheço jovens que se armam de coragem para serem testemunhas de Deus e sentem Sua mão e Seu auxílio. Conheço amigos que pagam o dízimo, usando todo o dinheiro que têm, e depois conseguem pagar suas mensalidades ou aluguel, ou comprar comida para toda a família. Podemos contar experiências de orações que foram atendidas e de bênçãos do sacerdócio que proporcionaram coragem, consolo e saúde. Esses milagres diários fazem-nos conhecer a mão do Senhor em nossa vida” (“Um Deus de Milagres”, A Liahona, julho de 2001, p. 12).

  • Que experiências vocês já tiveram que confirmam que Deus ainda é um Deus de milagres?

Mórmon 9:21–37

Morôni exorta os incrédulos a crer em Jesus Cristo e orar em Seu nome

Peça a um aluno que leia Mórmon 9:21 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura à procura do que Morôni ensinou sobre orar ao Pai Celestial.

  • Que promessa Morôni deixou? (As respostas dos alunos devem refletir o seguinte princípio: Se orarmos com fé e em nome de Cristo, o Pai Celestial nos concederá tudo o que pedirmos.)

Para ajudar os alunos a compreender o que significa orar “em nome de Cristo”, convide um aluno a ler a seguinte declaração:

“Oramos em nome de Cristo quando nossa mente é a mente de Cristo e nossos desejos são os desejos de Cristo — quando Suas palavras estiverem em nós (João 15:7). Em seguida pedimos coisas que Deus pode conceder-nos. Muitas orações permanecem sem resposta porque não estão em nome de Cristo e em nada representam Sua mente, mas apenas brotam do egoísmo do coração do homem”(Dicionário Bíblico, em inglês, “Prayer” [Oração]).

Você pode fazer as seguintes perguntas:

  • Como podemos garantir que as coisas pelas quais oramos reflitam a vontade do Senhor para nós?

  • Em que ocasiões vocês viram cumprir-se a promessa deixada em Mórmon 9:21? (Talvez você precise dar tempo para os alunos pensarem nessa pergunta antes de responder.)

Resuma Mórmon 9:22–25 explicando que o Salvador prometeu bênçãos a Seus discípulos quando os enviou para ensinar o evangelho. Peça aos alunos que façam uma leitura rápida de Mórmon 9:22–25 e identifiquem algumas dessas bênçãos.

  • O que significa para vocês que o Salvador vai “[confirmar] todas as [Suas] palavras”? (Mórmon 9:25).

Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa de Mórmon 9:27–29 procurando atitudes e atos que os ajudarão a fazer jus à ajuda de Deus e a recebê-la. Você pode pedir-lhes que escrevam resumos desses versículos num caderno ou diário de estudo das escrituras.

Para encerrar esta lição, resuma Mórmon 9:30–34 dizendo aos alunos que Morôni estava preocupado que algumas pessoas nos últimos dias fossem rejeitar a mensagem do Livro de Mórmon por causa das imperfeições daqueles que o redigiram e do idioma em que foi escrito. Peça a um aluno que leia Mórmon 9:35–37 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura procurando razões pelas quais Morôni e outros profetas oraram para que o Livro de Mórmon fosse trazido à luz nos últimos dias. (Para que os descendentes de seus irmãos, os lamanitas, fossem restaurados ao “conhecimento sobre Cristo” e aos convênios feitos por Deus com a casa de Israel.)

Para ajudar os alunos a recapitular o que aprenderam hoje, faça as seguintes perguntas:

  • Como o Livro de Mórmon demonstra que Deus é um Deus de milagres e que responde às orações?

  • Que verdades vocês aprenderam hoje que vão influenciar suas orações pessoais?

Revisão de Mórmon

Reserve tempo para ajudar os alunos a recapitular o livro de Mórmon. Peça-lhes que pensem no que aprenderam nesse livro, tanto no seminário quanto em seu estudo pessoal das escrituras. Peça-lhes que releiam brevemente alguns dos cabeçalhos de capítulo em Mórmon para refrescar a memória. Peça a alguns alunos que contem algo de Mórmon que tenham achado inspirador ou que os tenha ajudado a ter mais fé em Jesus Cristo.

Comentários e Informações Históricas

Mórmon 9:9–10. “Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre”

Morôni declarou que Deus é um ser imutável e que é “o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Mórmon 9:9). De acordo com Doutrina e Convênios 20:11–12, o surgimento do Livro de Mórmon prova que Deus continua a “[inspirar] os homens e [a chamá-los] para sua santa obra” em nossos dias assim como o fez no passado, “mostrando assim que ele é o mesmo Deus ontem, hoje e para sempre”.

O livro Lectures on Faith [Sermões sobre a Fé] afirmam que, para ter uma fé perfeita em Deus, é preciso ter “uma ideia correta do caráter, das perfeições e dos atributos [de Deus]” (Lectures on Faith[Sermões sobre a Fé], 1985, p. 38). Uma das características de Deus é que Ele não muda: “[Deus] não muda nem sequer há variabilidade Nele, mas Ele é o mesmo de eternidade em eternidade, o mesmo ontem, hoje e para sempre e Seu caminho é um círculo eterno, sem variação” (Lectures on Faith [Serões sobre a Fé], p. 41).

Pense nas bênçãos de saber que Deus continua Sua obra sagrada em nossa época e permanecerá o mesmo ontem, hoje e para sempre.

Mórmon 9:10–26. Milagres

Morôni deu muitos exemplos que prestam testemunho dos milagres de Deus — a criação do céu e da Terra, a criação do homem e os milagres realizados por Jesus e pelos apóstolos (ver Mórmon 9:17–18). O “Deus de milagres” descrito por Morôni ainda pode ser encontrado hoje. O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que muitos milagres acontecem em nossos dias e estão presentes na verdadeira Igreja de Jesus Cristo:

“Muitos milagres acontecem todos os dias no trabalho de nossa Igreja e na vida de nossos membros. Muitos de vocês já testemunharam milagres, talvez até mais do que se deem conta.

Os milagres são definidos como ‘acontecimentos benéficos que se dão por meio do poder divino e que os mortais são incapazes de compreender ou reproduzir sozinhos’ [Daniel H. Ludlow (org.), Encyclopedia of Mormonism, 5 vols., 1992, vol. 2, p. 908]. A maior parte das pessoas que não tem crenças religiosas rejeita a ideia de que o poder divino faça certas coisas acontecerem.

(…) Os milagres realizados pelo poder do sacerdócio estão sempre presentes na verdadeira Igreja de Jesus Cristo. [Ver George Q. Cannon, Gospel Truth [Verdade do Evangelho], 1987, sel. Jerreld L. Newquist, pp. 151–152. O Livro de Mórmon ensina que ‘Deus providenciou um meio para que o homem, pela fé, pudesse operar grandes milagres’ (Mosias 8:18). O ‘meio’ providenciado é o poder do sacerdócio (ver Tiago 5:14–15; D&C 42:43–48) e esse poder opera milagres por meio da fé (ver Éter 12:12; Morôni 7:37)” (“Miracles” [Milagres], Ensign, junho de 2001, pp. 6, 8).

Mórmon 9:32–34. Morôni escreveu em egípcio reformado

Morôni afirmou ter a capacidade de escrever em pelo menos dois idiomas: hebraico e egípcio reformado. Observou que se as “placas tivessem sido suficientemente grandes,”, teria escrito em hebraico, contudo, os autores do registro usavam o “egípcio reformado” devido à falta de espaço (ver Mórmon 9:32–33). Anteriormente no Livro de Mórmon, tanto Néfi quanto o rei Benjamim tinham mencionado seu uso do egípcio. Néfi disse que utilizou a “língua dos egípcios” ao escrever nas placas menores (1 Néfi 1:2). Ao falar com seus filhos sobre a importância das placas de latão, o rei Benjamim observou que Leí conseguia ler o registro por ter “sido instruído no idioma dos egípcios” (Mosias 1:4). Portanto, compreendemos que Leí ensinou tanto o evangelho quanto o idioma egípcio “a seus filhos, para que assim eles pudessem [ensiná-los] a seus filhos” (Mosias 1:4). Não restam dúvidas de que esse padrão continuou ao longo das gerações de historiadores seguintes até Morôni, que aprendeu o idioma com seu pai. No entanto, Morôni reconheceu que escreveu em “egípcio reformado”, que tinha sido “[transmitido] e [alterado] (…) segundo [sua] maneira de falar”. (Mórmon 9:32), indicando que haviam ocorrido algumas adaptações no uso do idioma ao longo dos mil anos transcorridos desde a época de Leí . Isso poderia explicar por que Morôni encerrou com o comentário de que “nenhum outro povo conhece nossa língua”, mas que Deus tinha “[preparado] meios para” a interpretação e tradução do registro no futuro (Mórmon 9:34). O egípcio era comumente usado nos dias de Leí, principalmente por mercadores e comerciantes que viajavam muito por toda a região ao redor de Jerusalém. Se, como sugeriram alguns, a profissão de Leí o obrigava a viajar por toda a região, é provável que tenha feito questão que seus filhos aprendessem a língua dos egípcios para dar suporte à atividade profissional da família.