Biblioteca
Estudo no Lar Unidade 26


Lição de Estudo no Lar

3 Néfi 17–22 (Unidade 26)

Material de Preparação para o Professor de Estudo no Lar

Resumo das Lições Diárias de Estudo no Lar

O resumo a seguir das doutrinas e dos princípios que os alunos aprenderam ao estudar 3 Néfi 17–22 (unidade 26) não é para ser ensinado como parte de uma lição. A lição que você ensina concentra-se somente em algumas destas doutrinas e destes princípios. Siga os sussurros do Santo Espírito ao ponderar as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (3 Néfi 17)

Ao estudarem as palavras de Jesus Cristo dirigidas à multidão nefita, os alunos aprenderam que ao ponderar e orar ao Pai podemos adquirir maior compreensão dos ensinamentos do Salvador. O Salvador atendeu ao desejo dos nefitas de que Ele ficasse mais um pouco com eles, curando os enfermos e abençoando seus filhos. Ao lerem esses acontecimentos, os alunos aprenderam que Jesus Cristo tem grande compaixão por nós.

Dia 2 (3 Néfi 18)

O Salvador administrou o sacramento à multidão. Os alunos aprenderam que, ao participarmos do sacramento, testificamos ao Pai que estamos dispostos a fazer tudo o que Ele ordenou e que vamos sempre nos lembrar de Jesus Cristo. Também aprenderam que, se participarmos do sacramento e nos lembrarmos sempre do Salvador, teremos Seu Espírito conosco. Os ensinamentos do Salvador sobre a oração ajudaram os alunos a compreender que, se estivermos atentos e orarmos sempre ao Pai, poderemos resistir às tentações de Satanás. Eles também aprenderam que, ao ministrar aos outros, podemos ajudá-los a achegarem-se a Cristo.

Dia 3 (3 Néfi 19)

Após o Salvador partir no final do Seu primeiro dia com os nefitas, os discípulos ensinaram ao povo. Eles oraram e receberam o Espírito Santo. Os alunos aprenderam que nossos desejos justos e nossas orações podem qualificar-nos para que fiquemos cheios do Espírito Santo. O Salvador apareceu de novo e agradeceu ao Pai por purificar Seus discípulos. Os alunos aprenderam que, quando exercemos fé em Jesus Cristo, podemos ser purificados e nos tornarmos um com Jesus Cristo, como Ele é um com o Pai.

Dia 4 (3 Néfi 20–22)

Jesus Cristo administra novamente o sacramento. Os alunos aprenderam que, se participarmos dignamente do sacramento, podemos ficar cheios do Espírito Santo. O Salvador ensinou aos nefitas que o Pai vai cumprir o Seu convênio de coligar a casa de Israel nos últimos dias. Os alunos também aprenderam que, como semente de Abraão, temos uma responsabilidade de convênio de abençoar todos os povos da terra compartilhando o evangelho com eles.

Introdução

Esta lição pode ajudar os alunos a compreender o carinho e a misericórdia que o Salvador sente por Seu povo. Além disso, ao recapitularem o conselho dado pelo Senhor de orar, os alunos podem refletir sobre maneiras de tornar mais significativas as suas orações pessoais e em família.

Sugestões Didáticas

3 Néfi 17

O Salvador cura os enfermos, ora ao Pai pelo povo e abençoa seus filhos

Peça aos alunos que pensem na pessoa mais carinhosa que eles conhecem. Então pergunte: Em quem vocês pensaram? Como essa pessoa demonstra amor aos outros e a vocês?

Mostre as gravuras Jesus Cura os Nefitas (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 83) e Jesus Abençoa as Crianças Nefitas (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 84). Então pergunte: O que vocês aprenderam sobre o amor do Salvador pelas pessoas durante seu estudo do Livro de Mórmon na semana passada?

Escreva a seguinte verdade no quadro: O Salvador sente grande compaixão por nós. Embaixo dessa declaração, anote a seguinte referência das escrituras: 3 Néfi 17:7, 9, 11, 15–17, 21, 24. Peça aos alunos que analisem esses versículos e escolham um que especialmente demonstre a verdade escrita no quadro. Depois de dar-lhes tempo suficiente, você pode fazer as seguintes perguntas:

  • Como o versículo que você escolheu mostra que o Salvador sente grande compaixão por nós?

  • O que você aprendeu sobre o Salvador ao saber que Ele ministrou ao povo “um por um”? (Ver 3 Néfi 17:21.)

  • Como o conhecimento da compaixão do Salvador pode ajudá-lo a exercer mais fé Nele e sentir mais amor por Ele?

3 Néfi 18–19

Jesus ensinou o povo a orar sempre ao Pai e a reunir-se frequentemente

Divida os alunos em duplas e peça a cada dupla que faça uma lista das cinco tentações mais difíceis que os jovens enfrentam hoje, na opinião deles. Quando terminarem, peça que cada dupla leia 3 Néfi 18:15–20 e procure o conselho que o Salvador deu para vencermos as tentações. Peça a alguns alunos que compartilhem um princípio que encontraram nesses versículos. Um princípio que eles podem identificar é o de que se estivermos atentos e orarmos sempre ao Pai, poderemos resistir às tentações de Satanás.

Faça as seguintes perguntas aos alunos:

  • Com o que vocês acham que um jovem deve tomar cuidado para resistir a uma das tentações de sua lista?

  • Pelo que um jovem poderia orar para ajudá-lo a resistir a uma das tentações de sua lista? Como a oração ao Pai Celestial os ajuda a manterem-se fortes?

Para ajudar os alunos a fortalecer seu testemunho da oração em família, peça que um aluno leia 3 Néfi 18:21 em voz alta. Depois pergunte: Que bênçãos vocês já receberam por orar com sua família?

Peça a um aluno que leia o seguinte relato do Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, que falou do poder da oração em família:

“A oração familiar é uma influência marcante e que sustém. Durante os dias negros da Segunda Guerra Mundial, uma bomba de mais de 500 libras caíra do lado de fora da pequena casa do irmão Patey, um jovem pai de Liverpool, Inglaterra, mas a bomba não havia explodido. Sua esposa falecera e ele criava os cinco filhos sozinho. Ele reuniu a todos nesse momento de grande ansiedade para fazerem a oração familiar. Eles todos oraram (…) sinceramente e quando acabaram de orar, as crianças disseram: ‘Papai, vai ficar tudo bem. Estaremos seguros em nossa casa esta noite’.

Assim foram para a cama, com aquela bomba terrível bem ali do lado de fora, meio submersa no solo. (…)

Na manhã seguinte (…) toda a vizinhança foi retirada por um prazo de quarenta e oito horas e a bomba foi finalmente removida. (…)

Ao retornarem, o irmão Patey perguntou ao líder do Esquadrão de Prevenção a Ataques Aéreos: ‘Bem, o que encontrou?’

‘Sr. Patey, quando chegamos até a bomba que estava do lado de fora de sua casa descobrimos que poderia explodir a qualquer momento. Não havia nada de errado com ela. Ficamos intrigados por ela não ter explodido’. Coisas milagrosas acontecem quando as famílias oram juntas” (“A Oração Como Corda Salva-Vidas”, A Liahona, julho de 2002, p. 62).

Faça as seguintes perguntas aos alunos, tendo tato em relação aos alunos cujas famílias não oram juntas:

  • O que vocês podem fazer para ajudar sua família a orar junta de modo mais constante e significativo?

  • Como vocês planejam fazer da oração em família uma prioridade em sua futura família?

Explique-lhes que quando o Salvador voltou para um segundo dia de ensino aos nefitas, conforme registrado em 3 Néfi 19, Ele mais uma vez admoestou os discípulos nefitas a orar. Peça a um aluno que leia 3 Néfi 19:9, 13 em voz alta, e peça aos alunos que identifiquem pelo que os discípulos oraram. Pergunte: Que princípio podemos aprender com o que aconteceu com os discípulos nefitas? (Esta é uma maneira pela qual os alunos podem expressar esse princípio: Nossas orações e nossos desejos justos podem qualificar-nos para encher-nos do Espírito Santo.)

Depois, pergunte aos alunos: Quando foi que vocês sinceramente desejaram e oraram pela companhia do Espírito Santo? Que bênçãos vocês receberam por isso?

3 Néfi 20–22

Nos últimos dias, Deus vai começar a coligar a casa de Israel

Explique-lhes que depois de ensinar os nefitas sobre a oração, o Salvador começou a ensinar-lhes sobre a coligação da casa de Israel nos últimos dias. Peça a um aluno que leia 3 Néfi 21:9. Peça à classe que acompanhe, procurando palavras que descrevam a obra do Senhor. Depois pergunte:

  • A que vocês acham que se refere “uma obra que será grande e maravilhosa”? (A Restauração do evangelho de Jesus Cristo, que inclui o surgimento do Livro de Mórmon.)

  • Em sua opinião, o que há de grande e maravilhoso na Restauração do evangelho de Jesus Cristo?

Peça aos alunos que recapitulem 3 Néfi 21:10–11 e pensem em quem o Senhor estava descrevendo como sendo “meu servo”. Pergunte: Que palavras ou frases ajudam vocês a saber que o Senhor estava descrevendo o Profeta Joseph Smith? Depois, mostre a gravura Joseph Smith na Cadeia de Liberty (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 97).

Pergunte: Como Deus mostrou por intermédio de Joseph Smith que a Sua “sabedoria é maior que a astúcia do diabo”?

Para encerrar, solicite aos alunos que prestem seu testemunho do Profeta Joseph Smith e da Restauração do evangelho. Preste testemunho dessas coisas para seus alunos.

Próxima Unidade (3 Néfi 23–30)

Peça aos alunos que imaginem que o Salvador lhes dissesse que lhes concederia tudo o que desejassem. Explique-lhes que ao estudarem 3 Néfi 23–30 na semana que vem, eles aprenderão a respeito de doze homens que ouviram isso e o que foi que eles pediram.