Biblioteca
Lição 159: Morôni 10:1–7, 27–29


Lição 159

Morôni 10:1–7, 27–29

Introdução

Morôni exortou os lamanitas e a todos os que lessem seu testemunho para pedir a Deus que confirme a verdade de suas palavras. Ele ensinou que Deus manifestaria a verdade do Livro de Mórmon e da realidade de Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo. Morôni também declarou que se encontraria conosco ante o tribunal de Deus, onde o Senhor em pessoa confirmaria a verdade das palavras de Morôni. (Observação: Você pode reservar um tempo ao final na aula para os alunos prestarem seu testemunho do Livro de Mórmon. Para assegurar-se de que haja tempo suficiente, em espírito de oração selecione as partes da lição que serão mais benéficas para seus alunos.)

Sugestões Didáticas

Morôni 10:1–7

Morôni exorta-nos a ganhar um testemunho do Livro de Mórmon e de Jesus Cristo

Antes do início da aula, desenhe no quadro a figura de um arco com uma pedra angular (você pode basear-se na ilustração usada na lição 4). Comece a lição referindo-se à figura.

  • Qual é o propósito da pedra angular em um arco?

  • Como a pedra angular se relaciona ao Livro de Mórmon? (Se os alunos precisarem de ajuda para responder, você pode sugerir que leiam a declaração do Profeta Joseph Smith no sexto parágrafo da introdução do Livro of Mórmon.)

Peça aos alunos que leiam em silêncio o último parágrafo da introdução do Livro de Mórmon. Antes que leiam, peça-lhes que procurem por três verdades que uma pessoa pode conhecer ao obter um testemunho do Livro de Mórmon.

  • Assim como um arco é sustentado pela pedra angular, que outras partes de nosso testemunho são fortalecidas ao recebermos um testemunho do Livro de Mórmon?

  • Por que é importante que cada pessoa receba seu próprio testemunho do Livro de Mórmon?

Resuma Morôni 10:1–2 explicando que cerca de 1.400 anos antes do Profeta Joseph Smith receber as placas de ouro, Morôni concluiu o registro de seu pai escrevendo sua exortação final àqueles que recebessem o Livro de Mórmon nos últimos dias. (Pode ser útil explicar que a palavra exortar significa incentivar muito ou pedir do fundo do coração. Essa palavra aparece oito vezes em Morôni 10.)

Explique-lhes que Morôni exortou a todos os que recebessem o Livro de Mórmon a buscar um testemunho de sua veracidade e divindade. Peça que os alunos leiam Morôni 10:3–4 em silêncio, procurando frases que descrevam os requisitos para se obter um testemunho do Livro de Mórmon por meio do Espírito Santo. Você pode sugerir que eles marquem essas frases conforme as descobrirem. Enquanto os alunos relatam as frases que identificaram, escreva-as no quadro. Estas são algumas das possíveis respostas:

“Lerdes estas coisas”

“Lembrardes de quão misericordioso tem sido o Senhor”

“Meditardes sobre isso em vosso coração”

“[Perguntar] com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo”

Para ajudar os alunos a entender melhor o que alguém precisa fazer para receber um testemunho do Espírito Santo de que o Livro de Mórmon é verdadeiro, use as seguintes sugestões didáticas para discutir cada requisito que Morôni ensinou.

1. “Lerdes estas coisas”

Morôni convidou-nos a “[ler] estas coisas”, ou seja, ler o Livro de Mórmon. Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte história contada pelo Élder Tad R. Callister, do Quórum dos Setenta, sobre como uma jovem beneficiou-se ao ler o Livro de Mórmon:

“Uma moça de quatorze anos (…) disse que estivera conversando sobre religião com uma de suas amigas da escola. A amiga perguntou: ‘A que religião você pertence?’

Ela respondeu: ‘A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou mórmons’.

A amiga replicou: ‘Conheço essa Igreja, e sei que não é verdadeira’.

‘Como você sabe?’ foi a resposta.

‘Porque’, disse a amiga, ‘pesquisei a respeito dela’.

‘Você já leu o Livro de Mórmon?’

‘Não’, foi a resposta. ‘Não li’.

Ao que a jovem respondeu com doçura: ‘Então, você não pesquisou a minha Igreja, porque eu li todas as páginas do Livro de Mórmon e sei que é verdadeiro’” (“O Livro de Mórmon — Um Livro de Deus”, A Liahona, novembro de 2011, p. 74).

  • Por que a leitura do Livro de Mórmon é essencial para obtermos um testemunho de sua veracidade?

  • Como a leitura do Livro de Mórmon este ano fortaleceu seu testemunho dele e da verdade que ele ensina?

2. “Lembrardes de quão misericordioso tem sido o Senhor”

Morôni ensinou que aqueles que lerem o Livro de Mórmon e desejarem conhecer sua veracidade devem“[lembrar-se] de quão misericordioso tem sido o Senhor” (Morôni 10:3). Explique-lhes que reconhecer e lembrar exemplos da misericórdia do Senhor pode abrandar nosso coração e preparar-nos para sentir a influência do Espírito Santo. Um dos significados da palavra misericordioso é compassivo. Peça aos alunos que pensem por um momento quando eles experimentaram a misericórdia ou compaixão do Senhor para com eles ou a reconheceram na vida de alguém que conhecem.

Peça aos alunos que compartilhem exemplos da misericórdia do Senhor no Livro de Mórmon que foram significativas para eles.

  • Em sua opinião, como lembrar-se da misericórdia do Senhor pode ajudar alguém a ser receptivo ao Espírito Santo e receber o testemunho do Livro de Mórmon?

  • Que evidência da misericórdia do Senhor você testemunhou em sua vida?

  • Que sentimentos você tem ao lembrar da misericórdia do Senhor em sua vida?

3. “Meditardes sobre [a misericórdia do Senhor] em vosso coração”

Morôni ensinou que devemos meditar sobre a misericórdia do Senhor em nosso coração. Explique-lhes que meditar sobre as maneiras que o Senhor tem sido misericordioso com os outros e conosco nos prepara para receber a influência do Espírito Santo. Para ajudar os alunos a entender como isso acontece, peça a um aluno que leia a seguinte explicação do Élder Marvin J. Ashton, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Marvin J. Ashton

“Os dicionários dizem que meditar significa pesar mentalmente, pensar profundamente sobre algo, deliberar, ponderar. (…)

Ao meditar, damos ao Espírito a oportunidade de nos impressionar e dirigir. A meditação é uma poderosa ligação entre o coração e a mente. Ao lermos as escrituras, nosso coração e nossa mente são tocados. Se usarmos o dom de meditar, poderemos sentir essas verdades eternas e saber como incorporá-las em nossas ações diárias. (…)

Meditar é uma busca mental progressiva. É uma grande dádiva para aqueles que aprendem a usá-la. Encontramos entendimento, discernimento e aplicação prática se usarmos o dom de meditar” (“Pois Há Muitos Dons” A Liahona, janeiro de 1988, p. 18).

  • Enquanto estudava o Livro de Mórmon, quando a meditação o ajudou a sentir a influência do Espírito Santo?

  • O que podemos fazer para meditar com mais consistência quando estudamos as escrituras?

4. “[Perguntar] com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em [Jesus] Cristo”

Morôni ensinou que se quisermos receber um testemunho da veracidade do Livro de Mórmon, precisamos pedir a Deus “com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em [Jesus] Cristo”. Explique-lhes que orar sinceramente e com real intenção significa que nós “[temos] a intenção de colocar em prática a resposta que [recebermos] de Deus” (Pregar Meu Evangelho: Guia para o Serviço Missionário, 2004, p. 115). Você pode compartilhar a seguinte história, na qual um homem orou com real intenção para obter um testemunho da veracidade do Livro de Mórmon:

”Às vezes orava para saber o que era certo, mas tratava-se mais de um pensamento passageiro do que uma pergunta sincera. Então, certa noite decidi orar com ‘real intenção’.

Eu disse ao Pai Celestial que desejava conhecê-Lo e fazer parte de Sua Igreja verdadeira. Prometi: ‘Se me mostrares que Joseph Smith é um profeta verdadeiro e que o Livro de Mórmon é verdadeiro, farei tudo o que desejares de mim. Se A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias for a Igreja verdadeira, eu a seguirei e jamais a deixarei’.

Não tive nenhuma manifestação espetacular, mas me senti em paz e fui dormir. Várias horas depois acordei com um pensamento bem nítido: ‘Joseph Smith é um profeta verdadeiro, e o Livro de Mórmon é verdadeiro’. Esse pensamento veio acompanhado de uma paz indescritível. Adormeci de novo e mais tarde acordei com o mesmo pensamento e sentimento.

Desde esse dia, nunca mais duvidei que Joseph Smith fosse um profeta verdadeiro. Sei que essa é a obra do Salvador e que o Pai Celestial responderá a nossas sinceras petições” (Rodolfo Armando Pérez Bonilla, “How I Know” [Como Eu Sei], Ensign, outubro de 2011, p. 64).

Peça aos alunos que procurem Morôni 10:4 e identifiquem o que Deus fará por aqueles que seguem o processo delineado por Morôni.

  • O que Morôni promete àqueles que buscam um testemunho do Livro de Mórmon da maneira que ele orientou?

  • De que maneiras o Espírito Santo pode testificar da veracidade do Livro de Mórmon? (Assegure-se de que os alunos entendam que a maioria das revelações não vem de modo espetacular. Enquanto algumas pessoas podem experimentar experiências espirituais grandiosas, a maioria sentirá somente algo calmo e sutil, como um calor, um sentimento de paz ou uma confirmação. Você pode explicar também que, ao estudarmos as escrituras, o Espírito pode testificar da verdade do que estamos lendo. Então, quando especificamente pedirmos para saber da veracidade do Livro de Mórmon, o Espírito confirmará os testemunhos que já recebemos.)

Peça a um aluno que leia Morôni 10:5–7 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que mais Morôni prometeu que podemos conhecer por intermédio do Espírito Santo. Saliente que Morôni 10:4–5 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode incentivar os alunos a marcar essa passagem de modo distinto para que consigam localizá-la facilmente.

  • O que podemos aprender com Morôni 10:3–7? (Mesmo que os alunos usem palavras diferentes, eles devem identificar o seguinte princípio: Se pedirmos a Deus com fé e real intenção, podemos receber um testemunho do Livro de Mórmon e de Jesus Cristo por meio do Espírito Santo.)

Peça aos alunos que escrevam no diário de estudo das escrituras uma meta relacionada ao que farão para obter ou fortalecer seu testemunho do Livro de Mórmon. Incentive-os a aplicar o princípio ensinado em Morôni 10:4.

Morôni 10:27–29

Morôni testifica que nos encontrará no tribunal de Deus

Peça a um aluno que leia Morôni 10:27–29 em voz alta. Peça à classe que pense sobre como poderiam responder à pergunta encontrada em Morôni 10:27. Testifique que aqueles que receberam o Livro de Mórmon serão considerados responsáveis perante Deus com relação à maneira como reagem a ele.

Reserve tempo suficiente ao final da lição para dar aos alunos a oportunidade de compartilhar seu testemunho do Livro de Mórmon. Você pode prestar seu próprio testemunho do Livro de Mórmon. Assegure aos alunos que ao continuarem a estudar o Livro de Mórmon por toda vida, sua fé em Jesus Cristo e em Seu evangelho aumentará.

Domínio das Escrituras — Morôni 10:4–5

Os alunos que memorizarem Morôni 10:4–5 estarão mais preparados para compartilhar a mensagem do Livro de Mórmon com outras pessoas. Escreva a passagem no quadro e peça aos alunos que leiam juntos em voz alta. Apague seis palavras, e peça à classe que a leia novamente, incluindo as palavras apagadas enquanto leem. Continue com esse processo até que a maioria ou toda a passagem seja apagada.

Comentários e Informações Históricas

Morôni 10:3. “Meditardes sobre isto em vosso coração”

Ao referir-se a Morôni 10:3, o Élder Gene R. Cook explicou:

“As últimas seis palavras do versículo oferecem um conselho importante — ‘[meditar] sobre isto em vosso coração’. Qual é o antecedente de ‘isto’ — sobre o que devemos meditar? ‘Isto’ refere-se a ‘quão misericordioso tem sido o Senhor para com os filhos dos homens, desde a criação de Adão até a hora em que receberdes estas coisas’. Devemos nos lembrar de quão amoroso, previdente, pronto a perdoar nosso Pai Celestial tem sido conosco” (“Moroni’s Promise” [A Promessa de Morôni], Ensign, abril de 1994, p. 12).

Essa admoestação próxima ao final do Livro de Mórmon para lembrarmos e meditarmos sobre a misericórdia do Senhor está de acordo com a declaração de Néfi: “Eu, Néfi, vos mostrarei que as ternas misericórdias do Senhor estão sobre todos aqueles que ele escolheu ” (1 Néfi 1:20).

Além de meditar sobre a natureza misericordiosa do Senhor, a pessoa que lê o Livro de Mórmon deve ponderar as verdades eternas que descobre em suas páginas (ver a introdução do Livro de Mórmon).

Morôni 10:4. O Espírito Santo revelará a verdade do Livro de Mórmon aos que perguntarem a Deus com “real intenção”

O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, comentou sobre a exortação de Morôni para que perguntemos a Deus com “real intenção” com relação à veracidade do Livro de Mórmon:

“Morôni não prometeu uma manifestação do Espírito Santo àqueles que buscassem conhecer a verdade do Livro de Mórmon por razões hipotéticas ou acadêmicas, mesmo que perguntassem ‘com um coração sincero’. A promessa de Morôni é para aqueles que estão comprometidos em seu coração a agir de acordo com a manifestação, se ela for recebida. Orações com base em qualquer outra razão não têm a promessa porque não são feitas ‘com real intenção’” (Pure in Heart [Puro de Coração], 1988, pp. 19–20).

Morôni 10:27–29. Nossa salvação depende de como recebemos o Livro de Mórmon

O Presidente Ezra Taft Benson salientou a importância do Livro de Mórmon quando fez a seguinte exortação aos membros da Igreja:

“Irmãos, imploro-lhes de todo o coração que examinem com grande solenidade a importância do Livro de Mórmon para vocês pessoalmente e para a Igreja como um todo.

Há mais de dez anos, fiz a seguinte promessa em relação ao Livro de Mórmon: (…)

‘Todo santo dos últimos dias deveria fazer do estudo desse livro um projeto para toda a vida. Do contrário, estarão pondo a alma em risco e negligenciando o que poderia trazer união espiritual e intelectual para sua vida como um todo. Há uma grande diferença entre o converso edificado na rocha de Cristo por meio do Livro de Mórmon e que se agarra a essa barra de ferro e o que não o faz’ (Ensign, maio de 1975, p. 65)

Reafirmo-lhes essas palavras hoje. Não fiquemos sob condenação, com seu estigma e juízo, por tratarmos com leviandade esta dádiva grandiosa e magnífica que o Senhor nos concedeu. [Ver D&C 84:54–58.] Lutemos, isto sim, para fazer jus às bênçãos prometidas aos que entesouram suas palavras no coração” (“O Livro de Mórmon — A Pedra Angular de Nossa Religião”, A Liahona, janeiro de 1987, p. 3 ).