Biblioteca
Lição 145: Éter 3


Lição 145

Éter 3

Introdução

Em resposta à pergunta do Senhor “Que desejais que eu faça, a fim de que tenhais luz em vossos barcos?”, o irmão de Jarede preparou 16 pedras e humildemente pediu ao Senhor que as tocasse para que brilhassem na escuridão (ver Éter 2:23; 3:4). Como tinha muita fé, o irmão de Jarede viu o dedo do Senhor tocar as pedras. Então, o Senhor mostrou-Se a ele e revelou-lhe muitas coisas. O Senhor ordenou-lhe que escrevesse o que vira e ouvira e selasse esses escritos, que permaneceriam selados até o momento em que o Senhor quisesse revelá-los.

Sugestões Didáticas

Éter 3:1–20

O Senhor toca as pedras para que os jareditas tivessem luz nos barcos e mostra-Se ao irmão de Jarede

Peça a um aluno que venha escrever no quadro. Faça a seguinte pergunta aos alunos e peça ao aluno chamado à frente que anote as respostas no quadro.

  • Quais são algumas coisas que os adolescentes pedem sinceramente em oração?

Peça aos alunos que imaginem que um amigo deles vem orando para receber uma dessas coisas anotadas no quadro. Esse amigo gostaria de saber como melhorar suas orações e seu comportamento para conseguir receber a ajuda e a orientação do Senhor. Incentive os alunos a pensarem nisso enquanto estudam o exemplo do irmão de Jarede, em Éter 3, a procura de ideias que possam dar a esse amigo.

Lembre-os que na aula anterior, falaram da ocasião em que o irmão de Jarede perguntou ao Senhor o que fazer para que os barcos tivessem luz.

  • O que o irmão de Jarede fez para ajudar a providenciar luz para os barcos? (Ver Éter 3:1.)

  • O que o irmão de Jarede pediu que o Senhor fizesse para que houvesse luz? (Ver Éter 3:1, 4.)

  • O que vocês acham mais impressionante nas ações do irmão de Jarede?

Saliente que o irmão de Jarede se esforçou muito para preparar as pedras. Depois, peça aos alunos que pensem em quanta luz as pedras proporcionariam se o Senhor não as tivesse tocado. Peça-lhes que façam a leitura silenciosa de Éter 3:2–5 à procura de palavras e expressões que indiquem que o irmão de Jarede reconhecia que dependia do Senhor.

Depois de dar aos alunos tempo suficiente para ler, agrupe-os em duplas. Peça-lhes que digam uns aos outros o que encontraram. Sugira também que falem do que mais os impressionou quanto à oração do irmão de Jarede.

É possível que, ao lerem Éter 3:2, os alunos não compreendam bem o significado das afirmações “somos indignos diante de ti” e “nossa natureza tornou-se má continuamente”. Ajude-os a ver que o irmão de Jarede usou essas palavras para referir-se às condições que herdamos “por causa da queda”. Estamos separados de Deus, física e espiritualmente, e afastamo-nos Dele ainda mais quando pecamos. Quando comparados a Ele, somos fracos e indignos. Sem Sua ajuda, jamais seríamos capazes de voltar a habitar em Sua presença.

Para ajudar os alunos a compreender melhor o significado dos versículos que leram, faça estas perguntas:

  • Em sua opinião, por que é importante que, quando pedimos ajuda do Senhor, reconheçamos que dependemos Dele?

  • Em Éter 3:1–5, o que mostra que o irmão de Jarede acreditava que o Senhor era capaz de ajudá-lo a resolver seu problema? (Se necessário, sugira aos alunos que procurem palavras ou frases que descrevam o que o irmão de Jarede fez, bem como palavras ou frases que mostrem sua confiança no Senhor.)

Para salientar a grande fé do irmão de Jarede, peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos:

“Certamente Deus, e o leitor também, percebeu algo muito impressionante na inocência e no fervor tão semelhantes aos das crianças que existia na fé que esse homem tinha. ‘Eis que, ó Senhor, tu podes fazer isto.’ Talvez não haja outra frase proferida pelo homem e registrada nas escrituras que demonstre mais fé. (…) Por mais que duvidasse de sua própria capacidade, o profeta não tinha dúvida quanto ao poder de Deus” (“Rending the Veil of Unbelief”, Nurturing Faith through the Book of Mormon: The 24th Annual Sidney B. Sperry Symposium, 1995, p. 12).

Mostre a gravura “O Irmão de Jarede Vê o Dedo do Senhor” (62478 059; Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 85). Peça que um aluno leia Éter 3:6. Peça à turma que acompanhe a leitura e imagine como deve ter sido passar pela experiência contada nesse versículo.

Imagem
O Irmão de Jarede Vê o Dedo do Senhor
  • O que passaria pela sua cabeça, ou o que vocês sentiriam se passassem por uma experiência semelhante à do irmão de Jarede?

Resuma Éter 3:6–8 explicando que, quando o irmão de Jarede viu o dedo do Senhor, “caiu perante o Senhor” (Éter 3:6). Ele ficou espantado de ver que o dedo do Senhor “era como o dedo de um homem, à semelhança de carne e sangue” (Éter 3:6). [Posteriormente, o irmão de Jarede ficou sabendo que vira uma parte do corpo espiritual do Senhor (ver Éter 3:16).]

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de Éter 3:9 para descobrir porque o irmão de Jarede viu o dedo do Senhor.

Depois que eles responderem, escreva esta afirmação incompleta no quadro:

Quando oramos ao Senhor com humildade, Ele nos abençoa de acordo com (nossa/nosso) ______________ e segundo Sua vontade.

Peça aos alunos que sugiram palavras que serviriam para completar a frase. Eles deveriam citar a palavra para completar a frase. Outras possíveis palavras são empenho, humildade, necessidade e sinceridade. Ajude-os a ver que todas essas coisas são expressões de nossa fé. Depois, complete a frase do quadro desta forma: Quando oramos ao Senhor com humildade, Ele nos abençoa de acordo com nossa fé e segundo Sua vontade.

Retome a lista colocada no quadro no início da aula. Escolha um ou dois itens da lista. Peça aos alunos que sugiram formas de, nessas situações específicas, demonstrarmos fé no Senhor. Depois que eles derem suas sugestões, aponte o princípio que acabou de escrever no quadro.

  • Que experiências suas os ajudaram a saber que esse princípio é verdadeiro?

Para ajudar os alunos a colocar esse princípio em prática, peça-lhes que pensem em uma situação na qual precisam da ajuda do Senhor. Dê-lhes tempo para escreverem no caderno ou diário de estudo das escrituras uma coisa que podem fazer para agir com mais fé e buscar humildemente a ajuda do Senhor. Incentive-os a fazer o que escreveram. Você pode contar uma experiência sua, na qual tenha sido abençoado(a) por agir com fé no Senhor.

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do em que o Élder Jeffrey R. Holland explica que nossas experiências passadas podem fortalecer nossa fé.

“A fé preparatória consiste em experiências passadas — naquilo que sabemos e que serve de alicerce para acreditarmos” (Christ and the New Covenant: The Messianic Message of the Book of Mormon [Cristo e o Novo Convênio: A Mensagem Messiânica do Livro de Mórmon], 1997, p. 18).

  • Mencionem algumas experiências que aconteceram a partir da época da Torre de Babel e que provavelmente fortaleceram a fé do irmão de Jarede no Senhor. Em sua opinião, como essas experiências o prepararam para ter a imensa fé que demonstrou ao levar as pedras ao Senhor?

Peça aos alunos que formem duplas e discutam as seguintes perguntas:

  • Que experiências fortaleceram sua fé no Senhor? Como essas experiências podem prepará-los para ter ainda mais fé futuramente?

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Éter 3:9–12. Peça aos demais que acompanhem a leitura. Depois, faça esta pergunta:

  • Quando o Senhor perguntou “Crês nas palavras que eu direi?” o irmão de Jarede respondeu: “Sim, Senhor” (Éter 3:11–12). Em sua opinião por que é importante que o irmão de Jarede tenha-se comprometido a acreditar nas palavras do Senhor antes de ouvi-las?

Explique-lhes que, depois de ensinar que a fé tem seu alicerce em experiências anteriores, o Élder Holland falou de uma fé mais perfeita que precisamos desenvolver. Peça que um aluno leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Holland:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“Já a fé redentora é algo que, muitas vezes, precisamos ter quanto a experiências futuras — coisas que desconhecemos — e isso permite que milagres aconteçam. A fé absoluta, o tipo de fé que move montanhas, fé semelhante à do irmão de Jarede, precede os milagres e a certeza. (…) Ter fé é aceitar incondicional e antecipadamente todas as condições que Deus pode vir a impor seja no futuro próximo ou distante.

A fé do irmão de Jarede era completa” (Christ and the New Covenant [Cristo e o Novo Convênio], pp. 18–19).

Incentive os alunos a refletirem se têm fé suficiente no Senhor para comprometerem-se a acreditar e seguir o que Ele revelar mesmo antes de Ele fazer a revelação.

Peça-lhes que façam a leitura silenciosa de Éter 3:13–20 à procura das bênçãos que o irmão de Jarede recebeu devido à fé. Você pode dar-lhes tempo para anotarem as verdades que ele aprendeu com essa experiência. Depois de dar aos alunos tempo para escrever, considere a possibilidade de pedir-lhes que digam o que responderam.

No início da aula, quando os alunos leram a história de como o irmão de Jarede viu o dedo do Senhor, você perguntou-lhes como se sentiriam se tivessem uma experiência assim. Agora que eles leram mais a respeito dessa experiência do irmão de Jarede, você pode fazer novamente essa pergunta.

Testifique-lhes que, à medida que agirmos com fé semelhante à do irmão de Jarede, achegaremo-nos mais ao Senhor.

Éter 3:21–28

O Senhor ordena que o irmão de Jarede escreva o que viu e sele esses escritos

Peça a um aluno que leia Éter 3:25–26, e peça aos demais que descubram o que o Senhor lhe mostrou em visão. Peça aos alunos que relatem o que aprenderam.

Resuma Éter 3:21–24, 27–28 explicando que o Senhor ordenou que o irmão de Jarede escrevesse o que viu e ouviu e selasse seus escritos. O Senhor também explicou que prepararia uma forma de, no futuro, os escritos do irmão de Jarede serem traduzidos por meio de duas pedras. Essas pedras faziam parte de algo chamado Urim e Tumim (ver D&C 17:1; ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Urim e Tumim”).

Encerre incentivando os alunos a aplicarem o que aprenderam hoje, ou seja, a buscarem formas de demonstrar que têm fé e confiança no Senhor. Diga-lhes que tem certeza de que se tivermos fé em Jesus Cristo, Deus nos abençoará como abençoou o irmão de Jarede.

Comentários e Informações Históricas

Éter 3:7, 9. O Senhor faz perguntas ao irmão de Jarede

O Senhor fez perguntas ao irmão de Jarede: “Levanta-te. Por que caíste?” (Éter 3:7). “Viste mais que isso?”Éter 3:9). Nas escrituras há muitos exemplos de perguntas que o Senhor fez, apesar de já saber as respostas. O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou porque o Senhor faz essas perguntas:

“Uma das premissas básicas da nossa teologia é que Deus ‘conhece todas as coisas e não há nada que não conheça.’ [2 Néfi 9:20.] As escrituras, tanto antigas como modernas, estão repletas de afirmações da onisciência divina. Contudo, Deus muitas vezes faz perguntas aos mortais, geralmente como forma de provar sua fé, avaliar sua honestidade ou fazê-los aprofundar seu conhecimento” (Christ and the New Covenant: The Messianic Message of the Book of Mormon [Cristo e o Novo Convênio: A Mensagem Messiânica do Livro de Mórmon], 1997, pp. 19–20).

Éter 3:15. “Nunca me mostrei ao homem”

O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, citou uma possível explicação para a afirmação feita por Jesus de que nunca tinha-Se mostrado ao homem antes de mostrar-Se ao irmão de Jarede:

“(…) com isso o que Cristo teria dito ao irmão de Jarede seria: ‘Nunca me mostrei ao homem assim, sem ter sido por iniciativa Minha, mas simplesmente porque a fé desse homem fez com que ele Me visse’. Normalmente, os profetas são convidados a entrar na presença do Senhor, ou entram em Sua presença por ordem Sua e só o fazem com Sua autorização. Já o irmão de Jarede, ao que parece, simplesmente penetrou o véu, não contra a vontade do Senhor, mas talvez tecnicamente sem ser convidado. Obviamente o próprio Senhor fez a relação entre essa fé sem precedentes e essa visão sem precedentes. A visão em si não teria sido sem precedentes, portanto o que teria que ser sem precedentes seria a fé e a maneira como a visão foi obtida. A única evidência de que essa fé foi tão notável foi o fato de levar o profeta a, sem ter sido convidado, chegar onde outros só chegaram pela vontade expressa de Deus” (Christ and the New Covenant: The Messianic Message of the Book of Mormon [Cristo e o Novo Convênio: A Mensagem Messiânica do Livro de Mórmon], 1997, p. 23).

Éter 3:16. “Este corpo (…) é o corpo do meu espírito”

O Élder Cecil O. Samuelson, dos Setenta, salientou que, por meio da história do irmão de Jarede, aprendemos algo sobre o corpo pré-mortal do Salvador e sobre Sua divindade:

“Em nenhuma outra parte das escrituras encontramos uma descrição mais clara da natureza do corpo espiritual do Senhor Jesus Cristo nem tampouco das características de nosso próprio espírito. O irmão de Jarede não só viu o dedo pré-mortal de Jesus Cristo como também o restante de Seu corpo espiritual (ver Éter 3:6, 13). Compreender a natureza divina pré-mortal de Jesus Cristo, bem como nossa identidade espiritual anterior ao nosso nascimento na carne, é uma grande bênção que muito nos beneficia. Essas revelações, que ultrapassaram o que tradicionalmente se sabia, foram o resultado direto da fé ilimitada do irmão de Jarede” (“The Brother of Jared”, Heroes from the Book of Mormon [“O Irmão de Jarede”, Heróis do Livro de Mórmon], 1995, p. 185).

Éter 3:23–24. “Estas duas pedras”

As duas pedras que o Senhor deu ao irmão de Jarede faziam parte de algo chamado Urim e Tumim. As escrituras mencionam mais de um Urim e Tumim, mas sabemos que Joseph Smith utilizou o mesmo do irmão de Jarede (ver Éter 3:22–28; D&C 10:1; 17:1). Em Joseph Smith—História 1:35, o Profeta Joseph faz uma descrição parcial desse instrumento que ele utilizou na tradução do Livro de Mórmon e para receber outras revelações.