Biblioteca
Estudo no Lar Unidade 9


Lição de Estudo no Lar

2 Néfi 32Jacó 4 (Unidade 9)

Material de Preparação para o Professor de Estudo no Lar

Resumo das Lições Diárias de Estudo no Lar

O seguinte resumo das doutrinas e dos princípios que os alunos aprenderam com o estudo de 2 Néfi 32Jacó 4 (Unidade 9) não é para ser ensinado como parte de uma lição. A lição que você ensina concentra-se somente em algumas destas doutrinas e destes princípios. Siga os sussurros do Santo Espírito ao ponderar as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (2 Néfi 32)

Estudando 2 Néfi 32, os alunos aprenderam que, quando nos banqueteamos com as palavras de Cristo, elas nos dizem todo o que devemos fazer. Aprenderam também que, se orarmos sempre, seremos capazes de fazer tudo o que o Senhor quer que façamos para o bem de nossa alma. A lição incentivava os alunos a, num período de 24 horas, incorporarem o que aprenderam quanto a orar sempre.

Dia 2 (2 Néfi 33)

Nessa lição que tratou do testemunho final de Néfi, os alunos aprenderam que somos nós que decidimos se vamos ou não abrir nosso coração à inspiração do Espírito Santo. Além disso, recapitularam 1 Néfi e 2 Néfi e escolheram uma passagem das escrituras que os tenha inspirado a fazer o bem e acreditar em Cristo.

Dia 3 (Jacó 1–2)

Nessa lição, que tratou de Jacó 1–2, os alunos aprenderam que os líderes do sacerdócio trabalham diligentemente para ajudar-nos a achegarmo-nos a Cristo e que Deus lhes deu a responsabilidade de ensinar a palavra de Deus e alertar-nos contra o pecado. Com o estudo do sermão de Jacó a seu povo, os alunos aprenderam que devemos buscar o reino de Deus acima de todas as outras coisas. Eles escreveram no diário de estudo das escrituras uma maneira de utilizarem as bênçãos e oportunidades que o Senhor lhes deu para a edificação do reino de Deus e para abençoar outras pessoas. Também se concentraram na verdade de que o Senhor Se deleita na castidade de todos, homens e mulheres. Foi-lhes pedido que meditassem sobre como a obediência à lei da castidade traz bênçãos para as famílias e agrada ao Senhor.

Dia 4 (Jacó 3–4)

Os alunos continuaram a estudar o sermão de Jacó e aprenderam que Deus consolará os puros de coração em suas aflições. A lição concentrou-se nesta doutrina: Por meio da Expiação de Jesus Cristo, podemos encher-nos de esperança e reconciliar-nos com Deus. Os alunos escreveram as razões pessoais que os fazem ter vontade de prestar testemunho de Jesus Cristo e da Expiação.

Introdução

Esta lição ajudará os alunos a compreenderem que Néfi deu testemunho da missão de Jesus Cristo. Eles terão a oportunidade de falar de como as palavras de Jacó podem ajudá-los a vencer o orgulho e a usar as bênçãos que recebem de Deus para edificar Seu reino. Terão a oportunidade de empregar os princípios e as doutrinas aprendidos em Jacó 2 para discutir a importância da obediência à lei da castidade dada pelo Senhor. Discutirão como procurar oportunidades de falar de Jesus Cristo e da Expiação.

Sugestões Didáticas

2 Néfi 32–33

Néfi aconselhou-nos a procurar orientação divina nas palavras de Jesus Cristo

Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas:

  • Qual é um de seus esportes ou sua atividade preferida?

  • Que fundamentos vocês precisariam praticar sempre para se sobressair nesse esporte ou nessa atividade?

  • O que acontece com quem deixa de praticar essas habilidades essenciais?

Diga aos alunos que existem coisas essenciais que precisamos fazer para convidar o Espírito Santo a dar-nos orientação vinda do Pai Celestial. Copie a seguinte tabela no quadro ou prepare-a para entregar aos alunos.

Orar

Receber Orientação do Espírito Santo

Estudar as Escrituras

2 Néfi 32:8–9

2 Néfi 32:5; 33:1–2

2 Néfi 32:3; 33:4

Peça a cada aluno que escolha uma das ações do quadro e leia a escritura correspondente. Divida a turma em duplas ou grupos pequenos. Peça aos alunos que se revezem e digam uns aos outros como orar, receber orientação do Espírito Santo e estudar as escrituras os ajudaram a receber orientação de Deus.

Você pode pedir aos alunos que comentem como as coisas que o Élder David A. Bednar ensinou quanto ao mandamento de orar sempre os ajudaram. Outra coisa que você poderia fazer é perguntar-lhes como suas orações melhoraram devido à tarefa de incorporarem durante um período de 24 horas aquilo que aprenderam sobre orar sempre. (Essas eram tarefas do dia 1.)

Jacó 1–2

Jacó repreende seu povo pelo amor às riquezas, pelo orgulho e pela imoralidade sexual.

Escreva a seguinte frase no quadro: Há pessoas que, por terem mais ___________ que outras, são tentadas a acreditar que são melhores que os outros.

Peça aos alunos que sugiram várias palavras que serviriam para completar a frase. Algumas das respostas possíveis são dinheiro, riquezas, habilidades para música, habilidades para os esportes, talentos, estudo, inteligência, oportunidades de desenvolvimento, conhecimento do evangelho ou bens materiais. Peça aos alunos que pensem em silêncio nas diversas afirmações criadas com as palavras sugeridas para completar a frase e vejam se alguma vez alguma delas aplicou-se a eles.

Lembre aos alunos que, por amar o povo e para ser obediente aos mandamentos do Senhor, Jacó alertou seu povo de suas fraquezas e de seus pecados. Peça-lhes que leiam Jacó 2:12–13 e sugiram maneiras de completar a frase do quadro de modo a descrever os nefitas da época de Jacó.

Peça aos alunos que leiam Jacó 2:17–21 e encontrem conselhos que poderiam ajudá-los a abandonar o orgulho. (É possível que eles tenham sublinhado essas palavras ao estudarem individualmente.) Peça-lhes que citem alguns dos conselhos que encontraram e que expliquem como isso pode ajudá-los a vencer o orgulho.

Diga-lhes que esses versículos ensinam esta verdade: Devemos buscar o reino de Deus acima de todos os nossos outros interesses. Peça a diversos alunos que citem uma maneira de utilizarem as bênçãos e oportunidades que o Senhor lhes deu para a edificação do reino de Deus e para abençoar outras pessoas.

Para preparar os alunos para recapitularem os ensinamentos de Jacó quanto à pureza sexual, peça-lhes que imaginem que alguém lhes perguntou por que acreditam em obedecer à lei da castidade. Peça-lhes que leiam Jacó 2:28–35 para ajudá-los a responder a essa pergunta. Talvez seja bom lembrar-lhes que aprenderam esta verdade no estudo individual: O Senhor Se deleita na castidade. Eles também estudaram as consequências da imoralidade sexual descritas nesses versículos. Peça-lhes que digam de que modo, com base em Jacó 2:28–35, responderiam a essa pergunta.

Pergunte: De acordo com Jacó 2:27, qual é a “palavra do Senhor” quanto a se ter mais de uma esposa? (Certifique-se de deixar bem claro que o Senhor ordenou que cada homem tivesse apenas uma esposa.)

Diga que, em certos períodos da história do mundo, o Senhor ordenou que Seu povo praticasse o casamento plural. Por exemplo, na época do Velho Testamento, Abraão e Sara praticaram o casamento plural (ver Gênesis 16:1–3; D&C 132:34–35, 37), bem como seu neto Jacó (ver D&C 132:37). Esse tipo de casamento também existiu por algum tempo nos primeiros anos após a Restauração da Igreja, e foi iniciado por Joseph Smith (ver D&C 132:32–33, 53). Contudo, em 1890 Deus ordenou a Seu profeta, Wilford Woodruff, que pusesse fim à prática do casamento plural (ver D&C, Declaração Oficial nº 1).

Dê-lhes tempo para pensar em como a escolha que fizeram de ser castos e puros deleitaria o Senhor e outras pessoas. Peça-lhes que expliquem como sua obediência à lei da castidade agora trará bênçãos para eles e seus familiares, agora e no futuro. Fale de como a obediência à lei da castidade trouxe bênçãos para você e sua família.

Jacó 3–4

Jacó incentiva o povo a arrepender-se e conquistar a esperança de retornar à presença de Deus.

Coloque uma gravura de Jesus Cristo no meio do quadro, ou em um cartaz ou uma folha de papel. Em volta da gravura, escreva algumas palavras que indiquem coisas que podem desviar a atenção das pessoas do Salvador e do evangelho. Peça aos alunos que abram Jacó 4:14. Diga-lhes que esse versículo contém a expressão “[olhar] para além do marco”. Pergunte ao que se refere a palavra “marco” usada nesse versículo. O Élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que, nesse versículo, “o marco é Cristo” (“Jesus of Nazareth, Savior and King” [Jesus de Nazaré, Salvador e Rei”], Ensign, dezembro de 2007). Depois desse esclarecimento, peça a um aluno que leia Jacó 4:14–15 em voz alta.

Pergunte: Em sua opinião, o que significa “olhar para além do marco”? (Centralizar nossa vida em qualquer coisa que não seja o Salvador e Seu evangelho.)

Peça aos alunos que leiam Jacó 4:4–12 e encontrem diversas razões pelas quais Jacó acreditava em Jesus Cristo e considerava importante falar da Expiação a outras pessoas. Certifique-se de que, como resultado deste debate, a seguinte verdade fique clara: Por meio da Expiação de Jesus Cristo, podemos encher-nos de esperança e reconciliar-nos com Deus.

Fale do quanto é grato pelo Salvador e pela Expiação. Testifique que Jesus Cristo é o “marco” no qual devemos centralizar nossa vida. Para encerrar a aula, peça que os alunos meditem sobre o que farão para concentrarem-se no Salvador nos próximos dias.

Próxima Unidade (Jacó 5 a Ômni)

Pergunte aos alunos: O que é um anticristo? O que vocês fariam caso se deparassem com um anticristo? Na leitura das escrituras da próxima unidade, observem o que Jacó disse e o que ele fez quando Serém, o anticristo, o confrontou. Além disso, descubram quais bênçãos Enos recebeu por ter buscado a Deus de todo o coração e orado o dia inteiro e a noite inteira. Fiquem atentos aos motivos que levaram os nefitas a abandonarem a terra de sua primeira herança para ir viver com os mulequitas.