Biblioteca
Lição 157: Morôni 8


Lição 157

Morôni 8

Introdução

Continuando a acrescentar dados aos registros sagrados, Morôni incluiu uma epístola, ou carta, que recebeu de seu pai, Mórmon. Na epístola, Mórmon registrou uma revelação que recebera explicando por que as criancinhas não precisam de batismo. Mórmon também ensinou como podemos nos preparar para habitar com Deus. Ele concluiu sua epístola expressando preocupação com relação à iniquidade dos nefitas e sua iminente destruição.

Sugestões Didáticas

Morôni 8:1–24

Mórmon ensina que as criancinhas estão vivas em Cristo

Imagem
O Batismo de uma Menina

Antes da aula, coloque à vista a gravura O Batismo de uma Menina (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 104) ou outra gravura de uma criança de oito anos em seu serviço batismal. Escreva a seguinte pergunta no quadro:

Por que as crianças não são batizadas até que completem oito anos de idade?

Assim que os alunos chegarem, peça-lhes que olhem a gravura e pensem na pergunta no quadro.

Quando a aula começar, diga aos alunos que em uma carta a seu filho Morôni, Mórmon ensinou sobre a salvação das criancinhas. Peça a um aluno que leia Morôni 8:4–6 em voz alta, e diga à classe para procurar a preocupação de Mórmon. (Pode ser necessário explicar que no versículo 6, a palavra grave significa sério, vergonhoso ou repugnante.)

Depois que os alunos relatarem o que encontraram, peça-lhes que leiam Morôni 8:7 em silêncio e identifiquem o que Mórmon fez quando tomou conhecimento do problema.

  • O que podemos aprender com o exemplo de Mórmon?

Peça a um aluno que leia Morôni 8:8–9 em voz alta, e diga à classe para procurar resposta para a oração de Mórmon. Enquanto os alunos relatam o que encontraram, pode ser necessário explicar que a frase “a maldição de Adão” refere-se à separação de Adão da presença de Deus devido à Queda. Algumas pessoas erroneamente acreditam que toda criança nasce na condição de pecadora por causa da Queda. Com essa ideia incorreta, eles pensam que as criancinhas são indignas de estar na presença de Deus se elas morrerem sem terem sido batizadas. Ao explicar isso, você pode pedir que os alunos recitem a segunda regra de fé. Você pode também sugerir que eles cruzem a referência Morôni 8:8–9 com Regras de Fé 1:2.

Escreva a seguinte declaração incompleta no quadro: Arrependimento e batismo são necessários para os que são (…)

Peça que os alunos leiam Morôni 8:10 em silêncio, procurando palavras e frases que completem a declaração no quadro. Depois que os alunos responderem, complete a declaração da seguinte maneira: Arrependimento e batismo são necessários para os que são responsáveis e capazes de cometer pecados. Você pode incentivar os alunos a marcar as frases em Morôni 8:10 que ensinam essa verdade.

Isso pode ajudar a esclarecer que o pecado é a “desobediência intencional aos mandamentos de Deus” (Guia para o Estudo das Escrituras, “Pecado”, scriptures.LDS.org). Leia a seguinte declaração do Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

“Em nossa doutrina entendemos que antes da idade da responsabilidade as crianças ‘não são capazes de cometer pecados’ (Morôni 8:8). Durante esse tempo, as crianças podem cometer erros, mesmo que sejam muito sérios e destrutivos e que precisam ser corrigidos, mas seus atos não são contados como pecados” (“Sins and Mistakes” [“Pecados e Erros”], Ensign, outubro de 1996, p. 65).

Divida a turma em dois grupos iguais. Peça que metade dos alunos leia Morôni 8:11–18 em silêncio e que o outro grupo leia Morôni 8:11, 19–24 também em silêncio. (Você pode escrever essas referências no quadro.) Antes que leiam, peça aos alunos dos dois grupos que identifiquem o que Mórmon ensinou sobre o batismo de criancinhas. Quando os alunos tiverem tempo suficiente para ler, peça que alguns de cada grupo relatem o que encontraram. Você pode usar algumas das seguintes perguntas para ajudar os alunos a ponderarem sobre os ensinamentos de Mórmon:

  • Em sua opinião, o que significa que as criancinhas estão “vivas em Cristo”? (Morôni 8:12, 22). (Elas são redimidas por intermédio da Expiação de Jesus Cristo. Não podem pecar, pois não é dado poder a Satanás para tentar as criancinhas. Ver também Morôni 8:10; D&C 29:46–47.)

  • O que nós precisamos para tornar-nos vivos em Cristo? (Ver 2 Néfi 25:23–26; Morôni 8:10.)

  • O que podemos aprender com esses versículos sobre como as criancinhas são salvas? (Mesmo que os alunos usem palavras diferentes, eles devem identificar a seguinte verdade: As criancinhas são salvas por intermédio da Expiação de Jesus Cristo. Os alunos podem também ressaltar que as criancinhas estão vivas em Cristo, que Deus não é um Deus parcial, e que Ele é imutável.)

Escreva os seguintes exemplos no quadro ou entregue-os a eles em uma folha de papel. Peça que cada aluno escolha um deles. Depois peça que escolham um ou dois versículos de Morôni 8:8–23 e expliquem como as verdades nesses versículos abordam a preocupação expressa no exemplo que escolheram.

Exemplo 1: Como missionário, você encontra um casal que está terrivelmente triste porque sua filha de dois meses morreu. O líder da igreja a qual eles frequentam disse que as criancinhas nascem pecadoras devido à transgressão de Adão. Ele diz que porque a filha deles não foi batizada antes de morrer, não pode ser salva.

Exemplo 2: Você tem uma amiga que está recebendo as mensagens dos missionários e indo à igreja com você. Ela decide que quer filiar-se à Igreja, mas está hesitante em ser batizada. “Eu fui batizada quando era bebê”, ela explicou. “Não é o suficiente?”

Enquanto os alunos compartilham seus pensamentos sobre o segundo exemplo, pode ser necessário lembrar a eles que o arrependimento e o batismo são para os “que são responsáveis e capazes de cometer pecados” (Morôni 8:10). O Senhor disse que as crianças começam a tornar-se responsáveis perante Ele com a idade de oito anos. As revelações sobre essa verdade são encontradas na Tradução de Joseph Smith, Gênesis 17:11 e em Doutrina e Convênios 68:25–27.

Morôni 8:25–30

Mórmon ensina o que aqueles que são responsáveis precisam fazer para habitar com Deus

Explique-lhes que depois que Mórmon ensinou Morôni sobre as criancinhas não necessitarem de batismo, ele ensinou sobre por que o batismo é necessário para aqueles que são responsáveis. Peça a um aluno que leia Morôni 8:25–26 em voz alta. Peça à classe que siga com a leitura, procurando por bênçãos que advêm às pessoas que exercem fé, arrependem-se e são batizadas.

  • Que bênçãos você identificou nesses versículos? (Enquanto os alunos relatam o que encontraram, você pode escrever as respostas deles no quadro. As respostas podem incluir que a fé, o arrependimento e o batismo levam à remissão dos pecados, à mansidão e humildade de coração, à visitação do Espírito Santo, à esperança, ao perfeito amor e, por fim, à bênção de habitar com Deus.)

Enquanto os alunos fazem a lista das bênçãos que encontraram em Morôni 8:25–26, você pode fazer estas perguntas de acompanhamento:

  • Em sua opinião, por que receber a remissão de nossos pecados leva à mansidão e humildade de coração?

  • Como ser manso e humilde de coração pode convidar o Espírito Santo para nossa vida?

  • Por que o Espírito Santo nos ajuda na preparação para habitar com Deus?

  • Em sua opinião, por que precisamos ser diligentes na oração para ter o perfeito amor sempre presente em nossa vida?

Escreva a seguinte declaração incompleta no quadro: Por meio da obediência fiel aos mandamentos, podemos receber o Espírito Santo, que nos prepara para …

Peça aos alunos que identifiquem a frase em Morôni 8:25–26 que complete esse princípio: Por meio da obediência fiel aos mandamentos, podemos receber o Espírito Santo, que nos prepara para habitar com Deus.

Peça que um aluno leia Morôni 8:27 em voz alta, e oriente os alunos para procurar pelo resultado do orgulho dos nefitas. Depois, peça-lhes que leiam Morôni 8:26 e Morôni 8:27 em silêncio, analisando a diferença entre os resultados da mansidão e humildade de coração com o do orgulho.

Peça a outro aluno que leia Morôni 8:28 em voz alta. Saliente que depois que Mórmon expressou preocupação com os nefitas, ele disse: “Ora por eles, meu filho, para que se arrependam”. Lembre aos alunos da força que pode vir para a vida das pessoas quando outras pessoas oram por elas.

Para concluir a lição, peça aos alunos que compartilhem seus sentimentos sobre o poder da Expiação para salvar as criancinhas e salvar a todos nós ao nos esforçarmos para ser fiéis a nossos convênios.

Comentários e Informações Históricas

Morôni 8:8. “A maldição de Adão é [deles] removida por minha causa”

Algumas pessoas acreditam que devido à Queda de Adão e Eva, os bebês já chegam ao mundo manchados pelo pecado. O Presidente Joseph Fielding Smith explicou que esse ensinamento é falso:

“Todos os que acreditam que o homem, sim, até mesmo os recém-nascidos, estão manchados com o ‘pecado original’, (em outras palavras, a transgressão de Adão), negam as misericórdias do sangue expiatório de Jesus Cristo. A Bíblia (assim como as escrituras modernas) ensina que Jesus Cristo é, de fato, o Redentor da humanidade devido à queda. Ele pagou o débito que a humanidade herdou por meio da transgressão de Adão. A hipoteca sobre nossa alma foi totalmente paga. Não deixou nenhuma penalidade que requeresse algum ato de qualquer pessoa em benefício de outra, para libertá-la do ‘pecado original’. A doutrina de que as crianças vêm a este mundo com a maldição do ‘pecado original’ é uma doutrina abominável à vista de Deus, e nega a grandeza e misericórdia da Expiação. (Ver Morôni capítulo 8.)”(Church History and Modern Revelation: A Course of Study for the Melchizedek Priesthood Quorums, 4 vols., 1949, vol. 4, p. 99).

Morôni 8:10. Idade da responsabilidade

O arrependimento é para os que são responsáveis. “As criancinhas não podem arrepender-se” (Morôni 8:19). As crianças com menos de oito anos de idade não são responsáveis perante Deus (ver D&C 68:25–27), assim, não têm necessidade de arrependimento. As pessoas que têm deficiência mental e não são capazes de arrepender-se conscientemente podem ser consideradas como não responsáveis. O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou como as crianças se tornam responsáveis:

“A responsabilidade não irrompe completamente em uma criança em determinado momento de sua vida. Elas se tornam responsáveis gradualmente, com o passar dos anos. Tornar-se responsável é um processo, não um objetivo a ser alcançado quando um número específico de horas, dias ou anos se passou. Em nossa revelação o Senhor diz: ‘[Elas] não podem pecar, porque a Satanás não é dado poder para tentar criancinhas até que comecem a se tornar responsáveis perante mim’. (D&C 29:47.) Virá o tempo, entretanto, quando a responsabilidade será real e o pecado atribuído à vida daqueles que se desenvolvem normalmente. É a idade de oito anos, a idade do batismo. (D&C 68:27)”. (“A Salvação de Criancinhas”, A Liahona, março de 1978, p. 3).

Morôni 8:8–24. Batismo de criancinhas

O Profeta Joseph Smith ensinou que as criancinhas não necessitam de batismo:

“‘[Nós] acreditamos no batismo de criancinhas?’ (…) Não. (…) Porque não está escrito em nenhum lugar da Bíblia. (…) O batismo é para a remissão de pecados. As criancinhas não têm pecados. (…) Todas as criancinhas estão vivas em Cristo, e aqueles de mais idade por meio da fé e do arrependimento” (History of the Church, vol., 5, p. 499).

O Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, contou sobre missionários de tempo integral que puderam consolar uma mãe que chorava a morte de seu jovem filho:

“Dois missionários trabalhavam nas montanhas do sul dos Estados Unidos. Certo dia, do alto de uma colina, viram algumas pessoas reunidas numa clareira abaixo. Não era frequente que os missionários tivessem muitas pessoas a quem pregar, por isso desceram até a clareira.

Um menininho tinha-se afogado, e um funeral estava para ser realizado. Os pais mandaram chamar um ministro para ‘dizer algumas palavras’ junto ao filho. Os missionários ficaram de longe, enquanto o ministro encarava o pai e a mãe enlutados e começava o sermão. Se os pais esperavam receber consolo daquele homem religioso, ficariam desapontados.

Ele os repreendeu severamente por não terem batizado o menino. Haviam adiado o batismo, por um motivo ou outro, mas então era tarde demais. Disse-lhes de modo bem brusco que o menino tinha ido para o inferno. Era tudo culpa deles. Eram culpados pelo tormento infinito dele.

Depois que o sermão terminou e a sepultura foi coberta, os élderes se aproximaram dos pais enlutados. ‘Somos servos do Senhor’, disseram à mãe, ‘e temos uma mensagem para vocês’. Enquanto os pais lacrimosos ouviam, os dois leram trechos das revelações e prestaram seu testemunho da restauração das chaves da redenção tanto de vivos quanto de mortos.

Tenho certa pena daquele pregador. Ele estava fazendo o melhor que podia com a luz e o conhecimento que possuía. Porém, há mais do que ele seria capaz de oferecer. Há a plenitude do evangelho.

Os élderes surgiram ali como consoladores, como instrutores e como servos do Senhor, como ministros autorizados do evangelho de Jesus Cristo” (“E um Menino Pequeno Os Guiará”, Ensign ou A Liahona, maio de 2012, p. 6).