Biblioteca
Lição 138: Mórmon 3–4


Lição 138

Mórmon 3–4

Introdução

Depois de retomar suas terras dos lamanitas, os nefitas prepararam-se novamente para a batalha. Mórmon clamou arrependimento aos nefitas. No entanto, eles vangloriaram-se de sua própria força e juraram vingar seus irmãos mortos. Como o Senhor proibira seu povo de buscar vingança, Mórmon recusou-se a comandar o exército nefita e eles foram derrotados. Já que os nefitas persistiram em iniquidade, Deus derramou Seus juízos sobre eles, e os lamanitas começaram a varrê-los da face da Terra.

Sugestões Didáticas

Mórmon 3:1–8

O Senhor poupa os nefitas no campo de batalha para conceder-lhes a oportunidade de se arrepender, mas eles endurecem o coração

Antes da aula, escreva a seguinte pergunta no quadro: Alguma vez você já sentiu que o Senhor estava tentando chamar sua atenção e incentivá-lo a mudar algo em sua vida?

Comece pedindo aos alunos que informem suas respostas para a pergunta do quadro. (Lembre que eles não precisam mencionar nada que seja muito pessoal ou particular.) Se desejar, você também pode contar uma experiência pessoal.

Explique aos alunos que o Senhor queria chamar a atenção dos nefitas para que mudassem sua conduta iníqua. No entanto, os nefitas endureceram o coração e não perceberam que o Senhor estava abençoando-os em suas batalhas contra os lamanitas. Depois que os nefitas firmaram um tratado com os lamanitas e os ladrões de Gadiânton (ver Mórmon 2:28), o Senhor os protegeu, permitindo-lhes viver sem conflitos por dez anos. Durante esses anos, Mórmon ajudou os nefitas a se preparar para ataques futuros (ver Mórmon 3:1).

Peça a um aluno que leia Mórmon 3:2–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura procurando identificar o que o Senhor desejava que os nefitas fizessem durante o período de paz que lhes concedera.

  • Que mensagem o Senhor ordenou que Mórmon transmitisse aos nefitas? Os nefitas compreenderam essa mensagem? Como os nefitas reagiram à mensagem?

  • De acordo com Mórmon 3:3, por que o Senhor poupou os nefitas em suas batalhas recentes apesar de sua iniquidade?

  • Que verdade vocês conseguem identificar nas relações do Senhor com os nefitas registradas em Mórmon 3:2–3? (Os alunos podem dar diferentes respostas. Resuma as respostas escrevendo a seguinte verdade no quadro: O Senhor nos dá oportunidades suficientes para nos arrependermos de nossos pecados. Você pode sugerir que os alunos anotem essa verdade em suas escrituras.)

Resuma Mórmon 3:4–8 explicando que o Senhor protegeu os nefitas mais duas vezes no campo de batalha, apesar de sua iniquidade e sua recusa de voltar-se para Ele.

  • O que a proteção do Senhor aos nefitas nos ensina sobre o caráter Dele? (Resposta possível: o Senhor é misericordioso e paciente.)

Saliente que o Senhor dá a todos nós “uma oportunidade de [nos arrependermos]” (Mórmon 3:3). Em seguida, peça aos alunos que meditem sobre as perguntas a seguir:

  • Você está disposto a se arrepender e efetuar as mudanças que Deus deseja que efetue? Há mudanças que você pode fazer agora para tornar-se a pessoa que Deus deseja que seja?

Preste testemunho da bondade e paciência de Deus, que nos dá a oportunidade de nos arrependermos. Peça aos alunos que estejam atentos a oportunidades e convites para fazer mudanças em sua vida e incentive-os a efetuar as mudanças sem demora.

Mórmon 3:9–22

A iniquidade dos nefitas aumenta, e Mórmon recusa-se a comandar seus exércitos

Explique aos alunos que os nefitas não atenderam aos convites do Senhor para o arrependimento, mas só endureceram o coração. Convide um aluno a ler Mórmon 3:9–10 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura procurando identificar qual foi a reação dos nefitas ao conquistarem várias vitórias sobre os lamanitas. (Você pode salientar o verbo vingar usado no versículo 9.)

  • Como os nefitas reagiram após suas vitórias sobre os lamanitas?

  • Por que era errado vangloriar-se de sua própria força, como fizeram os nefitas? O que essa vanglória demonstra sobre a relação deles com Deus?

Peça a um aluno que leia Mórmon 3:11–13 em voz alta. Peça à classe que procure a reação de Mórmon quando os nefitas juraram vingar-se.

  • O que Mórmon fez quando os nefitas manifestaram o desejo de vingar-se dos lamanitas?

  • Vocês já sentiram alguma vez vontade de vingar-se de alguém? Em sua opinião, por que o desejo de vingança é uma reação natural para muitas pessoas?

  • Mórmon vinha comandando os exércitos nefitas havia mais de 30 anos, apesar da iniquidade do povo. O que a recusa de Mórmon de comandar o exército ensina sobre a gravidade do desejo de vingança?

Peça a um aluno que leia Mórmon 3:14–16 e incentive a classe a identificar o que o Senhor ensinou a Mórmon sobre a vingança.

  • Como o Senhor Se sente em relação ao desejo de vingança? (As respostas dos alunos podem variar. Resuma-as escrevendo a seguinte verdade no quadro: O Senhor nos proíbe de buscar vingança.)

Para ajudar os alunos a compreender melhor os conselhos do Senhor nos versículos 14–16, peça aos alunos que reformulem com suas próprias palavras a primeira parte de Mórmon 3:15 (“Minha é a vingança e eu retribuirei”).

  • Por que é importante não buscar vingança? Como podemos vencer o desejo de vingança?

Para ajudar os alunos a aprender a superar sentimentos vingativos, peça que alguém leia em voz alta os seguintes conselhos do Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência. Se possível, dê uma cópia da citação a cada aluno.

Imagem
Presidente James E. Faust

“Precisamos reconhecer os nossos sentimentos de raiva. É preciso humildade para fazer isso, mas se nos ajoelharmos e pedirmos ao Pai Celestial que nos conceda a disposição de perdoar, Ele nos ajudará. O Senhor exige que ‘perdoemos todos os homens’ [D&C 64:10] para o nosso próprio bem, porque ‘o ódio retarda o crescimento espiritual’ [Orson F. Whitney, Gospel Themes (1914), p. 144]. Somente quando nos livramos do ódio e da amargura é que o Senhor pode consolar nosso coração.

(…) Quando sofremos uma tragédia, não devemos reagir buscando vingança pessoal, mas, sim, deixar que a justiça siga seu curso e depois esquecer. Não é fácil esquecer e tirar de nosso coração os ressentimentos que o afligem. O Salvador ofereceu a todos nós uma paz preciosa por meio de Sua Expiação, mas só podemos alcançá-la se estivermos dispostos a eliminar os sentimentos negativos de raiva, rancor ou vingança” (“O Poder de Cura do Perdão”, A Liahona, maio de 2007, p. 67).

Peça a um aluno que leia Mórmon 3:17, 20–22 em voz alta e oriente a classe a identificar a mensagem que Mórmon desejava nos transmitir. Você pode pedir aos alunos que sublinhem o conselho de Mórmon para “[nos arrependermos] e [nos prepararmos] para comparecer perante o tribunal de Cristo” (Mórmon 3:22).

Mórmon 4

Os lamanitas começam a varrer os nefitas da Terra

Peça aos alunos que levantem a mão caso conheçam alguém que tenha feito algo errado, mas ainda não foi pego nem sofreu as consequências de seu ato. Peça aos alunos que meditem sobre a seguinte pergunta:

  • Você já se perguntou quando é que as consequências de más escolhas vão acabar por alcançar alguém que está conscientemente optando pelo que é errado?

Convide os alunos a ler Mórmon 4:1–2 em silêncio para identificar o que aconteceu com o exército nefita ao buscar vingar-se dos lamanitas. Em seguida, peça aos alunos que leiam Mórmon 4:4 em silêncio para identificar por que os exércitos nefitas não tiveram sucesso. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Peça a um aluno que leia Mórmon 4:5 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura procurando identificar as verdades que esse versículo ensina sobre os resultados da iniquidade em longo prazo. À medida que os alunos informarem o que encontraram, escreva no quadro a seguinte verdade de Mórmon 4:5: “Os julgamentos de Deus sobrevirão aos iníquos.” Você pode sugerir que os alunos anotem essa verdade em suas escrituras.

Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa de Mórmon 4:10–12 à procura de descrições da iniquidade dos nefitas. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Mórmon 4:13–14, 18, 21–22. Peça à classe que acompanhe a leitura procurando identificar como os julgamentos de Deus foram derramados sobre os nefitas.

  • A seu ver, qual é a parte mais triste desse relato?

Chame a atenção dos alunos novamente para o princípio escrito no quadro. Peça-lhes que reflitam sobre como podem aplicar essas verdades em sua vida. Incentive-os a agir de acordo com os sussurros do Espírito Santo recebidos ao ponderar.

Preste testemunho da bondade e do amor do Senhor, que nos dá chances suficientes para nos arrependermos. Testifique também das consequências que sempre sobrevêm àqueles que persistem no pecado.

Comentários e Informações Históricas

Mórmon 3:9–10. Fazer um juramento

Mórmon disse que os nefitas “juraram pelos céus e também pelo trono de Deus” que se vingariam dos lamanitas (ver Mórmon 3:9–10). A seguinte declaração do Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explica a significado dos juramentos na época do Livro de Mórmon, ajudando-nos assim a compreender a natureza blasfematória da tentativa dos nefitas de envolver a Deus em sua vingança.

“O ato de fazer juramentos na antiguidade era algo muito mais significativo do que muitos de nós percebem.

Um exemplo: Néfi e seus irmãos estavam tentando reaver as placas de latão de Labão. A vida deles estava em perigo. No entanto, Néfi fez este juramento: ‘Assim como vive o Senhor e vivemos nós, não desceremos para o deserto onde está nosso pai até havermos cumprido o que o Senhor nos ordenou’. (1 Néfi 3:15).

Assim Néfi fez de Deus seu parceiro. Se ele não tivesse acesso às placas, significava que Deus falhara. E como Deus não falha, cabia a Néfi resgatar as placas ou perder a vida tentando” (“The Doctrine of the Priesthood” [A Doutrina do Sacerdócio], Ensign, maio de 1982, p. 33).