Biblioteca
Lição 114: Helamã 14


Lição 114

Helamã 14

Introdução

Ao continuar a pregação aos nefitas em Zaraenla, Samuel, o lamanita, anunciou os sinais que marcariam o nascimento e a morte de Jesus Cristo. Explicou que profetizava sobre esses sinais para ajudar o povo a crer em Jesus Cristo e persuadi-los a arrepender-se de seus pecados. Ensinou que por meio da Expiação de Jesus Cristo toda a humanidade seria levada de volta à presença de Deus. Ao chamar o povo ao arrependimento, prometeu que quem se arrependesse seria perdoado de seus pecados, mas quem não o fizesse seria afastado da presença de Deus.

Sugestões Didáticas

Helamã 14:1–13

Samuel profetiza sobre os sinais ligados ao nascimento do Salvador

Antes da aula, desenhe três setas no quadro, conforme o modelo a seguir. No decorrer da aula você inserirá palavras e frases em volta das flechas.

Imagem
seta

Peça aos alunos que recordem o que discutiram na aula passada, cujo tema era Helamã 13. Caso seja preciso refrescar-lhes a memória, lembre que aprenderam sobre um profeta chamado Samuel. Peça-lhes que contem detalhes que recordem sobre ele, como quem ele era, aonde foi, o que ensinou e o estado espiritual das pessoas a quem ensinou. Pergunte aos alunos como o povo reagiu à mensagem de Samuel. Explique-lhes que Helamã 14 contém a continuação dos ensinamentos de Samuel.

Saliente que Samuel profetizou sobre acontecimentos que sobreviriam no futuro, alguns deles a milhares de quilômetros de Zaraenla. Peça aos alunos que deem uma olhada em Helamã 14:1–2 e identifiquem um evento profetizado por Samuel (o nascimento de Jesus Cristo).

Oriente os alunos a ler em silêncio Helamã 14:3–6 à procura dos sinais que os nefitas veriam por ocasião do nascimento do Salvador. Você pode sugerir que os alunos marquem esses sinais nas escrituras deles. Também pode chamar-lhes a atenção para as notas de rodapé desses versículos, que fazem referência ao cumprimento das profecias de Samuel.

  • O que o nascimento do Salvador significa para vocês?

Leia Helamã 14:8–9 em voz alta. Saliente a importância de acreditarmos no Salvador a fim de alcançarmos a vida eterna. Escreva Vida Eterna após a última seta no quadro. Explique aos alunos que ter a vida eterna significa levar o tipo de vida levada por Deus e viver para sempre em Sua presença com nossa família. Samuel ensinou aos nefitas de Zaraenla o que precisavam fazer para receber a vida eterna.

Peça aos alunos que leiam Helamã 14:11–13 em silêncio procurando o que Samuel desejava que o povo soubesse e fizesse. Você pode sugerir que os alunos marquem as coisas que Samuel queria que as pessoas soubessem e fizessem.

À esquerda da primeira seta no quadro, escreva Conhecimento. Pergunte então aos alunos o que acharam que Samuel desejava que as pessoas soubessem. Peça a alguns alunos que alistem essas coisas no quadro embaixo da palavra Conhecimento. (As respostas devem incluir que Samuel desejava que as pessoas tivessem conhecimento dos juízos de Deus para os pecadores, as condições do arrependimento, a vinda de Jesus Cristo e os sinais ligados a Sua vinda.)

  • Samuel esperava que esse conhecimento levasse as pessoas a fazer o quê? (Crer em Jesus Cristo e arrepender-se de seus pecados.)

Peça aos alunos que escrevam um princípio com base em Helamã 14:13. Em seguida, peça que alguns leiam em voz alta o que escreveram. (Uma possível resposta pode ser que a crença em Jesus Cristo conduz ao arrependimento e à remissão dos pecados.)

Para ajudar os alunos a compreender o significado da frase “por meio de seus méritos”, explique-lhes que méritos são qualidades ou ações que tornam uma pessoa merecedora de recompensa. Para sermos dignos de receber a remissão de nossos pecados, precisamos fazer certas coisas, como nos arrepender sinceramente, ser batizados e confirmados e guardar os mandamentos. No entanto, recebemos o dom do perdão por causa dos méritos do Salvador, não dos nossos. Você pode lembrar os alunos de 2 Néfi 25:23, uma passagem de domínio das escrituras: “É pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer”. Você também pode sugerir aos alunos que leiam Alma 22:14 e Alma 24:10–11.

Termine o diagrama no quadro da seguinte forma:

Imagem
Knowledge
Imagem
Knowledge
  • Como o fato de ganhar conhecimento do Salvador aumentou sua crença Nele?

  • Como sua crença no Salvador levou vocês a se arrependerem e se esforçarem para ser mais semelhantes a Ele?

Preste testemunho de que somente por meio dos méritos de Jesus Cristo podemos receber a remissão dos pecados e alcançar a vida eterna.

Helamã 14:14–31

Samuel profetiza sobre os sinais ligados à morte do Salvador

Peça a um aluno que leia Helamã 14:14 em voz alta. Depois oriente os alunos a ler em silêncio Helamã 14:20–27 à procura dos sinais que os nefitas veriam por ocasião da morte de Jesus Cristo. Você pode sugerir que os alunos marquem esses sinais nas escrituras. Depois de dar-lhes tempo suficiente para ler, peça-lhes que contem o que acharam. Diga-lhes que o cumprimento desses sinais está registrado em 3 Néfi (ver Helamã 14:20, nota de rodapé a).

Peça a um aluno que leia Helamã 14:28–29 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, procurando motivos pelos quais o Senhor manifesta sinais e maravilhas. Peça a alguns alunos que expressem essas razões com suas próprias palavras. (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que identifiquem a seguinte verdade: O Senhor manifesta sinais e maravilhas para ajudar as pessoas a crerem Nele. )

  • O que essa verdade pode nos ensinar sobre os sinais que precederão a Segunda Vinda do Salvador?

Peça aos alunos que pensem em sinais ou evidências que o Senhor lhes deu para ajudá-los a acreditar Nele. Você pode incentivar os alunos a contar suas experiências (mas lembre que eles não devem se sentir obrigados a relatar nada que seja demasiado pessoal ou íntimo). Preste testemunho de que o Senhor mostra sinais e manda profetas, como Samuel, em nossos dias para persuadir as pessoas a crer Nele.

Nota: Como muitas passagens das escrituras nos alertam para que não procuremos sinais, os alunos podem sentir certa confusão nessa discussão sobre sinais. Ajude-os a entender que há uma diferença entre reconhecer sinais do amor de Deus e buscar sinais por motivos egoístas (ver Jacó 7:9–14; Alma 30:43–50; D&C 46:9; 63:7–11). Quando os profetas advertem contra a busca de sinais, referem-se a pessoas que se recusam a acreditar, a menos que lhes sejam mostrados sinais, não a pessoas que exercem fé ao buscar milagres de acordo com a vontade do Senhor.

Explique-lhes que, embora seja bom saber sobre os sinais que seriam mostrados aos nefitas por ocasião da morte do Salvador, é ainda mais importante compreender os ensinamentos de Samuel sobre o significado da morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Desenhe o seguinte diagrama no quadro, deixando de fora as explicações numeradas. Adicione essas explicações na hora certa no decorrer da discussão de Helamã 14:15–19. (Você pode convidar os alunos a copiar esse diagrama num caderno ou diário de estudo das escrituras.)

Imagem
diagrama circular

Explique-lhes que a frase “morte espiritual” se refere à separação da presença de Deus. Peça a um aluno que leia Helamã 14:15–16 em voz alta.

  • Qual é a primeira morte espiritual, mencionada em Helamã 14:16? (Talvez seja preciso explicar que, por causa da Queda de Adão e Eva, fomos afastados da presença de Deus.)

Peça a um aluno que leia Helamã 14:17 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e reflita sobre como é possível vencer a primeira morte espiritual. Escreva a seguinte verdade no quadro: Jesus Cristo redime toda a humanidade da Queda a fim de podermos voltar à presença de Deus. Explique aos alunos que toda a humanidade regressará à presença de Deus para ser julgada (ver 2 Néfi 2:10).

Peça a alguém que leia Helamã 14:18–19 em voz alta.

  • Qual é a segunda morte espiritual, mencionada em Helamã 14:18–19? (Talvez seja necessário explicar que quem não se arrepender será afastado da presença do Pai novamente.)

  • O que podemos fazer para evitar a segunda morte citada por Samuel? (Se desejar, peça aos alunos que leiam Helamã 14:13 e Mórmon 7:7–8. Saliente que por meio da Expiação de Jesus Cristo quem se arrepender habitará na presença de Deus eternamente.)

Para ressaltar a importância do arbítrio em nossa busca das bênçãos da Expiação do Salvador, peça aos alunos que leiam Helamã 14:30–31 em silêncio. Peça-lhes que procurem palavras e frases sobre o arbítrio. Peça-lhes para contar quais foram as palavras e frases encontradas. Peça-lhes que expliquem como essas palavras e frases os ajudam a compreender a importância das escolhas que fazem todos os dias.

Comentários e Informações Históricas

Helamã 14:14–29. A profecia de Samuel sobre a morte do Salvador

A profecia de Samuel sobre a morte de Jesus Cristo é uma das profecias mais específicas registradas nas escrituras. A tabela a seguir esboça partes dessa profecia, inclusive o cumprimento. (Você pode ressaltar que as notas de rodapé de Helamã 14:20–27 dizem respeito a algumas passagens que descrevem o cumprimento das profecias de Samuel.)

Profecia sobre a Morte do Salvador

Cumprimento

Helamã 14:20, 27

O Sol não daria luz por três dias

3 Néfi 8:19-23

Helamã 14:21

Trovões, raios, terremotos

3 Néfi 8:6-7, 12

Helamã 14:22

A terra se racharia

3 Néfi 8:17-18

Helamã 14:23

Grandes tempestades, montanhas ficariam planas, vales virariam montanhas

3 Néfi 8:5-6, 12, 17-18

Helamã 14:24

Estradas e cidades destruídas

3 Néfi 8:8-11, 13-14

Helamã 14:25

Sepulturas se abriram e santos ressuscitaram e ministraram ao povo

3 Néfi 23:9-13

Helamã 14:15–19. A Expiação vence a morte

Samuel, o lamanita, descreveu a diferença entre a morte física (a primeira morte) e a segunda morte espiritual e também explicou como a Expiação do Salvador nos ajuda a vencer tais mortes. Outros profetas e líderes da Igreja também já ensinaram essas verdades.

A morte física. O Élder Earl C. Tingey, dos Setenta, ensinou:

“A morte física é a separação do espírito e do corpo físico. Devido à Queda de Adão, toda a humanidade sofrerá a morte física” (“O Grande Plano de Felicidade”, Ensign ou A Liahona, maio de 2006, p. 72).

A primeira morte espiritual. A morte espiritual significa ser “[afastado] da presença do Senhor” (Alma 42:9).

Presidente Spencer W. Kimball explicou que a morte física e a primeira morte espiritual resultam da Queda de Adão e Eva:

“Nossos primeiros pais, Adão e Eva, desobedeceram a Deus. Ao comerem do fruto proibido, tornaram-se mortais. Consequentemente, eles e todos os seus descendentes ficaram sujeitos tanto à morte física quanto à espiritual (morte física é a separação do corpo e do espírito; morte espiritual é a separação do espírito da presença de Deus, a morte no que tange às coisas do espírito)” (“The True Way of Life and Salvation” [O Verdadeiro Caminho da Vida e da Salvação], Ensign, maio de 1978, p. 6).

A morte espiritual foi introduzida no mundo pela Queda de Adão e Eva. Quando nascemos num mundo decaído, herdamos essa condição — somos separados da presença de Deus. Samuel, o lamanita, referiu-se a essa condição como a “primeira morte” (Helamã 14:16).

Samuel, o lamanita, ensinou que todos os filhos do Pai Celestial que viveram na mortalidade vencerão a morte física e espiritual pelo poder da Expiação de Jesus Cristo (ver Helamã 14:17). Muitas outras escrituras também prestam testemunho dessa verdade (ver 2 Néfi 2:9–10; 9:15, 22, 38; Alma 11:43–44; 12:12–15, 24; 42:23; 3 Néfi 26:4–5).

A segunda morte espiritual. A segunda morte é a morte espiritual definitiva ou final — ser expulso da presença de Deus para sempre por causa de pecados pessoais para os quais não houve arrependimento.

O Salvador também nos ajudou a superar essa segunda morte espiritual. Ele sofreu por nossos pecados para nos oferecer a oportunidade do arrependimento. Mas no caso dos que não se arrependerem, “recai sobre eles novamente uma morte espiritual; sim, uma segunda morte, porque novamente são separados das coisas concernentes à retidão” (Helamã 14:18). Isso significa que uma pessoa com pecados não resolvidos não pode permanecer na presença de Deus depois de ser levada de volta a Ele para ser julgada.

O Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, descreveu essa situação:

“Se a morte física ocorrer antes de repararmos nossos erros morais e modificarmos nossa conduta, teremos perdido a oportunidade de nos arrependermos. Portanto, ‘o [verdadeiro] aguilhão da morte é o pecado’.I Coríntios 15:56.)

Nem mesmo o Salvador pode nos salvar em nossos pecados. Ele nos redimirá de nossos pecados, mas somente se nos arrependermos. Somos responsáveis por nossa própria sobrevivência ou morte espiritual. (Ver Romanos 8:13–14; Helamã 14:18; D&C 29:41–45.)” (“Doors of Death” [As Portas da Morte], Ensign, maio de 1992, p. 73).

Helamã 14:18–19. A dádiva divina do arrependimento

O Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, prestou testemunho da alegria resultante do arrependimento:

“Reconheço e testifico com gratidão que o incompreensível sofrimento, a morte e a Ressurreição de nosso Senhor ‘[tornam] operantes as condições do arrependimento’ (Helamã 14:18). A dádiva divina do arrependimento é a chave para a felicidade nesta vida e na vida futura. Nas palavras do Salvador e com profunda humildade e amor, convido todos a ‘[arrependerem-se], porque é chegado o reino dos céus’ (Mateus 4:17). Sei que se aceitarem esse convite, vocês terão alegria agora e para sempre” (“A Divina Dádiva do Arrependimento”, Ensign ou A Liahona, novembro de 2011, p. 38).