Conferência Geral
Sua bênção patriarcal — Orientação inspirada do Pai Celestial
Conferência Geral de Abril de 2023


Sua bênção patriarcal — Orientação inspirada do Pai Celestial

Minha bênção patriarcal me ajudou a compreender a verdadeira identidade eterna: quem eu realmente era e quem poderia me tornar,

Fui criado por pais maravilhosos que amavam e ensinavam fielmente o evangelho a nós, seus filhos. Infelizmente, meus amados pais tiveram dificuldades no casamento por anos. Eu era uma criança da Primária quando me disseram que meus pais provavelmente se divorciariam algum dia e que meus irmãos e eu precisaríamos escolher com qual deles iríamos morar. Como resultado, tive uma forte ansiedade por anos; no entanto, um presente de meu Pai Celestial acabou ajudando a mudar tudo para mim: minha bênção patriarcal.

Aos 11 anos, cada vez mais preocupado com o relacionamento de meus pais, desejei profundamente receber minha bênção patriarcal. Eu sabia que meu Pai Celestial me conhecia profundamente e também as minhas circunstâncias específicas. E sabia também que eu receberia orientação Dele. Logo após fazer 12 anos, recebi minha bênção patriarcal. Isso foi há mais de meio século, mas me lembro vividamente dos detalhes dessa experiência sagrada.

Felizmente, temos orientação inspirada sobre as bênçãos patriarcais no Manual Geral da Igreja:

“Todo membro da Igreja batizado e digno tem direito a receber uma bênção patriarcal, a qual lhe proporcionará orientação inspirada do Pai Celestial”.

O membro deve ter “maturidade suficiente para compreender o significado e a natureza sagrada da bênção” e “compreender as doutrinas básicas do evangelho”.

“O ideal é que o membro seja jovem o suficiente uma vez que ainda vai tomar muitas decisões importantes na vida. (…) Os líderes do sacerdócio não devem estabelecer uma idade mínima para que o membro receba a bênção patriarcal. (…)

Cada bênção patriarcal é sagrada, confidencial e pessoal. (…)

A pessoa que recebe a bênção patriarcal deve entesourar suas palavras, ponderá-las e viver de modo a ser digna de receber as bênçãos prometidas nesta vida e na eternidade”.1

Nosso amado presidente, Russell M. Nelson, ensinou repetidamente sobre a importância de uma bênção patriarcal,2 que dá a cada pessoa “uma declaração de linhagem que remonta a Abraão, Isaque e Jacó”3 e que cada bênção é “uma escritura pessoal para você”.4

Minha bênção patriarcal foi extremamente importante para mim quando eu era jovem, por vários motivos. Primeiro, por meio do poder do Espírito Santo, ela me ajudou a compreender a verdadeira identidade eterna: quem eu realmente era e quem poderia me tornar, o que me ajudou a saber, como o presidente Nelson ensinou, que eu era “um filho de Deus”, um “[filho] do convênio”, e um “discípulo de Jesus Cristo”.5 Eu sabia que meu Pai Celestial e o Salvador me conheciam e me amavam, e que estavam pessoalmente envolvidos em minha vida. Esse conhecimento me ajudou a ter o desejo de me aproximar Deles e aumentar minha fé e confiança Neles.

Um amigo querido, que se filiou à Igreja quando era um jovem adulto, compartilhou: “Quando o patriarca colocou as mãos sobre minha cabeça e falou meu nome, tudo mudou, (…) não apenas naquele momento, mas pelo resto de minha vida. Imediatamente senti que — pelo poder com que ele falava — eu era conhecido de maneira íntima e profunda. As palavras que ele falou penetraram todo o meu ser. Eu sabia que o Pai Celestial me conhecia profundamente”.

Saber quem eu realmente era me ajudou a entender e desejar fazer o que Deus esperava de mim.6

Essa compreensão me levou a estudar os convênios que fiz e as bênçãos prometidas no convênio de Deus com Abraão.7 E ela trouxe uma perspectiva eterna que me inspirou a guardar mais plenamente meus convênios.

Estudei minha bênção patriarcal com frequência e, quando jovem, muitas vezes diariamente, o que me ajudou a sentir a influência consoladora e orientadora do Espírito Santo e a reduzir a ansiedade ao seguir Seus sussurros. Isso aumentou meu desejo de convidar ativamente a luz, a verdade e o Espírito Santo estudando minhas escrituras, orando diariamente e procurando estudar e seguir mais diligentemente os ensinamentos do profeta e dos apóstolos de Deus. Minha bênção patriarcal também me ajudou a ter o desejo de ser mais submisso à vontade de meu Pai Celestial, e esse foco me ajudou a sentir grande alegria, apesar de minhas circunstâncias pessoais.8

Recebi força espiritual todas as vezes que estudei minha bênção patriarcal. Quando meus pais finalmente se divorciaram, minha bênção patriarcal, como ensinou o presidente Thomas S. Monson, tornou-se para mim “um tesouro pessoal, precioso e inestimável”, ou seja, “uma Liahona pessoal”.9

Peço que não me entendam mal. Eu não era perfeito. Eu cometi todos os tipos de erros. Minha companheira eterna confirmaria que ainda cometo todo tipo de erro. Mas minha bênção patriarcal me ajudou e continua a me ajudar a ter o desejo de agir melhor e ser melhor.10 Estudar com frequência minha bênção patriarcal aumentou meu desejo de resistir à tentação. Também me ajudou a ter o desejo e a coragem de me arrepender, e o arrependimento tornou-se cada vez mais um processo consolador.

Para mim, foi vital receber minha bênção patriarcal quando eu era jovem e enquanto meu testemunho ainda estava crescendo. Sou eternamente grato por meus pais e meu bispo entenderem que meu desejo indicava que eu estava pronto.

Quando eu tinha 12 anos, o mundo era bem menos confuso e perturbador do que o mundo de hoje. O presidente Nelson descreveu o hoje como a “época mais complicada da história do mundo”, um mundo “saturado pelo pecado” e “egoísta”.11 Felizmente, nossos jovens de hoje são muito mais maduros do que eu aos 12 anos e eles também têm decisões extremamente importantes a tomar enquanto são jovens! Eles também precisam saber quem realmente são e que Deus os ama e os conhece perfeitamente!

Nem todos vão desejar sua bênção patriarcal como eu. Mas oro para que os membros que ainda não receberam a bênção patriarcal procurem em espírito de oração saber quando vão estar prontos. Se você se preparar espiritualmente, prometo que sua experiência, como foi a minha, será sagrada para você. Também oro para que aqueles que já receberam sua bênção patriarcal a estudem e a valorizem. Ter valorizado minha bênção patriarcal enquanto era jovem me abençoou com coragem quando estava desanimado, com consolo quando estava com medo, com paz quando me sentia ansioso, com esperança quando me sentia sem esperança e com alegria quando eu mais precisava. Minha bênção patriarcal ajudou a aumentar minha fé e confiança em meu Pai Celestial e meu Salvador. Também me ajudou a aumentar meu amor por Eles — e ainda ajuda.12

Testifico que a bênção patriarcal realmente fornece orientação inspirada do Pai Celestial. Presto meu testemunho da realidade viva de nosso Pai Celestial e Seu Filho, nosso Salvador, Jesus Cristo, que nos conhecem e nos amam e desejam nos abençoar. Também sei com certeza de que o presidente Russell M. Nelson é o profeta de Deus na Terra hoje. Em nome de Jesus Cristo, amém.