Conferência Geral
Quando receber sua bênção patriarcal
Conferência Geral de Abril de 2023


Quando receber sua bênção patriarcal

Quando receberem sua bênção, saberão e sentirão como o Pai Celestial e Jesus Cristo os amam e como Eles Se concentram em vocês individualmente.

Ontem, meu querido amigo, o élder Randall K. Bennett, falou sobre bênçãos patriarcais. Foi uma excelente mensagem que inspirou todos nós. Meus queridos irmãos e irmãs, também gostaria de falar sobre bênçãos patriarcais. Patriarcas, à medida que as solicitações para bênçãos patriarcais aumentarem, oro para que o Senhor os abençoe ao continuarem a magnificar seu chamado.

Quando participo de conferências de estaca, sempre me reúno com o patriarca da estaca e sua esposa. Os patriarcas são líderes chamados por Deus e são gentis, obedientes e incríveis. Eles compartilham muitas experiências espirituais maravilhosas. Pergunto a eles a idade da pessoa mais jovem e da mais idosa a quem já deram uma bênção. Até agora, a pessoa mais jovem tinha 11 anos e a mais idosa, 93 anos.

Recebi minha bênção patriarcal quando era membro novo da Igreja, com 19 anos, dois anos depois de ser batizado. Meu patriarca era extremamente idoso. Ele se filiou à Igreja em 1916 e foi um pioneiro da Igreja no Japão. Foi uma grande honra receber minha bênção patriarcal desse notável discípulo do Senhor. Seu japonês era um pouco difícil para eu entender, mas era poderoso.

Os patriarcas que conheci me disseram que muitas pessoas recebem a bênção patriarcal pouco antes de servir missão. Meus queridos rapazes, moças, pais e bispos, a bênção patriarcal não é somente uma preparação para servir missão. Membros batizados e dignos podem receber sua bênção patriarcal quando for a ocasião correta para eles.1

Queridos membros adultos, alguns de vocês ainda não receberam sua bênção patriarcal. Lembrem-se, não há idade máxima.

Minha sogra era muito ativa na Igreja e servia como professora da Sociedade de Socorro quando faleceu aos 91 anos de idade. Fiquei triste quando soube que ela não recebeu uma bênção patriarcal. Ela passou por muitas dificuldades na vida e, devido a não ter um portador do sacerdócio em casa, não recebeu muitas bênçãos do sacerdócio. A bênção patriarcal poderia ter dado a ela muito consolo quando ela mais precisava.

Adultos, se vocês ainda não possuem uma bênção patriarcal, não se preocupem! A linha do tempo espiritual de cada um é diferente. Se vocês têm 35 ou 85 anos e têm o desejo de receber sua bênção, conversem com seu bispo a respeito.

Membros novos da Igreja, já ouviram falar sobre a bênção patriarcal? Quando me filiei à Igreja, não sabia sobre a oportunidade de receber uma bênção patriarcal, mas meu querido bispo me falou a respeito da bênção e me incentivou a me preparar para recebê-la depois do batismo. Meus caros membros novos, vocês podem receber uma bênção patriarcal também. O Senhor os ajudará a se preparar para essa ocasião sagrada.

Vamos considerar dois propósitos de uma bênção patriarcal:

  1. A bênção patriarcal contém conselhos pessoais do Senhor para vocês.2

  2. A bênção patriarcal declara sua linhagem na casa de Israel.

Sua bênção patriarcal é uma mensagem de seu Pai Celestial e provavelmente terá promessas e conselhos inspirados para guiá-los em sua vida. A bênção patriarcal não vai mapear sua vida ou responder a todas as suas perguntas. Se ela não mencionar um evento importante de sua vida, não pensem que não terão tal oportunidade. Do mesmo modo, não há garantia de que tudo que estiver em sua bênção acontecerá nesta vida. A bênção patriarcal é eterna e, se vocês viverem dignamente, as promessas que não forem cumpridas nesta vida serão cumpridas na próxima.3

Ao receberem uma declaração de linhagem, vocês saberão que pertencem à casa de Israel e à semente de Abraão.4 Para compreender o significado disso, concentrem-se nas promessas que o Senhor fez à casa de Israel por meio de Abraão.

Essas promessas incluem:

  • “Sua posteridade seria numerosa (ver Gênesis 17:5–6; Abraão 2:9; 3:14).

  • Sua semente, ou seja, seus descendentes, receberiam o evangelho e portariam o sacerdócio (ver Abraão 2:9).

  • Por meio do ministério de sua semente, ‘[seriam] abençoadas todas as famílias da Terra, sim, com as bênçãos do evangelho, que são as bênçãos de salvação, sim, de vida eterna’ (Abraão 2:11)”.5

Como membros da Igreja, somos filhos do convênio.6 Recebemos as bênçãos do convênio abraâmico ao obedecermos às leis e ordenanças do evangelho.

A preparação para receber sua bênção patriarcal vai ajudá-los a aumentar sua fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo. E, ao receberem sua bênção patriarcal, lê-la e ponderar sobre ela, vocês poderão se concentrar Neles com mais frequência.

O presidente Thomas S. Monson explicou: “O mesmo Senhor que deu a Liahona a Leí concede a todos nós hoje um dom raro e valioso a fim de orientar nossa vida, indicar os perigos para nossa segurança e mostrar o caminho, sim, uma passagem segura — não para uma terra de promissão, mas para nosso lar celestial”.7

Meus caros bispos, pais, presidentes do quórum de élderes e da Sociedade de Socorro, líderes de missão da ala, irmãos ministradores e irmãs ministradoras, incentivem os rapazes, as moças, os membros adultos e os membros novos que ainda não receberam sua bênção patriarcal a buscarem a orientação do Senhor e os ajudem a se preparar para fazê-lo.

Leio minha bênção patriarcal com frequência e em espírito de oração; ela sempre me incentiva. Reconheço o que o Senhor espera de mim, e isso me ajuda a me arrepender e a ser humilde. Quando a leio e reflito sobre ela, tenho o desejo de viver dignamente para receber as bênçãos prometidas.

Assim como as escrituras que já lemos muitas vezes têm um novo significado para nós posteriormente, nossa bênção patriarcal terá diferentes significados para nós em diferentes ocasiões. A minha tem um significado diferente agora do que tinha quando eu estava com 30 ou 50 anos. As palavras não mudam, mas nós as compreendemos de maneira diferente.

O presidente Dallin H. Oaks declarou que a bênção patriarcal “é dada por inspiração do Santo Espírito e deve ser lida e interpretada sob a influência desse mesmo Espírito. O significado e a importância de uma bênção patriarcal serão ensinados linha sobre linha ao longo do tempo pelo poder do mesmo Espírito que a inspirou”.8

Irmãos e irmãs, presto testemunho de que o Pai Celestial e Seu Amado Filho e Primogênito, o Senhor Jesus Cristo, vivem. Eles nos amam. A bênção patriarcal é uma dádiva sagrada dada por Eles. Quando receberem sua bênção, saberão e sentirão como Eles os amam e como Eles Se concentram em vocês individualmente.

O Livro de Mórmon é outro testamento de Jesus Cristo. Sou grato por ser guiado por um profeta vivo, o presidente Russell M. Nelson.

Sou tão grato por nosso Salvador, Jesus Cristo. Neste domingo de Páscoa, vou me concentrar Nele e em Sua Ressurreição, adorá-Lo e agradecer por Seu sacrifício. Sei que Ele sofreu tão profundamente porque nos ama profundamente. Sei que Ele ressuscitou por causa de Seu amor por nós. Ele é real. Disso testifico em nome de Jesus Cristo, amém.

Notas

  1. Ver Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, item 18.17, ChurchofJesusChrist.org.

  2. Ver “Bênção patriarcal”, em Sempre Fiéis, 2004, p. 30.

  3. Ver “Bênção patriarcal”, Sempre Fiéis, p. 31.

  4. Ver Abraão 2:10.

  5. Convênio abraâmico”, em Sempre Fiéis, pp. 46–47.

  6. Ver 3 Néfi 20:25–26.

  7. Thomas S. Monson, “Vossa bênção patriarcal: Uma Liahona de luz”, A Liahona, janeiro de 1987, p. 65.

  8. Dallin H. Oaks, “Patriarchal Blessings”, Worldwide Leadership Training Meeting: The Patriarch, 8 de janeiro de 2005, p. 8.