Conferência Geral
Eu realmente fui perdoado?
Conferência Geral de Abril de 2023


Eu realmente fui perdoado?

A promessa do perdão completo e perfeito é dada a todos por intermédio da Expiação infinita de Jesus Cristo.

Há vários anos, a irmã Nattress e eu nos mudamos para Idaho, onde abrimos um novo negócio. Eu passava dias e noites intermináveis no escritório. Felizmente, morávamos a apenas alguns quarteirões de distância do trabalho. Toda semana, Shawna e nossas três filhas — todas com menos de 6 anos de idade — iam até o escritório para almoçar comigo.

Certo dia após nosso almoço de família, notei que nossa filha de 5 anos, Michelle, havia deixado um bilhete para mim, escrito numa folha de Post-it e colado no telefone do escritório.

Ela dizia: “Papai, não se esqueça de me amar. Com amor, Michelle”. Foi um lembrete poderoso para um jovem pai sobre as coisas que mais importam.

Irmãos e irmãs, testifico que nosso Pai Celestial sempre Se lembra de nós e nos ama perfeitamente. Minha pergunta é: Será que nos lembramos sempre Dele? Será que O amamos?

Há alguns anos, servi como líder local da Igreja. Um de nossos rapazes, Danny, era excelente em todos os aspectos. Ele era obediente, gentil, bondoso e muito generoso. No entanto, depois de se formar no Ensino Médio, ele começou a andar com pessoas que não se comportavam tão bem. Acabou se envolvendo com drogas, especificamente com a metanfetamina, e enveredou pelo caminho traiçoeiro do vício e da destruição. Pouco tempo depois, sua aparência ficou completamente alterada. Era difícil reconhecê-lo. A mudança mais significativa ocorrera em seus olhos: a luz que eles continham havia diminuído. Tentei entrar em contato com ele várias vezes, mas sem sucesso. Ele não estava interessado.

Era difícil ver aquele rapaz incrível sofrer e viver uma vida que não era dele! Ele podia ser bem mais do que aquilo.

Então, certo dia, seu milagre começou.

Ele foi à reunião sacramental em que seu irmão mais novo compartilhou um testemunho antes de partir para a missão. Durante a reunião, Danny sentiu algo que não sentia havia muito tempo. Ele sentiu o amor do Senhor e, por fim, sentiu esperança.

Embora Danny tivesse o desejo, mudar era algo difícil para ele. Seus vícios e a culpa decorrente deles eram quase maiores do que ele podia suportar.

Certa tarde, enquanto eu cortava a grama, Danny chegou em seu carro sem avisar. Ele não estava bem. Desliguei o cortador de grama, e nos sentamos juntos à sombra da varanda de casa. Foi então que ele compartilhou seus profundos sentimentos. Ele realmente queria voltar. No entanto, era extremamente difícil se afastar de seus vícios e de seu estilo de vida. Além disso, ele sentia muita culpa, muita vergonha por ter falhado tão profundamente. Ele perguntou: “Posso realmente ser perdoado? Existe mesmo um caminho de volta?”

Ele abriu seu coração e explicou suas preocupações, e então lemos juntos o capítulo 36 de Alma:

“Sim, lembrei-me de todos os meus pecados e iniquidades (…).

Sim, (…) a simples ideia de entrar na presença de meu Deus atormentava-me a alma com inexprimível horror” (versículos 13–14).

Após esses versículos, Danny exclamou: “É exatamente assim que eu me sinto!”

Continuamos:

“Enquanto eu estava perturbado pela lembrança de tantos pecados, eis que me lembrei também de ter ouvido meu pai profetizar ao povo sobre a vinda de um Jesus Cristo, um Filho de Deus, para expiar os pecados do mundo. (…)

E oh! que alegria e que luz maravilhosa contemplei!” (Versículos 17, 20.

Ao lermos essas passagens, as lágrimas começaram a escorrer. A alegria de Alma era a alegria que Danny estava procurando!

Conversamos sobre o fato de que Alma tinha sido excepcionalmente iníquo. Porém, depois que se arrependeu, nunca mais olhou para o passado. Ele se tornou um discípulo dedicado de Jesus Cristo. Ele se tornou um profeta! Danny arregalou os olhos. “Um profeta?”, perguntou.

Apenas respondi: “Sim, um profeta. Mas não se sinta pressionado!”

Conversamos sobre o fato de que, por mais que seus pecados não tenham sido tão graves quanto os de Alma, todas as pessoas recebem a mesma promessa de serem completa e perfeitamente perdoadas por intermédio da Expiação infinita de Jesus Cristo.

Danny então entendeu. Ele sabia o que precisava fazer: precisava começar sua jornada confiando no Senhor e perdoando a si mesmo!

A poderosa mudança no coração de Danny não foi nada menos que um milagre. Com o tempo, seu semblante mudou, e o brilho em seus olhos voltou. Ele se tornou digno para entrar no templo! Ele finalmente voltou!

Meses depois, perguntei ao Danny se ele tinha o desejo de enviar os papéis para servir missão de tempo integral. Sua reação foi de choque e espanto.

Ele disse: “Eu adoraria servir missão, mas você sabe por onde andei e o que fiz! Pensei que eu estivesse desqualificado”.

Então respondi: “Talvez você esteja certo. Mas nada nos impede de enviar uma solicitação. Se você for dispensado, pelo menos saberá que expressou o desejo sincero de servir ao Senhor”. Seus olhos brilharam. Ele ficou entusiasmado com a ideia. Ele achava que suas chances eram mínimas, mas estava disposto a arriscar.

Algumas semanas depois, e para sua surpresa, outro milagre aconteceu. Danny foi chamado para servir missão de tempo integral.

Meses depois de Danny chegar ao campo missionário, recebi um telefonema. Seu presidente apenas disse: “O que acontece com esse rapaz? Ele é o missionário mais incrível que já vi!” Como podem ver, o presidente tinha recebido a versão moderna de Alma, o filho.

Dois anos depois, Danny retornou para casa com honra, tendo servido ao Senhor com todo o coração, poder, mente e força.

Após a reunião sacramental em que Danny relatou sobre sua recém-concluída missão, voltei para casa e ouvi uma batida na porta. Lá estava Danny com lágrimas nos olhos. Ele perguntou se podíamos conversar por um minuto. Então saímos e nos sentamos no mesmo degrau da varanda de casa.

Ele disse: “Presidente, você acha que eu realmente fui perdoado?”

Naquele momento, minhas lágrimas se juntaram às dele. Ali, diante de mim, estava um discípulo dedicado de Jesus Cristo que tinha dado tudo de si para ensinar e testificar sobre o Salvador. Ele era a personificação do poder de cura e de força da Expiação do Salvador.

Eu disse: “Danny! Você se olhou no espelho? Você viu os seus olhos? Eles estão cheios de luz, e você está irradiando o Espírito do Senhor. É claro que você foi perdoado! Você é incrível! Agora o que você precisa fazer é seguir em frente com sua vida. Não olhe para trás! Olhe adiante com fé, em direção à próxima ordenança”.

O milagre de Danny continua até hoje. Ele se casou no templo, voltou a estudar e obteve um mestrado. Ele continua servindo ao Senhor com honra e dignidade em seus chamados. Acima de tudo, ele se tornou um marido incrível e um pai fiel. Ele é um discípulo dedicado de Jesus Cristo.

O presidente Russell M. Nelson ensinou: “Sem a Expiação infinita [do Salvador], toda a humanidade estaria irremediavelmente perdida”.1 À vista do Senhor, Danny não estava perdido, e nós também não estamos. Ele está à porta para nos elevar, fortalecer e perdoar. Ele sempre Se lembra de nos amar!

Uma demonstração incrível do amor do Salvador pelos filhos de Deus está registrada no Livro de Mórmon: “Depois de assim haver falado, Jesus olhou novamente para a multidão que o cercava e viu que estavam em lágrimas e olhavam-no fixamente, como se quisessem pedir-lhe que permanecesse um pouco mais com eles” (3 Néfi 17:5).

O Salvador já havia passado um dia inteiro ministrando ao povo. No entanto, Ele tinha outras pendências a resolver: precisava visitar Suas outras ovelhas; precisava encontrar Seu Pai.

Apesar dessas obrigações, Ele percebeu que o povo desejava que Ele permanecesse um pouco mais com eles. Então, com o coração do Salvador cheio de compaixão, um dos maiores milagres da história do mundo aconteceu:

Ele permaneceu.

Ele abençoou o povo.

Ele ministrou às crianças, uma a uma.

Ele orou pelas pessoas; chorou com elas.

Ele as curou. (Ver 3 Néfi 17.)

Sua promessa é eterna: Ele vai nos curar.

A todos que se desviaram do caminho do convênio, saibam que sempre há esperança, sempre há cura e sempre há um caminho de volta.

A mensagem eterna de esperança do Salvador é o bálsamo de cura para todos os que vivem em um mundo conturbado. O Salvador disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (João 14:6).

Irmãos e irmãs, que possamos nos lembrar de buscá-Lo, de amá-Lo e de sempre recordá-Lo.

Testifico que Deus vive e que Ele nos ama. Testifico que Jesus Cristo é o Salvador e Redentor do mundo. Ele é o poderoso Mestre que nos cura. Eu sei que vive meu Senhor! Em nome de Jesus Cristo, amém.

Nota

  1. Russell M. Nelson, “Prepare for Blessings of the Temple”, Ensign, março de 2002, p. 21.