Conferência Geral
Jesus Cristo é a força dos pais
Conferência Geral de Abril de 2023


Jesus Cristo é a força dos pais

Ajudem seus filhos a edificar a fé em Jesus Cristo, a amar Seu evangelho e Sua Igreja e a se preparar para uma vida inteira de escolhas corretas.

Era uma vez um pai que estava prestes a sair à noite para uma reunião do bispado. Sua filhinha de 4 anos parou à sua frente, já de pijamas, segurando um exemplar do livro Histórias do Livro de Mórmon.

“Por que você precisa ir para a reunião?”, ela perguntou.

“Porque sou conselheiro no bispado”, ele respondeu.

“Mas você é meu pai!”, protestou a filha.

Ele se ajoelhou na frente dela. “Meu docinho”, ele disse, “sei que você quer que eu leia para você e a ajude a dormir, mas hoje preciso ajudar o bispo”.

A filha respondeu: “O bispo não tem um papai para ajudá-lo a dormir?”

Somos eternamente gratos pelo número incontável de membros que servem diligentemente na Igreja de Jesus Cristo todos os dias. Seu sacrifício é verdadeiramente sagrado.

Mas, como essa garotinha parecia entender, existe algo igualmente sagrado — algo insubstituível — no cuidado dos pais com os filhos. Esse cuidado reflete o padrão celestial.1 Nosso Pai Celestial, nosso Pai Divino, certamente Se alegra quando Seus filhos são ensinados e nutridos por seus pais terrenos.2

Pais, obrigado por tudo o que fazem para criar seus filhos. E, filhos, obrigado por tudo o que estão fazendo para educar seus pais, porque, como todos os pais sabem, muitas vezes aprendemos com nossos filhos sobre fé, esperança e caridade tanto quanto eles aprendem conosco!3

Os pais têm um dever sagrado

Já pensaram no enorme risco que nosso Pai Celestial corre cada vez que envia uma criança à Terra? Essas crianças são Seus filhos e Suas filhas espirituais, com potencial ilimitado. Destinadas a se tornar seres gloriosos de bondade, graça e verdade. E, no entanto, chegam à Terra completamente indefesas, mal conseguindo fazer outra coisa além de chorar. A lembrança do tempo que passaram na presença de Deus é esquecida, junto com o conhecimento de quem realmente são e quem podem se tornar. Elas ganham um entendimento da vida, do amor, de Deus e de Seu plano com base no que observam das pessoas ao seu redor — especialmente de seus pais, que, honestamente, ainda estão procurando entender essas coisas também.

Imagem
bebê recém-nascido

Deus deu aos pais “o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais [e] ensiná-los a (…) guardar os mandamentos de Deus”.4

Isso é suficiente para tirar o sono até mesmo dos melhores pais.

Minha mensagem a todos os pais é:

O Senhor ama vocês.

Ele está com vocês.

Ele está ao seu lado.

Ele é sua força para orientar seus filhos a fazer escolhas corretas.

Aceitem esse privilégio e essa responsabilidade com coragem e alegria. Não deleguem essa fonte de bênçãos celestiais a ninguém mais. De acordo com a estrutura dos valores e princípios do evangelho, são vocês que devem orientar seus filhos nos detalhes das decisões diárias. Ajudem seus filhos a edificar a fé em Jesus Cristo, a amar Seu evangelho e Sua Igreja e a se preparar para uma vida inteira de escolhas corretas. Na verdade, esse é o plano de Deus para os pais.

Satanás vai se opor a vocês, vai tentar distraí-los e desanimá-los.

Mas cada filho recebeu a luz de Cristo como uma linha direta com os céus. E o Salvador vai ajudar, orientar e incentivar vocês. Busquem a ajuda Dele. Perguntem ao Senhor!

Imagem
O Senhor Jesus Cristo

Assim como Jesus Cristo é a força dos jovens, Jesus Cristo também é a força dos pais.

Ele amplifica o amor

Às vezes, podemos pensar que outras pessoas seriam mais qualificadas para orientar e ensinar nossos filhos. Mas, não importa o quão inadequados se sintam, vocês possuem algo exclusivo que os qualifica: seu amor por seus filhos.

O amor dos pais por seus filhos é uma das maiores forças do universo. É uma das poucas coisas nesta Terra que pode ser verdadeiramente eterna.

Talvez vocês sintam que seu relacionamento com seu filho ou sua filha não seja o ideal. É nesse momento que o poder do Salvador entra em cena. Ele cura doentes e pode curar relacionamentos. Ele multiplica o pão e o peixe, e pode multiplicar o amor e a alegria em seu lar.

O amor que vocês sentem por seus filhos cria um ambiente propício para ensinar a verdade e edificar a fé. Façam de seu lar uma casa de oração, de aprendizado e de fé; uma casa de experiências felizes, um lugar de inclusão, uma casa de Deus.5 E “rogai ao Pai, com toda a energia de vosso coração, que sejais cheios desse amor que ele concedeu a todos os (…) seguidores de seu Filho, Jesus Cristo”.6

Ele amplifica os esforços pequenos e simples

Outra força que vocês têm, como pais, é a oportunidade de exercer uma influência diária e contínua. Colegas, professores, influenciadores da mídia vêm e vão. Mas vocês podem ser a influência mais constante e estável na vida de seus filhos.

Seus esforços podem parecer pequenos comparados às vozes estridentes que seus filhos ouvem no mundo. Às vezes, pode parecer que não estão conseguindo alcançar muitos resultados. Mas lembrem-se de que, “por meio de pequenos recursos, pode o Senhor realizar grandes coisas”.7 Uma noite no lar, uma conversa sobre o evangelho ou um bom exemplo talvez não mudem a vida de seu filho instantaneamente, assim como uma gota de chuva não faz uma planta crescer imediatamente. Mas a consistência das coisas pequenas e simples, dia após dia, nutre muito melhor seus filhos do que uma inundação ocasional.8

Essa é a maneira do Senhor. Ele fala a vocês e a seus filhos com uma voz mansa e delicada, não com uma voz de trovão.9 Ele não curou Naamã por meio de alguma coisa grande, mas pelo ato simples e repetitivo de se lavar.10 Os filhos de Israel desfrutaram do banquete das codornizes no deserto, mas o que os manteve vivos foi o pequeno e simples milagre do maná — seu pão diário.11

Irmãos e irmãs, o pão de cada dia é melhor quando preparado e servido em casa. A fé e o testemunho são mais bem nutridos de maneira espontânea e natural, um passo de cada vez, em situações pequenas e simples, no fluxo constante da vida diária.12

Cada momento é um momento de ensino. Cada uma de suas palavras e ações pode ser um guia para fazer escolhas.13

Talvez vocês não vejam imediatamente os efeitos de seus esforços, mas não desistam! “Todas as coisas, porém, deverão realizar-se a seu tempo”, disse o Senhor. “Portanto, não vos canseis de fazer o bem, porque estais lançando o alicerce de uma grande obra.”14 Que obra poderia ser maior do que ajudar os preciosos filhos de Deus a aprender quem realmente são e edificar neles a fé em Jesus Cristo, em Seu evangelho e em Sua Igreja? Jesus Cristo abençoará e amplificará seus esforços consistentes.

Ele concede revelação

Outra maneira poderosa que o Senhor tem para apoiar os pais é por meio do dom da revelação pessoal. Deus está ansioso para derramar Seu Espírito a fim de orientar os pais.

À medida que orarem e forem sensíveis ao Espírito, Ele os alertará de perigos ocultos.15 Ele revelará os dons, os pontos fortes e as preocupações não expressas de seus filhos.16 Deus os ajudará a ver seus filhos como Ele os vê — além da aparência externa e dentro do coração deles.17

Com a ajuda de Deus, vocês podem aprender a conhecer seus filhos de modo puro e celestial. Eu os convido a aceitar a oferta de Deus de guiar sua família por meio de revelação pessoal. Busquem a orientação Dele em suas orações.18

Uma poderosa mudança

Talvez a ajuda mais importante que Jesus Cristo oferece aos pais é uma “grande transformação” no coração.19 Esse é um milagre de que todos nós precisamos.

Por um instante, imaginem esta situação: vocês estão na igreja, ouvindo um discurso sobre famílias. O orador descreve um lar perfeito e uma família ainda mais perfeita. O marido e a esposa nunca brigam. Os filhos só param de ler as escrituras na hora de fazer a lição de casa. E a música “Amai-vos uns aos outros”20 está tocando ao fundo. Antes que o orador comece a falar que todos se juntam alegremente para limpar o banheiro, você já está pensando: “Minha família está perdida”.

Queridos irmãos e irmãs, fiquem tranquilos! Todos aqui na congregação estão pensando a mesma coisa! Na verdade, todos os pais acham que não estão sendo bons o suficiente.

Felizmente, existe uma fonte divina de ajuda para os pais: Jesus Cristo. Ele é a fonte de nossa vigorosa mudança no coração.

Ao abrirem o coração para o Salvador e Seus ensinamentos, Ele lhes mostrará suas fraquezas. Se confiarem em Cristo com um coração humilde, Ele fará com que as coisas fracas se tornem fortes.21 Ele é um Deus de milagres.

Isso significa que vocês e sua família serão perfeitos? Não. Mas vocês se tornarão pessoas melhores. Por meio da graça do Salvador, aos poucos, vocês desenvolverão mais dos atributos de que os pais necessitam: amor a Deus e a Seus filhos, paciência, abnegação, fé em Cristo e coragem para fazer escolhas certas.

Jesus Cristo oferece apoio por meio de Sua Igreja

Nosso esforço de edificar a fé em Jesus Cristo é centralizado no lar, concentrado no indivíduo e apoiado pela Igreja. Além de prover as sagradas escrituras e as palavras dos profetas, a Igreja do Salvador oferece muitos recursos para ajudar pais e filhos a fazer escolhas corretas:

Imagem
Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas
  • O livreto Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas não dá a vocês uma lista do que fazer e não fazer. Esse guia ensina verdades eternas para ajudá-los a fazer escolhas centralizadas na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo. Leiam-no com seus filhos. Deixem que eles falem sobre isso. Ajudem-nos para que essas verdades divinas e eternas guiem suas escolhas.22

  • As conferências FSY são outro recurso maravilhoso. Espero que todos os jovens participem. Convido os jovens adultos solteiros a participar dessas conferências como mentores e consultores. Convido os pais a aproveitar o ímpeto espiritual que seus jovens trazem para casa quando voltam das conferências FSY.

  • As crianças e os jovens de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias têm professores, consultores e mentores. Vocês com frequência entram na vida de um jovem em um momento crucial, para edificar e apoiar a fé e o testemunho. Alguns são jovens adultos. Alguns nunca tiveram filhos. Seu alegre serviço aos filhos de Deus é sagrado para Ele.23

Nunca desistam do milagre

Meus queridos amigos, meus queridos irmãos e irmãs, edificar a fé em um filho ou uma filha é parecido com ajudar uma flor a crescer. Vocês não podem puxar a haste para torná-la mais alta. Não podem abrir o botão para fazê-la florescer mais cedo. E não podem negligenciar a flor e esperar que ela cresça ou floresça espontaneamente.

O que podem e devem fazer pela nova geração é prover um solo rico e nutritivo, com acesso à água corrente celestial. Removam as ervas daninhas e quaisquer coisas que bloqueiem a luz do sol celestial. Criem as melhores condições possíveis para o crescimento. Pacientemente, permitam que a nova geração faça escolhas inspiradas e deixem que Deus opere Seus milagres. O resultado será mais bonito, mais deslumbrante e mais alegre do que qualquer coisa que vocês possam realizar sozinhos.

No plano de nosso Pai Celestial, os relacionamentos familiares foram feitos para ser eternos. É por isso que vocês, como pais, nunca desistem, mesmo que não sintam orgulho do que aconteceu no passado.

Com Jesus Cristo, nosso Salvador e o Mestre que nos cura, sempre é possível um novo início, sempre haverá esperança.

Jesus Cristo é a força das famílias.

Jesus Cristo é a força dos jovens.

Jesus Cristo é a força dos pais.

Disso presto testemunho em nome de Jesus Cristo, amém.

Notas

  1. “É inato em quase todo pai e toda mãe o desejo de ensinar virtudes morais aos filhos. Essa é outra parte do milagre do plano do Pai Celestial. Ele quer que Seus filhos venham à Terra, seguindo o padrão eterno de família que existe no céu. A família é a unidade organizacional básica das esferas celestes, sendo, portanto, intenção Dele que ela também seja a unidade básica na Terra. Embora as famílias terrenas estejam longe da perfeição, elas proporcionam aos filhos de Deus a melhor chance de serem recebidos no mundo com o único amor que se aproxima daquele que sentimos no céu: o amor dos pais. O convívio familiar também é a melhor maneira de preservar e transmitir virtudes morais e princípios verdadeiros que nos conduzirão com maior probabilidade de volta à presença de Deus” (Henry B. Eyring, “Reunir a família de Deus”, A Liahona, maio de 2017, p. 20).

  2. Certamente, sabemos que a vontade de Deus nem sempre se cumpre “assim na terra como no céu” (Mateus 6:10). A paternidade e a maternidade mortais certamente empalidecem em comparação com o ideal de Deus. Ele com certeza vê isso. Ele deve chorar com todas as tristezas e dores nos relacionamentos familiares. Mesmo assim, Ele nunca desistiu da família. E Ele não vai desistir, porque Deus tem um plano glorioso para o destino eterno de Seus filhos. E ao centro desse plano está a família.

  3. Ver Mateus 18:1–5; Mosias 3:19.

  4. A Família: Proclamação ao Mundo”, ChurchofJesusChrist.org; ver também Doutrina e Convênios 68:25–28.

  5. Ver “Aprender em casa é fundamentado nos relacionamentos”, Ensinar à Maneira do Salvador: Para Todos os Que Ensinam em Casa e na Igreja, 2022, pp. 30–31; ver também Doutrina e Convênios 109:8.

  6. Morôni 7:48.

  7. 1 Néfi 16:29; ver também Alma 37:6–7.

  8. Ver “O aprendizado em casa consiste em esforços pequenos, simples e constantes”, Ensinar à Maneira do Salvador, p. 33. O presidente David O. McKay ensinou: “Não sejamos tentados a achar que algumas coisas, por serem pequenas e aparentemente triviais, não têm importância. Afinal, a vida é feita de pequenas coisas. Nosso ser físico é mantido por uma sucessão de pequenas batidas do coração. Se esse pequeno coração parar de bater, a vida neste mundo cessa. O grandioso Sol é uma força potente no universo, mas recebemos suas bênçãos na forma de pequenos raios que, somados, enchem o mundo inteiro de luz. A noite escura torna-se agradável pelo brilho do que aparentam ser pequenas estrelas; e assim a verdadeira vida cristã é feita de pequenos gestos cristãos realizados a cada hora e minuto no lar” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: David O. McKay, 2003, pp. 238–239).

  9. Ver Helamã 5:30.

  10. Ver 2 Reis 5:9–14.

  11. Ver Êxodo 16.

  12. Ver “Preparar seus filhos para uma vida inteira no caminho do convênio de Deus”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2023, apêndice, somente digital.

  13. Ver “O aprendizado em casa pode ser planejado, mas também espontâneo”, Ensinar à Maneira do Salvador, p. 33; 1 Pedro 3:15.

  14. Doutrina e Convênios 64:32–33.

  15. Ver Mateus 2:13.

  16. Ver Alma 40:1; 41:1; 42:1.

  17. Ver 1 Samuel 16:7.

  18. Ver 1 Néfi 15:8.

  19. Alma 5:13.

  20. Ver “Amai-vos uns aos outros”, Hinos, nº 197.

  21. Ver Éter 12:27.

  22. “No caso dos filhos, a responsabilidade por dar orientação moral repousa sobre os pais. Eles conhecem a disposição, o entendimento e a inteligência de cada filho. Os pais passam a vida procurando estabelecer e manter uma boa comunicação com cada um dos seus filhos. Eles estão na melhor posição para dar a palavra final quanto ao bem-estar deles” (James E. Faust, “O mais importante da lei: o juízo, a misericórdia e a fé”, A Liahona, janeiro de 1998, p. 66).

  23. Dois outros recursos que valem a pena mencionar são: a versão digital deste ano do Vem, e Segue-Me, que inclui uma nova seção intitulada: “Preparar seus filhos para uma vida inteira no caminho do convênio de Deus”. Ela sugere ideias simples e centralizadas no lar para ajudar os filhos a se preparar para o batismo e outros convênios e ordenanças. E a nova versão do Ensinar à Maneira do Salvador tem uma seção intitulada: “Lar e família”, que descreve como os princípios dos ensinamentos cristãos se aplicam ao lar (ver página 32).