Conferência Geral
Concentrar-se em Jesus Cristo
Conferência Geral de Abril de 2023


Concentrar-se em Jesus Cristo

O Senhor Jesus Cristo é a solução para nossos problemas, mas devemos erguer nossos olhos e nos concentrar para vê-Lo.

Meu pai costumava me dizer: “Não se concentre tanto em seus problemas a ponto de não conseguir enxergar a solução”.

Testifico que o Senhor Jesus Cristo é a solução, mesmo para nossos problemas mais difíceis. Especificamente, Ele superou quatro problemas que cada um de nós enfrenta e que nenhum de nós pode resolver sozinho:

  1. O primeiro problema é a morte física. Podemos tentar adiar ou ignorar a morte, mas não podemos vencê-la sozinhos. Jesus Cristo, porém, venceu a morte por nós e, como consequência, todos ressuscitaremos um dia.1

  2. O segundo problema inclui as tribulações, experiências difíceis, tristezas, dores e injustiças deste mundo. Jesus Cristo venceu tudo isso. Um dia Ele “enxugará (…) toda lágrima” e solucionará todas as questões daqueles que se esforçam para segui-Lo.2 Enquanto isso, Ele pode nos fortalecer a fim de passarmos por nossas provações com confiança, bom ânimo e paz.3

  3. O terceiro problema é a morte espiritual decorrente do pecado. Jesus Cristo superou esse problema ao tomar sobre Si “o castigo que nos traz a paz”.4 Por causa de Seu sacrifício expiatório, podemos ser libertos das consequências de nossos pecados se tivermos fé no Salvador, se nos arrependermos sinceramente, se aceitarmos o convênio que o Pai nos oferece por meio de ordenanças essenciais, como o batismo, e se perseverarmos até o fim.5

  4. O quarto problema é nossa natureza limitada e imperfeita. Jesus Cristo também tem a solução para esse problema. Ele não apenas apaga nossos erros e nos torna puros novamente; Ele pode produzir em nosso coração “uma vigorosa mudança, de modo que não [tenhamos] mais disposição para praticar o mal, mas, sim, de fazer o bem continuamente”.6 Podemos ser aperfeiçoados pela graça de Cristo e um dia nos tornarmos semelhantes a Ele.7

Infelizmente, muitas vezes nos concentramos tanto em nossos próprios problemas que perdemos o foco na solução, nosso Salvador, Jesus Cristo. Como podemos evitar esse erro? Acredito que a resposta está nos convênios que somos convidados a fazer com Ele e com nosso Pai Celestial.

Concentrar-se em Jesus Cristo por meio dos convênios

Nossos convênios nos ajudam a concentrar nossa atenção, nossos pensamentos e nossas ações em Cristo. Ao “[nos apegarmos aos convênios que fizemos]”, podemos identificar mais facilmente “as coisas deste mundo” que devemos “deixar [de lado]” e identificar “as coisas de um [mundo] melhor” que devemos buscar diligentemente.8

Foi isso que o povo de Amon fez no Livro de Mórmon. Ao aprenderem sobre Jesus Cristo e começarem a concentrar sua vida Nele, eles reconheceram que deveriam enterrar suas armas de guerra e se tornaram perfeitamente honestos, “[distinguindo-se] por seu zelo para com Deus”.9

O cumprimento de convênios nos leva a buscar tudo o que convida a influência do Espírito e a rejeitar tudo o que a afasta — “pois sabemos que, se formos dignos da presença do Espírito Santo, também seremos dignos de viver na presença do Pai Celestial e de Jesus Cristo”.10 Isso pode significar que tenhamos de mudar nosso vocabulário, usando palavras mais gentis. Pode significar substituir hábitos espiritualmente prejudiciais por novos hábitos que fortaleçam nosso relacionamento com o Senhor, como a oração diária e o estudo das escrituras individual e em família.

O presidente Russell M. Nelson disse que “cada pessoa que faz convênios em uma pia batismal e no templo — e os guarda — recebe acesso ampliado ao poder de Jesus Cristo. (…)

A recompensa que recebemos ao guardarmos os convênios que fizemos com Deus é o poder celestial — um poder que nos fortalece para suportarmos melhor nossas provações, tentações e tristezas”.11

Renovar nossos convênios durante o sacramento a cada domingo é uma grande oportunidade de examinarmos a nós mesmos12 e concentrarmos nossa vida em Jesus Cristo novamente. Ao participarmos do sacramento, declaramos que vamos “recordá-lo sempre”.13 A palavra sempre é tão significativa! Ela estende a influência do Salvador a todas as áreas de nossa vida. Não nos lembramos Dele apenas na igreja, durante nossas orações matinais ou somente quando estamos com problemas e precisamos de algo.

Sim, às vezes ficamos distraídos e nos esquecemos. Perdemos nosso foco. Mas renovar nossos convênios significa que sempre desejamos nos lembrar do Salvador, que tentaremos fazê-lo ao longo da semana e que nos comprometeremos e nos concentraremos Nele novamente à mesa do sacramento na próxima semana.

Concentrar-se em Jesus Cristo em nosso lar

Concentrar-se em Jesus Cristo, obviamente, deve ser mais do que uma atividade de domingo na igreja. Quando o presidente Nelson apresentou o Vem, e Segue-Me em 2018, ele disse: “É hora de termos uma Igreja centralizada no lar”.14 Ele disse que devemos “transformar [nosso] lar num local santificado de fé” e “um centro de aprendizado do evangelho”, e fez quatro promessas maravilhosas para nós, se fizermos isso.15

A primeira promessa é:[Seu] Dia do Senhor será um verdadeiro deleite”. Será um dia em que nos aproximaremos de nosso Salvador. Como disse uma jovem do Peru: “O Dia do Senhor é o dia em que obtenho mais respostas do Senhor”.

A segunda promessa é:Seus filhos ficarão entusiasmados para aprender e viver os ensinamentos do Salvador”. É por isso que “falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo [e] pregamos a Cristo, (…) para que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados”.16

Fazemos isso para que um dia, quando nosso filho sair para trabalhar, caminhar nas montanhas ou caçar animais na floresta, como fez Enos, lembre-se do que lhe ensinamos sobre Cristo e sobre a alegria de viver o evangelho. E quem sabe? Talvez esse seja o dia em que ele finalmente sentirá a fome espiritual que o levará a Jesus Cristo para que possa ouvir a voz do Senhor dizendo a ele: “Perdoados são os teus pecados e tu serás abençoado”.17

A terceira promessa é: “A influência do adversário em sua vida e em seu lar diminuirá”. Por quê? Porque quanto mais nos concentramos em Jesus Cristo, mais o pecado deixa de ser atrativo.18 À medida que nosso lar se enche da luz do Salvador, há cada vez menos espaço para as trevas do adversário.

A quarta promessa é: “As mudanças em sua família serão drásticas e contínuas”. Por quê? Porque a mudança que Jesus Cristo traz é “uma grande mudança”.19 Ele muda nossa própria natureza; Ele nos torna “novas criaturas”.20 Aos poucos nos tornamos mais semelhantes ao Salvador, repletos de Seu puro amor por todos os filhos de Deus.

Quem não gostaria que essas promessas se cumprissem em sua vida e em sua família? O que precisamos fazer para obtê-las? A resposta é transformar nosso lar em um local santificado de fé e um centro de aprendizado do evangelho. E como podemos fazer isso? Ao nos concentrarmos no Pai Celestial e em Jesus Cristo, tornando-Os o centro de nossa vida familiar, a influência mais importante em nosso lar.

Posso sugerir que comecem fazendo das palavras de Cristo, encontradas nas escrituras, uma parte diária de sua vida? Não existe uma fórmula prescrita para o estudo perfeito das escrituras. Podem ser cinco ou dez minutos por dia — ou mais, se puderem. Pode ser um capítulo ou alguns versículos por dia. Algumas famílias preferem estudar pela manhã antes de sair para a escola ou para o trabalho. Outras preferem ler à noite antes de dormir. Alguns jovens casais me disseram que estudam individualmente no caminho para o trabalho e depois compartilham ideias um com o outro por mensagens de texto, para que seus comentários e debates fiquem registrados.

O Vem, e Segue-Me oferece muitas sugestões de atividades e recursos que podem ajudar pessoas e famílias a aprender os princípios do evangelho nas escrituras. Os vídeos da Bíblia e do Livro de Mórmon também podem ser ferramentas valiosas para tornar as escrituras mais acessíveis para sua família. Jovens e crianças muitas vezes são inspirados pelas histórias memoráveis das escrituras. Essas histórias e os princípios do evangelho que elas ensinam ficarão na memória de seus filhos, como amigos de confiança, quando eles precisarem de bons exemplos de serviço, virtude, obediência, paciência, perseverança, revelação pessoal, caridade, humildade e fé em Jesus Cristo. Com o tempo, sua constância em se banquetear com a palavra de Deus ajudará seus filhos a se aproximarem cada vez mais do Salvador. Eles virão a conhecê-Lo como nunca antes.

O Senhor Jesus Cristo está vivo. Ele pode ser uma presença ativa e diária em nossa vida. Ele é a solução para nossos problemas, mas devemos erguer os olhos e nos concentrar para vê-Lo. Ele também disse: “Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais”.21 Ao nos concentrarmos Nele e em nosso Pai Celestial, ao fazermos e cumprirmos convênios com Eles e ao torná-Los a influência mais importante em nosso lar e em nossa família, nós nos tornaremos o tipo de pessoa que o presidente Nelson imaginou: “Um povo que seja capaz, apto e digno de receber o Senhor quando Ele voltar, um povo que já escolheu Jesus Cristo em vez deste mundo decaído, um povo que se alegra em seu arbítrio para viver as leis mais elevadas e mais sagradas de Jesus Cristo”.22 Em nome de Jesus Cristo, amém.