Conferência Geral
Os ensinamentos de Jesus Cristo
Conferência Geral de Abril de 2023


Os ensinamentos de Jesus Cristo

Recebemos as escrituras como fonte de orientação para nossa vida. Minha mensagem hoje consiste em uma seleção das palavras de nosso Salvador — coisas que Ele disse.

Nós cremos em Cristo. Como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nós O adoramos e seguimos Seus ensinamentos que se encontram nas escrituras.

Antes da Queda, nosso Pai Celestial falava diretamente a Adão e Eva. Depois da Queda, o Pai apresentou Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, como nosso Salvador e Redentor, e nos deu o mandamento de ouvi-Lo.1 Com essa orientação, concluímos que os registros bíblicos das palavras proferidas por “Deus” ou pelo “Senhor” são quase sempre as palavras de Jeová, nosso Senhor ressurreto, Jesus Cristo.2

Recebemos as escrituras como fonte de orientação para nossa vida. Conforme o profeta Néfi nos ensinou, devemos “[banquetear-nos] com as palavras de Cristo; pois eis que as palavras de Cristo [nos] dirão todas as coisas que [devemos] fazer”.3 A maioria das escrituras que relatam o ministério mortal de Jesus são descrições do que Ele fez. Minha mensagem hoje consiste em uma seleção das palavras de nosso Salvador — coisas que Ele disse. Essas são palavras registradas no Novo Testamento (incluindo os acréscimos inspirados de Joseph Smith) e no Livro de Mórmon. A maioria delas está na sequência em que nosso Salvador as pronunciou.

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”4

“Bem-aventurados são todos os que têm fome e sede de retidão, porque eles serão cheios do Espírito Santo.”5

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.”6

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.

Eu vos digo, porém, que qualquer que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”7

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

Eu vos digo, porém: Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;

para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre os maus e os bons, e a chuva desça sobre os justos e os injustos.”8

“Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós;

se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”9

“Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso o mundo vos odeia.”10

“Portanto, não busqueis as coisas deste mundo, mas buscai primeiro edificar o reino de Deus, e estabelecer a sua retidão, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”11

“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles, porque esta é a lei e os profetas.”12

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm a vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.”13

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”14

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma.

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”15

“Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me.

E eis que tomar um homem a sua cruz significa negar-se a toda iniquidade, e a toda concupiscência mundana, e guardar os meus mandamentos.”16

“Portanto, renunciai ao mundo, e salvai a vossa alma; pois que aproveita ao homem, se ganhar o mundo inteiro, e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”17

“Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.”18

“E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;

porque qualquer que pede, recebe; e quem busca, acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.”19

“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém conduzir estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um pastor.”20

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.”21

“[O grande mandamento na lei é este]: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”22

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”23

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”24

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”25

“Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.”26

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”27

Após Seu ministério na Terra Santa, Jesus Cristo apareceu aos justos no continente americano. Estas são algumas das palavras que Ele proferiu entre eles:

“Eis que sou Jesus Cristo, o Filho de Deus. Eu criei os céus e a Terra e todas as coisas que neles há. Eu estava com o Pai desde o princípio. Estou no Pai e o Pai está em mim; e em mim o Pai glorificou seu nome”.28

“Eu sou a luz e a vida do mundo, sou Alfa e Ômega, o princípio e o fim.

E vós não me oferecereis mais derramamento de sangue; sim, vossos sacrifícios e holocaustos cessarão, porque não aceitarei qualquer dos vossos sacrifícios e holocaustos.

E oferecer-me-eis como sacrifício um coração quebrantado e um espírito contrito. E todo aquele que a mim vier com um coração quebrantado e um espírito contrito, eu batizarei com fogo e com o Espírito Santo. (…)

Eis que vim ao mundo para trazer redenção ao mundo e salvar o mundo do pecado.”29

“E novamente vos digo que vos deveis arrepender e ser batizados em meu nome e tornar-vos como uma criancinha, ou não podereis, de modo algum, herdar o reino de Deus.”30

“Portanto, quisera que fôsseis perfeitos, assim como eu ou como o vosso Pai que está nos céus é perfeito.”31

“Em verdade, em verdade vos digo que deveis vigiar e orar sempre, para que não sejais tentados pelo diabo e levados cativos por ele.”32

“Portanto, deveis sempre orar ao Pai em meu nome.”33

“Portanto, tudo quanto fizerdes, vós o fareis em meu nome; por conseguinte chamareis a igreja pelo meu nome; e invocareis o Pai em meu nome.”34

“Eis que vos dei o meu evangelho e este é o evangelho que vos dei — que vim ao mundo para fazer a vontade de meu Pai, porque meu Pai me enviou.

E meu Pai enviou-me para que eu fosse levantado na cruz; e depois que eu fosse levantado na cruz, pudesse atrair a mim todos os homens (…) a fim de serem julgados por suas obras, sejam elas boas ou más.”35

“Ora, este é o mandamento: Arrependei-vos todos vós, confins da Terra; vinde a mim e sede batizados em meu nome, a fim de que sejais santificados, recebendo o Espírito Santo, para comparecerdes sem mancha perante mim no último dia.”36

Nós cremos em Cristo. Concluo com o que Ele disse a respeito de como devemos conhecer e seguir Seus ensinamentos:

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.37

Presto testemunho da veracidade desses ensinamentos em nome de Jesus Cristo, amém.