Conferência Geral
Encontrar paz pessoal
Conferência Geral de Abril de 2023


Encontrar paz pessoal

Oro para que encontrem paz, ajudem outras pessoas a encontrá-la e assim por diante.

Queridos irmãos e irmãs, fomos abençoados pelos ensinamentos inspirados e pela bela música que nos tocou nesta sessão de abertura da conferência geral. Agradecemos por sua participação e por sua fé.

Hoje vou falar a respeito do que aprendi sobre o milagre de encontrar paz pessoal, sejam quais forem nossas circunstâncias. O Salvador sabe que todos os filhos do Pai Celestial anseiam por paz, e Ele disse que nos daria paz. Lembrem-se das palavras de Jesus Cristo registradas no livro de João: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.1

O que Ele quer dizer com paz e como Ele pode dá-la nos é revelado pelas circunstâncias daqueles que O ouviram proferir essas palavras. Ouçam o relato de João a respeito da conclusão do ministério de Cristo. Terríveis forças do mal estavam caindo sobre Ele e logo viriam sobre Seus discípulos.

Estas são as palavras do Salvador:

“Se me amais, guardai os meus mandamentos.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre:

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, porém vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

Naquele dia sabereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

Tenho-vos dito essas coisas, estando ainda convosco.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.2

Aprendi pelo menos cinco verdades nesse ensinamento do Salvador.

Primeiro, o dom da paz é dado depois que exercemos fé para guardar Seus mandamentos. Aqueles que são membros do convênio da Igreja do Senhor já prometeram ser obedientes.

Segundo, o Espírito Santo virá e ficará conosco. O Senhor diz que, ao permanecermos fiéis, o Espírito Santo habitará em nós. Essa é a promessa na oração sacramental — que o Espírito será nosso companheiro e que sentiremos Seu consolo em nosso coração e em nossa mente.

Terceiro, o Salvador promete que, ao guardarmos nossos convênios, podemos sentir o amor do Pai e do Filho, um pelo outro e por nós. Podemos senti-Los perto de nós em nossa vida mortal, assim como acontecerá quando recebermos a bênção de estar com Eles para sempre.

Quarto, guardar os mandamentos do Senhor exige mais do que obediência. Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, poder, mente e alma.3

Aqueles que não O amam não guardam os mandamentos Dele. Portanto, não terão o dom da paz nesta vida e no mundo vindouro.

Quinto, está claro que o Senhor nos amou o suficiente para pagar o preço de nossos pecados a fim de que possamos — por meio da fé Nele e de nosso arrependimento, por meio dos efeitos de Sua Expiação — ter o dom da paz “que excede todo o entendimento”4 nesta vida e com Ele eternamente.

Alguns de vocês, talvez muitos, não estão sentindo a paz que o Senhor prometeu. Vocês podem ter orado por paz pessoal e consolo espiritual. Ainda assim, podem sentir que os céus não ouvem suas súplicas rogando por paz.

Há um inimigo de nossa alma que não quer que vocês, e aqueles que vocês amam, encontrem paz. Ele não gosta disso. Ele trabalha para impedir até mesmo que vocês queiram encontrar a paz que o Salvador e nosso Pai Celestial deseja que vocês tenham.

Os esforços de Satanás para semear ódio e discórdia ao nosso redor parecem estar crescendo. Vemos evidências de que isso está acontecendo entre nações e cidades, nas vizinhanças, na mídia eletrônica e em todo o mundo.

Mas ainda há motivo para otimismo, pois a Luz de Cristo nasce com cada recém-nascido. Com esse dom universal, vem o senso do que é certo, um desejo de amar e ser amado. Há um senso inato de justiça e verdade em cada filho de Deus que chega à mortalidade.

Nosso otimismo pela paz pessoal para essas crianças repousa naqueles que cuidam delas. Se aqueles que as educam e as servem trabalharam para receber o dom da paz do Salvador, eles, pelo exemplo e esforço pessoal, incentivarão a fé da criança para se qualificar para o dom celestial da paz.

As escrituras prometem: “Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.5 Isso exigirá que a pessoa responsável por cuidar e nutrir essa criança seja digna do dom da paz.

Infelizmente, todos nos entristecemos quando filhos criados por pais inspirados — às vezes, apenas uma mãe ou um pai — após uma vida de fé e paz, escolhem tomar o caminho do sofrimento.

Mesmo quando algo triste assim acontece, meu otimismo repousa em outro dom do Senhor. É o seguinte: que Ele levanta muitos pacificadores entre Seus discípulos fiéis. Eles sentiram a paz e o amor de Deus. Eles têm o Espírito Santo no coração, e o Senhor pode guiá-los para auxiliar a ovelha errante.

Já vi isso ao longo de minha vida e pelo mundo. Vocês também já viram. Às vezes, quando vocês estão sendo conduzidos ao resgate, pode parecer uma coincidência.

Certa vez, apenas perguntei a alguém que conheci durante uma viagem: “Poderia me falar um pouco sobre sua família?” A conversa me levou a pedir para ver uma foto de sua filha adulta, que ela disse que estava sofrendo. Fiquei impressionado com a bondade no rosto daquela menina na foto. Senti-me inspirado a perguntar se poderia anotar o endereço de e-mail daquela moça. A filha estava perdida naquela época e duvidava que Deus tivesse qualquer mensagem para ela. Ele tinha. A mensagem era: “O Senhor ama você. Ele sempre a amou. O Senhor quer que você volte. Suas bênçãos prometidas a aguardam”.

Membros de toda a Igreja sentem o dom da paz pessoal do Senhor. Ele incentiva todos a ajudar outras pessoas a se achegarem a Ele e a se qualificarem para sentir essa mesma paz. Por sua vez, essas pessoas escolherão buscar inspiração para saber como passar esse dom para outros.

A nova geração nutrirá a geração seguinte. O efeito multiplicador produzirá um milagre. Com o tempo, ele se espalhará e crescerá, e o reino do Senhor na Terra estará preparado e pronto para recebê-Lo com brados de Hosana. Haverá paz na Terra.

Presto testemunho que o Salvador vive e que Ele guia esta Igreja. Tenho sentido Seu amor em minha vida e Seu amor e Sua preocupação por todos os filhos do Pai Celestial. O convite do Salvador para se achegar a Ele é uma oferta de paz.

O presidente Russell M. Nelson é o profeta vivo de Deus em toda a Terra. Ele disse: “Asseguro que, a despeito da situação do mundo e de suas circunstâncias pessoais, vocês podem encarar o futuro com otimismo e alegria”.6

Expresso meu amor por vocês. Sua grande fé e seu amor estão alcançando as pessoas e permitindo que o Senhor mude corações e consequentemente que vocês tenham o desejo de oferecer a outros o dom da paz que excede todo o entendimento.

Oro para que encontrem paz, ajudem outras pessoas a encontrá-la e assim por diante. Haverá maravilhosos mil anos de paz quando o Senhor voltar. Presto testemunho disso alegremente, em nome de Jesus Cristo, amém.