Conferência Geral
Nunca perca uma oportunidade de testificar de Cristo
Conferência Geral de Abril de 2023


Nunca perca uma oportunidade de testificar de Cristo

A verdadeira alegria repousa em nossa disposição de nos achegarmos a Cristo e testificarmos por nós mesmos.

Há cinco anos, erguemos a mão para apoiar nosso amado profeta, o presidente Russell M. Nelson, como presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias — o porta-voz do Senhor para esta época extraordinária de crescimento e revelação. Por meio dele, recebemos inúmeros convites e promessas de bênçãos gloriosas se centralizarmos nossa vida em nosso Salvador, Jesus Cristo.

Em 2011, enquanto servia com meu marido como líderes de missão na bela Curitiba, Brasil, meu telefone tocou durante uma reunião. Ao me apressar para silenciá-lo, notei que a ligação era do meu pai. Saí rapidamente da reunião para atender: “Oi, pai!”

Inesperadamente, sua voz ficou muito emotiva: “Oi, Bonnie. Preciso lhe contar uma coisa. Fui diagnosticado com ELA”.

Fiquei muito confusa: “Como assim? O que é ELA?

Meu pai se apressou em explicar: “Minha mente vai ficar alerta enquanto meu corpo vai parando lentamente”.

Senti meu mundo virar de cabeça para baixo ao pensar nas implicações daquela triste notícia. Mas, naquele dia inesquecível, foi sua última frase que ficou permanentemente marcada em meu coração. Meu querido pai disse com firmeza: “Bonnie, nunca perca uma oportunidade de testificar de Cristo”.

Tenho ponderado e orado sobre o conselho do meu pai. Sempre me pergunto se sei plenamente o que significa nunca perder uma oportunidade de testificar de Jesus Cristo.

Assim como vocês, ocasionalmente me levanto no primeiro domingo do mês e presto testemunho de Cristo. Muitas vezes testifiquei das verdades do evangelho como parte de uma lição. Ensinei a verdade com coragem e declarei a divindade de Cristo como missionária.

Mas aquela súplica foi mais pessoal! Parecia que ele estava dizendo: “Bonnie, não permita que o mundo a distraia! Permaneça fiel aos convênios que fez com o Salvador. Procure vivenciar Suas bênçãos todos os dias e testifique, por meio do Espírito Santo, de Seu poder e de Sua presença em sua vida!”

Vivemos em um mundo decaído que tenta nos persuadir a nos concentrar mais nas coisas mundanas do que nas coisas espirituais. Assim como os nefitas em 3 Néfi 11, precisamos de Jesus Cristo. Conseguem se imaginar lá, entre pessoas que passaram por tanto caos e destruição? Como seria ouvir o convite pessoal do Senhor?

“Levantai-vos e aproximai-vos de mim, para que possais meter as mãos no meu lado e também apalpar as marcas dos cravos em minhas mãos e em meus pés, a fim de que saibais que eu sou (…) o Deus de toda a Terra e fui morto pelos pecados do mundo.

E (…) a multidão se adiantou (…) um por um, até que todos viram com os próprios olhos, apalparam com as mãos e souberam (…) e [verificaram] por si mesmos.”1

Aqueles nefitas avançaram ansiosamente para colocar as mãos em Seu lado e sentir as marcas dos cravos em Suas mãos e em Seus pés a fim de que pudessem testemunhar por si mesmos que aquele era o Cristo. Da mesma forma, muitas pessoas fiéis sobre as quais estudamos no Novo Testamento este ano aguardavam ansiosamente a vinda de Cristo. Então saíram de seus campos, de suas bancadas de trabalho e mesas de jantar e O seguiram, apertaram-No e se sentaram com Ele. Estamos tão ansiosos quanto as multidões das escrituras para testemunhar por nós mesmos? As bênçãos que buscamos são menos necessárias do que as deles?

Quando Cristo visitou fisicamente os nefitas no templo, Seu convite não foi para que ficassem à distância e olhassem para Ele, mas que O tocassem, sentissem por si mesmos a realidade do Salvador da humanidade. Como podemos nos aproximar o suficiente para obter um testemunho pessoal de Jesus Cristo? Isso pode ser parte do que meu pai estava tentando me ensinar. Embora não desfrutemos da mesma proximidade física daqueles que andaram com Cristo durante Seu ministério terreno, podemos sentir Seu poder todos os dias por meio do Espírito Santo! Tanto quanto precisarmos!

As moças em todo o mundo têm me ensinado muito sobre buscar a Cristo e obter um testemunho pessoal e diário Dele. Gostaria de compartilhar a sabedoria de duas delas:

Livvy assistiu à conferência geral a vida inteira. Na verdade, em sua casa, eles tradicionalmente assistem a todas as cinco sessões em família. No passado, para Livvy, a conferência significava ficar rabiscando ou tirar um cochilo ocasional não planejado. Mas a última conferência geral de outubro foi diferente. Tornou-se pessoal.

Livvy decidiu ser uma ouvinte ativa. Ela silenciou as notificações em seu telefone e fez anotações das impressões do Espírito. Ela ficou admirada ao sentir coisas específicas que Deus queria que ela ouvisse e fizesse. Essa decisão fez a diferença em sua vida quase imediatamente.

Poucos dias depois, seus amigos a convidaram para assistir a um filme impróprio. Ela refletiu: “Lembrei-me das palavras e do espírito da conferência e sabia que devia recusar o convite deles”. Ela também teve a coragem de prestar testemunho do Salvador em sua ala.

Depois desses acontecimentos, ela declarou: “O incrível é que, quando me ouvi testificar que Jesus é o Cristo, senti o Espírito Santo confirmar isso novamente para mim”.

Livvy não assistiu à conferência superficialmente, ela se aprofundou mental e espiritualmente, e seu testemunho do Salvador foi fortalecido.

Agora gostaria de falar sobre Maddy. Quando sua família parou de frequentar a igreja, Maddy ficou confusa e não tinha certeza do que fazer. Ela percebeu que algo significativo estava faltando. Então, aos 13 anos, Maddy começou a frequentar a igreja sozinha. Embora às vezes fosse difícil e desconfortável ficar sozinha, ela sabia que poderia encontrar o Salvador na igreja e queria estar onde Ele estivesse. Ela disse: “Na igreja, minha alma se sentia em casa”.

Maddy sentia consolo por saber que sua família havia sido selada para a eternidade. Ela começou a levar seus irmãos mais novos com ela para a igreja e a estudar as escrituras com eles em casa. Por fim, sua mãe começou a ir com eles. Maddy contou à mãe sobre seu desejo de servir missão e perguntou se a mãe poderia se preparar para ir ao templo com ela.

Hoje, Maddy está no CTM. Ela está servindo. Ela está testificando de Cristo. Seu exemplo ajudou a levar seu pai e sua mãe de volta ao templo e a Cristo.

Assim como Livvy e Maddy, quando escolhemos buscar a Cristo, o Espírito testifica Dele em muitas situações diferentes. Esses testemunhos do Espírito ocorrem quando jejuamos, oramos, esperamos e seguimos em frente. Nossa proximidade com Cristo aumenta por meio da adoração frequente no templo, do arrependimento diário, do estudo das escrituras, da frequência à igreja e ao seminário, da reflexão sobre nossas bênçãos patriarcais, do recebimento digno das ordenanças e do cumprimento de convênios sagrados. Todas essas coisas convidam o Espírito a iluminar nossa mente e trazem mais paz e proteção. Mas será que as honramos como oportunidades sagradas de testificar de Cristo?

Já fui ao templo muitas vezes, mas, quando adoro na casa do Senhor, isso me modifica. Às vezes, durante o jejum, simplesmente passo fome, mas, em outras ocasiões, banqueteio-me com o Espírito com um propósito. Às vezes murmuro orações repetitivas e rotineiras, mas também anseio por receber conselho do Senhor por meio da oração.

Há poder em tornarmos esses hábitos sagrados em um forte testemunho e não apenas uma lista de afazeres. O processo será gradual, mas crescerá com a participação diária e ativa e com as experiências significativas com Cristo. À medida que agimos consistentemente de acordo com Seus ensinamentos, adquirimos um testemunho Dele; edificamos um relacionamento com Ele e com nosso Pai Celestial. Começamos a nos tornar como Eles.

O adversário cria tantas distrações que pode ser difícil ouvir a voz do Senhor. Nosso mundo, nossos desafios, nossas circunstâncias não vão ficar mais silenciosos, mas podemos e precisamos ter fome e sede das coisas de Cristo para “ouvi-Lo” com clareza.2 Desejamos criar hábitos de discipulado e testemunho que colocarão em foco nossa confiança em nosso Salvador todos os dias.

Meu pai faleceu há mais de 11 anos, mas suas palavras estão vivas em mim. “Bonnie, nunca perca uma oportunidade de testificar de Cristo.” Juntem-se a mim para aceitar seu convite. Busquem Cristo em todos os lugares — prometo que O encontrarão!3 A verdadeira alegria repousa em nossa disposição de nos achegarmos a Cristo e testificarmos por nós mesmos.

Em um dia futuro, “todo joelho se dobrará e toda língua confessará” que Jesus é o Cristo.4 Oro para que esse testemunho se torne uma experiência normal e natural para nós agora — que aproveitemos todas as oportunidades para testificar com alegria: Jesus Cristo vive!

Eu O amo tanto! Quão gratos somos por Sua Expiação infinita, que fez com que “a vida eterna fosse possível e a imortalidade uma realidade para todos”.5 Testifico da bondade e grande glória de nosso Salvador. Em Seu nome sagrado, sim, Jesus Cristo, amém.