Biblioteca
Expiação de Jesus Cristo


Imagem
Jardim do Getsêmani

Guia de Estudo do Evangelho

Expiação de Jesus Cristo

O sacrifício de nosso Salvador e nosso único caminho de volta ao Pai Celestial

Se você já esteve separado de alguém que ama, então entende — até certo ponto — por que Deus, o Pai, quer que voltemos a viver com Ele eternamente. Deus nos ama, e enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para ser nosso Salvador. Jesus veio à Terra para nos levar de volta a Deus.

Jesus realizou isso por meio de Seu sofrimento e sacrifício — o que as escrituras chamam de a Expiação de Jesus Cristo. Por meio de Sua Expiação, Jesus superou todas as consequências da Queda de Adão: dor e sofrimento, bem como a morte física e espiritual. Ele preparou o caminho para que não apenas voltássemos à presença de Deus, mas também nos tornássemos semelhantes a Ele. Nesse sentido, Jesus pode nos aproximar mais do Pai Celestial do que jamais estivemos antes.

Para estudar os eventos associados à Expiação de Jesus Cristo, revise o tópico “O ministério mortal de Jesus Cristo”.

O que é a Expiação de Jesus Cristo?

A Expiação do Salvador consiste em Seu sofrimento no Getsêmani e na cruz, Sua morte e Sua Ressurreição. Por meio desse sofrimento, Jesus Cristo tomou sobre Si todas as nossas dores, tristezas, pecados e morte, possibilitando que voltemos à presença de Deus e recebamos a vida eterna.

Visão geral do tópico: Expiação de Jesus Cristo

Guias de estudo do evangelho relacionados: Jesus Cristo, Queda de Adão e Eva, Mortal Life of Jesus Christ, Salvação, Plano de Salvação

Seção 1

Precisamos de um Salvador — Jesus Cristo

Para entender como Jesus Cristo nos salva por meio de Sua Expiação, podemos considerar por que precisamos ser salvos. De que Jesus nos salva? Em outras palavras, o que causa a separação entre nós e Deus?

Deus é perfeito, todo-poderoso e imortal. Somos imperfeitos, fracos e sujeitos à morte. Em parte, isso é nossa culpa — resultado de nossos pecados e más escolhas. Mas é também o resultado de viver em um mundo decaído. (Para saber mais sobre esse assunto, ver “Queda de Adão e Eva”. Estudar a Queda vai ajudá-lo a entender o propósito e a necessidade da Expiação de Jesus Cristo de forma mais completa.)

Por meio de Sua Expiação, Jesus Cristo pode nos purificar do pecado e nos ressuscitar dos mortos. Ele pode nos dar “força além da [nossa] própria”.1 Jesus Cristo foi escolhido por Deus, antes que o mundo fosse criado, para ser nosso Salvador (ver Moisés 4:1–2; Abraão 3:26–27). Na verdade, Ele era o único que poderia ser nosso Salvador.

Coisas em que pensar

  • Se alguém lhe perguntasse “Por que preciso de um Salvador?”, o que você diria? Leia sobre como o presidente Dallin H. Oaks respondeu a uma pergunta semelhante em sua mensagem “O que nosso Salvador fez por nós?2 Então, você pode registrar seus sentimentos sobre o que Jesus Cristo fez por você.

  • O profeta Leí ensinou que só podemos habitar com Deus por meio dos “méritos e misericórdia e graça” de Jesus Cristo (2 Néfi 2:8). Você já pensou sobre quais são esses méritos? O que há em Jesus Cristo que O torna — o único — que poderia ser nosso Salvador? Pondere sobre isso ao ler estas passagens das escrituras: Hebreus 4:15; 2 Néfi 2:6–9; Doutrina e Convênios 20:21–25.

Atividade para aprender com outras pessoas

  • Talvez uma lição com objetos possa ajudá-lo a mostrar o quanto precisamos de um Salvador. Por exemplo, você pode criar um caminho cheio de obstáculos e bloqueios e compará-lo com nossa vida. Ou talvez você possa contar experiências em que estava indefeso ou em perigo e precisava de alguém para salvá-lo. (O vídeo “Perdão, Justiça e Redenção” [5:36] oferece um bom exemplo.) Isso pode levar a uma conversa sobre por que todos nós precisamos de Jesus Cristo para nos salvar.

Aprenda mais

Seção 2

Jesus Cristo venceu a morte por nós

Imagem
Ele ressuscitou

Há pelo menos uma coisa que todas as pessoas na Terra têm em comum: nós vamos morrer. Por meio de sua mãe, Maria, Jesus herdou a capacidade de morrer. Mas como o Filho de Deus, Ele também tinha poder sobre a morte. Ele ressuscitou dos mortos e, ao fazê-lo, quebrou as cadeias da morte que nos mantinham cativos. Porque Ele ressuscitou, todos nós também ressuscitaremos e nos tornaremos imortais (ver 1 Coríntios 15:20–22). Essa é uma maneira de nos tornarmos mais semelhantes ao Pai Celestial, que tem um corpo glorificado e imortal.

Coisas em que pensar

  • No Livro de Mórmon, os ensinamentos de Amuleque sobre a ressurreição mudaram a vida de Zeezrom. Leia Alma 11:42–46 para aprender o que Amuleque disse a eles e ponderar sobre como o entendimento dessas verdades pode influenciar sua vida.

  • A Biblioteca do Evangelho tem uma coleção de vídeos de Páscoa que ensinam sobre a Ressurreição de Jesus Cristo e a esperança e a alegria que Ele nos oferece. Você pode assistir a um ou mais desses vídeos. Que sentimentos você tem por Jesus Cristo ao assistir a esses vídeos?

Atividade para aprender com outras pessoas

Aprenda mais

Seção 3

Jesus Cristo venceu o pecado por nós

Imagem
a cruz

A maioria de nós está tentando ser uma boa pessoa. Mas, por mais que tentemos, todos nós fazemos coisas que sabemos que não devemos. Todos pecamos, e isso nos impede de poder habitar em santidade e pureza na presença de Deus — não seria justo (ver Alma 42:12–15). Mas Deus quer que vivamos para sempre em Sua presença, então Ele misericordiosamente preparou uma maneira de vencermos os efeitos do pecado: Ele enviou Jesus Cristo para tomar esses pecados sobre Si mesmo. Portanto, todos os que se arrependem sinceramente podem ser perdoados e voltar a viver com nosso Pai Celestial.

Coisas em que pensar

  • Como o plano de Deus possibilita que Jesus pague a pena por nossos pecados? Você pode estudar Alma 42:9–27 tendo essa questão em mente. Que pensamentos e impressões espirituais você tem?

Atividade para aprender com outras pessoas

  • Vários hinos testificam do poder de Jesus Cristo para nos salvar de nossos pecados. Os hinos sacramentais fazem isso muito bem (ver, por exemplo, “Reverently and Meekly Now3 ou “Assombro me Causa4). Talvez vocês queiram cantar ou ouvir juntos alguns de seus hinos favoritos. Há alguma frase nesses hinos que edifica sua fé no Salvador e em Sua Expiação?

Aprenda mais

Seção 4

Jesus Cristo nos compreende e pode nos ajudar

Imagem
menina ponderando

Suas experiências — incluindo suas experiências mais difíceis — são suas. Outros podem ter passado por coisas semelhantes, mas há apenas uma pessoa que sabe perfeitamente como você se sente. Jesus Cristo sofreu “dores, aflições e tentações de toda espécie”. Ele tomou sobre Si “as dores e as enfermidades de seu povo” (Alma 7:11). Por que Ele faria isso? “Para que saiba, segundo a carne, como socorrer [ou ajudar] seu povo, de acordo com suas enfermidades” (Alma 7:12). Ele fez isso para que você tivesse alguém a quem recorrer, alguém que lhe compreenda, alguém que tem a capacidade e a força para ajudar, não importa o que você esteja sofrendo (ver Hebreus 4:14–16).

Coisas em que pensar

Atividade para aprender com outras pessoas

  • Você já se perguntou o que significava para o Salvador sofrer “as dores de toda criatura vivente, tanto homens como mulheres e crianças”? (2 Néfi 9:21.) Talvez você possa debater com outras pessoas algumas das dores que isso incluiria — como as dores físicas e emocionais que você sentiu, que seus entes queridos sentiram e que você pode ter ouvido de outras pessoas. Sua lista nunca estará completa, mas como sua lista parcial afeta a maneira como você lê Alma 7:11–13? Como saber o que Jesus Cristo sofreu afeta a maneira como você se sente a respeito Dele?

Aprenda mais