Biblioteca
Tentação


Imagem
José fugindo da mulher de Potifar

Estudo doutrinário

Tentação

A tentação é um teste de capacidade para a pessoa escolher o bem em vez do mal. Ela instiga a pessoa a pecar e a seguir Satanás ao invés de Deus. Parte da experiência desta vida é aprender a vencer a tentação e escolher o certo em vez do errado.

Visão geral

A tentação é um teste de capacidade para a pessoa escolher o bem em vez do mal. Ela instiga a pessoa a pecar e a seguir Satanás ao invés de Deus. Parte da experiência desta vida é aprender a vencer a tentação e escolher o certo em vez do errado. A revelação moderna indica que Satanás não tem poder para tentar as criancinhas até que comecem a ser responsáveis por suas ações (ver Doutrina e Convênios 29:47).

Desde a queda de Adão e Eva, as pessoas têm a tendência de seguir os desejos terrenos e a sucumbir a apetites e paixões. Esta vida foi dada como um tempo em que os filhos de Deus podem aprender a usar seu arbítrio para vencer a tentação e escolher seguir Jesus Cristo por sua própria e livre vontade.

Os últimos dias nos quais vivemos, em especial, são “tempos trabalhosos” (2 Timóteo 3:1). A influência do adversário é muito difundida e sedutora. Satanás tenta enganar e tornar o pecado atraente. Mas toda pessoa é capaz de derrotar Satanás e vencer a tentação. Toda pessoa tem o dom do arbítrio — o poder de escolher o bem ao invés do mal. Aqueles que se humilham perante Deus e oram continuamente por forças não serão “tentados além do que [podem] suportar” (Alma 13:28). Se obedecerem voluntariamente aos mandamentos, o Pai Celestial vai fortalecê-los para que suportem as tentações.

Os seguintes princípios também ajudam:

Centralizar sua vida no Salvador. O profeta Helamã aconselhou seus filhos, dizendo: “Lembrai-vos, lembrai-vos de que é sobre a rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus, que deveis construir os vossos alicerces; para que, quando o diabo lançar a fúria de seus ventos, sim, seus dardos no torvelinho, sim, quando todo o seu granizo e violenta tempestade vos açoitarem, isso não tenha poder para vos arrastar ao abismo da miséria e angústia sem fim, por causa da rocha sobre a qual estais edificados, que é um alicerce seguro; e se os homens edificarem sobre esse alicerce, não cairão” (Helamã 5:12).

Orar pedindo forças. Quando o Salvador ressuscitado visitou os nefitas, Ele ensinou a multidão, dizendo: “Deveis vigiar e orar sempre para não cairdes em tentação; porque Satanás deseja ter-vos para vos peneirar como trigo. Portanto, deveis sempre orar ao Pai em meu nome” (3 Néfi 18:18–19). Nos últimos dias Ele deu um conselho semelhante: “Ora sempre, para que saias vencedor; sim, para que venças Satanás e escapes das mãos dos servos de Satanás, que apoiam o trabalho dele” (Doutrina e Convênios 10:5).

Estudar as escrituras diariamente. Néfi ensinou: “E eu disse-lhes que era a palavra de Deus; e todos os que dessem ouvidos à palavra de Deus e a ela se apegassem, jamais pereceriam; nem as tentações nem os dardos inflamados do adversário poderiam dominá-los até a cegueira, para levá-los à destruição” (1 Néfi 15:24; ver também Helamã 3:29–30).

Fazer com que sua vida seja plena de virtudes. Quando a vida está repleta de coisas boas, não sobra espaço para fazer o mal.

Evitar lugares e situações tentadores. Os lugares ou situações em que seja provável sofrer tentação devem ser evitados. Material impróprio em revistas, livros, televisão, filmes, músicas e internet também deve ser evitado.

Esforçar-se para influenciar outras pessoas para o bem. Os discípulos de Jesus Cristo nestes últimos dias podem estar no mundo mas “não ser do mundo” (ver João 17:14–18). Podem se esforçar para influenciar outras pessoas a ter uma vida boa e sadia, dando exemplos de retidão, sendo bons amigos, servindo a comunidade e, se for adequado, elevando a voz em defesa dos valores morais.

Nunca devem hesitar na decisão de resistir à tentação. O Salvador “sofreu tentações, mas não lhes deu atenção” (Doutrina e Convênios 20:22). Quando Satanás tentou Jesus no deserto, o Senhor não Se abalou. Sua resposta foi rápida e firme: “Vai-te, Satanás” (Lucas 4:8). Tiago aconselhou: “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós” (Tiago 4:7–8).

Registre suas impressões

Tópicos relacionados

Escrituras

Referências das escrituras

Recursos de estudo das escrituras

Mensagens dos líderes da Igreja

Mensagens adicionais

Vídeos

“Permanecer Dentro dos Limites”

Imagem
Logo do Coro do Tabernáculo

Vídeos do Coro do Tabernáculo

Keep the Commandments” [Guarda os Mandamentos]

Recursos de aprendizado

 

1 Coríntios 10:13”, A Liahona, fevereiro de 2017

Como faço para resistir à tentação?”, A Liahona, dezembro de 2013

Preparem-se para resistir à tentação”, A Liahona, julho de 2003

Manuais de estudo

Ensinamentos dos Presidentes da Igreja

Histórias

Recursos de ensino

Esboços de ensino

Mídia

Música