Biblioteca
Testemunha


Imagem
batismo

Estudo doutrinário

Testemunha

Um testemunho é uma declaração ou outra evidência de que algo é verdadeiro. Uma testemunha é alguém que faz uma declaração com base em conhecimento pessoal. Em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma testemunha muitas vezes é alguém que presta testemunho de algo que vivenciou e sabe ser verdadeiro.

Visão geral

Um testemunho é uma declaração ou outra evidência de que algo é verdadeiro. Uma testemunha é alguém que faz uma declaração com base em conhecimento pessoal. Em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma testemunha muitas vezes é alguém que presta testemunho de algo que vivenciou e sabe ser verdadeiro.

O Senhor ensinou aos primeiros líderes da Igreja que “pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra será estabelecida” (Doutrina e Convênios 6:28; ver também Mateus 18:16). A maior parte dos acontecimentos importantes da Restauração da Igreja seguiu o padrão de várias testemunhas testificando de sua veracidade. As três testemunhas do Livro de Mórmon testificaram que um anjo lhes mostrou as placas de ouro e que o registro foi “[traduzido] pelo dom e poder de Deus” para se tornar o Livro de Mórmon (“Depoimento de três testemunhas”, Livro de Mórmon). As oito testemunhas testificaram que Joseph Smith lhes mostrou as placas de ouro e que puderam tocá-las e examinar as gravações. Joseph Smith e Oliver Cowdery estavam presentes na restauração do sacerdócio e das chaves do sacerdócio e testificaram sobre isso (ver Doutrina e Convênios 13; 110; Joseph Smith—História 1:68–72).

O mesmo padrão de testemunhas é seguido na Igreja hoje. Quando uma pessoa é batizada, duas testemunhas, aprovadas pela autoridade que está presidindo, observam o batismo para assegurar que ele seja realizado corretamente. Qualquer membro da Igreja batizado, inclusive crianças e jovens, pode servir como testemunha. Homens, mulheres e jovens com recomendação para o templo válidas podem servir de testemunhas para o batismo vicário pelos mortos. Os homens e as mulheres com investidura e recomendação para o templo válidas podem servir de testemunhas para as ordenanças do templo, inclusive selamentos do templo.

Ao tomarem o sacramento, os membros da Igreja “[testificam] (…) a (…) Deus” que estão dispostos a tomar sobre si o nome de Cristo, sempre se lembrar Dele e guardar Seus mandamentos (ver Doutrina e Convênios 20:77, 79).

Os apóstolos da Igreja são chamados para ser “testemunhas especiais do nome de Cristo no mundo todo” (Doutrina e Convênios 107:23; ver também Atos 1:21–22; 4:33). Assim, testificam a todas as pessoas sobre a realidade de Jesus Cristo, a veracidade de Seu evangelho e a importância de Sua Expiação para todas as pessoas. Da mesma forma, ao adquirirmos um testemunho do evangelho e compartilharmos o que acreditamos por meio de nossas palavras e ações, “[serviremos] de testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares” (Mosias 18:9).

Recursos adicionais

Escrituras

Recursos de estudo das escrituras

  • Guia para Estudo das Escrituras, “Testemunha

Mensagens dos líderes