Biblioteca
Queda de Adão e Eva


“Queda de Adão e Eva”, Tópicos e Perguntas, 2023

Imagem
Adão e Eva

Guia de Estudo do Evangelho

Queda de Adão e Eva

Devido à transgressão de Adão e Eva, o pecado e a morte foram introduzidos no mundo

Embora o relato bíblico de Adão e Eva seja familiar para muitas pessoas, muitas vezes ele é mal compreendido. As verdades das escrituras restauradas em nossos dias nos ajudam a entender melhor as condições do Jardim do Éden e a escolha feita por nossos primeiros pais que resultou na expulsão deles do jardim. Essa experiência é conhecida como a Queda e trouxe consequências que afetaram todos os filhos de Deus.

A Queda de Adão e Eva não foi uma surpresa para o Pai Celestial. A Queda é uma parte necessária do plano de Deus para a salvação e exaltação de Seus filhos. Depois que a Queda ocorreu, Adão e Eva tornaram-se mortais e ganharam a capacidade de ter filhos, mas também se tornaram sujeitos ao pecado e à morte.

Por causa da Queda, todas as coisas vivas estão sujeitas a dificuldades, doenças e morte. Essa oposição faz parte do plano de Deus para nós e contribui para nosso aprendizado, crescimento e capacidade de sentir alegria. Para nos redimir dos efeitos da Queda, o Pai Celestial providenciou um Salvador — Jesus Cristo. Cristo tem o poder de redimir o mundo e todos os seus habitantes dos efeitos da Queda.

O que é a Queda de Adão e Eva?

A Queda de Adão e Eva refere-se à escolha que eles fizeram de transgredir a lei de Deus, que os tornou sujeitos à morte e os separou de Sua presença. A Queda trouxe morte física e espiritual a este mundo. Era uma parte necessária do plano do Pai Celestial porque somente depois da Queda Adão e Eva poderiam ter filhos. A Queda tornou possível realizar a vontade de Deus de “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39).

Visão geral do tópico: Queda de Adão e Eva

Guias de estudo do evangelho relacionados a esse assunto: Arbítrio, Expiação de Jesus Cristo, Criação, Vida Mortal, Plano de Salvação

Seção 1

Adão e Eva exerceram o arbítrio

Imagem
Adão e Eva parecendo preocupados

Adão e Eva foram os primeiros filhos de Deus a virem para a Terra. Eles viviam num estado de inocência no Jardim do Éden, ou seja, não tinham filhos e não sentiam alegria nem tristeza (ver 2 Néfi 2:23). Duas árvores do jardim eram especialmente significativas — a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal (ver Moisés 3:9). Deus ordenou a Adão e Eva que não comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (ver Moisés 3:17). Se obedecessem ao mandamento, eles poderiam permanecer no jardim. Se comessem do fruto, passariam pela morte.

Deus também enfatizou que eles tinham arbítrio moral, ou o poder de escolher (ver Moisés 3:16–17). Satanás começou a tentar Adão e Eva para partilharem do fruto. Ele lhes disse que não morreriam, mas se tornariam sábios como o Pai Celestial (ver Moisés 4:10–11). Quando Adão e Eva decidiram partilhar do fruto, seus olhos se abriram e adquiriram conhecimento, mas eles também tiveram que passar pela morte espiritual, sendo expulsos da presença do Senhor (ver Doutrina e Convênios 29:40–41). Eles também se tornaram mortais, sujeitos à dor, à doença, à morte e a outras experiências deste mundo decaído.

Coisas em que pensar

  • Leia 2 Néfi 2:15–16. O que aprendemos sobre o arbítrio ao entender melhor as circunstâncias da Queda? O que aprendemos sobre a importância e a necessidade de escolhermos entre o bem e o mal por nós mesmos? Observe o uso que Leí fez da palavra “atraído” nesses versículos. Como somos atraídos tanto pelo bem quanto pelo mal hoje em dia? O que isso nos ensina sobre a necessidade de termos um Salvador?

Atividade para aprender com outras pessoas

  • O presidente Dallin H. Oaks disse:

    “O profeta Leí ensinou que, se a Queda não tivesse ocorrido, Adão e Eva ‘teriam permanecido num estado de inocência, não sentindo alegria por não conhecerem a miséria’ (2 Néfi 2:23). Sem a experiência da oposição na mortalidade e havendo necessidade de que ‘todas as coisas [fossem] compostas em uma’, não haveria felicidade nem miséria (verse 11). (…)

    ‘Adão caiu para que os homens existissem; e os homens existem para que tenham alegria’”.1

    O que você aprendeu com os ensinamentos do presidente Oaks e de Leí no Livro de Mórmon sobre a necessidade de oposição?

Saiba mais

Seção 2

Jesus Cristo sobrepuja os efeitos da Queda

Imagem
Adão e Eva com um cordeiro

A Queda de Adão e Eva criou uma separação entre eles e Deus, conhecida como morte espiritual. Como o corpo deles se tornou mortal, eles também passaram a estar sujeitos à morte física e foram colocados em um estado de oposição neste mundo, no qual seria possível pecar. A morte espiritual e física e, por fim, o pecado impediriam que Adão e Eva e sua posteridade retornassem à presença de Deus.

Em Seu infinito amor por Seus filhos, o Pai Celestial providenciou um Salvador, que possibilitou que Adão e Eva — e todos nós — pudéssemos nos arrepender do pecado. Jesus Cristo pagaria o preço por nossas faltas. Ele também sofreria as dores de todos os homens, mulheres e crianças que porventura vivessem, inclusive a dor de nossos pecados, ferimentos, doenças e perdas. Ele morreria e ressuscitaria para que pudéssemos viver novamente. Por meio da incomparável dádiva de Jesus Cristo, Deus tornou possível o arrependimento de nossos pecados, nosso aprendizado, progresso e, por fim, a oportunidade de voltarmos a viver com Ele.

Depois de saírem do Jardim do Éden, Adão e Eva foram obedientes aos mandamentos do Senhor, inclusive oferecendo o primogênito de seus rebanhos a Ele como sacrifício. Mais tarde, aprenderam que o propósito desse sacrifício era ajudá-los a lembrar que Jesus Cristo daria Sua vida em sacrifício por todos nós. (Ver Moisés 5:4–8.)

Coisas em que pensar

  • Leia Moisés 5:11. Nesse versículo, Eva resumiu o que ela aprendeu com a experiência deles com a Queda. Embora muitas vezes vejamos a Queda como uma introdução de dor e sofrimento na Terra, é interessante notar que ela não menciona essas coisas. Por que você acha que Eva escolheu falar sobre a Queda da maneira que falou? O que podemos aprender com Eva sobre os propósitos de nossa vida?

    O presidente Russell M. Nelson ensinou:

    “Por Jesus Cristo ter vencido este mundo decaído e por Ele ter expiado por cada um de nós, vocês também podem vencer este mundo saturado do pecado egoísta e frequentemente exaustivo.

    Pelo fato de que o Salvador, por meio de Sua Expiação infinita, redimiu cada um de nós de nossas fraquezas, de nossos erros e do pecado, e porque Ele vivenciou cada dor, preocupação e cada fardo que já tivemos; então, à medida que verdadeiramente nos arrependermos e buscarmos a ajuda Dele, poderemos superar este mundo atual e precário”.2

    Como podemos vencer esse mundo mortal e decaído? Em que ocasiões você sentiu a ajuda do Salvador para vencer o mundo?

Atividades para aprender com outras pessoas

  • Leiam juntos João 3:16 e depois peça aos alunos que digam o que acham que esse versículo significa. Depois, leiam Moisés 5:9, que descreve o papel de Jesus Cristo como nosso Redentor. Peça aos alunos que digam o que aprenderam nesses versículos sobre o amor de Deus e a dádiva do sacrifício e da Ressurreição de Cristo que nos permitem sobrepujar os efeitos da Queda.

  • Leiam juntos Alma 7:11–13, notando cada palavra que descreve algo por que passamos neste mundo decaído. Por exemplo, note as palavras “tentações” e “enfermidades”. Faça uma lista dessas palavras para que os alunos as vejam. Depois leia a passagem novamente, desta vez prestando atenção às palavras que descrevem o que Cristo fez por nós. Escreva essas palavras em uma segunda lista ao lado da primeira. O que esse exercício ensina sobre a relação entre a Queda de Adão e Eva e o papel de Jesus Cristo como nosso Salvador?

Aprenda mais

Seção 3

A Queda de Adão e Eva foi essencial para o plano de Deus

Imagem
Adão e Eva com seus filhos

Graças à Queda de Adão e Eva, todos nós temos a oportunidade de receber um corpo físico e sentir a alegria e as dificuldades da vida mortal. Também temos oportunidades todos os dias de exercer nosso arbítrio moral. Como estamos separados de Deus sem nenhuma lembrança de nossa vida pré-mortal, precisamos aprender e crescer pela fé em Jesus Cristo e por meio de nossas próprias experiências.

Tudo isso é essencial ao plano de Deus para nossa felicidade eterna. Para voltarmos a Ele e nos tornarmos como Ele é, devemos usar nosso arbítrio para escolher o bem em vez do mal. Ao passarmos por esse processo de aprendizado, cometemos erros. Mas Jesus Cristo e Sua Expiação tornam possível que sobrepujemos o pecado e sejamos perdoados e purificados, permitindo que um dia voltemos à presença de Deus e nos tornemos semelhantes a Ele.

Coisas em que pensar

  • Leia 2 Néfi 2:11, 15 e preste atenção no papel da oposição no plano de Deus. O que você aprendeu nesses versículos sobre a necessidade de haver oposição? Como o entendimento do propósito da oposição afeta a maneira como você encara suas provações?

  • A Queda trouxe ao mundo tanto sofrimento quanto alegria. Leia 1 Coríntios 15:21–22 e 2 Néfi 2:19–25 e identifique as bênçãos que ficaram acessíveis a todas as pessoas após a Queda. O que essas passagens nos ensinam sobre o propósito da vida?

Atividades para aprender com outras pessoas

  • Sabemos pelas escrituras modernas como Adão e Eva se sentiram a respeito de sua transgressão. Leiam juntos Moisés 5:10–11. Pode ser interessante escolher um homem para ler o versículo 10 e uma mulher para ler o versículo 11, ajudando os alunos a imaginar Adão e Eva falando. Expresse seus sentimentos sobre esses versículos para o restante da classe. Como a fé exercida por Adão e Eva em Jesus Cristo os ajudou a ver sua transgressão da maneira como foi descrita?

  • O que lhe traz alegria? Incentive cada pessoa da classe a responder a essa pergunta. Em seguida, leiam juntos 2 Néfi 2:25. Por que você acha que Leí ensinou a seu filho que “os homens existem para que tenham alegria”? O que a Queda de Adão e Eva tem a ver com alegria? Peça aos alunos que deem sua opinião.

Saiba mais

Outros recursos sobre a Queda de Adão e Eva