2010–2019
Venham, Juntem-se a Nós
Outubro 2013


Venham, Juntem-se a Nós

Independentemente de suas circunstâncias, de sua história pessoal ou da força de seu testemunho, há lugar para você nesta Igreja.

Certa vez, um homem sonhou que estava em um grande salão, no qual estavam reunidas todas as religiões do mundo. Ele percebeu que cada religião tinha muitas coisas que pareciam desejáveis e dignas.

Encontrou um casal muito simpático que representava A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e perguntou: “O que vocês exigem de seus membros?”

Nós não exigimos nada”, responderam eles. “Mas o Senhor pede que consagremos tudo.”

O casal prosseguiu explicando sobre os chamados da Igreja, o ensino familiar e as professoras visitantes, a missão de tempo integral, as reuniões de noite familiar semanais, o trabalho do templo, os serviços humanitários e de bem-estar e a designação de dar aulas.

“Vocês pagam às pessoas para fazerem todo esse trabalho?”, perguntou ele.

“Oh, não”, explicou o casal. “Elas doam seu tempo sem nada cobrar.”

“Além disso”, continuou o casal, “a cada seis meses, os membros de nossa Igreja passam um fim de semana comparecendo ou assistindo a uma conferência geral de dez horas”.

“Dez horas vendo pessoas fazer discursos?” questionou o homem.

“E os serviços semanais de adoração na Igreja? Qual a duração deles?”

“Três horas, todos os domingos!”

“Oh, puxa”, disse o homem. “Os membros da sua Igreja realmente fazem o que vocês disseram?”

“Tudo isso e mais. Nem sequer mencionamos a história da família, os acampamentos dos jovens, os devocionais, o estudo das escrituras, os treinamentos de liderança, as atividades dos jovens, o seminário matutino, a manutenção dos edifícios da Igreja e, é claro, a lei de saúde estabelecida pelo Senhor, o jejum mensal para ajudar os pobres e o dízimo.”

O homem disse: “Agora estou confuso. Por que alguém desejaria filiar-se a uma Igreja assim?”

O casal sorriu e disse: “Estávamos justamente esperando você perguntar isso”.

Por que Alguém Desejaria Filiar-se a uma Igreja Assim?

Numa época em que muitas Igrejas, no mundo todo, estão vendo uma diminuição significativa em seu número de membros, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias — embora pequena comparada a muitas outras — é uma das igrejas que cresce mais rapidamente no mundo. Em setembro de 2013, o número de membros no mundo todo somava mais de 15 milhões.

Existem muitas razões para isso, mas gostaria de explicar algumas delas.

A Igreja do Salvador

Primeiro, esta Igreja foi restaurada em nossos dias pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Aqui você encontra a autoridade para agir em Seu nome — para batizar para a remissão de pecados, para conferir o dom do Espírito Santo e para selar na Terra e no céu.1

Aqueles que se filiam à Igreja amam o Salvador Jesus Cristo e desejam segui-Lo. Eles se regozijam no conhecimento de que Deus fala novamente à humanidade. Quando recebem as sagradas ordenanças do sacerdócio e fazem convênios com Deus, eles sentem o poder Dele em sua vida.2 Quando entram no templo sagrado, sentem que estão na presença de Deus. Quando leem as santas escrituras3 e vivem os ensinamentos de Seus profetas, sentem-se mais próximos de seu tão amado Salvador.

Uma Fé Ativa

Outro motivo é porque a Igreja proporciona oportunidades para fazermos o bem.

Acreditar em Deus é algo louvável, mas a maioria das pessoas quer fazer mais do que apenas ouvir um sermão inspirador ou “sonhar” com suas mansões no céu.4 Elas querem colocar sua fé em prática. Querem arregaçar as mangas e engajar-se nesta grande causa.

E é isso que acontece quando se unem a nós — elas têm muitas oportunidades de transformar seus talentos, sua compaixão e seu tempo em boas obras. Como não temos um clero local pago em nossas congregações do mundo todo, nossos membros realizam o trabalho do ministério eles mesmos. Eles são chamados por inspiração. Às vezes nos apresentamos como voluntários, às vezes somos convocados a ser voluntários. Vemos as designações não como um fardo, mas como oportunidades de cumprir os convênios que, com alegria, fizemos de servir a Deus e a Seus filhos.

Bênçãos Entesouradas

Um terceiro motivo pelo qual as pessoas se filiam à Igreja é porque o caminho do discipulado conduz a bênçãos preciosas.

Vemos o batismo como o ponto inicial de nossa jornada de discipulado. Nossa caminhada diária com Jesus Cristo nos proporciona paz e propósito nesta vida e profunda alegria e salvação eterna no mundo vindouro.

Aqueles que seguem esse caminho realmente evitam as muitas armadilhas, tristezas e remorsos da vida.

Os pobres em espírito e honestos de coração encontram grandes tesouros de conhecimento aqui.

Aqueles que sofrem ou se angustiam encontram cura aqui.

Aqueles que estão sobrecarregados de pecado encontram perdão, liberdade e descanso.

Para os Que Se Afastam

A busca da verdade levou milhões de pessoas à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Contudo, há alguns que saem da Igreja que anteriormente amavam.

Alguém poderia perguntar: “Se o evangelho é tão maravilhoso, por que alguém o abandonaria?”

Às vezes, presumimos que tenha sido porque eles foram ofendidos ou porque são preguiçosos ou pecadores. Na verdade não é assim tão simples. De fato, não há um único motivo que se aplique a todas as várias situações.

Alguns de nossos queridos membros se debatem por anos com a dúvida: se devem ou não se afastar da Igreja.

Nesta Igreja que honra o arbítrio pessoal tão fortemente, que foi restaurada por um jovem que fez perguntas e buscou respostas, respeitamos aqueles que sinceramente buscam a verdade. Pode partir-nos o coração quando sua jornada os leva para longe da Igreja e da verdade que eles encontraram, mas honramos seu direito de adorar ao Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de sua própria consciência, assim como reivindicamos esse privilégio para nós mesmos.5

Dúvidas Não Respondidas

Alguns se debatem com dúvidas não respondidas sobre coisas que foram feitas ou ditas no passado. De modo aberto reconhecemos que em quase 200 anos de história da Igreja — junto com uma sequência ininterrupta de acontecimentos inspirados, honrosos e divinos — houve algumas coisas que foram ditas e feitas que poderiam fazer as pessoas duvidarem.

Às vezes, surgem dúvidas porque simplesmente não temos todas as informações e precisamos apenas de um pouco mais de paciência. Quando toda a verdade for finalmente conhecida, as coisas que antes não faziam sentido para nós serão satisfatoriamente resolvidas.

Às vezes, há diferenças de opinião sobre o real significado dos “fatos”. Uma pergunta que para alguns gera dúvidas pode, após cuidadosa investigação, vir a desenvolver a fé em outros.

Erros de Pessoas Imperfeitas

E para ser perfeitamente honesto, houve ocasiões em que membros ou líderes da Igreja simplesmente cometeram erros. Talvez tenha havido algo que foi dito ou feito e que não estava em harmonia com nossos valores, princípios, ou nossa doutrina.

Suponho que a Igreja seria perfeita somente se nela só houvesse pessoas perfeitas. Deus é perfeito, e Sua doutrina é pura. Mas ele trabalha por nosso intermédio — Seus filhos imperfeitos — e as pessoas imperfeitas cometem erros.

Na página de rosto do Livro de Mórmon, lemos: “E agora, se há falhas, são erros dos homens; não condeneis portanto as coisas de Deus, para que sejais declarados sem mancha no tribunal de Cristo”.6

Esse é o modo como sempre foi e como sempre será até o dia perfeito em que o próprio Cristo reinará pessoalmente na Terra.

É triste que alguns tenham tropeçado por causa dos erros cometidos pelos homens. Mas a despeito disso, a verdade eterna do evangelho restaurado encontrado n’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não foi maculada, diminuída ou destruída.

Como apóstolo do Senhor Jesus Cristo e como alguém que viu pessoalmente os conselhos e os procedimentos desta Igreja, presto solene testemunho de que nenhuma decisão importante que afete esta Igreja ou seus membros jamais é tomada sem buscar sinceramente a inspiração, orientação e aprovação de nosso Pai Eterno. Esta é a Igreja de Jesus Cristo. Deus não permitirá que Sua Igreja seja desviada de seu caminho traçado ou que falhe em cumprir seu destino divino.

Há Lugar para Você

Para os que se afastaram da Igreja, digo, meus queridos amigos, que há lugar para vocês aqui.

Venham e acrescentem seus talentos, dons e sua energia aos nossos. Todos nos tornaremos pessoas melhores com isso.

Alguns podem perguntar:“Mas, e quanto a minhas dúvidas?”

É natural ter dúvidas — a semente da dúvida sincera, com frequência, brota e amadurece até se tornar uma grande árvore de conhecimento. Há poucos membros da Igreja que, em uma ocasião ou outra, não se debateram com dúvidas sérias ou delicadas. Um dos propósitos da Igreja é nutrir e cultivar a semente da fé, mesmo que às vezes seja no solo arenoso da dúvida e da incerteza. A fé é a esperança nas coisas que não se veem mas que são verdadeiras.7

Portanto, por favor, duvidem de suas dúvidas antes de duvidarem de sua fé.8 Jamais podemos permitir que a dúvida nos aprisione e nos impeça de receber o divino amor, a paz e as dádivas que vêm por meio da fé no Senhor Jesus Cristo.

Alguns podem dizer:“Eu simplesmente não combino com vocês, pessoas da Igreja”.

Se você pudesse ver o nosso coração, provavelmente descobriria que é mais parecido conosco do que supõe. Pode se surpreender ao descobrir que temos anseios, dificuldades e esperanças semelhantes aos seus. Sua formação ou criação pode diferir da que você percebe em muitos santos dos últimos dias, mas isso pode ser uma bênção. Irmãos e irmãs, queridos amigos, precisamos de seus talentos e das perspectivas que só vocês têm. A diversidade de pessoas e de povos do mundo todo é uma força desta Igreja.

Alguns podem dizer:“Não acho que conseguiria viver à altura de seus padrões”.

Maior motivo você tem para vir! A Igreja visa nutrir o imperfeito, o que se debate e o que está cansado. Ela está cheia de pessoas que desejam de todo o coração guardar os mandamentos, mesmo que ainda não tenham conseguido fazê-lo.

Alguns podem dizer: “Conheço um membro de sua Igreja que é hipócrita. Eu jamais me filiaria a uma Igreja que tem alguém como ele como membro”.

Se você definir como hipócrita alguém que não consegue viver perfeitamente aquilo em que ele acredita, então todos somos hipócritas. Nenhum de nós é totalmente semelhante a Cristo como sabemos que deveríamos ser. Mas sinceramente desejamos vencer nossas falhas e a tendência de pecar. Com nosso coração e nossa alma ansiamos tornar-nos melhores com a ajuda da Expiação de Jesus Cristo.

Se é isso que você deseja, então independentemente de suas circunstâncias, de sua história pessoal ou da força de seu testemunho, há lugar para você nesta Igreja. Venha, junte-se a nós!

Venha, Junte-se a Nós!

A despeito de nossas imperfeições humanas, tenho certeza de que você encontrará entre os membros desta Igreja muitas das melhores almas que o mundo tem para oferecer. A Igreja de Jesus Cristo parece atrair pessoas que são bondosas e prestativas, sinceras e trabalhadoras.

Se você espera encontrar pessoas perfeitas aqui, ficará desapontado. Mas se procura a pura doutrina de Cristo, a palavra de Deus “que cura a alma ferida”,9 e a santificadora influência do Espírito Santo, então aqui você as encontrará. Nesta era em que a fé esmorece — nesta era em que muitos se sentem distanciados do abraço do céu — aqui você encontrará um povo que anseia em conhecer e em se achegar a seu Salvador servindo a Deus e a seu próximo assim como você. Venha, junte-se a nós!

Quereis Vós Também Retirar-vos?

Lembro-me de uma época na vida do Salvador em que muitos O abandonaram.10 Jesus perguntou a Seus 12 discípulos:

“Quereis vós também retirar-vos?

Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”.11

Há vezes em que temos de responder à mesma pergunta. Iremos embora também? Ou será que, como Pedro, nos apegaremos às palavras de vida eterna?

Se você procura a verdade, ou seja, um modo de transformar sua fé em ação, se você está procurando por um lugar em que se sinta aceito: Venha, junte-se a nós!

Se você abandonou a fé que antes tinha: Volte. Junte-se a nós!

Se estiver tentado a desistir: Fique um pouco mais. Há lugar para você aqui.

Peço a todos os que ouvem ou leem estas palavras: Venham, juntem-se a nós! Venham atender ao chamado do gentil Cristo. Peguem sua cruz e sigam-No.12

Venha, junte-se a nós! Porque aqui você encontrará algo precioso e inestimável.

Testifico que aqui você encontrará as palavras de vida eterna, a promessa da abençoada redenção e o caminho para a paz e a felicidade.

Oro sinceramente para que sua busca pela verdade inspire em seu coração o desejo de vir e juntar-se a nós. No sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.