Biblioteca
Arrependimento


“Arrependimento”, Tópicos e Perguntas, 2023

Imagem
menina olhando pela janela

Guia de Estudo do Evangelho

Arrependimento

Crescer e melhorar por meio do amor e da misericórdia de Jesus Cristo

O Pai Celestial nos ama. Mais do que qualquer outra coisa, Ele quer que voltemos a Ele. Mas nossos pecados e imperfeições nos afastam de Deus. Eles nos impedem de voltar a viver em Sua presença e de nos tornarmos semelhantes a Ele. Ainda assim, há esperança. Porque o Pai Celestial nos ama tanto, Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para nos salvar. Cristo voluntariamente tomou sobre Si nossos pecados e imperfeições para que pudéssemos ser perdoados, continuar a crescer e, eventualmente, voltar a viver com nosso Pai Celestial. Esse grande dom é chamado de a Expiação de Jesus Cristo. Começamos a receber as bênçãos da Expiação de Cristo à medida que exercemos fé Nele e nos arrependemos de nossos pecados.

O que é o arrependimento?

Arrependimento é uma mudança de mente e coração — um afastamento do pecado e retorno a Deus. Recebemos a coragem para mudar quando experimentamos a tristeza segundo Deus por ter pecado (ver 2 Coríntios 7:9–11). Quando nos arrependemos, admitimos honestamente nossas falhas e nossos pecados, fazemos o que podemos para corrigi-los, esforçamo-nos para fazer todas as mudanças necessárias que pudermos e confiamos humildemente no poder do Salvador de mudar o que não podemos. O arrependimento sincero pode acontecer quando exercemos fé em Jesus Cristo e em Sua capacidade de nos purificar.

Visão geral do tópico: Arrependimento

Guias de estudo do evangelho relacionados: Fé em Jesus Cristo, Expiação de Jesus Cristo, Sacramento, Obediência

Seção 1

Purificados por meio do arrependimento: “Como isso é feito?”

Imagem
homem orando

No Livro de Mórmon, o profeta Enos descreveu a “luta que [travou] (…) perante Deus” ao buscar o perdão de seus pecados. Quando finalmente sua “culpa foi apagada”, ele perguntou algo que talvez você tenha se perguntado: “Senhor, como isso aconteceu?” Leia sobre sua experiência em Enos 1:1–8. Como Enos mudou? O que você aprendeu com a maneira como ele descreveu seu arrependimento?

Claro que a única maneira de entender completamente o arrependimento é experimentá-lo. Ao se arrepender e sentir a paz e a alegria do perdão, talvez você queira escrever sobre sua experiência. Você pode até se sentir inspirado a compartilhá-la com um membro da família ou amigo.

Coisas em que pensar

  • Como temos acesso ao poder purificador do Salvador em nossa vida? Você pode encontrar respostas para essa pergunta na mensagem do presidente Dallin H. Oaks “Purificados pelo arrependimento”.1 Pense nos ensinamentos encontrados na primeira seção, intitulada “Arrependimento”, em particular. Pondere sobre o que o Senhor quer que você faça para receber o perdão de seus pecados.

    • Explore o que o Salvador disse sobre Seu sacrifício expiatório por nós em 3 Néfi 9:13–14 e Doutrina e Convênios 19:16–19. Que mensagens o Senhor pode ter para você, especificamente, em Suas palavras?

    • Observe as palavras e frases que descrevem o perdão em Jeremias 33:6–9; Alma 5:21. O que essas palavras e frases sugerem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados?

Atividade para aprender com outras pessoas

  • O profeta Isaías falou sobre lavagem e purificação quando ensinou sobre o arrependimento. Vocês podem ler Isaías 1:16–18 em família enquanto limpam algo juntos, como roupas ou pratos. O que possibilita que essas coisas se tornem limpas? O que possibilita que nos tornemos espiritualmente limpos — ou limpos de nossos pecados? (Ver 3 Néfi 27:19–20.)

    Você também pode comparar a sensação de ser purificado fisicamente com a sensação de ser perdoado de nossos pecados.

Aprenda mais

Seção 2

Arrependimento significa mudança — e é para todos

Imagem
mulher olhando pela janela

As escrituras dão muitos exemplos de pessoas que pareciam candidatas improváveis à mudança, mas que, por meio do poder de Jesus Cristo, arrependeram-se e se tornaram retas. O apóstolo Paulo, muitos dos lamanitas e Alma, o Filho, todos experimentaram uma mudança dramática e impressionante de coração. Eles se afastaram do pecado e se dirigiram ao Salvador, permitindo que Ele transformasse a vida deles. Às vezes, essa mudança parece acontecer repentinamente; mais frequentemente é uma transformação gradual. De toda forma, é um milagre que Jesus Cristo oferece a todos os que se arrependem. E é um milagre que todos nós precisamos, “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23).

Coisas em que pensar

  • Estude os exemplos de arrependimento em Atos 22:3–21 (sobre Paulo); Alma 24:6–19 (sobre um grupo de lamanitas); e Alma 36 (sobre Alma, o Filho). O que o povo fez para se arrepender? Por que é importante ler sobre suas experiências? Pondere e registre o que aprender.

  • Que mudanças você se sente inspirado a fazer em sua própria vida? Ao ponderar sobre isso, estude Tiago 4:17; Mosias 4:29–30; Alma 5:26; e a mensagem do presidente Russell M. Nelson “Podemos agir melhor e ser melhores”.2 Como você sente que o Senhor quer que você melhore e cresça?

Atividades para aprender com outras pessoas

  • O mundo está cheio de exemplos de mudanças impressionantes — uma pequena semente que se torna uma grande árvore, uma lagarta que se torna uma borboleta, um ovo que se torna uma águia. Você ou sua família poderiam examinar alguns desses exemplos e ler 2 Coríntios 5:17. Isso pode levar a uma conversa sobre a mudança que é possível por meio de Jesus Cristo.

  • As crianças pequenas podem gostar de aprender sobre o arrependimento nas Histórias do Livro de Mórmon, como nos exemplos do “Capítulo 18: Alma, o Filho, Arrepende-se3 e do “Capítulo 26: O Povo de Amon”.4 De que modo o Salvador ajudou essas pessoas a mudar?

  • Você também pode fazer uma lista de alguns dos atributos do Pai Celestial e de Jesus Cristo (o hino “Mais vontade dá-me5 menciona vários). De que maneiras podemos mudar para nos tornarmos mais semelhantes a Eles? Como Eles nos ajudam a fazer isso?

Aprenda mais

Seção 3

O arrependimento é alegre

Imagem
rapaz sorrindo

Porque a mudança pode ser difícil, às vezes podemos sentir medo do arrependimento. Talvez pensemos que é algo miserável, deprimente ou impossivelmente difícil. Mas o plano do Pai Celestial é um plano de felicidade. Por meio do arrependimento, podemos nos tornar mais bondosos, amáveis, pacientes, humildes e alegres.

O pecado traz miséria — o arrependimento é a maneira de escaparmos dessa miséria.

Coisas em que pensar

Atividades para aprender com outras pessoas

  • Você pode assistir a um ou ambos os vídeos com outras pessoas para aprender mais sobre a alegria do arrependimento: “A Bicicleta Brilhante” (3:04) e “O Gol: Uma História de Fé, Amizade e Perdão” (7:27). Ao assistir aos vídeos, procure (1) coisas que deixaram a pessoa triste no vídeo e (2) coisas que a deixaram feliz. Você também pode procurar por essas coisas nas parábolas em Lucas 15.

  • Ou você pode falar sobre uma ocasião em que alguém se recuperou de uma doença ou lesão e comparar essa experiência ao arrependimento. Leia 3 Néfi 9:13–14 e fale sobre a alegria que sentimos quando o Salvador nos cura espiritualmente ao nos arrependermos. O que podemos dizer para ajudar alguém que sinta medo de se arrepender?

Aprenda mais