Biblioteca
Obediência


“Obediência”, Tópicos e Perguntas, 2023

Imagem
uma jovem sorridente

Guia para estudo do evangelho

Obediência

Seguir a Deus com um coração disposto

Os pais sabem da importância de ensinar as crianças pequenas a não tocarem em um fogão quente ou correrem para a rua na frente dos carros. Se as crianças obedecerem, mesmo que não entendam por que a obediência é necessária, elas estarão mais seguras e protegidas.

Em nossa vida pré-mortal, o Senhor declarou que era necessário que os filhos de Deus tivessem uma experiência mortal na Terra para “[prová-los] para ver se farão todas as coisas que o Senhor seu Deus lhes ordenar” (Abraão 3:25). É desejo de Deus que cada um de nós aprenda a seguir o Senhor e a obedecer a Seus mandamentos. Ao fazermos isso, receberemos a bênção de viver com Ele em “um estado de felicidade sem fim” (Mosias 2:41). Ao usar nosso arbítrio moral e a orientação do Espírito, começamos a entender por que Deus nos deu leis a serem obedecidas. O Pai Celestial promete felicidade e bênçãos a todos os que prestarem atenção em Suas palavras e observarem de boa vontade Seus mandamentos.

O que é obediência?

No evangelho de Jesus Cristo, a obediência é entendida como fazer a vontade de Deus e cumprir Seus mandamentos. Isso inclui o exercício de nosso arbítrio, ou liberdade de escolha, para seguir a Deus com um coração disposto. Demonstramos nosso amor a Deus quando decidimos confiar e nos submeter à Sua vontade.

Visão geral do tópico: Obediência

Guias para estudo do evangelho relacionados: Mandamentos, Arrependimento, Convênios e ordenanças, Viver o evangelho de Jesus Cristo

Seção 1

Jesus Cristo obedeceu a Deus, o Pai, em tudo

Imagem
Jesus no Getsêmani

Jesus Cristo declarou: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Durante toda a Sua vida mortal, Jesus demonstrou obediência a todas as leis e mandamentos de Seu Pai. Jesus disse: “Eu faço sempre o que lhe agrada” (João 8:29).

No Jardim do Getsêmani, Jesus orou: “Pai, se queres, passa de mim este cálice, porém não se faça a minha vontade, senão a tua” (Lucas 22:42). Após sofrer no Getsêmani, Ele Se submeteu humildemente à vontade de Seu Pai e foi crucificado, fazendo de Si uma oferenda que redimiu todos nós (ver Mosias 15:7). Por Jesus Cristo ter sido obediente ao Pai em tudo, Ele tornou a salvação e a exaltação possíveis para os filhos de Deus.

Em nossos dias, o Senhor pede que sigamos Seus passos e “[vivamos] por toda palavra que sai da boca de Deus” (Doutrina e Convênios 98:11; ver também Deuteronômio 8:3). Jesus Cristo esclareceu o motivo mais importante para obedecermos a Deus quando Ele fez o convite direto e simples: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15).

Para refletir

  • Jesus Cristo viveu uma vida santa e sem pecado. Ele nos convida a segui-Lo. Leia 2 Néfi 31:7–10. Quais são as exigências para aqueles que desejam seguir Jesus Cristo?

  • Deus declarou que Sua obra e glória são “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39). Leia Doutrina e Convênios 11:20 e reflita sobre o que o Senhor identifica como “sua obra”.

Atividade para aprender com outras pessoas

  • O élder Robert D. Hales ensinou: “Por que nosso Salvador foi obediente, Ele expiou nossos pecados, possibilitando nossa ressurreição e preparando o caminho para que retornemos à presença de nosso Pai Celestial”.1 Discuta sobre as bênçãos que desfrutamos por Jesus Cristo ter sido perfeitamente obediente a Deus, o Pai. Como Deus gostaria que demonstrássemos nossa gratidão pelas muitas bênçãos que recebemos?

Saiba mais

Seção 2

Sua obediência a Deus levará à felicidade e às bênçãos

Imagem
família jovem rindo

Aprendemos no Livro de Mórmon que todos os que ouviram o importante sermão do rei Benjamim se converteram totalmente a Jesus Cristo. Como resultado, expressaram o desejo de fazer convênio de cumprir os mandamentos de Deus (ver Mosias 5:1–7). Uma das responsabilidades que os membros da Igreja de Cristo têm em nossos dias é cumprir todos os mandamentos de Deus (ver Doutrina e Convênios 42:78). O profeta Joseph Smith explicou como esse dever era importante para ele quando disse: “Adotei a seguinte regra: Quando o Senhor ordenar, faça-o”.2

Nosso amoroso Pai Celestial revelou o princípio eterno que governa como as bênçãos são dadas: “Quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência à lei na qual ela se baseia” (ver Doutrina e Convênios 130:20–21). Há vários motivos para decidirmos obedecer aos mandamentos de Deus. Às vezes, podemos fazer por temer uma punição. Às vezes, talvez estejamos simplesmente buscando a recompensa prometida. Mas o motivo mais importante para sermos obedientes é por amarmos o Pai Celestial e Jesus Cristo e querermos servir a Eles. Deus “requer o coração e uma mente solícita” (Doutrina e Convênios 64:34).

Para refletir

  • Reflita sobre todas as maneiras pelas quais o Pai Celestial demonstrou Seu amor por você. Leia Mosias 2:20–24. Por que nossa obediência é tudo o que Deus exige de nós? Agora leia Marcos 2:41. Como você descreveria para outra pessoa o quanto Deus é generoso com aqueles que buscam obedecer sinceramente a Seus mandamentos?

  • A família de Leí enfrentou grandes dificuldades ao viajar pelo deserto por vários anos. Por procurarem cumprir os mandamentos de Deus, o Senhor os abençoou. Leia 1 Néfi 17:1–4. De acordo com o versículo 3, o que Deus faz por aqueles que cumprem Seus mandamentos?

  • Nem sempre entenderemos por que Deus nos deu determinados mandamentos. Contudo, ao exercermos nosso arbítrio e decidirmos confiar e obedecer a Deus, podemos ter certeza de que tudo ocorrerá para nosso bem (ver Doutrina e Convênios 100:15). O Salvador nos prometeu: “Se guardares meus mandamentos e perseverares até o fim, terás vida eterna, que é o maior de todos os dons de Deus” (Doutrina e Convênios 14:7).

Atividade para aprender com outras pessoas

  • O presidente Ezra Taft Benson declarou: “Quando colocamos Deus em primeiro lugar, todas as outras coisas entram no devido eixo ou são eliminadas de nossa vida”.3 O que você entende por “colocar Deus em primeiro lugar”? Peça aos membros do grupo que comentem sobre as ocasiões em que viram que “todas as outras coisas [entrarem] no devido eixo ou [serem] eliminadas de nossa vida” ao colocarmos Deus em primeiro lugar.

Saiba mais