Instituto
Microtreinamento 9: Como ser corajoso sem ser arrogante ao debater o evangelho


“Microtreinamento 9: Como ser corajoso sem ser arrogante ao debater o evangelho”, Responder a Perguntas do Meu Evangelho — Material do Professor, 2022

“Como ser corajoso sem ser arrogante ao debater o evangelho”, Responder a Perguntas do Meu Evangelho — Material do Professor

Microtreinamento 9

Como ser corajoso sem ser arrogante ao debater o evangelho

Definir

Lembre aos alunos de que o apóstolo Paulo ensinou o evangelho com grande coragem e convicção. Certa vez ele declarou: “Não me envergonho do evangelho de Cristo” (Romanos 1:16). Podemos dizer que Paulo foi um professor corajoso. Alma aconselhou seu filho Siblon a “[usar] de ousadia, mas não de despotismo” nas conversas sobre o evangelho (Alma 38:12). Fale aos alunos sobre certas coisas que podemos fazer para ser corajoso da maneira correta sem darmos a impressão de que estamos envergonhados, mas, também, não cair na armadilha de agir com arrogância. Mostre e leia em voz alta as seguintes advertências:

  • Nós exageramos quando afirmamos ter conhecimento além do que o Senhor revelou por meio dos profetas antigos e modernos. Nós subestimamos quando apresentamos as verdades básicas do evangelho de maneira pouco clara, incerta ou duvidosa.

  • Somos dogmáticos quando expressamos nossas opiniões como se fossem fatos indiscutíveis e somos intolerantes à ambiguidade quando não damos respostas claras. Somos tímidos quando deixamos de defender o que sabemos ser verdadeiro.

  • Se não soubermos a resposta para determinada pergunta, a melhor solução é simplesmente dizer algo como “Não tenho certeza”, “Não sei” ou “Boa pergunta; vamos aprender mais sobre isso juntos”.

Exemplificar

Analise com os alunos as duas primeiras colunas da tabela a seguir para ajudar os alunos a entender o problema de exagerar, subestimar, ser dogmático ou tímido. Em seguida, use a coluna “Ressignificar” para ilustrar como podemos tornar a declaração original corajosa, mas não arrogante.

Afirmação

Problema

Ressignificar

Afirmação

Os líderes da Igreja possuem autoridade divina e, seja o que for que disserem, é doutrina oficial da Igreja.

Problema

A parte em itálico que se segue é um exemplo de exagero: “Os líderes da Igreja possuem autoridade divina e, seja o que for que disserem, é doutrina oficial da Igreja”.

Quando exageramos em nossas afirmações, podemos criar expectativas irreais para nós mesmos e as outras pessoas.

Ressignificar

Os líderes da Igreja possuem autoridade divina e, quando falam no ofício de seu chamado e sob a influência do Espírito Santo, podemos conhecer a mente e a vontade do Senhor (ver Doutrina e Convênios 68:3–4; 2 Pedro 1:21). No entanto, nem tudo o que foi dito pelos líderes passados ou atuais da Igreja é considerado “doutrina oficial” para a Igreja. Nossa doutrina não se limita a algumas declarações obscuras ou isoladas. Em vez disso, a doutrina da Igreja é ensinada com frequência e por todos os membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos (ver “How can I know if something I hear is ‘official doctrine’?” [Como posso saber se algo que ouvi é uma doutrina oficial?], New Era, fevereiro de 2017, p. 41).

Afirmação

Os ensinamentos da Igreja sobre o casamento parecem ultrapassados. Talvez algum dia os líderes da Igreja acompanhem a sociedade e aprovem o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Problema

Essa declaração subestima ao tratar a doutrina do casamento como algo temporário e sujeito a mudanças na sociedade.

Ressignificar

Reconheço que houve muitas mudanças em nossa sociedade nos últimos anos relacionadas ao casamento e à família. Sinto-me grato pelo fato de a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos terem nos dado orientações claras quando afirmaram: “O casamento entre homem e mulher foi ordenado por Deus” (“A Família: Proclamação ao Mundo”, ChurchofJesusChrist.org).

Afirmação

A evolução é falsa. A Igreja se opõe a ela. Alguém que acredita na evolução não deve acreditar que Deus é o Criador.

Problema

Essa declaração é exagerada, uma vez que o Senhor ainda não revelou detalhadamente como Ele criou todas as coisas, por isso não sabemos se ou como os diferentes aspectos da teoria da evolução se coadunam com a Criação. Por esse motivo, a Igreja ainda não assumiu uma posição oficial a respeito da teoria da evolução (ver “What Does the Church Believe about Evolution?” [O que a Igreja acredita a respeito da Evolução?], New Era, outubro de 2016, p. 41). Ela é também dogmática, porque rejeita uma questão científica sem qualquer justificativa.

Ressignificar

Eu mesmo tive dúvidas a respeito da evolução. Pelo que posso dizer, a Igreja não assumiu uma posição oficial sobre esse assunto. Não sei de nenhuma revelação sobre a evolução orgânica. O que aprendi com meus estudos é que Deus é o Criador da Terra, e Ele criou Adão e Eva à Sua própria imagem (ver Tópicos, “Criação”, ChurchofJesusChrist.org).

Afirmação

Sim, acredito que o Livro de Mórmon é verdadeiro. Ele tem alguns bons ensinamentos. Mas cada um tem suas próprias verdades. Então, eu não diria que é mais valioso do que qualquer outro livro que você possa ler.

Problema

Essa declaração subestima a importância e o poder do Livro de Mórmon. Ela apresenta o Livro de Mórmon com timidez .

Ressignificar

Sim, acredito que o Livro de Mórmon é verdadeiro. Acredito que ele é a palavra de Deus. Junto com a Bíblia, ele é uma poderosa testemunha de Jesus Cristo. Ele ensina verdades eternas que podem mudar sua vida.

Aplicar

Dê aos alunos o seguinte material de apoio e peça-lhes que preencham a tabela. Você pode pedir aos alunos que trabalhem com um colega ou em grupos pequenos.

Ressignificar as declarações para evitar subestimar, exagerar, ser dogmático ou tímido

Responder a Perguntas do Meu Evangelho — Microtreinamento 9: Como ser corajoso sem ser arrogante ao debater o evangelho

Afirmação

Problema

Ressignificar

Qualquer pessoa que tenha feito um aborto é culpada de assassinato. Elas nunca irão para o reino celestial.

A lei da castidade é extremamente radical. Ninguém realmente a cumpre. Tenho certeza de que, se você realmente ama alguém, está tudo bem com Deus se fizer sexo.

O número de pessoas que você batiza na missão é determinado pela sua fé. Quanto mais fiel você for, mais batismos terá.

Se você se tornar membro da Igreja e viver o evangelho, sua vida será fácil e terá poucos desafios.

Ressignificar as declarações para evitar subestimar, exagerar, ser dogmático ou tímido

Imagem
material de apoio do professor

Se o tempo permitir, dê aos alunos a oportunidade de compartilhar o que aprenderam ou fazer perguntas.