Biblioteca
Milagres


“Milagres”, Tópicos e Perguntas, 2023

Imagem
Jesus Cristo curando um homem

Guia para estudo do evangelho

Milagres

Demonstrações do poder e do amor de Deus

Que motivos fazem você crer na existência de Deus e que Ele está ciente de sua existência? Consegue se lembrar de momentos em que você sabia que Ele estava demonstrando Seu amor por você? O presidente Russell M. Nelson disse: “Orem para que sejam capazes de ver a mão de Deus em sua vida e no mundo a seu redor”.1 Os milagres representam momentos em que Deus atua com Seu poder em benefício de Seus filhos.

Nas escrituras, aprendemos sobre milagres incríveis que o Grande Jeová realizou por Seu povo no Velho Testamento. Também aprendemos sobre os milagres realizados por Jesus Cristo durante Sua vida mortal no Novo Testamento e como o Senhor ressurreto no Livro de Mórmon. Mas o maior de todos os milagres foi Sua Expiação, quando Ele redimiu o mundo do pecado e ressuscitou dos mortos. Hoje podemos ver Suas obras e Seus milagres, tanto os grandes como os pequenos, em nossa vida e aprender que “o Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas obras” (Salmos 145:9).

O que é um milagre?

Um milagre é uma manifestação do poder divino. Os milagres são uma parte importante das ações de Jesus Cristo, tanto nos tempos antigos quanto nos dias atuais.

Visão geral do tópico: Milagres

Guias para estudo do evangelho relacionados: Ministério mortal de Jesus Cristo, Oração, Fé em Jesus Cristo, Bênçãos do sacerdócio

Seção 1

Jesus Cristo é um Deus de milagres

Imagem
Jesus Cristo acalmando uma tempestade

Os milagres sempre foram parte do trabalho realizado por Deus entre Seus filhos. O Velho e o Novo Testamentos incluem muitos relatos de Jesus Cristo demonstrando poder divino em benefício dos filhos do Pai Celestial. Os seguidores de Jesus Cristo hoje identificam que a mão de Deus continua se manifestando de maneiras milagrosas em Sua Igreja e na vida de pessoas e famílias. Deus declarou: “Porque eis que eu sou Deus; e sou um Deus de milagres; e mostrarei ao mundo que sou o mesmo ontem, hoje e para sempre; e não trabalho com os filhos dos homens a não ser de acordo com sua fé” (2 Néfi 27:23).

Para refletir

  • Quando dois discípulos de João Batista perguntaram a Jesus: “És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?” Jesus citou exemplos para demonstrar quem Ele era (ver Mateus 11:3–6). Por que esses exemplos provaram quem Ele era? Reflita também sobre o que Jesus disse em João 5:36. Qual era o propósito das “obras” realizadas por Jesus?

  • O élder Ronald A. Rasband ensinou: “O Senhor realiza milagres para nos lembrar de Seu poder, de Seu amor por nós, de Sua abrangência desde os céus até nossa experiência mortal e de Seu desejo de ensinar o que é de maior valor”.2 Quais são seus milagres favoritos que estão nas escrituras? O que esses milagres ensinaram a você sobre Deus?

Atividade para aprender com outras pessoas

  • Peça aos membros do grupo que cada um escolha um dos seguintes relatos dos milagres do Salvador no Novo Testamento. Identifique “quem, o que, onde, quando e por que” em relação ao milagre descrito na passagem selecionada. Analise as semelhanças e diferenças entre os milagres. De que modo esses relatos podem ser usados para fortalecer a fé das pessoas que você conhece?

Saiba mais

Seção 2

Os milagres acontecem por meio da fé em Jesus Cristo

Imagem
Jesus Cristo curando uma mulher

No Novo Testamento, Jesus prometeu a Seus discípulos que milagrosos “sinais seguirão os que crerem” (Marcos 16:17–18). Nos últimos dias, Ele disse: “Portanto, como disse a meus apóstolos, também vos digo que toda alma que acreditar em vossas palavras e for batizada pela água para remissão de pecados receberá o Espírito Santo. E (…) sinais seguirão os que crerem” (Doutrina e Convênios 84:64–65). Para aqueles que acreditam em Deus e em Jesus Cristo, os milagres são uma possibilidade muito real, mas é preciso primeiro ter fé (ver Éter 12:12–18).

Mas não devemos buscar milagres como uma maneira de edificar ou provar nossa fé. O Senhor disse a Joseph Smith: “Mas eis que a fé não vem por sinais, mas sinais seguem os que creem. Sim, sinais vêm pela fé, não pela vontade do homem nem como lhes agrada, mas pela vontade de Deus” (Doutrina e Convênios 63:9–10). O profeta Morôni escreveu: “Não recebeis testemunho senão depois da prova de vossa fé” (Éter 12:6). Um testemunho que começa com a constatação de um milagre não durará se não for nutrido por fé e obediência contínuas.

Alguns milagres acontecem silenciosamente, como quando uma pessoa adquire um testemunho da verdade de Deus, vivencia uma vigorosa mudança de coração, obtém o perdão do Senhor ou é abençoada com paz e força durante um período difícil (ver Alma 37:6–7).

Para refletir

  • Pense no que o anjo disse a Maria: “Porque para Deus nada será impossível” (Lucas 1:37). Você já se deparou com algo que parecia impossível de realizar ou resolver? Como o estudo dos relatos de milagres realizados pelo poder de Deus nas escrituras pode preparar você para que se volte a Ele e confie em Seu amor, Sua misericórdia e Sua vontade?

Atividade para aprender com outras pessoas

  • O presidente Howard W. Hunter falou sobre os vários milagres inspiradores realizados por Jesus Cristo. Então ele compartilhou:

    “É extraordinário testemunhar alguém com deficiência auditiva ser capaz de ouvir novamente. Mas sem dúvida essa grande bênção não é mais impressionante do que a maravilhosa combinação de ossos, pele e nervos que permite que nossos ouvidos recebam o belo mundo do som. Será que não devemos nos admirar com a bênção da audição e dar glória a Deus por esse milagre, assim como fazemos quando a audição é restaurada após ter sido perdida?

    O mesmo não acontece com o retorno da visão ou a manifestação da fala, ou mesmo com o maior milagre de todos, a restauração da vida? As criações originais do Pai constituem um mundo verdadeiramente repleto de maravilhas. Não são os maiores milagres o fato de que temos vida, membros, visão e fala em primeiro lugar?”3

    De que modo essa perspectiva dos vários milagres em nossa vida aumenta nossa gratidão pelo Deus de milagres?

Saiba mais

Seção 3

Busque e espere milagres em sua vida

Imagem
homem caminhando na praia

Sempre haverá milagres enquanto houver pessoas de fé (ver Morôni 7:27–29). O presidente Russell M. Nelson ensinou que devemos “[buscar e esperar] por milagres”. “O Senhor vai abençoá-los com milagres se crerem Nele, ‘sem de nada duvidar’ [Mórmon 9:21]. Façam o trabalho espiritual e vejam os milagres. Peçam a Deus em oração que os ajude a ter esse tipo de fé.”4

Os milagres estão ao nosso redor todos os dias. O élder Ronald A. Rasband explicou: “Muitos de vocês já testemunharam milagres, mais do que imaginam. Eles podem parecer pequenos em comparação ao milagre que Jesus realizou de reviver os mortos. Mas a magnitude não caracteriza o milagre, apenas o fato de ele ter vindo de Deus”.5

Para refletir

  • Reflita sobre o conselho do presidente Nelson. O que significa “buscar” milagres em sua vida? Que “trabalho espiritual” você precisa fazer para “buscar milagres”? Quais são as bênçãos que você pode receber ao procurar pelas maneiras como Deus opera em sua vida?

  • Leia Mórmon 9:7–21. Para você, o que significa Deus ser imutável e ter concedido visões, bênçãos e revelações a Seus filhos na antiguidade? Alguém que você conhece poderia se beneficiar de uma melhor compreensão de que “Deus não deixou de ser um Deus de milagres”? (Mórmon 9:15.)

Atividade para aprender com outras pessoas

  • Sugira aos membros do grupo que compartilhem um momento em que testemunharam a mão de Deus operando uma bênção ou um milagre em sua própria vida se for o caso. Analise as diferentes maneiras como esses milagres aconteceram e os diferentes propósitos que tiveram.

Saiba mais