Conferência Geral
O poder do ímpeto espiritual
Conferência Geral de Abril de 2022


O poder do ímpeto espiritual

Gostaria de sugerir cinco ações específicas que podem nos ajudar a manter um ímpeto espiritual positivo.

Queridos irmãos e irmãs, amo vocês! Aprecio muito esta oportunidade de estar com vocês hoje. Oro diariamente para que sejam protegidos dos violentos ataques do adversário e tenham forças para seguir adiante em meio aos desafios que enfrentam.

Algumas provações são fardos profundamente individuais que ninguém mais pode ver. Outras são encenadas no palco do mundo. O conflito armado no leste europeu é uma delas. Já estive muitas vezes na Ucrânia e na Rússia. Amo esses países, as pessoas e seu idioma. Choro e oro por todos os que são afetados por esse conflito. Como Igreja, estamos fazendo todo o possível para socorrer aqueles que sofrem e lutam para sobreviver. Convidamos todos a continuar a jejuar e orar por todas as pessoas que estão sendo atingidas por essa calamidade. Qualquer guerra é uma terrível violação de tudo o que o Senhor Jesus Cristo representa e ensina.

Nenhum de nós pode controlar nações ou as ações de outras pessoas nem mesmo de membros de nossa própria família. Mas podemos controlar a nós mesmos. Meu convite hoje, queridos irmãos e irmãs, é que encerrem conflitos que inflamam seu coração, seu lar e sua vida. Enterrem toda e qualquer inclinação de ferir outras pessoas — seja seu temperamento, uma língua afiada ou um ressentimento contra alguém que os tenha ferido. O Salvador ordenou que oferecêssemos a outra face,1 que amássemos nossos inimigos e orássemos por aqueles que nos maltratam.2

Pode ser terrivelmente difícil livrar-se da raiva que parece tão justificada. Pode parecer impossível perdoar aqueles cujas ações destrutivas feriram o inocente. Contudo, o Salvador nos admoestou a “[perdoar] a todos os homens”.3

Somos seguidores do Príncipe da Paz. Agora, mais do que nunca, precisamos da paz que somente Ele pode conceder. Como podemos esperar que exista paz no mundo quando nós, individualmente, não buscamos paz e harmonia pessoais? Irmãos e irmãs, sei que o que sugiro não é fácil. Porém, seguidores de Jesus Cristo devem dar o exemplo para que o mundo inteiro siga. Imploro que façam tudo o que puderem para encerrar os conflitos pessoais que no momento estejam acontecendo em seu coração e em sua vida.

Desejo enfatizar esse convite à ação tratando de um conceito que recentemente me veio à mente enquanto assistia a um jogo de basquete.

No jogo, o primeiro tempo foi uma batalha de ambos os lados. Depois, nos últimos cinco segundos do primeiro tempo, um armador de um dos times fez uma linda cesta de três pontos. Com apenas um segundo restante, seu colega de time roubou o passe e fez outra cesta no momento em que a campainha tocou! Assim, o time foi para o vestiário com quatro pontos de vantagem e um ímpeto incontestável. Eles conseguiram levar esse ímpeto até o segundo tempo e ganharam o jogo.

O ímpeto é um conceito muito poderoso. Todos nós já o vivenciamos de uma forma ou de outra — por exemplo, em um veículo que ganha velocidade ou em um desentendimento que repentinamente se transforma em uma briga.

Então, pergunto: o que acende o ímpeto espiritual? Temos alguns exemplos tanto de ímpeto positivo quanto negativo. Conhecemos seguidores de Jesus Cristo que se converteram e aumentaram sua fé. Mas também conhecemos fiéis outrora comprometidos que caíram. O ímpeto funciona em ambas as direções.

Jamais os ímpetos espirituais positivos foram tão necessários quanto são hoje a fim de contra-atacarmos a velocidade com que o mal e os sinais dos tempos se intensificam. O ímpeto espiritual positivo vai nos manter seguindo em frente em meio ao medo e à incerteza criados pela pandemia, pelos tsunamis, pelas erupções vulcânicas e hostilidades armadas. O ímpeto espiritual pode nos ajudar a suportar os ataques incessantes do adversário e frustrar seus esforços para minar nosso alicerce espiritual.

Muitas ações podem ativar o ímpeto espiritual positivo. Obediência, amor, humildade, serviço e gratidão4 são apenas alguns.

Hoje, gostaria de sugerir cinco ações específicas que podem nos ajudar a manter um ímpeto espiritual positivo.

Primeira: entrem e permaneçam no caminho do convênio.

Há não muito tempo, tive um sonho vívido no qual me encontrava com um grande grupo de pessoas. Elas me faziam muitas perguntas, sendo que a mais frequente era a respeito do caminho do convênio e por que ele era tão importante.

Em meu sonho, eu explicava que entramos no caminho do convênio ao sermos batizados e ao fazermos nosso primeiro convênio com Deus.5 Sempre que tomamos o sacramento, prometemos novamente tomar sobre nós o nome do Salvador, lembrar-nos Dele e guardar Seus mandamentos.6 Em troca, Deus nos assegura que sempre teremos o Espírito do Senhor conosco.

Depois, fazemos convênios adicionais no templo, onde recebemos promessas ainda maiores. As ordenanças e os convênios nos dão acesso ao poder de Deus. O caminho do convênio é o único que conduz à exaltação e à vida eterna.

Em meu sonho, uma mulher então me perguntava como alguém que quebrou seus convênios poderia voltar a esse caminho. Minha resposta à pergunta dela leva à minha segunda sugestão:

Descubram a alegria do arrependimento diário.

Qual é a importância do arrependimento? Alma ensinou que não devemos “[pregar] senão arrependimento e fé no Senhor”.7 O arrependimento é exigido de cada pessoa responsável que deseja a glória eterna.8 Não há exceções. Numa revelação ao profeta Joseph Smith, o Senhor repreendeu os primeiros líderes da Igreja por não ensinarem o evangelho a seus filhos.9 O arrependimento é a chave para o progresso. A fé pura nos mantém no caminho do convênio.

Não temam nem adiem o arrependimento. Satanás se deleita com seu sofrimento. Não demorem. Removam a influência dele de sua vida! Comecem hoje a vivenciar a alegria que advém de se abandonar o homem natural.10 O Salvador nos ama sempre, mas especialmente quando nos arrependemos. Ele prometeu que embora “os montes se moverão, e os outeiros tremerão (…) minha benignidade não se desviará de ti”.11

Se sentirem que se distanciaram muito ou por muito tempo do caminho do convênio e que não há um meio para retornarem, isso simplesmente não é verdade.12 Falem com seu bispo ou presidente de ramo. Ele é o agente do Senhor e vai ajudá-los a vivenciar a alegria e o alívio advindos do arrependimento.

Agora, um alerta: retornar ao caminho do convênio não significa que a vida será fácil. Esse caminho é árduo e às vezes vai parecer uma escalada íngreme.13 Essa subida, no entanto, tem o propósito de nos testar e nos ensinar, refinar nossa natureza e nos ajudar a nos tornar santos. Esse é o único caminho que leva à exaltação. Um profeta14 descreveu “o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e se eles se conservarem fiéis até o fim, serão recebidos no céu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim”.15

Andar no caminho do convênio, aliado ao arrependimento diário, acende o ímpeto espiritual positivo.

Minha terceira sugestão: aprendam a respeito de Deus e de como Ele trabalha.

Um de nossos maiores desafios hoje é distinguir entre as verdades de Deus e as mentiras de Satanás. É por isso que o Senhor nos advertiu a orar “sempre (…) para que [vençamos] Satanás e [escapemos] das mãos dos servos de Satanás, que apoiam o trabalho dele”.16

Moisés nos deu um exemplo de como discernir entre Deus e Satanás. Quando Satanás foi tentá-lo, Moisés percebeu a enganação porque ele havia acabado de interagir face a face com Deus. Moisés rapidamente percebeu quem Satanás era e ordenou que ele se retirasse.17 Quando Satanás insistiu, Moisés soube como invocar a Deus para socorrê-lo. Moisés recebeu força divina e repreendeu o maligno novamente, dizendo: “Retira-te de mim, Satanás, porque somente a este único Deus adorarei”.18

Devemos seguir esse exemplo. Removam a influência de Satanás de sua vida! Suplico que não o sigam até seu “abismo da miséria e angústia sem fim”.19

Com assustadora rapidez, um testemunho que não é nutrido diariamente “pela boa palavra de Deus”20 pode desmoronar. Portanto, o antídoto para o artifício de Satanás é claro: precisamos de experiências diárias de adoração ao Senhor e de estudo do evangelho. Imploro que deixem que Deus prevaleça em sua vida. Deem ao Senhor uma parte justa de seu tempo. Ao fazerem isso, observem o que acontecerá a seu ímpeto espiritual positivo.

Sugestão número 4: busquem e esperem por milagres.

Morôni nos assegurou que: “Deus não deixou de ser um Deus de milagres”.21 Cada livro das escrituras demonstra o quanto o Senhor está desejoso de intervir na vida daqueles que creem Nele.22 Ele abriu o Mar Vermelho para Moisés, ajudou Néfi a obter as placas de latão e restaurou Sua Igreja por intermédio do profeta Joseph Smith. Cada um desses milagres levou tempo e talvez não tenha sido exatamente o que aquelas pessoas haviam pedido ao Senhor.

Da mesma maneira, o Senhor vai abençoá-los com milagres se crerem Nele “sem de nada duvidar”.23 Façam o trabalho espiritual e vejam os milagres. Peçam a Deus em oração que os ajude a ter esse tipo de fé. Prometo-lhes que podem vivenciar por si mesmos que Jesus Cristo “dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”.24 Poucas coisas vão acelerar mais o seu ímpeto espiritual do que perceberem que o Senhor os está ajudando a mover uma montanha em sua vida.

Sugestão número 5: encerrem os conflitos em sua vida pessoal.

Repito meu convite para que que encerrem os conflitos em sua vida. Exerçam a humildade, a coragem e a força necessárias tanto para perdoar quanto para buscar o perdão. O Salvador prometeu que “se [perdoarmos] aos homens as suas ofensas, também [nosso] Pai Celestial [nos] perdoará”.25

Daqui a duas semanas, comemoraremos a Páscoa. De hoje até a Páscoa, eu os convido a procurar encerrar os conflitos pessoais que os preocupam. Haveria algo mais adequado que a gratidão a Jesus Cristo por Sua Expiação? Se, no momento, o perdão parece impossível, supliquem para que sejam ajudados com forças por meio do sangue expiatório de Jesus Cristo. Ao fazerem isso, prometo que terão paz pessoal e um maior ímpeto espiritual.

Quando o Salvador expiou por toda a humanidade, Ele abriu um caminho para que aqueles que O seguem tenham acesso a Seu poder de cura, de fortalecimento e de redenção. Esses privilégios espirituais estão disponíveis a todos os que buscam ouvi-Lo e segui-Lo.

Meus queridos irmãos e irmãs, com todo o desejo de meu coração, eu os exorto a entrar no caminho do convênio e a permanecer nele. Vivenciem a alegria do arrependimento diário. Aprendam a respeito de Deus e de como Ele trabalha. Busquem e esperem por milagres. Esforcem-se para encerrar os conflitos em sua vida.

Ao agirem na busca desses objetivos, prometo que terão a habilidade de seguir adiante no caminho do convênio com maior ímpeto a despeito dos obstáculos que enfrentam. E prometo-lhes mais força para resistir à tentação, mais paz mental, menos medo e maior união em sua família.

Deus vive! Jesus é o Cristo! Ele vive! Ele nos ama e vai nos ajudar. Disso presto testemunho no sagrado nome de nosso Redentor, Jesus Cristo, amém.

Notas

  1. Ver 3 Néfi 12:39.

  2. Ver 3 Néfi 12:44.

  3. Doutrina e Convênios 64:10; ver também o versículo 9.

  4. Conforme disse o apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças” (1 Tessalonicenses 5:18). Um dos antídotos mais garantidos contra o desespero, o desânimo e a letargia espiritual é a gratidão. Quais são algumas coisas pelas quais você pode agradecer a Deus? Agradeça a Ele pela beleza da Terra, pela Restauração do evangelho e pelos incontáveis meios pelos quais Ele e Seu Filho disponibilizam Seu poder para nós nesta Terra. Agradeça a Ele pelas escrituras, pelos anjos que respondem a seus apelos a Deus por socorro, pela revelação e por famílias eternas. E, acima de tudo, agradeça a Deus pela dádiva de Seu Filho e pela Expiação de Jesus Cristo, que permite que cumpramos as missões para as quais fomos enviados para a Terra.

  5. Para compreender o caminho do convênio, é importante entender que um convênio envolve um compromisso de mão dupla entre Deus e um de Seus filhos. Num convênio, Deus determina os termos, e nós os aceitamos. Em troca, Deus nos faz promessas. Muitos convênios são acompanhados de sinais externos — ou ordenanças sagradas —, nas quais participamos em meio a testemunhas. Por exemplo, o batismo é um sinal ao Senhor de que a pessoa que está sendo batizada fez o convênio de guardar os mandamentos de Deus.

  6. Ver Morôni 4:3; 5:2; Doutrina e Convênios 20:77, 79.

  7. Mosias 18:20.

  8. Ver Moisés 6:50, 57.

  9. Ver Doutrina e Convênios 93:40–48.

  10. Ver Mosias 3:19.

  11. Isaías 54:10, grifo do autor; ver também 3 Néfi 22:10. A palavra benignidade foi traduzida do termo hebraico hesed, uma palavra poderosa com significado profundo que engloba os significados benignidade, misericórdia, amor proveniente de convênios e mais.

  12. É possível fazer a restituição para alguns tipos de pecado mas não para outros. Se uma pessoa abusar ou agredir outra pessoa, ou se tirar a vida de alguém, a restituição completa não pode ser realizada. Nesses casos, o pecador pode restituir apenas uma parte, sendo que grande parte da dívida permanece. Devido à disposição que o Senhor tem de perdoar uma dívida, podemos nos achegar a Ele a despeito do quanto tenhamos nos distanciado Dele. Quando nos arrependemos sinceramente, Ele nos perdoa. Qualquer dívida que ainda tenhamos entre nosso pecado e nossa capacidade de restituição completa pode ser paga apenas aplicando-se a Expiação de Jesus Cristo, que pode realizar uma dádiva de misericórdia. Seu desejo de perdoar nossa dívida é uma dádiva inestimável.

  13. Ver 2 Néfi 31:18–20.

  14. O profeta nefita rei Benjamim.

  15. Mosias 2:41.

  16. Doutrina e Convênios 10:5; grifo do autor.

  17. Ver Moisés 1:16; ver também versículos 1–20.

  18. Moisés 1:20.

  19. Helamã 5:12.

  20. Morôni 6:4.

  21. Mórmon 9:15; ver também o versículo 19.

  22. O apóstolo João declarou ter registrado os milagres do Salvador para que “[creiamos] que Jesus é o Cristo” (João 20:31).

  23. Mórmon 9:21.

  24. Isaías 40:29.

  25. Mateus 6:14.